28 de outubro de 2018

Uma amiga indicou // The Haunting of Hill House

Sinopse:
Shirley (Elizabeth Reaser/Lulu Wilson), Theo (Kate Siegel/Mckenna Grace), Nell (Victoria Pedretti/Violet McGraw), Luke (Oliver Jackson-Cohen/Julian Hilliard) e Steven (Michiel Huisman/Paxton Singleton) são cinco irmãos que cresceram no que se tornaria a casa assombrada mais famosa do país. Agora adultos, eles são forçados a retornar à mansão após uma tragédia e juntos precisarão enfrentar os fantasmas de seu passado — alguns ainda assombram suas mentes, enquanto outros podem estar observando das sombras da Residência Hill.
Olá colecionadores!
Outubro é o mês do Halloween, então nada mais justo do que entrarmos na vibe. Dessa vez o desafio entre nós do Uma amiga indicou foi assistir a uma série de terror, com direito de escolha entre The Haunting of Hill House ou O Mundo Sombrio de Sabrina.
Como eu curto bastante o gênero, já queria muito assistir THOHH e por isso foi a minha escolha.
Já aviso de antemão que não li o livro que originou a série, "A assombração da casa da colina" de Shirley Jackson (1953). Portanto, sem comparações nesta crítica. Também será livre de spoilers!

The Haunting of Hill House ou A Maldição da Residência Hill é uma produção original da Netflix, que estreou na plataforma no último dia 12 de outubro. Essa primeira temporada contou com 10 episódios, em média com 1h de duração cada. A temporada teve um final fechado e sem furos, inicialmente não é necessária uma segunda temporada.

Antes de tudo, devo esclarecer que a história é um terror psicológico e também um drama familiar. Basicamente, uma família problemática foi parar numa casa não muito normal e aí tudo desandou mais ainda, rs.


O primeiro episódio pode ser bem confuso: logo de cara temos que lidar com linhas temporais envolvendo passado/presente, e com vários personagens em suas versões mais novas e mais velhas. Você também pode achar o ritmo lento: eu, por exemplo, sempre reclamo de episódios de séries com mais de 50 minutos, sempre reparo que estão demorando demais pra acabar, hahahah. Mas, conforme você avança nos episódios de THOHH, tudo vai fazendo sentido e gradativamente a trama cativa o seu interesse.

Ô seriezinha pra desgraçar o cérebro, mas vale a pena a tentativa de assistir viu? Foi muito bem feita e pensada nos mínimos detalhes. Você percebe isso no roteiro, na fotografia, nos cenários, no elenco escolhido (as versões mirim e adulta dos 5 irmãos têm muita semelhança!), até mesmo nos movimentos de câmera! Tudo isto resultou numa obra extremamente sútil e contemplativa.

Por isso, pode demorar um pouco até você se dar conta de onde está a sacada que faz dessa série não ser "só mais uma". Nela, toda a história contada, sua construção, e tudo o que quis dizer nas entrelinhas, foram impressionantes; e na minha opinião, são o que mais farão o público vir a apreciá-la e aclamá-la. Nessa série de terror, tudo tem um porquê e tudo está interligado.




Adorei o fato de cada episódio ter todo um significado próprio, e de os títulos dos episódios refletirem isso, serem meio que spoilers do que aconteceria no final deles. Os plot twists dessa série são pre-ci-o-sos, apenas! *-* Queria aplaudir de pé as atuações de everybody, especialmente dos atores mirins! O que adorei na série também foi o clima melancólico, triste e trágico se sobrepondo ao terror... E não posso deixar de fazer uma menção honrosa ao Episódio 5 (o da Nell!) que foi o melhor de todos, MUITO arrepiante! O Episódio 6 também foi um tapa na cara!

No geral, a parte dos sustos não chegou a me impressionar muito... O interessante da série pra mim foi realmente os personagens: como eles foram desenvolvidos e como moveram a trama, cada um à sua maneira, cada um com seus próprios medos e assombrações e formas de lidar com isso. Inclusive, foi muito legal terem dedicado um episódio a cada um desses personagens.


A série tem uma alta carga dramática e não se preocupa o tempo todo com o "quero te assustar, pá!". Os jump scares estão presentes, claro, mas THOHH não se apoia 100% nisso para fazer o terror. A boba aqui estava esperando um final de temporada super frenético e "sobrenatural", e quebrou a cara! Se você encontrar relatos de pessoas que choraram com o final, saiba que não é exagero...

The Haunting of Hill House pode não ter feito o esperado que era assustar da maneira tradicional, com muitos fantasmas e jump scares; mas conseguiu entregar o inesperado: uma forma muito mais realista, intimista e genuína de aterrorizar, com segredos, traumas, perdas, sofrimento, mágoas e culpa  velhos conhecidos que afetam a mente de todos nós.


Avaliação: 4,5

Uma Amiga Indicou: Assistir uma série de terror escolhida pelo grupo
Blogueiras participantes ♥: Alessandra (Estante da Ale), Carol Rodrigues (Caverna Literária), Pâmela (Interrupted Dreamer) e Priscilla (Infinitas Vidas).

17 comentários:

  1. Oi, Carol!
    Parece ser muito boa, embora eu seja bem medrosa.
    Gostei disso de não se preocuparem em assustar o tempo inteiro, focar também na parte dramática, esse ponto me faria assistir.

    Beijos! Dear Masen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é exatamente assim Anni, então assista! Vale a pena, confia em mim ;)

      Excluir
  2. Oi, Carol!
    Menina, eu ainda vou assistir essa série. Uma amiga minha assistiu e adorou!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Olá, Carol.
    Ainda bem que você falou sobre esse primeiro episódio porque assisti ele e acabei desistindo da série. Achei tão confuso e não acontece nada hehe. Acho que vou dar uma segunda chance.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol, tudo bem? Não vou mentir, tenho medo, mas vi um pouco do primeiro episódio e achei a produção muito boa! Vou tentar assistir!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Olá!!
    Eu estudo todo mundo falando muito bem dessa série que assim que eu tiver um tempinho vou assistir
    Beijos
    https://focadasnoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Carol

    Eu ia assistir esta semana, mas aí estreou Sabrina e eu passei na frente. Li uma teoria sobre os personagens e isso me deixou ainda mais curiosa. E se a série dá aquela desgraçada no cérebro, tô dentro! hahahahhah

    Beijo
    - Tami
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li essa teoria tbm! A verdade é que qnt mais vc fica pensando nessa série, mas coisas vc descobre! rs

      Excluir
  7. Oi, Carol
    Eu vi muita gente comentando sobre essa série, mas por ser nesse estilo eu não veria, morro de medo de coisas do tipo, não curto muito thriler e etc.
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Carol do céu, eu não assisto essa série é nunca!
    Hahahahahahaha
    Eu sou MUITO medrosa, tenho pavor de história de fantasma e eu provavelmente ia ficar sem dormir o resto da vida.
    Sei que todo mundo fala que é bom, mas não rola para mim.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Carol!
    Eu só não me arrisco porque terror não é comigo KKKKKK. Eu sinceramente sou fraco pra essas coisas, então meu nivel e Stranger Things pra trás. mas fico feliz que tenha agradado tanto. Vi muita gente falando muito bem sobre, mas não me animo de toda forma.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Carol,

    Essa série e a da Sabrina estão na minha lista para conferir.
    Apesar de ser meio medrosa, quero muito assisti pelos elogios que venho vendo.
    Bjs e uma ótima noite! Feliz Halloween!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  11. Hey Carol! Tudo bem?
    Já ouvi muito sobre essa série, ta na minha lista!
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
  12. Oi, Carol!
    Para ser sincera, quando eu vejo postagem que tem alguns gifs assim de séries de terror, eu passo correndo. Pude ver que você gostou da série, mas eu nunca vou assistir hahaha
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  13. Oi
    vi muitos comentar dela, mas nao tenho interesse em assistir, não faz muito meu estilo prefiro series com um toque mais parecido com o de Sabrina.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Eu me apaixonei por essa série <3
    Amei o drama familiar, os fantasmas internos e ver como tudo isso influenciou na vida deles.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir

Querido leitor, deixe seu comentário, ele é muito importante pra nós! *-*
Vamos adorar visitar seu blog e retribuir, é só deixar o link ;D