16 de março de 2019

Resenha // O Inverno dos Escritores Mortos - Miller Britto

Imagem relacionada
Livro: O Inverno dos Escritores Mortos
Autor: Miller Britto
Editora: Nova Lima
Gênero: Thriller/Policial
Páginas: 290
Ano: 2017
Literatura: Nacional
Volume: 1 de 4
Avaliação: 4,5
Onde comprar: Amazon

Sinopse:
Os detetives Fred e Elis estão diante do caso mais desafiador de suas carreiras. Inicia-se a caçada a um psicopata que mata escritores da mesma forma que eles matam seus personagens. O metódico assassino demonstra habilidade e inteligência acima da média, enquanto aumenta a contagem de mortos sem deixar uma pista sequer.
Fred precisa não apenas lidar com a pressão do trabalho, mas também com os fantasmas que gritam em sua mente, assolando sua sanidade desde o sequestro de seu filho, que segue desaparecido há dois anos. Como se estes fardos não fossem pesados o suficientes, o detetive Borzagli carrega um segredo que afetará todos à sua volta, inclusive a investigação e seu futuro como policial.
Em "O Inverno dos Escritores Mortos", Miller Britto desafia o leitor a seguir as pistas, conduzindo-o por uma trama de mentiras e segredos funestos, que culminarão em um dos finais mais inimagináveis da história da ficção policial brasileira.

Peço que vocês leiam atentamente a sinopse desse livro. Pensem nessa premissa e no que ela pode proporcionar. E criem expectativas sim, pois todas elas serão atendidas!
"Quanta petulância e arrogância são necessárias para que eles possam escrever sobre algo que nunca experimentaram? Como podem descrever a dor, a verdadeira dor, sem nunca tê-la sentido?"
Não me lembro direito onde foi que vi esse livro pela primeira vez, mas foi no final de 2018, e eu imediatamente senti que precisava lê-lo. Pensei em pedir parceria para o autor quando estivesse com mais tempo; no entanto, mês passado o livro foi disponibilizado gratuitamente na Amazon e eu aproveitei. Poucos dias depois me pus a lê-lo. E agora estou aqui escrevendo essa resenha tentando empolgar vocês também porque AAAAA COMO EU AMO UM GÊNERO!

O Inverno dos Escritores Mortos é genial de dar inveja! Eu fiquei impressionada com a criatividade do autor, Miller Britto, quando ele vai inserindo na história os trechos mórbidos dos escritores de romances policiais brasileiros que vão sendo mortos pelo serial killer, tornando-se vítimas de suas próprias obras. É uma morte mais bizarra que a outra – e na verdade, fruto de uma só mente! Algumas descrições podem ser pesadas para os mais sensíveis, mas Miller Britto demonstra do início ao fim do livro que tem uma escrita de qualidade, inteligente, corajosa, equilibrada e flexível. O autor ainda encontra espaço para criticar a atual situação socioeconômica do nosso país, homenagear a literatura, e fazer outras referências à cultura pop.
"Quando a agulha da primeira seringa penetrou fundo em sua pele, esbarrando no osso, ela quis gritar, mas os lábios não se moveram. A dor foi poderosa e uma lágrima solitária pontuou a verdade de sua agonia. Então vieram as segunda, terceira e quarta, a dor somando-se, sobrepondo-se excruciante, a mente implorando pelo alívio da inconsciência, enquanto o corpo apenas aceitava resignado, sem conseguir reagir. [...] estava vivenciando na própria pele uma cena que ela mesma imaginara, que desenhara tantas vezes em sua mente, aperfeiçoando os detalhes e aparando as arestas, até que ficasse a ponto de poder se orgulhar, mas agora era vítima de sua própria criação."
A construção da trama é muito interessante e mantem o leitor preso ao livro: temos capítulos intercalados com a visão do assassino(a), dos detetives, e de um grupo de amigos de um clube de leitura. O autor não deixa de lado o background de cada personagem e o relacionamento interpessoal entre eles, e te desafia a ligar as peças do quebra cabeça em meio a confusão. Eu desconfiei de certo personagem desde o início do livro e não mudei de ideia sobre, achando que estava ignorando as distrações, mas no fim das contas errei o palpite mesmo assim HAHAHAH É extremamente surpreendente e esclarecedor o final, inacreditável! Senti o impacto!

De verdade: o livro não deixa nenhum furo, tudo é devidamente explicado! É visível também a dedicação do autor na pesquisa para escrever sobre alguns assuntos. Prefiro não entrar na discussão sobre os personagens pra não estragar a experiência de vocês "lerem no escuro" como eu fiz – a graça está em desvendá-los ao longo da obra. Se joguem! "Amor pela literatura, obsessão pela morte..."

Imagem relacionada

Os motivos que me fizeram tirar meio ponto da avaliação, em absoluto tiram o mérito da obra. Têm a ver com as atitudes de alguns personagens, mais especificamente os masculinos, com as quais eu pessoalmente não simpatizei, mas entendo que retratam certa realidade.

Termino esta resenha feliz por ter seguido minha intuição sobre o livro, e em êxtase pela oportunidade de falar sobre e indicar um thriller nacional tão legal. Parabéns ao autor, não vou estranhar se esse livro logo logo estiver bombando por aí.
"Uma nova vítima representa outra chance de encontrarmos pistas. Seria uma nova morte um mal necessário?"

Volume #2 da Série Detetive Borzagli

Resultado de imagem para a primavera dos sorrisos macabros
A Primavera dos Sorrisos Macabros já foi lançado e relata outro caso do Detetive Borzagli! Já quero ler SIM OU CLARO? 😍



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
⇒ Você já segue as redes sociais do blog? ⇐
 FanpageInstagram Twitter

20 comentários:

  1. Carolzinha, QUERO PRECISO NECESSITO LER.
    SIM, a sinopse é muito atrativa, mas sua resenha foi empolgante.
    Vou ficar atenta aqui no site da Amazon.
    E olha que se fosse pelo título não leria, ainda bem que você trouce essa resenhona para mim.
    beeeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Carol do céu! Já quero esses livros para mim! Sendo brasileiro então... Fico muito feliz sabendo que temos tantos talentos para escrever histórias incríveis. Eu já fiquei curiosa pela sua resenha e ainda mais sabendo que você "sentiu o impacto" do final... kkk
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
  3. OMG Carol!
    Sangrento? Suspense? UAU
    quantas coisas!
    Não sabia que era brasileiro!E interessante que é super recheado na trama, adorei, quem sabe?
    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  4. Oi, Carol!
    Nossa, parece o tipo de thriller que eu necessito nesse momento. Confesso que essa série de quatro me deixou meio assim, mas pretendo dar uma chance sim.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  5. Oi, xará!

    Nossa, que sensacional a premissa desse livro, achei muito criativo da parte do autor! Como ninguém nunca pensou nisso? Um psicopata atrás dos autores, os assassinando da mesma forma que eles mantam seus personagens, é algo muito insano e muito bem bolado também! Fiquei mega curiosa pra conferir mais da história :D

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol, tudo bem?
    Amo suspenses e amei a resenha! Achei muito legais todos os pontos que você ressaltou, especialmente sobre o autor conseguir deixar tudo fechadinho. Se tiver a oportunidade, quero ler!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  7. Oi Carol, eu não conhecia o livro, mas puxa parece ser um excelente suspense!! E sem furos o que ainda é melhor!

    Bjs, mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Oi Carol.
    Que livro babado menina. Adorei a premissa dele, parece ser genial mesmo. Como planejo ler mais do gênero esse ano, esse livro caiu como uma luva para mim.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  9. Olá, Carol.
    Esse ano estou a louca dos suspenses e claro que já quero ler esse livro. O enredo é diferente de tudo que já vi por isso me interessei. É tao bom quando a gente encontra um livro tão bom assim sem ser um livro famoso porque quando as pessoas começam a ler e elogiar dá a sensação de que a gente fez parte daquilo hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Oiii Carol

    Como assim eu não conhecia esse livro????!!! Preciso ler, vou já fuçar na Amazon, adorei a premissa e saber que ele cumpriu e superou as expectativas me anima ainda mais.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  11. Oi
    não conhecia o livro e o autor, não vi esse livro gratuito, deve ter sido um dia que tive aula ai não pode dar uma olhada nos e-books gratuitos. Que bom que a leitura te conquistou, tão legal achar livros Nacionais desse gênero e que conquistam o leitor.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Carol! Tudo bom?
    Eu tô num momento da vida de leitora que pra ler thriller só se for escrito por mulher - e a ressaca ainda me faz relutar em ler thriller no geral porque ano passado me intoxiquei do gênero UHASUHUHASUHASUHAS
    Então infelizmente a misândrica literária em mim me proíbe de ter interesse :v

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Carol,

    É tão bom quando o livro supera nossas expectativas.
    Não conhecia o autor e nem a obra, mas fiquei interessada não só pela resenha, mas pela sua empolgação.
    Dica anotada.
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  14. Oi Carol,
    Também peguei esse e-book, pois fiquei super imaginando as loucuras desse serial killer aí haha
    Que legal que tem continuação, espero ler tb.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  15. Oi Carol tudo bem?
    Não conhecia esses livros, que premissa interessante, melhor ainda saber que você ficou tão envolvida com essa trama. Adorei a dica! Beijos


    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Carol!
    Não conhecia a obra e confesso que também não chama muito minha atenção. Mas fico feliz que tenha sido uma leitura tao boa.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi, Carol. Adorei a resenha. É muito bom quando o livro nos surpreende!

    beijos

    https://ludantasmusica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Carol, eu entendo porque você tirou alguns pontinhos, alguns personagens conseguem me tirar do série as vezes. Faz parte errar o palpite, mas que bom que se impressionou.

    Até mais!
    www.depoisdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi, Carol

    Eu já tinha visto esse livro pelo Instagram e achei super promissor o fato do serial killer matar os autores do jeito que eles matam seus personagens! Tinha até esquecido dele, ainda bem que vi essa postagem, vou já na Amazon ver como tá! Hahahaha

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Carol
    Tenho ele em e-book e nem tinha me interessado tanto assim, mas após essa resenha, vai pra pasta dos Quero muito ler. Nem sabia que era de mistério, adorei.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Querido leitor, deixe seu comentário, ele é muito importante pra nós! *-*
Vamos adorar visitar seu blog e retribuir, é só deixar o link ;D