10 de janeiro de 2021

Resenha // Zylgor IV: O Senhor dos Abismos - Lu Evans


Livro: Zylgor IV - O Senhor dos Abismos
Autora: Lu Evans
Publicação independente
Formato: Digital
Gênero: Fantasia/Aventura
Páginas: 361
Ano: 2018
Literatura Nacional
Volume: 4 de 4
Avaliação: 4,5
Onde comprar: Amazon

Sinopse
No quarto e último volume da série, o leitor vai acompanhar o destino de todos os personagens em diferentes esferas de Zylgor. Enquanto Cã narra aos seus amigos Lílat, Áspio e Ives tudo que aconteceu a ele depois que desapareceu dentro da Cripta das Soberanas, seus companheiros de viagem: Vu, Núbila, Ormina e outros, estão combatendo o exército élfico e seus aliados que pretendem atravessar o oceano que separa as Terras Gélidas das Terras Aquecidas para que Diuari, a perversa rainha branca dos elfos, tome o trono de Hamena. Mesmo que os destemidos heróis vençam os elfos, Zylgor continuará correndo perigo se o grande mestre de todos os inimigos não for derrotado. Por isso, os portadores dos cristais Terra, Água, Fogo e Ar terão de descer às tenebrosas profundezas do reino, um lugar cheio de criaturas demoníacas, para enfrentar o Senhor dos Abismos.

Olá pessoas! Sei que estou sumida aqui do blog há algum tempo, mas de vez em quando tenho feito postagens no perfil do @blogacdh no Instagram. Pra variar, trago uma resenha que já estava devendo há séculos, sobre o último livro da série de fantasia Zylgor, escrita pela Lu Evans.


A propósito, acho que é a única série que tem resenha de todos os livros aqui no blog 😆, então aproveitem para conhecer mais da história nas minhas opiniões publicadas anteriormente: A Princesa das Águas Vol. I | O Príncipe Flamejante Vol. II | A Princesa dos Ventos Vol. III. Seguimos agora então falando sobre o Vol. IV: O Senhor dos Abismos, minha primeira leitura concluída nesse ano de 2021.


*Resenha sujeita a spoilers dos volumes anteriores


A narrativa de Zylgor IV é dividida em três partes e começa logo depois de onde terminou o volume anterior, com Cã revelando a Lílat, Áspio e Ives em detalhes tudo o que aconteceu com ele na Cripta das Soberanas, o que descobriu sobre as origens dos quatro e ainda, de Zylgor. No final do vol. III, ele e Áspio haviam ido até a cripta para purificar o anel supremo e resgatar o cetro áureo, respectivamente: Áspio cumpriu sua tarefa e retornou para concluir a missão de salvar Lílat, mas Cã havia sido dado como morto após o desabamento da cripta... Até reaparecer (agora como guardião celestial) junto aos amigos no topo da montanha dos dragões, onde derrotou Grimor, o dragão que mantinha a princesa Lílat presa enquanto sugava sua energia vital.

Nesse meio tempo de "sumiço", Cã passou por uma experiência na esfera divina contada na Parte I do livro; onde teve contato com os deuses e seres superiores do Universo, foi designado para ser guardião celestial da deusa da terra Olora (uma consequência natural orquestrada pelas deusas, visto toda a trajetória de Cã) e para concluir o treinamento ao posto, realizou uma viagem desafiadora pelo Cosmos com o deus dos relâmpagos Dracõ. No entanto, nem suspeitava que seu retorno traria à tona as verdadeiras intenções por trás desses eventos, com o poder de deixar Cã dividido entre dois lados de uma disputa que afetaria não apenas o destino de Zylgor, mas de todo o Universo.
"Sou um deus, Cã. Estou acostumado a presenciar a queda de deuses e seres superiores desde a minha criação... Esse é o nosso destino. Sempre encontramos outro que é maior e mais poderoso que nós. No final, sobrará apenas um. E essa é a mais pura verdade, a única verdade. Tudo aconteceu da forma como estava predeterminado."
Enquanto isso, a ameaça perene do Adversário se concretiza quando ele consegue a chave para abrir os portais de todos os outros universos, dando vez ao caos e destruição total (inclusive da família divina) pelos inúmeros seres desconhecidos que habitavam neles. Zylgor é agora o último planeta com vida inteligente do universo e será necessário colocar todos os planos e estratégias de proteção em ação para que sobreviva, ainda que seja em um novo universo... Parte da responsabilidade fica nas mãos de Cã, Áspio, Ives e Lílat, nossos quatro portadores dos cristais elementais 🌍💥💨💦 que na Parte III do livro terão de descer aos abismos de Zylgor para enfim enfrentar o Adversário.
"Os jovens olhavam fixamente para Cã, o que o deixou embaraçado. Tinha consciência do seu dever, só não sabia se teria coragem bastante para ir até o fim."
Já o embate contra os seguidores do Adversário em Zylgor se desenrola na Parte II do livro. Núbila, nossa princesa ciita, ficou responsável por liderar o exército de centauros e huldras na perseguição ao exército de elfos e dragões comandado pela rainha Branca das Terras Gélidas, que pretendia apoderar-se das Terras Aquecidas em nome do Adversário.
"A era do Senhor dos Abismos está prestes a começar. Seus servos fiéis serão recompensados com tesouros, reinos e escravos."
Ufa! Difícil resumir a trama sem dar spoilers importantes, mas acho que consegui! rs Pois bem, depois da revelação bomba no volume anterior (SPOILER que tinha a ver com árvores genealógicas e talz kk 😁), restava matar uma certa curiosidade: a identidade do Adversário. E curti como a autora conseguiu disfarçar nesse último volume até chegar o momento de revelar.

A Parte I do livro, apesar de importante para a mitologia da série, não chegou a ser tão empolgante assim pra mim... Já a Parte II eu devorei, sem defeitos! 🤩 E a Parte III habilmente encerrou essa grande aventura fantástica — que comecei a ler lá no início do blog em 2014 — com momentos não só de tensão mas também de descontração para os personagens que ao longo dos volumes foram contagiantes e não queria que morressem no final de jeito nenhum, rs.
"– Essa é uma viagem sem volta. [...] As Terras Aquecidas assistirão a uma demonstração de bravura como nunca antes houve."
Através de sua escrita, Lu Evans mostra que é uma contadora de histórias nata e que tecnicamente também sabe o que está fazendo! Pensando em um TOP pessoal da série, ficaria com O Príncipe Flamejante v. 2 e O Senhor dos Abismos v. 4 brigando pela primeira posição, rs; seguidos de A Princesa dos Ventos v. 3 e A Princesa das Águas v. 1.

Considero que a autora foi bem sucedida na forma como posicionou seus personagens na trama, desde o primeiro volume gostei de como eles não eram bobos mesmo sendo jovens, eram proativos e todos tiveram seu espaço ao longo dos volumes. Eu só teria uma ressalva em relação à princesa Lílat, pois acho que seu desenvolvimento foi um pouco prejudicado por estar mais distante dos acontecimentos principais durante os 2 volumes do meio da série.

E eu mais uma vez adorei o arco de uma certa personagem que já vinha se destacando desde o volume anterior, chamada Núbila! Ela que na Parte II do livro teve a liderança questionada não uma, nem duas, mas 3 vezes por homens e em todas elas provou devidamente seu valor. A bem da verdade o nome desse quarto volume deveria ser A princesa ciita em sua homenagem, pronto falei! 😂

SPOILER Núbila e Roscoe, meu casal  Quem diria que teríamos espaço para um novo par romântico no meio da guerra? E foi muito legal a forma como aconteceu, entre tapas e beijos kkk (Calma Áspio e Ives, vocês também são outro casalzão de Zylgor!) FIM DO SPOILER


Creio que no final das contas, Zylgor IV evidencia a força poderosa que é a união. Inclusive enquanto lia, Star Wars me veio à mente — minha + nova referência né, visto que comecei a assistir os filmes há pouco tempo... Enfim, também devo reconhecer que passei um paninho pra algumas conveniências aqui e ali, mas não foi nada que prejudicasse a obra como um todo; diria que faz parte, até.

E termino essa resenha comentando sobre o capítulo final da Parte III que me deixou atônita, não esperava essa "possibilidade" que a autora deixou no ar!

~EU: O QUEEE, COMO ASSIM CÊ ME JOGA UMA DESSA AGORA MULHEEER?!!!!
~LU EVANS: Agora durma com essa!



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
⇒ Você já segue as redes sociais do blog? ⇐
FanpageInstagramTwitter

34 comentários:

  1. Eu dei uma pulada na resenha porque desde que vi a primeira aqui eu fiquei interessada na série, mas agora eu estou me roendo com essa que a autora jogou
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Olá..
    Adorei a sua resenha!
    Ainda não conhecia a obra em questão, mas pelos seus comentários pude perceber que com certeza é um livro que me agradaria. A premissa é bem legal e, é claro, já anotei a sua dica!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante do artigo, muito bom mesmo! Estou amando ler seus artigos e compartilhar com os amigos!


    Meu Blog: Como realizar uma aposta no Gbet Sports?

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol, eu confesso que não conhecia a série, mas já pela capa me chama atenção. Gostei da história e o fato dos jovens não serem bobos realmente é positivo rsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    Amei a sua resenha!
    Ainda não conhecia essa série, mas, gostei tanto do enredo que vou procurar os livros anteriores 😊
    Dica mais que anotada!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Carol

    Que bom que você voltou a postar, espero que volte a atualizar o blog novamente! :)
    Dá pra ver que você ficou bem empolgada com a leitura e que ficou satisfeita com o que encontrou também. Lendo a resenha senti uma vibe meio capitão planeta, acho que pela questão do elementos. Hahahaha Não é muito a minha praia, mas percebi que é uma grande aventura. Que bom que foi uma série gostosa de acompanhar!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tami, obrigada, ainda tenho que me resolver pra isso mas espero tbm! 😉
      Nunca vi Capitão Planeta 😂 Eu tbm não sou tanto de ler fantasia, mas essa série realmente é muito boa!

      Excluir
  7. Oi, xará!

    Saudades de visitar aqui o blog!! Confesso que tentei me adaptar à postar no Ig também, mas me sinto muito mais livre digitando pelo computador hahah ainda não conferi a série, mas fico feliz de saber que esse volume também te agradou bastante!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Já ouvi falar dos livros da Lu, mas ainda não tive a oportunidade de ler nenhum deles. Acho incrível a ideia da narrativa e envolvimento da história.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá, Carol.
    Eu sempre que via alguma postagem sua lá no iG corria aqui para ver se tinha atualização hehe. É tão legal terminar uma série assim depois de tantos anos acompanhando. Mas sou das que prefiro esperar lançar todos e ler tudo de uma vez para a história ficar fresquinha na cabeça hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil! Que legal saber disso, muito obrigada pelo carinho ❤
      Sim, é verdade, tive que dar uma olhadinha no volume anterior pra relembrar antes de começar a ler hahahah

      Excluir
  10. HAHAHHAHA
    É muito legal quando o autor chega e joga essas bombas assim. Eu ficou doida para conferir o restante e saber se é tudo aquilo mesmo que tá acontecendo. Eu não conheço a série, mas é bom deixar a dica anotada para o futuro.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  11. Carolzinha voltou para o blog!!!!!!!!!!!!! OBAAAAAAAA!
    Como você está? Que saudade eu estava desse seu cantinho!!!!!!!!!!
    E já veio logo com tudo, hein? O final foi inesperado e desesperador? GOSTO! KKKK
    Livro bom, nunca é demais! Vamos torcer para a autora lançar mais livros assim!
    beeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aleee! Por enquanto sim, mas vamos com calma 😂 Estou bem! Obg pelo carinho 😍

      Excluir
  12. Oi Carol, tudo bem?
    Aaaaah, que saudade de você ♥
    A série parece ser muito legal, e fico feliz que a autora tenha fechado com chave de ouro. É triste quando o desfecho decepciona né?
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  13. Oi
    não conhecia essa série de livros, parece ser uma boa história, parece que você se jogou na história, será que a autora já jogou algo deixou a possibilidade aberta para um novo livro.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não terão mais livros msm não Denise, mas foi uma possibilidade que poderia mudar tudo hahahah

      Excluir
  14. Oi Carol, que ótimo que está de volta.
    apesar que adoro acompanhar lá no insta também. hehe
    Acho que não conhecia a série, mas não sou muito habituada com fantasias. E, nossa, será que se já terminei alguma série lá no blog? hahaha
    Eu achei interessante esse lance do guardião. Parece ser uma trama empolgante. Que ótimo que foi foi melhorando pra vc, nada como encerrar cada volume com ânsia pelo próximo.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Gostei da resenha e é bem dificil fazer a resenha sem spoiler e amei a forma como escreveu, gostei da edição também.
    beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Carol,

    Que bom que voltou! Senti sua falta por aqui.
    Não me lembrava dessa série, mas a vibe da sua resenha dá até uma animada para ler os livros.
    Vou anotar como dica por enquanto!

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi, Carol!!
    Notei sua ausência, que bom que está de volta ♥
    Não li esse livro ainda, que bom que você gostou!!
    Some não!

    Beijinhos 😘
    Thay - Sankas Books

    ResponderExcluir
  18. OIe Carolzinha!!!
    Bom te ver aqui, lindona!!!
    feliz ano novo
    ja começou com plot desesperador e surtando? É LIVRO BOM
    QUE VENHA MAIS

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  19. Gostei bastante do artigo, muito bom mesmo! Estou amando ler seus artigos e compartilhar com os amigos!


    Meu Blog: Resultado do Triângulo da Sorte

    ResponderExcluir
  20. Nunca soube que as pessoas ainda tivessem poderes e fizessem as coisas acontecer dessa maneira. Eu sou John Luna, da Albânia. Meu marido me deixou e meu filho por outra menina há três anos, desde então minha vida tem sido cheia de dores, tristezas e traumas porque ele foi meu primeiro amor e estamos juntos há anos e não poderia imaginar minha vida sem ele . Eu vi alguns depoimentos sobre um grande lançador de feitiços DR DAWNACUNA e como ele ajuda as pessoas ao redor do mundo, que ele pode trazer um amante de volta em alguns dias, inicialmente ri e disse que não estou interessado, mas devido ao amor que tenho por meu homem Eu consultei o grande lançador de feitiços e para minha maior surpresa depois de dois dias meu marido me ligou pela primeira vez depois de três anos que ele está sentindo minha falta e que ele está tão arrependido por tudo que ele me fez passar, que ele me quer de volta, vamos passar nossa vida juntos e prometer nunca mais deixar a mim e meu filho novamente. Ainda não consigo acreditar no que vejo, porque é altamente inacreditável, é bom demais para ser verdade. Tudo o que posso dizer é obrigado DR DAWNACUNA por trazer de volta meu marido e meu filho e para qualquer pessoa que possa precisar da ajuda deste grande lançador de feitiços, permita-me enviar seu e-mail aqui: {dawnacuna314@gmail.com}
    WhatsApp: +2348032246310

    ResponderExcluir

Querido leitor, deixe seu comentário, ele é muito importante pra nós! *-*
Vamos adorar visitar seu blog e retribuir, é só deixar o link ;D