9 de fevereiro de 2021

Resenha // Entre o amor e a solidão - Catarine Cecília


Entre o Amor e os Desejos
Livro: Entre o amor e a solidão
Autora: Catarine Cecília
Editora: Viseu
Gênero: Romance distópico/cristão
Páginas: 286
Ano: 2020
Literatura: Nacional
Volume: 2 de 3
Avaliação: 4,0
Onde comprar: Amazon

Sinopse:
Após descobrir a traição de sua esposa, Dylan segue sua vida com o coração despedaçado, ao ver que agora ela está noiva do amante. Ele promete a si mesmo que a esquecerá. Porém, será que se apaga tudo que se já viveu com ela? Por outro lado, a vida lhe prega mais uma peça, e Dylan novamente terá que escolher, mas, com isso, verá que nada é o que parece. Será que alguém é capaz de mudar, verdadeiramente, da água para o vinho? Um coração ferido, perdas irreparáveis, segredos, descobertas sobre a família imperial e um reencontro arrebatador é o que encontraremos em cada página desta intrigante e romântica história.

 


Olá colecionadores! Hoje trago mais uma resenha de autora parceira para vocês, sobre o livro Entre o Amor e a Solidão, escrito pela cearense Catarine Cecília e segundo volume da Trilogia Entre o Amor. Vocês podem conferir minha resenha sobre "Entre o Amor e os Desejos", o primeiro volume, bem aqui. A seguir, recapitulo brevemente alguns pontos importantes do que se passa em ambos os volumes. Sinalizarei quando houverem spoilers! 😉


Relembrando, essa é uma história situada num futuro onde o Império voltou a reinar no mundo, e por isso, além das doses de romance e drama inspiradas sutilmente em versículos da Bíblia, traz também costumes, intrigas e conflitos que envolvem a realeza.


O plot que deu início a essa trama foi quando o Rei da província de Farworth, Dylan Harrington, descobriu que estava sendo traído por sua esposa e rainha, Cathanies Merries. No primeiro volume voltamos ao passado para acompanhar como surgiu o relacionamento entre os dois, e no presente, Dylan decide tomar sérias medidas para "se vingar" de Cathanies. Enquanto Cathanies cumpre sua sentença, o coração de Dylan sofre e ainda assim, insiste em guardar resquícios desse antigo amor.


Neste segundo volume, é quando um dos antigos amantes de Cathanies decide resgatá-la da ruína, que enfim temos acesso ao íntimo dessa personagem controversa e acompanhamos as consequências das atitudes e escolhas erradas que ela havia feito até então.

"— Você não é mais uma rainha, Cathanies, foi jogada fora como um lixo. Desde que nasceu, aliás [...]"

*A partir daqui, SPOILERS do final do volume 1 e do início do volume 2


Vimos o coração de Dylan receber o golpe final ao descobrir da pior forma possível que, mesmo após receber o seu perdão, Cathanies uniu-se ao seu maior desafeto: Bryan Sullivan, princípe da província de Clivven e o amante com quem Dylan havia flagrado a traição de Cathanies.


Agora Dylan quer deixar de ser trouxa 😅 e esquecer de uma vez por todas a Cathanies que amava e suas traições. No entanto, no castelo de Clivven percebemos que a situação em que Cathanies está com Bryan não é bem o "mar de flores" que parece ser...


*Fim dos SPOILERS


Um coração e uma vida foram destroçados... Será que tudo estava perdido, afinal?


♥♥♥


Devo destacar que a Trilogia Entre o Amor passou por uma mudança de casa editorial e agora é publicada pela Editora Viseu. Achei que essa capa escolhida para o "Entre o Amor e a Solidão" ficou tão linda quanto a do primeiro livro 😍


Minhas expectativas para essa continuação estavam bem altas porque eu realmente gostei além da conta do primeiro volume. E só reforcei isso depois da releitura que fiz, tão prazerosa como da primeira vez! Inclusive, o vol. 1 teve seus problemas de revisão devidamente corrigidos, como pude conferir no ebook que a autora gentilmente me enviou. Já durante a leitura do vol. 2, alguns erros que observei podem ser facilmente revistos numa próxima edição.


A abordagem do tema "traição" iniciada no volume anterior já era forte, mas "Entre o Amor e a Solidão" é um livro ainda mais sombrio e pesado... Ao refletir sobre o que havia lido nessa continuação, percebi ser este um livro para digerir, e não para devorar como seu antecessor.

"Havia perdido o amor de uma pessoa que fez absolutamente tudo por mim [...] Porém, me tornei seu pior pesadelo quando deveria ter sido sua maior felicidade."

Apesar de eu ter zoado da cara do Dylan no final do primeiro livro (tadinho kkk, mas #euavisei 😆), já imaginava que as coisas não eram beeem assim preto no branco...


Pois então, ao contrário do livro 1 onde tínhamos apenas a narração sob o ponto de vista do Dylan, o livro 2 nos traz parte da narração feita pela Cathanies, necessária ao leitor para ter mais empatia com a personagem e sua versão dos fatos. No meu caso, devo admitir que ainda é um pouco difícil chegar a uma afeição pela Cathanies parecida com a que tenho pelo Dylan e pelo Gregório (comandante e amigo do rei), por exemplo 😁


Mas o que posso dizer é que este segundo volume é basicamente sobre Cathanies colhendo e lidando com o que ela mesma plantou. Poderia um arrependimento salvá-la das garras que a assombravam? Após o prólogo, só em mais ou menos 50% da obra que a narração do Dylan retorna — e se o objetivo da autora era deixar saudades, foi concluído com sucesso! hahah


Meu desejo era que a parte distópica e política brilhassem mais nessa continuação. As faíscas de uma rebelião contra o atual Imperador Arley continuaram a pipocar por aqui, e tivemos também um aprofundamento em alguns dos segredos reais. Eu já gosto de uma intriga da realeza né, é sempre bom 😅 Estou curiosa pela culminação de tudo no próximo livro! Aliás, nem sei como não mencionei isso na minha primeira resenha, mas tem algumas semelhanças que lembram os livros da série "A Seleção".

"[...] cada nova descoberta era uma bomba que explodia em cima de uma outra. Se eu estivesse sentado em uma cadeira, com certeza eu teria caído para trás."

*Se você não leu o primeiro livro, PULE o parágrafo abaixo


Se no volume anterior já havíamos tido um vislumbre da personalidade traiçoeira de Bryan, aqui simplesmente estabelecemos ódio eterno pelo personagem. Achei foi é pouco seu "status" ao término do livro!


*******


Um bem vindo acréscimo de personagem que essa continuação trouxe foi a Lynda (que tem um papel de apoio e influência positiva na vida de Cathanies), e foi dela uma das melhores frases do livro:

"Muitas vezes, a esperança só está na última porta que a gente desiste de bater. Então, não desista até que a última porta da sua vida seja batida."

E por falar em frases, eu marquei por volta de uns 40 quotes nesse livro, quase nada 😅 Haja post-it quando tiver a versão física em mãos! rs 😍

"Diante das atuais circunstâncias, uma certeza brotou em mim: sem amor, morremos aos poucos."

Como dei a entender lá em cima, a vibe desse segundo livro foi bem distinta do primeiro livro. O livro 2 teve uma trama muito sofrida 😥💔, e é só por isso que ainda prefiro o livro 1, hahahah. Não que "Entre o Amor e os Desejos" não tenha tido também sua cota de momentos amargos, mas foi mais equilibrado; ainda que com aquela pontinha de esperança para uma luz no fim do túnel, "Entre o Amor e a Solidão" foi demais pro core, foram poucos os momentos de alívio...

"Aquela Cathanies deslumbrante e maquiada escondia a mulher que estava ferida e amargurada por dentro."

Em relação à Cathanies, por um lado eu entendi os pontos de virada no presente que a fizeram querer trilhar um outro caminho pra sua vida, mas o que ainda não ficou 100% claro pra mim é a conjuntura (de elementos, motivos e sentimentos) que no passado a distanciaram tanto e por tanto tempo do que realmente devia valorizar. A autora pincela coisas aqui e ali, mas ainda assim há margem para interrogações. Além do que tem duas informações importantes sobre a personagem ainda encobertas que podem influenciar e então fazer com que tudo isso soe melhor resolvido. O jeito é aguardar maiores esclarecimentos no livro final, rs.


Eu também esperava da Cathanies um pouco menos de blábláblá e mais ação, uma atitude que demonstrasse sinceramente às pessoas o que ela cansava de dizer (até mesmo num possível reencontro com Dylan); senti falta disso porque não é como se desse pra fingir que nada aconteceu — e acho necessário também um confronto aberto sobre o que se passou para seguir em frente.

"Minhas palavras chegaram em seus ouvidos, mas será que atingiram seu coração?"

A propósito, o povo aqui estava com uma comunicação problemática que olha, só Jesus 👎😝 As pessoas tinham a oportunidade de começar a falar real sobre as coisas que estavam acontecendo, mas não eram diretas ou falavam pela metade, dava uma raiva kkkkk


De outro lado, nem me dei conta do que estava vindo (e fez total sentido dentro da trama): o resultado de um acontecimento do vol. 1 caiu de paraquedas no meio desse vol. 2 e a possibilidade nem tinha passado pela minha cabeça, muito menos o que infelizmente ocorreu depois... Coisas bem tristes para uma mulher. 😔

"E foi ali, em meu próprio deserto de dor, que me transformei em quem eu sou agora. Foi preciso eu estar naquele deserto para dar valor ao jardim que eu tinha."

A reta final trouxe uma boa "jogada" do Dylan (já estava ficando preocupada com a tranquilidade dele diante da situação 😂); e só de pensar que tanta coisa poderia ter sido evitada se isso viesse à tona antes... 😥 Ai ai Dylan Harrington, O MUNDO NÃO TE MERECE! ❤ Vocês não estão entendendo, tudo o que ele pode (e não pode) fazer pra estender a mão em prol de alguém, ele faz!


Ps: e eu que havia imaginado o Dylan loiro no primeiro livro e aqui descubro que ele é moreno 🤦🏾‍♀️ 

"[...] meu coração se apertou, a razão e a emoção lutavam dentro de mim. [...] ainda era preciso deixar a razão falar mais alto. Até ter a certeza em qual das duas valeria a pena acreditar."

A última cena do livro foi um tantinho novelesca kk, e deixou no ar um gancho para o próximo livro que não me "assusta"; nesse quesito, achei que perdeu pro super gancho que finalizou de forma ousada o primeiro livro.


E o que será que o futuro reserva para o último volume da trilogia? 🤔 Bem, já temos uma treta garantida do pessoal da realeza 👑, e pressinto que surgirá outra ligada a uma daquelas informações importantes sobre a Cathanies que mencionei antes. Ah, com certeza várias pessoas não vão reagir muito bem ao que está para acontecer... Mas quero que Dylan e Cathanies encontrem seus recomeços felizes, quero ver novos pares românticos se formando, e até uma guerrazinha seria bom de acontecer kkk.



Tem muita coisa que eu não pude comentar nessa resenha por conta de spoilers, mas a autora Catarine Cecília está de parabéns pela coragem: eu não estava preparada para a gravidade que esse livro tem! A história continua muito boa, cheia de emoções, prendendo o interesse e com singularidades que aprecio... E o volume final promete!



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
⇒ Você já segue as redes sociais do blog? ⇐
FanpageInstagramTwitter

33 comentários:

  1. Ainda não conhecia os livros, e fiquei curiosa para saber mais. O título e a capa já são bem instigantes.

    bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi, não conhecia esses livros, mas fiquei bastante interessada. Eu gostei do blog e já estou te seguindo☺
    Beijos!
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  4. Já me apaixonei pela CAPA! Muiito linda!!
    Blog lindooo e resenha maravilhosa!
    amei
    Beijos
    Taty
    https://conclusoesliteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. É realmente um livro bem denso e com temas pesados, daquele tipo que é bom preparar o psicológico antes de ler, como vc disse, é necessário digeri-lo. Gostei da resenha e eu não conhecia essa série.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol, tudo bem?
    Deu pra sentir o quanto você está curtindo essa trilogia, e acho que todas as críticas fizeram muito sentido. Autores nacionais nem sempre tem a estrutura ideal pra uma super revisão, né? Compreendo totalmente. Que legal que ela ajustou os errinhos e te enviou a nova versão ♥
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  7. Olá, Carol.
    Eu fiquei muito interessada no primeiro volume e essa resenha do segundo me deu ainda mais vontade de conhecer a história. Que bom que o problema da revisão foi corrigido. Mas ainda vou aguardar lançar o terceiro para ler hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc curtiu a proposta, Sil! Estou ansiosa pelo final, por isso que bom esperar o lançamento de tudo como vc falou hahah

      Excluir
  8. Oi Carol, tudo bem?
    Ainda não conhecia a trilogia. Não sou muito de ler romances, mas a sua empolgação me contagiou. Se um dia eu tiver a oportunidade de ler essa história, não vou descartar antes de dar uma chance!

    Até mais;
    Mente Hipercriativa
    &
    Universo Invisível

    ResponderExcluir
  9. Oi Carol,

    Não conhecia a autora, mas a premissa desse livro e do primeiro são bem legais.
    Aguardando o terceiro para ver sua opinião final.

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia a autora e nem a história. Apesar de ficar boiando, gostei do que você falou na resenha e acho que seria uma trilogia que me agradaria
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois dá uma lida na minha resenha sobre o primeiro livro, Lu!
      https://acolecionadoradehistorias.blogspot.com/2018/10/resenha-entre-o-amor-e-os-desejos.html

      Excluir
  11. Oi Carolzinha,
    Eu só li um romance cristão até hoje, foi uma boa leitura, mas acho que meu foco é algo mais... dark, rs.
    Talvez, ler entre leituras mais conflituosas seja uma boa estratégia para eu me envolver com a série!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale! Na verdade a história que a autora criou vem de inspirações bíblicas bem sutis, que não aparecem explicitamente dentro da narrativa, o que eu acho bem interessante pra quem tem "pé atrás" quando se fala no gênero de romance cristão. E também, como eu disse durante a resenha, esse livro foi corajoso e trouxe uma abordagem sombria, pesada, sofrida e triste pra trilogia que eu não estava preparada!

      Excluir
  12. OI Carol! Esta série parece ser muito boa e cheia de emoção. Eu gostei da premissa e adoraria ler. Espero ver em breve sua opinião sobre o terceiro volume. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  13. Oi, Carol

    Fiquei interessada na leitura porque sofrência é comigo mesma! Hahaha
    É olha, quem nunca imaginou um personagem de um jeito e depois descobriu que não tem nada a ver que atire a primeira pedra! Hahahaha
    Fiquei aqui curiosa com aquele final ali sobre a gravidade do livro...

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  14. Eu não conhecia essa trilogia, mas a autora tem um dom para escrever sofrência, que minha nossa... kkkk E você falou de um jeito, que fiquei até curiosa para ler os livros. Obs. Pelo menos já vou imaginando o Dylan moreno e sei que não serei enganada! =p
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  15. Oi, xará!

    Não conhecia ainda a trilogia, mas pela premissa já fiquei curiosa, uma história bem diferente do que costumo acompanhar. Sua resenha ficou super completa, adorei!!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Oie Carolzinha!
    Sabe o que eu achei interessante? Que é um romance distópico e cristão
    Li poucos romances assim, mas tenho alguns aqui em casa que estou curiosa para ler em breve, mas acho que me arriscaria
    Interessante esse ser um livro para digerir, não tinha pensado nisso, mas voce tem razão, tem alguns livros que precisamos absorver o que esta acontecendo com cuidado
    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  17. Não tinha ouvido falar desse livro, mas adorei a resenha. bjs bjs https://beperes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi
    não conhecia, mas a história deve ser realmente boa, pois você falou com toda a empolgação, sempre bom lermos uma história que agrada, mesmo o enredo dela sendo um pouco mais pesada.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Muito interessante. Só pela sua resenha já dá para imaginar a profundidade de assuntos da olha. Nunca li nem o primeiro livro, mas fico curiosa :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá..
    Adorei a sua resenha!
    Ainda não conhecia a obra em questão, mas pelos seus comentários pude perceber que com certeza é um livro que me agradaria. A premissa é bem legal e, é claro, já anotei a sua dica!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Ooi, Carol.
    Menina, eu achei muito legal essa história ter um viés bíblico. Mesmo eu não sendo religiosa achei um ponto interessante, principalmente por ser uma distopia. Um romance é sempre bom ,né?

    Silviane, blog kzmirobooks.com• Siga no Instagram: @kzmirobooks

    ResponderExcluir
  22. Oi, Carol. Tudo bem?
    Eu não conhecia o livro e a autora, gostei ser uma distopia e o romance. Sua resenha explicou bem sem dar muito spoiler e me deixou curiosa.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
  23. Oi Carol, sua linda, tudo bem?
    Esse é um assunto muito difícil para mim, pois não aceito traição. Acredito como romântica no amor verdadeiro, e no respeito. Então, posso até ficar feliz se a personagem se redimir, mas aceitar ela de volta, não conseguiria! Mas achei super acertado dar voz a ela nessa continuação e fiquei curiosa para descobrir seus motivos. Sua resenha ficou ótima!
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila, td bem?
      Eu tbm sou bem taxativa com essa questão de traição kkk, mas acho que até o final do terceiro livro a autora conseguirá desenrolar bem tudo o que aconteceu e dar um desfecho compreensível e merecido.

      Excluir
  24. Oi.
    Primeiro obrigada por avisar em qual parágrafo teria spoiler, eu pulei rsrsrsr, ainda não li o primeiro livro.
    Gostei da resenha e acho que leria os livros, to meio sem tempo mas, se eu conseguir o livro para ler com certeza lerei. Dica anotada.
    Beijos.


    www.parafraseandocomvanessa.com.br

    ResponderExcluir
  25. Olá,
    Eu ainda não conhecia, apesar de sempre ver e-books da editora pela loja do GoogleLivros. Vou ficar de olho por lá e na Amazon.
    Eu achei legal essas intrigas, as coisas que se conectam com a Biblia, nunca li uma fantasia assim - acho - é bom sair da zona de conforto.
    Desejo sucesso para a autora.

    Agradeço imensamente por suas "participação" no aniversário do Canto e suas belas palavras. hihi
    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  26. Oi, Carol!
    Não conhecia a trilogia e nem o primeiro livro, por isso pulei os parágrafos com os spoilers haha. É tão bom quando a gente se conecta com uma leitura, né? Dá pra perceber o quanto você amou só pela resenha e fiquei super curiosa também :D

    Bom final de semana!
    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  27. Suas postagens são ótimas, estou seguindo seu blog e curtindo bastante!! Parabéns!

    Meu Blog: Acertar na Loteria

    ResponderExcluir
  28. Oi, Carol!!!

    Não conhecia essa trilogia!!!
    Adorei a sinopse!
    Fiquei com vontade de ler!!
    Bom final de semana, flor!

    Beijinhos 😘
    Thay - Sankas Books

    ResponderExcluir
  29. Suas postagens são ótimas, estou seguindo seu blog e curtindo bastante!! Parabéns!

    Meu Blog: Lotomania

    ResponderExcluir

Querido leitor, deixe seu comentário, ele é muito importante pra nós! *-*
Vamos adorar visitar seu blog e retribuir, é só deixar o link ;D