19 de janeiro de 2019

Uma amiga indicou // YOU

Sinopse:
Um romance do século XXI que questiona "O que você faria por amor?". Na trama, um gerente de livrarias (Joe/Penn Badgley) conhece uma aspirante a escritora (Beck/Elizabeth Lail), e usa a internet como ferramenta para reunir informações pessoais e se aproximar dela. A estranha paixão rapidamente se torna obsessão, ao mesmo tempo em que ele passa a eliminar silenciosa e estrategicamente todos os obstáculos – e pessoas – que aparecem no seu caminho.
Esse mês de janeiro nós do projeto Uma amiga indicou tivemos um pouquinho de dificuldade para escolher um tema, e como todas estavam assistindo YOU (Você), decidimos por trazer a crítica dessa série em nossos blogs.

YOU estreou em setembro/2018 no canal Lifetime, mas agora é uma produção original da Netflix cuja temporada completa (10 episódios/aprox. 60 min. cada) está disponível na plataforma desde dezembro/2018. A segunda temporada da série já está garantida! A trama, que mistura drama/romance/thriller, é uma adaptação do livro "Você" de Caroline Kepnes, publicado no Brasil pela Rocco também em 2018.


Eu não cheguei a ler o livro e confesso que não estava preparada para escrever uma crítica sobre essa série, mas vou tentar 😅. A sinopse já explica bem que se trata de uma aparente história de amor entre Joe e Beck, mas na verdade estamos falando de uma cilada um relacionamento abusivo. Afinal, o amor não apenas desperta o que há de melhor nas pessoas, ele também revela o pior! YOU brinca com a realidade, a idealização, e o lado negro dos relacionamentos interpessoais.

A narração é um ponto interessante no formato da série: Joe narra os acontecimentos, e por vezes, Beck também. A loucura na mente de Joe é o que torna isso até engraçado: ele acredita piamente que seus feitos absurdos são o melhor para a Beck e provas do seu amor. É cada situação que só vendo, rs.

Fato é que Joe teve origens e passado duvidosos, e temos vislumbres de seus bons sentimentos e intenções – como quando tenta ajudar o filho de sua vizinha, Paco, a lidar com a violência doméstica que a mãe sofre pelo padrasto; porém, Joe não passa de um stalker psicopata muito convincente e cativante no papel de "bom moço" (capaz de confundir até o telespectador). O ator Penn Badgley está brilhante nesse papel, transitando entre o bom moço e o psicopata perfeitamente.


Já a Beck, como a Ana comentou no blog dela, até desperta a empatia do telespectador por toda a situação, mas dificilmente simpatia. Ela não é bem flor que se cheire, no entanto, nenhum tipo de mulher merece um Joe em sua vida. Entendedores entenderão: graças a Deus que a Karen (melhor pessoa dessa série) se livrou enquanto podia! hahah

É complexo e preocupante como o relacionamento entre Joe e Beck vai se desenvolvendo, com eles cada vez mais próximos e apaixonados e sem enxergar o que há de errado nisso. É preocupante a relação de "amizade" entre Beck e Peach (Shay Mitchell) – inclusive uma exploração maior da personagem teria sido ótima. É preocupante pensar na facilidade de haver um relacionamento tóxico entre duas pessoas nos dias de hoje. Quantos Joe's e Beck's estão por aí, achando tudo normal?


Além das poderosas reflexões sobre relacionamentos, a série também chama a atenção para nossa exposição nas redes sociais. Duas coisas que adorei foram sua ambientação, e seu tom saudosista em relação a livros e literatura em geral. Faz referência a vários autores e obras, e algumas menções ligadas a bibliofilia, colecionismo e preservação de livros.
"As coisas mais valiosas na vida são normalmente as mais indefesas. Então precisam de pessoas como nós para protegê-las."
Infelizmente, YOU tem alguns probleminhas sérios com furos e coisas mal explicadas, especialmente quando tenta enveredar para um lado mais criminal/policial, o que incomoda mesmo um telespectador menos exigente. Em questões de ritmo e construção da história, a série começa bem, dá uma decaída no meio da temporada, mas se encontra e fica interessante no final.

Como a Priih bem disse, o final é literalmente chocante (adj. aquilo que choca, impressiona, abala, ofende, escandaliza). Passa longe do inimaginável, mas é um tanto inacreditável. Não faço ideia do que virá pela frente na season 2!


Pra resumir, YOU tem seus defeitos técnicos mas vale a conferida por sua temática atual e "não convencionalidade". Faz bem o trabalho de adentrar uma mente psicopata, e garanto que curiosidade para chegar ao último episódio é o que não vai faltar! 😉

SPOILERSSSSS (selecione abaixo para ler):
- Quem não adivinhou que Candace estava viva? Tinha até a teoria de que ela estivesse ajudando o Joe KKKKKK Esperava mais criatividade nesse plot dela!
- A Peach realmente podia ter causado bem mais!
- Sobre a morte da Beck: né que mataram mesmo a bichinha gente, coitada! 😱
- Achei meio desnecessário a Karen ficar lavando roupa suja com a Beck, bastava avisá-la sobre o Joe. Não combinou com o que vimos da personagem.
- Vocês também estão viciados na musiquinha da Cilada ou eu sou a única? 😝
- Joe leu todos os autores do mundo, menos a Agatha Christie. É a única explicação possível! 
- JOE TEM QUE PAGAAAAAAAR 

Trailer

Avaliação: 3,5

Uma Amiga Indicou: Assistir a nova série da Netflix "YOU"
Blogueiras participantes ♥: Alessandra (Estante da Ale), Carol Antonucci (Caverna Literária), Pâmela (Interrupted Dreamer) e Priscilla (Infinitas Vidas).

28 comentários:

  1. Oi, xará!

    Bem lembrado, preciso escrever a resenha da série também D: hahaha. Concordo total com você, a série tem mesmo vários furos, não é possível que ele conseguisse se safar em todas as situações, e sem deixar rastro algum kkkk também não li o livro, mas acho que a série soube causar um grande impacto, além de ter sido muito bem feita!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol,
    Ah, eu preciso tirar um tempinho para maratonar. Pelo menos pra conhecer a história e ver o desenvolvimento.
    Já sei que vou curtir as referências, já é um ponto.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  3. Eu já tinha visto muita gente falando sobre essa série, mas ainda não conferir, está na minha lista. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
  4. Oi, Carol

    Eu acho que ouvi a versão de Cilada que a Netflix fez umas 50 vezes! Hahahahaha
    Eu curti bastante a série porque ela não se preocupa em ser séria apesar de abordar um assunto sério, entendeu?
    Tem MUITO furo mesmo, tem uns que dão até vergonha alheia, mas como entretenimento funciona bem.
    Espero que Beck não esteja de fato o que ela está, assim como achávamos que a Candace estava e na verdade não estava nada, entendeu? Hahahahahaha

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Carol, tudo bem? Eu vi só os primeiro episódios e achei bem interessante, protagonista bem complexo e apesar das ressalvas acho que vou continuar vendo rsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oi guria!
    quem assistiu essa série e não gostou, andou assistindo errado hahaha.
    Folhas De Netuno

    ResponderExcluir
  7. Oi Carol,
    Meu deus, tá todo mundo falando dessa série, to me sentido por fora hahaha
    Achei a premissa bem interessante, mas fiquei com um pé trás por vc ter dito que a série perde um pouco do folego na metade da temporada. E tbm não gostei de saber que tem alguns furos. Mas fiquei bem curioso para saber o que acontece no final. Tive que me controlar para nao ler os spoilers hahahaha
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Carolzinha,
    Fico bem intrigada quando vocês falam que o final é chocante. Eu achei tão previsível, não via outra saída para o relacionamento dele com a Beck! Seria surpreendente para mim, se ele não acabasse fazendo aquilo, rs.
    Agora, vamos esperar a season 2 para ver se foi de verdade, né?
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É previsível sim Ale, dava pra imaginar q poderia acabar assim, mas na hora fiquei meio chocada, não sei se dá pra entender kkkk

      Excluir
    2. Será que foi de verdade?
      Espero que sim, quanto menos mirabolância, melhor, rs

      Excluir
  9. Oi, Carol!
    Eu só assisti o piloto, mas pretendo continuar.
    Já vi muitos comentários falando que a série realmente tem seus defeitos, mas continuarei assim mesmo.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  10. Oi
    essa série está bem comentada, ainda não assisti mas quero ver para tirar minhas conclusões, deve ser interessante.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Carol!
    Estou no episódio 5 e não vejo a hora de continuar. Estou gostando bastante e já fiquei impactada logo no primeiro. Preciso dizer que fiquei pensando em todas as pistas que dou na internet sobre a minha vida e poxa... Preocupante!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  12. Oi Carol,
    Eu já vi a série, e estou com medo de falar sobre ela lá no blog. Eu ainda não conseguir engolir a história, rsrs. Eu achei a mesmo coisa sobre o lado criminal, tipo, muito sem noção. Mas com esse detetive que apareceu no final... vamos esperar para ver...

    Até mais !

    www.depoisdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não for um detetive idiota resolve tudo no primeiro ep da segunda temporada HAHAHAH

      Excluir
  13. Acho que algo que vc disse na resenha resume exatamente o que a série tenta passar: "Quantos Joe's e Beck's estão por aí, achando tudo normal?" Muita gente começa um relacionamento abusivo, fica dentro dele por anos e nem sequer percebe que há problemas dentro daquilo que ela acha normal.
    Ainda não assisti a série por que conheci o livro antes mesmo da série sair e ele está na minha lista para futuras leituras. Depois que ler o livro possivelmente vou assistir a série.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  14. Não era amor, era cilada!
    Eu devoreeeeeeeeei You e adorei.
    Todo mundo imaginou que Candance estava viva. Acho que menos o Joe, haha.
    Eu concordo muito com você quando diz que Beck pode até causar empatia, mas não simpatia. Como ela era chataaaaaaa.
    Eu também queria ver mais Peach. Queria ver o negócio ferver, hahaha.
    Acho que na segunda temporada vamos descobrir mais sobre tanto o passado de Joe quanto o que ele andou fazendo, porque o nome do segundo livro é Hidden Bodies. Vai ser sinistro!

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia o nome do segundo livro Teca, tô chocaaaada! hahahah

      Excluir
  15. Todo mundo está falando até que bem. Quero conhecer essa história..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá, Carol.
    Não achei o final chocante, esperava mais ou menos aquilo. Achei que a série veio em um ótimo momento, que sabe assim as pessoas acordam para a vida e começam a perceber que esse tipo de atitude do protagonista é totalmente errado e passa longe de ser amor.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O final não me surpreendeu tbm Sil, mas me senti chocada com o que aconteceu, não sei se dá pra entender kkkk

      Excluir
  17. Eu assisti essa série esse mês por indicação também e gostei, mas não tanto, hahah. Não achei o final tão chocante, mas fiquei curiosa pra saber o que iria acontecer depois. Procurei até o 2º livro da série pra saber mais ou menos o que acontecia, mas percebi que nos livros não aparece bem a Candace no final do 1. Enfim...

    Iasmin Guimarães | E agora?

    ResponderExcluir
  18. Oiii Carolzinha

    Eu adoro os temas atuais que a série aborda, essas relaç5es tóxicas, tanto afeitvas como de amizade me deixam curiosa pra saber como será o desfecho e com certeza a temática sobre as redes sociais é sempre importante de se citar e relembrar. Eu quero primeiro ler o livro, e depois a série, sinto que vou gostar.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  19. Amei sua resenha, essa série fugiu dos assuntos tradicionais: romance, adolescentes ricos com problemas fúteis ou contos de fadas, e trouxe um assunto que quase não é explorado e que todo mundo deveria se atentar mais. Fiquei desacreditada com o fim e mal posso esperar pela segunda temporada de You!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Carol,

    Em todas as resenhas que vejo dessa série, sempre tem algumas ressalvas. Mas apesar disso quero conferir para ver o que acho.
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  21. Oi Carol, tudo bem?
    Concordo SUPER com todos os comentários assinalados em spoiler. Karen era melhor do que aquilo! Mas, olhando pelo lado dela, deve ter sido bem irritante ver a ex pegando o cara de volta. Ainda bem que ela pulou fora desse barco naufragado HAHAHA!
    Gente, Joe precisa MUITO pagar. Deixou muuuitas pistas, sabe, a NYPD precisa agilizar a investigação HAHAHA!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  22. Oi, Carol! Tudo bom?
    Ao mesmo tempo em que eu fiquei curiosa com a série, me deu uma preguiça de ver não sei porque???? Acho que a hype em cima dela estragou um pouco. Quando começa muita gente falando sobre uma coisa eu fico zzzz de tentar UHASUHASUHASUHASUHUHS
    Só fiquei curiosa com a coisa do plot twist; vi muita gente comentando e queria saber, mas me controlo de não pegar spoiler porque VAI que aparece uma vontade de assistir, né?

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir

Querido leitor, deixe seu comentário, ele é muito importante pra nós! *-*
Vamos adorar visitar seu blog e retribuir, é só deixar o link ;D