
Livro: Natureza Revelada
Autores: Jorge Gomes e Karina Pinheiro
Editora: Itapuca
Gênero: Romance fantástico
Páginas: 128
Ano: 2018
Literatura: Nacional
Volume: 1 de 3
Avaliação: 3,0
Onde comprar: Amazon
Sinopse:
O livro conta a história de um casal urbano, moderno e estressado, que realiza uma viagem mágica para uma outra realidade: uma aldeia na Grécia Antiga. O casal se envolve com guerreiras amazonas, centauros, inimigos selvagens e uma Sacerdotisa, que vai tentar mostrar a Marcos e Jéssica como os valores pessoais e o relacionamento entre eles e a natureza podem ser diferentes. Os personagens mudam ao longo da história e se dividem entre as facilidades e confortos da vida moderna e os valores e a intensidade da vida em um ambiente de mitologia. Na viagem a uma realidade alternativa, vão conhecer um mundo totalmente diferente de São Paulo do século XXI, entender a sabedoria da natureza e descobrir coisas sobre si mesmos e sua relação.

Natureza Revelada é uma obra de ficção nacional publicada pela Editora Itapuca e escrita por Jorge Gomes e Karina Pinheiro. Conheço a Karina e o blog dela já há um tempo, e lá ela costuma postar alguns de seus textos românticos e reflexivos. Ela me convidou a resenhar essa sua primeira publicação em coautoria, cedendo um exemplar do livro ao ACDH.
A premissa de "Natureza Revelada" mistura fantasia e um pouco de História, viagem no tempo, um casal tipicamente urbano e moderno indo parar na Grécia Antiga, e reflexões filosóficas sobre o relacionamento do homem consigo mesmo, com os outros, e com a natureza.
A premissa de "Natureza Revelada" mistura fantasia e um pouco de História, viagem no tempo, um casal tipicamente urbano e moderno indo parar na Grécia Antiga, e reflexões filosóficas sobre o relacionamento do homem consigo mesmo, com os outros, e com a natureza.
A narrativa é feita em terceira pessoa, e acompanhamos o casal Marcos e Jéssica: ele, um empresário de sucesso estressado e insatisfeito, e ela, uma blogueira famosa mimada e egoísta. No começo do livro conhecemos um pouco da rotina deles e fica claro que o relacionamento entre os dois anda "mal das pernas". Parte de Marcos a iniciativa de viajar até a Chapada dos Guimarães (Mato Grosso) para relaxar e fugir dos problemas. Jéssica reclama muito da decisão repentina, mas o marido consegue arrastá-la junto.
Chegando lá, os dois estão participando de uma trilha em grupo na floresta quando se perdem. Naquele determinado ponto da mata, havia um círculo de rochas milenares, onde aconteciam rituais e até desaparecimentos, uma lenda que o guia turístico havia citado anteriormente. Um terremoto ali pega o casal desprevenido, deixando-os desacordados.

"– Terão muito que aprender ainda nessa mata, para ver que o que move o mundo, senhor, não é o dinheiro."O livro é curto e de leitura fluída, daqueles fáceis de ler numa sentada! Me manteve entretida e curiosa 👀 A trama guarda alguns mistérios, mas é muito "direta ao ponto" e transparente em suas intenções. Existe nela uma grande preocupação em passar uma mensagem de reaproximação positiva do ser humano com a natureza de modo geral. A ficção está presente também, mas é um pano de fundo para esse objetivo principal.
Achei super válida a proposta dos autores de abordar essa temática através do texto ficcional. E o legal é que eles de fato conseguiram driblar uma abordagem do tema que poderia ficar muito teórica e cansativa, contando ao leitor uma história que aos poucos revela-se também um merecido alerta em tom de ensinamentos. Inclusive, não fica perceptível que foi uma obra escrita a quatro mãos.
"[...] a natureza precisa ser respeitada. Quando falo de natureza, estou me referindo também às pessoas, aos animais e tudo. Pois tudo faz parte dela. [...] Estamos todos ligados uns aos outros, somos todos elos de uma única corrente. Como tudo faz parte, a natureza precisa ser respeitada. Quando isso não ocorre, um dia, ela vai revidar. E o seu mundo só retira, nada dá em troca. A vida é uma troca e vocês não estão respeitando isso."
Apesar das boas ideias e intenções, alguns aspectos da história mereciam uma melhor execução. A impressão que eu tive foi como se o livro fosse uma fruta colhida pouco antes de estar totalmente amadurecida, sabem? Senti falta de mais descrições (coisa rara eu dizer isso) e ambientação, acho por exemplo que a parte da Grécia Antiga deixou a desejar, merecia uma exploração maior. O (ab)uso de frases de efeito é outro ponto que merecia um olhar mais cuidadoso, pois por vezes parece forçado no texto e desconecta o leitor.
O casal protagonista também abalou um pouco minha conexão com o livro. Eles tem muitos altos e baixos na história (a bem da verdade mais baixos do que altos). Os personagens secundários da trama são mais carismáticos! Sem dar muitos detalhes, achei o arco da Jéssica com as Amazonas mais interessante e movimentado, já no arco do Marcos com a Sacerdotisa faltou um pouco, achei mais "preguiçoso". A evolução de Jéssica na trama é mais nítida, e acho que a de Marcos irá se firmar mesmo é no segundo volume...
Sim, estamos falando de uma trilogia! Torço para que o segundo volume seja mais aprofundado, pois a história tem potencial para se aprimorar e crescer muito. O gancho do final promete, fazendo você querer ter o segundo volume em mãos.
"Às vezes, é necessário perder, mudar de caminho, para poder encontrar a si mesmo. Em outros momentos, é preciso perder para dar mais valor adiante. E há quem perceba que o que sempre se quis, esteve ali o tempo todo, só não enxergava antes."As folhas da edição física são amareladas, e a diagramação é simples com fonte agradável. A ilustração da capa é legal porque consegue destacar elementos importantes da trama, porém uma fonte diferente no título a valorizaria mais. Encontrei poucos erros de revisão.
Provavelmente em outras circunstâncias eu teria receio de pegar "Natureza revelada" para ler, achando não ser um livro "pra mim"; mas pude sair da minha zona de conforto e não me arrependi: salvo as críticas construtivas, foi uma boa leitura no geral!
"A natureza é perfeita! O homem não é."
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOi Carol
ResponderExcluirÓtima resenha. Linda a edição da foto, ficou super romântica.
Karina Pinheiro
Oi Carol! Eu não sei se curtiria a protagonista, mas achei bem interessante a premissa! Parece uma boa história!
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante
Olá, Carol!
ResponderExcluirEstou doida para sair comprando todos os livros nacionais que vejo resenhados ultimamente. Eles estão tão promissores que enchem meu coração de alegria. A capa é linda e relaxante, o que se encaixa com a mensagem do que pretende passar reaproximação da natureza", com isso considero o respeito e entendimento entre si, o combo.
Já vou adicionar a minha lista de leitura!
Obrigada.
Abraços e uma boa semana.
Ruby W.
newsfallenbooks.com
Instagram: @Blogfallenbooks
Oi Carol, gostei bastante da premissa do livro. "os valores pessoais e o relacionamento entre eles e a natureza podem ser diferentes." só neste frase o livro já me ganhou!
ResponderExcluirAté mais!
www.depoisdaleitura.com.br
Oi Carol.
ResponderExcluirSempre gostei desses livros mais reflexivos, mas a falta de descrições seria algo que me incomodaria. Fico em dúvida se realizaria a leitura.
Beijos.
Fantástica Ficção
Adoro finais que nos deixam com aquele gostinho de quero mais. Adorei a indicação, nunca tinha ouvido falar desse livro.
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Que resenha bem feita, exigente, crítica e inteligente. Nós, da Editora Itapuca, anotamos com atenção os pontos mencionados.
ResponderExcluirOlá, Carol.
ResponderExcluirEu gostei bastante do livro pois já esperava que seria mais ou menos assim. E a leitura é super rápida. Mas ainda assim esperava que tivesse mais ação e concordo com você sobre a evolução dos personagens, Marcos não mudou nada pelo que deu para ver.
Prefácio
Oi Carolzinha,
ResponderExcluirEu amo uma viagem no tempo, você sabe, né?
Uma pena que a história teve mais baixos do que altos... Tinha tudo para ser uma delícia de se ler!
beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Oi, xará!
ResponderExcluirNossa, que diferente a história! Pela capa eu imaginava que fosse um romance leve e básico, mas pelo jeito vai bem além disso. Achei legal o envolvimento com a Grécia, e fiquei curiosa pra saber como os personagens vão amadurecer, até porque pelo início eles aparentam possuir personalidades bem distintas um do outro. Sucesso pros autores!
xx Carol
https://caverna-literaria.blogspot.com/
Oi, Carol!
ResponderExcluirBem interessante a história. Eu já acompanho o blog da Karina e vi que ela estava fazendo divulgação
Não sabia que seria uma trilogia
Beijos
Balaio de Babados
OI
ResponderExcluirjá tinha lido uma resenha da história e fiquei curiosa, pois a premissa chamou minha atenção por ser um pouco diferente, bom saber que a história não tem muitas páginas, parece ser bem envolventes.
http://momentocrivelli.blogspot.com
Oii!
ResponderExcluirAdoro livros que envolvem mitologia, mas confesso que a personalidade dos dois principais não me agradou muito. Mas é ótimo saber que a Jéssica se desenvolve, isso me anima a ler. Achei bem interessante.
Beijos!
http://www.queriaestarlendo.com.br/
Oi Carol!
ResponderExcluirÉ bom de vez quando sair um pouco da zona de conforto e se arriscar no improvavel. Eu concordo contigo que a primeira vista tambem nao leria. No momento em si nao, mas quem sabe no futuro. Nao conhecia a autora ou a obra, mas pareceu interessante a trama.
Abraços
David
http://territoriogeeknerd.blogspot.com/
Eu to muito feliz que os nacional estão com uns livros bons, eu estou também investindo em mais na cultura literária brasileira, amo muito
ResponderExcluirhttp://www.dosedeestrela.com.br/
Oie!
ResponderExcluirEssa é a segunda resenha do livro que eu leio e confesso que me desanimei um pouco. Mesmo assim eu acho que daria uma chance para o livro, ele tem temáticas e críticas interessantes. Uma pena que não foi a leitura mais incrível, espero que as impressões melhorem nos próximos dois livros!
Beijos
Our Constellations
Oi, Carol
ResponderExcluirEu conheci o livro através do blog da Sil e achei interessante. Eu gosto de viagens no tempo e afins, mas sinto que não ia curtir muito a trama por conta da personagem feminina e pelo local para onde eles vão, ainda mais pelo fato dele não ser tão explorado assim.
Vamos ver se nos demais as coisas dão uma guinada!
Beijos
- Tami
https://www.meuepilogo.com
Oi Carol, tudo bem?
ResponderExcluirAdorei a resenha sincera. A premissa parece ótima mesmo (viagem no tempo sempre me lembra Outlander), mas que pena que a trama não estava madura. A Grécia Antiga devia ser fascinante, uma pena que não foi bem explorada.
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Oi Carol,
ResponderExcluirJá tinha visto outra resenha desse livro, e fiquei meio na dúvida se leria ou não, pois não se vou gostar muito do casal pelo fato desse relacionamento com altos e baixos.
Espero que na próxima sequencia melhore os aspectos que você citou.
Bjs e uma boa semana!
Diário dos Livros
Siga o Instagram
Ah, não sabia que a Karina ia publicar um livro, também acompanho o blog dela e leio os textinhos. Tomara que a sequência seja melhor, já que você disse que realmente tem potencial para melhorar!
ResponderExcluirIasmin Guimarães | E agora?
Carol, é bom a gente sair da zona de conforto e achar livros maravilhosos!
ResponderExcluirInteressante a história e também por ser viagem no tempo... Que legal!! Pena que eles ficam mais nos baixos que altos KKKK
Beijocas da Pâm
Blog Interrupted Dreamer