17 de setembro de 2019

Uma amiga indicou // Garotas incompletas - Vários Autores (Antologia)

Sinopse
Quando o inconsciente emerge, elas não sabem para onde olhar.
Dizem por aí que monstros vivem em cantos escuros, submersos nas águas profundas, mas, talvez, apenas estejam escondidos nas mentes mais prejudicadas.
Deixe-nos contar: estas garotas não fazem parte do círculo de mocinhas que gostam de bombons e flores, elas precisam de mais para que você possa fazer parte de sua história.
Está preparado?
Olá pessoal! Vamos a mais uma postagem desse projeto chamado Uma Amiga Indicou, que completou 1 ano (desde a repaginada que eu e a Ale promovemos) 😍 E temos uma nova integrante no grupo, a Lali Tigre do blog Tear de Informações! Nesse mês de Setembro nos juntamos para resenhar "Garotas Incompletas", por conta da participação como autora da minha querida xará Carol Antonucci no mesmo.

Garotas Incompletas é uma antologia publicada recentemente pela Editora Sinna, formada por 17 contos de vários autores nacionais distribuídos  em 124 páginas, sob a organização de Débora S. Mattana e Michael Vasconcelos.

De todos os envolvidos, só conhecia previamente a escrita da Carol Antonucci, e sempre aproveito a leitura de antologias nacionais para ter um primeiro contato com a escrita de novos nomes da nossa literatura.

A obra me pareceu promissora por conta dessa capa bem chamativa; da proposta de revelar protagonistas femininas sombrias, misteriosas, perdidas, incompletas, perturbadas, problemáticas, dominadas pelo seu inconsciente; e também fiquei curiosíssima com o enredo do conto da Carol.

No entanto, o conjunto da obra não conseguiu atingir esse impacto esperado. Muitos contos me soaram parecidos durante a leitura, o "incompletas" no título me remetia a outras coisas, dava abertura a mais possibilidades... Melhor descreveria se fosse algo como "Garotas mortais", porque os autores encheram a mão nas atitudes "extremas", mas na construção dessas mentes femininas "incompletas" que levariam até essas atitudes, ficaram devendo um tanto.
"À noite ela [...] não era a presa, longe disso, era a caçadora." - Eduardo Balthar Matias
Além do mais, a obra merecia um trabalho melhor de revisão. E poderiam tê-la valorizado ainda mais com a participação exclusivamente de autoras mulheres. Não sei quanto a edição física, mas no ebook senti falta de um sumário, e também poderia ter uma minibiografia dos autores no final.

Faltou desenvolvimento na maioria das histórias. Algumas eram confusas e com problemas narrativos; outras começavam e terminavam do nada, sem uma justificativa e sem um "foi isso o que eu quis dizer" (eu sou uma leitora que gosta muito de explicações, hahah); outras foram gratuitamente grotescas; rasas, pouco ou nada críveis, clichês...
Claro que num conto você não tem tanto espaço, mas em alguns casos, dava pra fazer muito melhor sim!

Minha reação depois de alguns contos 😅

Tentei fazer então uma divisão entre os melhores, medianos e piores contos, falando brevemente sobre alguns deles!

Os melhores:

🔪Seu amor em três dias - Katerine Grinaldi
Sobre a trágica história da mulher por trás da famosa frase "trago seu amor em 3 dias". Achei a ideia curiosa e original, o conto te prende, teve início/meio/fim/porquê condizentes, e fez referência à proposta da obra.
"– Ele não me quer mais.
– Apenas você precisa querer."
🔪O primeiro encontro - Mione Le Fay
Sobre uma garota que vai se encontrar pela primeira vez com um cara que conheceu na internet. Talvez meu conto favorito. Bem escrito e justificado, empoderado, creepy, e não percebi a reviravolta vindo!
🔪Parque dos segredos - Carol Antonucci
Sobre um revelador encontro romântico à noite num parque de diversões fechado... Carol é um orgulho ❤ O toque cruel que me surpreendeu em PDV está nesse conto também. A motivação da personagem é bem interessante! Queria mais páginas, queria falar mais, porém não dá, rs.
"Ela não estava se explicando ou se desculpando. Eram apenas palavras vazias e sombrias ganhando poder."
🔪Príncipe encantado - Aline Cristina Moreira
Sobre uma garota que achou finalmente ter encontrado seu príncipe encantado... Achei legal como a autora tratou das atitudes machistas através das reações decididas da personagem!
🔪Ah, Lygia! - Chris Lisboa
Sobre uma funcionária boazinha que só precisava de um bom motivo pra se vingar da chefe megera. Esse conto foi uma leitura super irônica e conseguiu soar diferente dos outros. Bem feito pra Lygia! 😂
🔪Olhos, janela da alma - Carol Christiê
Sobre uma garota que só quer escapar da mentira que é sua vida... Achei esse conto muito realista! Todo dia tem uma história do tipo nos jornais. O fim levou ao início e a personagem agiu como ela mesma, de forma convincente.
"Tinha de haver uma saída ou eu mesma iria criá-la"
Os medianos:

🔪A menina no espelho - Lelienne Ferreira
Esse foi um conto que conseguiu me deixar realmente tensa, mas começa do nada, termina do nada e não explica nada, poxa!
🔪A rainha do submundo - Nancy Scarlett-Hayalla
Esse conto teve um bem vindo toque de mitologia e vingança de bullying, mas ficou devendo um pouco na escrita, achei meio clichê no fim das contas e não tenho certeza se ele se encaixou tão bem no conjunto da obra...
🔪A menina dos olhos âmbares - Gabriela Reis
Sobre um investigador diante de uma mulher que achava que "todo homem deveria morrer após uma longa noite de amor". Tive uma lembrança distante de Alias Grace lendo, rs. Viúva Negra que o diga... 😁
🔪A Colecionadora - Deborah Petrova
🔪Doces mulheres - Nathalie D.A
🔪Noites de sangue - Eduardo Balthar Matias

Os piores:

🔪Sorriso de gato - Débora S. Mattana
Sobre um casal de amigos "coloridos" e ricos que vão fazer um trabalho voluntário num acampamento para jovens infratores. Foi o primeiro conto do livro (inclusive, da organizadora) e sofrível de ler: achei muito mal escrito, teve umas cenas grotescas, e se perdeu numa ambientação estranha. O que foi uma pena, porque a ideia que a autora teve talvez seja uma das melhores do livro, e foi um dos poucos contos que conseguiu fazer referência à proposta da obra!
🔪Romeu e Julieta - Michael Vasconcelos
Sobre uma garota do submundo que se envolveu com bruxaria para viver seu amor na terra. Esse segundo conto do livro (do outro organizador) teve um toque de fantasia e tentou fazer referência a história da Ariel (Pequena Sereia), mas vou ser sincera: não sei se entendi direito kkk. Começa bem com a narradora irônica, mas depois a leitura fica bem confusa!
🔪Predadora - Rô Mierling
Essa foi a autora convidada (e é provavelmente a mais conhecida dentre todos os autores). Sabem o que me pareceu? "Vou ali escrever um negócio rapidinho só pra não dizerem que recusei o convite", sério, me desculpem. Que texto preguiçoso! Achei a moral ok, porém acabou ficando um conto meio que alheio ao restante...
🔪Linhagem - Mithiele Rodrigues
🔪Um jantar - R. A. Tsuchiya

Apenas 2 contos me "pegaram de surpresa" em determinado momento: "O primeiro encontro" e "Sorriso de gato"...
O que me faz repetir uma coisa que falei numa resenha sobre outra antologia chamada Doze por Doze: conto já é uma história pequena, então tem que surpreender! E se o objetivo não for surpreender, pelo menos fazer o leitor pensar ou sentir algo. Não dá pra ser um capítulo de livro solto, sem contexto e sem pretexto.

Enfim, queria que o conjunto da obra tivesse feito mais sentido e alcançado minhas expectativas. Tive uma péssima primeira impressão no conto de abertura – e não culparia um leitor se quisesse abandonar a leitura por ali.  Seria uma injustiça com os 6 de 17 contos que se destacaram positivamente, mas é a verdade. "Garotas incompletas" é um livro que dá pra ler rapidamente, num momento de ócio; mas infelizmente depois disso a maior parte da leitura cairá facilmente no esquecimento...
"Não se enganem, o doce rosto de uma mulher jamais vai transparecer sua força, sua maldade e os mistérios de sua mente." - Nathalie D.A


Avaliação: 2,5

Uma Amiga Indicou: Ler e resenhar a antologia Garotas Incompletas
Blogueiras participantes ♥: Alessandra (Estante da Ale), Carol Antonucci (Caverna Literária), Laís (Tear de Informações), Pâmela (Interrupted Dreamer) e Priscilla (Infinitas Vidas).

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
⇒ Você já segue as redes sociais do blog? ⇐
 FanpageInstagram Twitter

27 comentários:

  1. Oi Carol!
    Nunca ouvi falar da obra mas uma pena que tenha sido tao decepcionante. Nao sou muito de contos tambem. Geralmente fico achando que faltou alguma coisa. Pouquissimos casos me agradam.

    Abraços
    Emerson
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Carol
    Eu não sou fã de livros de contos, porque sempre tem uns bons e uns ruins, deixam a média da nota cair quando a gente faz a avaliação. Mas é sempre bom a gente dar chance para antologias, é legal conhecer vários autores.
    Beijo
    Capítulo Treze
    INSCREVA-SE NO CANAL
    Sorteio de Todas as pequenas luzes
    Sorteio de aniversário dos blogs O que tem na nossa estante e Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carol!
    Eu já tenho um pouco de dificuldade de ler antologias, não por não gostar de contos, mas porque eu preciso gostar muito da proposta, sabe? Essas tramas mais macabras já não fazem o meu estilo, então só por isso eu não leria, mas com sua resenha, deixei de lado mesmo! haha
    Uma pena que não esses contos não deram certo ):
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  4. Olá, Carol.
    Eu baixei esse livro quando vi que estava grátis, mas só por causa da Carol mesmo. Eu já li cinco dos autores participantes da antologia e confesso não gostei muito de nenhum deles tirando a Carol. E também não sou muito fã da editora que já tive parceria com eles e não foi muito proveitosa.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi Carol.
    O meu maior problema com contos é isso. Simplesmente não consigo lidar com o fato que as vezes é inacabado porque me sinto frustada. Apesar de ter gostado da premissa, suas considerações principalmente as iniciais vão me manter longe do livro. Sinceramente, de frustante basta minha vida acadêmica.
    Beijos.
    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol,
    Nossa tê pra ler essa antologia também, mas só pela Carol mesmo, e uma outra autora que conheço lá do insta. Espero curtir os contos das duas. E esse lance de uns contos parecer coisa extraída de livro, é o motivo que até hoje não terminei Formaturas Infernais kkkkk

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  7. Oi, Carol!
    Uma pena que essa antologia tenha sido tão decepcionante. Só leria, talvez, pelo conto da Mione e da Carol.

    Beijos
    Construindo Estante || Instagram

    ResponderExcluir
  8. Oi Carol, tudo bem?
    Eu não curto ler antologias, aliás não lembro se já li alguma. Geralmente as propostas não em atraem. Quanto a ler contos, também não costumo ler justamente por sempre ficar parecendo que faltou algo. Mas é claro que já li alguns e dentre eles alguns ótimos contos que eu gostaria até que virassem livros!
    Uma pena que a antologia foi decepcionante pra você.
    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Olá! É uma pena que tenha sido tão decepcionante a edição do livro:(
    Mesmo sendo uma escrita mais curta, os contos devem ser muito bem desenvolvidos.

    Beijo
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Adorei sua resenha, muito sincera!
    Gostei de conferir seus comentários, mas, diante de alguns dos comentários sobre os contos que você menos gostou meio que desisti da leitura.

    Passo a dica!

    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Carol,

    Minha resenha sai amanhã, mas já posso adiantar que concordamos em muitos pontos e eu discordei em alguns.

    Eu gostei do conto do espelho, me deixou avida por mais história. Concordo muito sobre o primeiro conto, foi triste.

    Beijos
    https://tear-de-informacoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Carol! Já tinha lido uma resenha desse livro e lamentei muito por ele ser tão ruim assim :( Como a premissa já não me atraí muito e somando todas as opiniões que li sobre ele, é uma leitura que eu passo facilmente.

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  13. Oi Carol, eu não li esse livro, mas confesso que antologias são bem complexas. A vantagem é que você tem acesso a um monte de escritas diferentes, e dá para se entender mais com uma do que com outra. Mas a desvantagem foi ter mais que a metade de contos ruins... =/
    Isso acaba tornando a experiência sofrível, pois não sabemos qual será o próximo conto, e nem se será tão ruim quanto o anterior...
    Bjks!

    Mundinho da Hanna | Instagram

    ResponderExcluir
  14. Acho péssimo quando a leitura frustra minhas expectativas. Achei a capa bem bonita e estava crente de que seria uma leitura sensacional.

    Beijo
    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  15. Ah, que pena que a leitura não te cativou tanto. É triste quando vamos bem empolgadas para um livro novo e acabamos nos decepcionando. Ao menos não foi de todo ruim e voce^conseguiu t irar alguns contos bons dali apesar de no geral ter te decepcionado. Confesso que pela capa e premissa, teria comprado e ido cheia de sede ao pote. Realmente é uma pena.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  16. Oi, Carol!
    Pena que a antologia não foi uma boa experiência.
    Nem me espanto esse da Rô Mierling está entre os piores. Depois daquele Diário de uma Escrava, passo longe de seus trabalhos
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio de aniversário Balaio de Babados e O que tem na nossa estante. Participe!

    ResponderExcluir
  17. Oi Carolzinha,
    Fiquei chateada da obra não ter sido tão boa, mas o bom é que todo mundo teve um ponto positivo para destacar e tivemos opiniões bem semelhantes.
    Que venha o próximo mês ♥
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi Carol, tudo bem?
    Já tinha visto uma resenha com a tag, mas não lembro no blog de quem foi.. hahaha.. gostei do jeito que você expôs os pontos positivos e negativos e mesmo com alguns contos não agradando tanto, fiquei com vontade de ler só pelos que agradaram.

    Até mais;
    |Mente Hipercriativa (Blog) | Mente Hipercriativa (Fanpage)|

    ResponderExcluir
  19. Hey Carol! Tudo bem?
    Que indicação boa hein! Eu amo contos, então vou guardar essa dica!
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente | Siga no Instagram | Curta no Facebook |

    ResponderExcluir
  20. Oi
    uma pena que o livro não atingiu o esperado e que acabou não curtindo, primeira resenha negativa que li de,e a capa do livro é linda.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Carol,

    Não sabia que a sua xará tinha participação nessa antologia.
    Uma pena que o livro não foi tão proveitoso no geral, mas pelo visto vale a pena por alguns contos.


    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  22. Que pena que não superou suas expectativas, Carol :/
    A sensação é péssima, isso aconteceu comigo na minha última leitura também!
    Boa sorte com os próximos ;)

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  23. Oi Carol, tudo bem?
    O que dizer do conto que abre o livro? Eu não conseguia acreditar no que estava lendo. :(
    As mudanças bruscas da trama são muito nonsense. E olha que eu até curto o lance da dupla personalidade, hein? O foda foi o desenrolar mesmo...
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  24. Realmente Carol.... Poucos deram pra salvar kkkk eu ainda gostei do de Romeu e Julieta mas ficou confuso pra caramba, vamoscombinar, afe!

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  25. Oi, xará!

    Adorei muito a sua resenha e a forma como você descreveu a sua opinião separando os contos!
    Concordo totalmente com você, a maioria delas eram extremamente violentas e sem uma aparente explicação para isso. Eram todas psicopatas ou apenas agressivas. Faltou mesmo uma construção melhor, e não vou dizer que a culpa disso foi quantidade de caracteres ao qual estávamos restritos, porque muitos dos contos ali tinham bastante encheção de linguiça e devaneios desnecessários.
    No livro físico tem sim sumário e biografia dos autores, já mandaram foto pra gente dessas partes do livro e ficou bem legal! A revisão torço pra terem feito melhor no físico.
    Também achei os contos dos organizadores os piores, logo o primeiro já te desanima total a continuar lendo, uma pena total :(
    Mas te agradeço muitíssimo pelo elogio ao meu conto!! Já em PDV você fez uma das melhores resenhas, e agradeço muito mesmo pela amizade e por sempre ler minhas obras <333

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Oi, Carol

    Eu fiquei sabendo da antologia lá no blog da Carol e achei a ideia bem interessante. Não gosto muito de ler antologias, sabe? Sou mais fã dos contos avulsos e a opção de ler um de cada vez me parece contraproducente. Não sei explicar muito bem. hahahhhahah Não consigo ler contos seguidamente e ler um por dia me incomoda, vai entender.
    Uma pena a antologia pecar em tantos aspectos, principalmente o da revisão. Acho bem irresponsável colocar no mercado uma obra com muitos erros.
    Pelo menos você conseguiu aproveitar alguns e concordo com você, acredito que deveria haver apenas autoras mulheres na antologia.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  27. Opa, obrigada pela resenha! E fico feliz que meu conto tenha conseguido te surpreender e esteja na lista dos melhores, foi o primeiro conto que escrevi na minha vida e realmente me foi muito complicado conseguir passar tudo o que eu queria e precisava em um espaço tão curto (eu sou péssima em resumo), é sério eu o reescrevi umas 5 vezes até achar que estava okay e enviar para a antologia.

    Novamente obrigada pela resenha e por esse espaço aos autores nacionais.

    Beijos,
    Mione Le Fay
    https://mionelefay.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Querido leitor, deixe seu comentário, ele é muito importante pra nós! *-*
Vamos adorar visitar seu blog e retribuir, é só deixar o link ;D