3 de fevereiro de 2019

Resenha // Natureza Revelada - Jorge Gomes e Karina Pinheiro



Livro: Natureza Revelada
Autores: Jorge Gomes e Karina Pinheiro
Editora: Itapuca
Gênero: Romance fantástico
Páginas: 128
Ano: 2018
Literatura: Nacional
Volume: 1 de 3
Avaliação: 3,0
Onde comprar: Amazon

Sinopse:
O livro conta a história de um casal urbano, moderno e estressado, que realiza uma viagem mágica para uma outra realidade: uma aldeia na Grécia Antiga. O casal se envolve com guerreiras amazonas, centauros, inimigos selvagens e uma Sacerdotisa, que vai tentar mostrar a Marcos e Jéssica como os valores pessoais e o relacionamento entre eles e a natureza podem ser diferentes. Os personagens mudam ao longo da história e se dividem entre as facilidades e confortos da vida moderna e os valores e a intensidade da vida em um ambiente de mitologia. Na viagem a uma realidade alternativa, vão conhecer um mundo totalmente diferente de São Paulo do século XXI, entender a sabedoria da natureza e descobrir coisas sobre si mesmos e sua relação.

Natureza Revelada é uma obra de ficção nacional publicada pela Editora Itapuca e escrita por Jorge Gomes e Karina Pinheiro. Conheço a Karina e o blog dela já há um tempo, e lá ela costuma postar alguns de seus textos românticos e reflexivos. Ela me convidou a resenhar essa sua primeira publicação em coautoria, cedendo um exemplar do livro ao ACDH.

A premissa de "Natureza Revelada" mistura fantasia e um pouco de História, viagem no tempo, um casal tipicamente urbano e moderno indo parar na Grécia Antiga, e reflexões filosóficas sobre o relacionamento do homem consigo mesmo, com os outros, e com a natureza.

A narrativa é feita em terceira pessoa, e acompanhamos o casal Marcos e Jéssica: ele, um empresário de sucesso estressado e insatisfeito, e ela, uma blogueira famosa mimada e egoísta. No começo do livro conhecemos um pouco da rotina deles e fica claro que o relacionamento entre os dois anda "mal das pernas". Parte de Marcos a iniciativa de viajar até a Chapada dos Guimarães (Mato Grosso) para relaxar e fugir dos problemas. Jéssica reclama muito da decisão repentina, mas o marido consegue arrastá-la junto.

Chegando lá, os dois estão participando de uma trilha em grupo na floresta quando se perdem. Naquele determinado ponto da mata, havia um círculo de rochas milenares, onde aconteciam rituais e até desaparecimentos, uma lenda que o guia turístico havia citado anteriormente. Um terremoto ali pega o casal desprevenido, deixando-os desacordados.

Imagem relacionada

A partir do momento em que recobram a consciência, a busca por sobreviverem e encontrarem o caminho de volta para a "civilização" faz com que uma hora a ficha caia: ao que tudo indica, eles estão em uma realidade alternativa, na mitológica Grécia Antiga! Um velho misterioso, uma sacerdotisa, amazonas e centauros cruzam esse episódio de suas vidas; o que inicia um gradual (e inevitável) processo de aprendizado, revisão de valores e evolução pessoal – que promete mudar suas vidas para sempre...
"– Terão muito que aprender ainda nessa mata, para ver que o que move o mundo, senhor, não é o dinheiro." 
O livro é curto e de leitura fluída, daqueles fáceis de ler numa sentada! Me manteve entretida e curiosa 👀 A trama guarda alguns mistérios, mas é muito "direta ao ponto" e transparente em suas intenções. Existe nela uma grande preocupação em passar uma mensagem de reaproximação positiva do ser humano com a natureza de modo geral. A ficção está presente também, mas é um pano de fundo para esse objetivo principal.

Achei super válida a proposta dos autores de abordar essa temática através do texto ficcional. E o legal é que eles de fato conseguiram driblar uma abordagem do tema que poderia ficar muito teórica e cansativa, contando ao leitor uma história que aos poucos revela-se também um merecido alerta em tom de ensinamentos. Inclusive, não fica perceptível que foi uma obra escrita a quatro mãos.
"[...] a natureza precisa ser respeitada. Quando falo de natureza, estou me referindo também às pessoas, aos animais e tudo. Pois tudo faz parte dela. [...] Estamos todos ligados uns aos outros, somos todos elos de uma única corrente. Como tudo faz parte, a natureza precisa ser respeitada. Quando isso não ocorre, um dia, ela vai revidar. E o seu mundo só retira, nada dá em troca. A vida é uma troca e vocês não estão respeitando isso."
Apesar das boas ideias e intenções, alguns aspectos da história mereciam uma melhor execução. A impressão que eu tive foi como se o livro fosse uma fruta colhida pouco antes de estar totalmente amadurecida, sabem? Senti falta de mais descrições (coisa rara eu dizer isso) e ambientação, acho por exemplo que a parte da Grécia Antiga deixou a desejar, merecia uma exploração maior. O (ab)uso de frases de efeito é outro ponto que merecia um olhar mais cuidadoso, pois por vezes parece forçado no texto e desconecta o leitor.

O casal protagonista também abalou um pouco minha conexão com o livro. Eles tem muitos altos e baixos na história (a bem da verdade mais baixos do que altos). Os personagens secundários da trama são mais carismáticos! Sem dar muitos detalhes, achei o arco da Jéssica com as Amazonas mais interessante e movimentado, já no arco do Marcos com a Sacerdotisa faltou um pouco, achei mais "preguiçoso". A evolução de Jéssica na trama é mais nítida, e acho que a de Marcos irá se firmar mesmo é no segundo volume...

Sim, estamos falando de uma trilogia! Torço para que o segundo volume seja mais aprofundado, pois a história tem potencial para se aprimorar e crescer muito. O gancho do final promete, fazendo você querer ter o segundo volume em mãos.
"Às vezes, é necessário perder, mudar de caminho, para poder encontrar a si mesmo. Em outros momentos, é preciso perder para dar mais valor adiante. E há quem perceba que o que sempre se quis, esteve ali o tempo todo, só não enxergava antes."
As folhas da edição física são amareladas, e a diagramação é simples com fonte agradável. A ilustração da capa é legal porque consegue destacar elementos importantes da trama, porém uma fonte diferente no título a valorizaria mais. Encontrei poucos erros de revisão.

Provavelmente em outras circunstâncias eu teria receio de pegar "Natureza revelada" para ler, achando não ser um livro "pra mim"; mas pude sair da minha zona de conforto e não me arrependi: salvo as críticas construtivas, foi uma boa leitura no geral!
"A natureza é perfeita! O homem não é."

23 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol
    Ótima resenha. Linda a edição da foto, ficou super romântica.

    Karina Pinheiro

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol! Eu não sei se curtiria a protagonista, mas achei bem interessante a premissa! Parece uma boa história!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Olá, Carol!

    Estou doida para sair comprando todos os livros nacionais que vejo resenhados ultimamente. Eles estão tão promissores que enchem meu coração de alegria. A capa é linda e relaxante, o que se encaixa com a mensagem do que pretende passar reaproximação da natureza", com isso considero o respeito e entendimento entre si, o combo.

    Já vou adicionar a minha lista de leitura!

    Obrigada.

    Abraços e uma boa semana.

    Ruby W.

    newsfallenbooks.com
    Instagram: @Blogfallenbooks

    ResponderExcluir
  5. Oi Carol, gostei bastante da premissa do livro. "os valores pessoais e o relacionamento entre eles e a natureza podem ser diferentes." só neste frase o livro já me ganhou!

    Até mais!

    www.depoisdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol.
    Sempre gostei desses livros mais reflexivos, mas a falta de descrições seria algo que me incomodaria. Fico em dúvida se realizaria a leitura.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  7. Adoro finais que nos deixam com aquele gostinho de quero mais. Adorei a indicação, nunca tinha ouvido falar desse livro.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  8. Que resenha bem feita, exigente, crítica e inteligente. Nós, da Editora Itapuca, anotamos com atenção os pontos mencionados.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Carol.
    Eu gostei bastante do livro pois já esperava que seria mais ou menos assim. E a leitura é super rápida. Mas ainda assim esperava que tivesse mais ação e concordo com você sobre a evolução dos personagens, Marcos não mudou nada pelo que deu para ver.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Oi Carolzinha,
    Eu amo uma viagem no tempo, você sabe, né?
    Uma pena que a história teve mais baixos do que altos... Tinha tudo para ser uma delícia de se ler!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi, xará!

    Nossa, que diferente a história! Pela capa eu imaginava que fosse um romance leve e básico, mas pelo jeito vai bem além disso. Achei legal o envolvimento com a Grécia, e fiquei curiosa pra saber como os personagens vão amadurecer, até porque pelo início eles aparentam possuir personalidades bem distintas um do outro. Sucesso pros autores!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Carol!
    Bem interessante a história. Eu já acompanho o blog da Karina e vi que ela estava fazendo divulgação
    Não sabia que seria uma trilogia
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  13. OI
    já tinha lido uma resenha da história e fiquei curiosa, pois a premissa chamou minha atenção por ser um pouco diferente, bom saber que a história não tem muitas páginas, parece ser bem envolventes.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oii!
    Adoro livros que envolvem mitologia, mas confesso que a personalidade dos dois principais não me agradou muito. Mas é ótimo saber que a Jéssica se desenvolve, isso me anima a ler. Achei bem interessante.
    Beijos!
    http://www.queriaestarlendo.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Carol!
    É bom de vez quando sair um pouco da zona de conforto e se arriscar no improvavel. Eu concordo contigo que a primeira vista tambem nao leria. No momento em si nao, mas quem sabe no futuro. Nao conhecia a autora ou a obra, mas pareceu interessante a trama.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Eu to muito feliz que os nacional estão com uns livros bons, eu estou também investindo em mais na cultura literária brasileira, amo muito

    http://www.dosedeestrela.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oie!
    Essa é a segunda resenha do livro que eu leio e confesso que me desanimei um pouco. Mesmo assim eu acho que daria uma chance para o livro, ele tem temáticas e críticas interessantes. Uma pena que não foi a leitura mais incrível, espero que as impressões melhorem nos próximos dois livros!
    Beijos

    Our Constellations

    ResponderExcluir
  18. Oi, Carol

    Eu conheci o livro através do blog da Sil e achei interessante. Eu gosto de viagens no tempo e afins, mas sinto que não ia curtir muito a trama por conta da personagem feminina e pelo local para onde eles vão, ainda mais pelo fato dele não ser tão explorado assim.
    Vamos ver se nos demais as coisas dão uma guinada!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Carol, tudo bem?
    Adorei a resenha sincera. A premissa parece ótima mesmo (viagem no tempo sempre me lembra Outlander), mas que pena que a trama não estava madura. A Grécia Antiga devia ser fascinante, uma pena que não foi bem explorada.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  20. Oi Carol,

    Já tinha visto outra resenha desse livro, e fiquei meio na dúvida se leria ou não, pois não se vou gostar muito do casal pelo fato desse relacionamento com altos e baixos.
    Espero que na próxima sequencia melhore os aspectos que você citou.
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  21. Ah, não sabia que a Karina ia publicar um livro, também acompanho o blog dela e leio os textinhos. Tomara que a sequência seja melhor, já que você disse que realmente tem potencial para melhorar!

    Iasmin Guimarães | E agora?

    ResponderExcluir
  22. Carol, é bom a gente sair da zona de conforto e achar livros maravilhosos!
    Interessante a história e também por ser viagem no tempo... Que legal!! Pena que eles ficam mais nos baixos que altos KKKK

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir

Querido leitor, deixe seu comentário, ele é muito importante pra nós! *-*
Vamos adorar visitar seu blog e retribuir, é só deixar o link ;D