Livro: Série A Grande Aventura: A Lenda
Autora: Luiz Amato
Volume: 1 de 3
Editora: Amazon
Gênero: Ficção/Aventura/Mistério
Literatura Nacional
Ano: 2014
201 páginas
Uma aventura de tirar o fôlego.
Para você que gosta de ficção,
enigmas, suspense e ação, tudo isso
em uma leitura fácil e gostosa.
Conviva com personagens carismáticos
e interessantes. Viaje pelo tempo, nas
Cruzadas, século 12, ou em uma masmorra
na Inglaterra, no século 15. Aventure-se
por cemitérios esquecidos, corredores
misteriosos e um laboratório de
manipulação genética. Conheça o
"Setor de Lendas" da igreja em Roma.
Prepare-se, isso é só o começo.
A
Lenda é o primeiro volume da série A Grande Aventura, do nosso super simpático autor
parceiro Luiz Amato. Já fizemos uma entrevista com ele aqui no blog (clique aqui), e agora vamos a resenha desse livro que me lembrou aqueles filmes tipo A
Lenda do Tesouro Perdido e O Código da Vinci, que eu adoro, aliás.
A
história começa quando tremores de terra atingem a Itália, na região da Gruta
di Cane. Boatos correm entre os moradores de que esta caverna é mal assombrada
e habitada por criaturas amedrontadoras, que capturam almas pecadoras. Esses
boatos chegam ao Padre Ângelo da igreja de Roma, onde existe o Setor de Lendas,
que cuida de crenças, fenômenos e mitos como esse. A dupla Paulo e Lazlo é
chamada para a investigação do caso, e após passarem alguns perigos na gruta,
encontram alguns ossos e uma arca com pergaminhos antigos. Depois de analisados,
é constatado que estes pergaminhos datam de "antes de tudo". Como eu
disse, esse é só o comecinho do mistério, a partir daí tem de tudo nessa
história ;)
"A igreja católica em Roma, tem membros com as mais diversas atribuições, como padres que cuidam da parte administrativa, ou pacientes irmãos que escrevem sua história. Padre Ângelo tinha uma atividade bem definida e, do ponto de vista da maioria dos seus "superiores", de suma importância. Era o responsável pelo departamento denominado, nos meios burocráticos, de "estudos equacionais". Porém ele e sua equipe gostavam de tratá-lo por um nome bem mais simples: "Setor de Lendas"."
Nacional surpreendente pra quem gosta de enigmas, mistério, suspense e altas aventuras; A Lenda leva o leitor para épocas e lugares dos mais inusitados.
Difícil acreditar que coube tudo em um livro! (apesar de ser uma trilogia, rs)
Com capítulos curtos que facilitam o ritmo e entendimento da leitura, e a narrativa instigante e inteligente do autor, A Lenda foi um livro que me ajudou a ver além das minhas preferências de leitura.
Um elemento diferente do livro que eu gostei muito foi a mistura entre religião e ciência na história, que podia ser simples assim na vida real, haha. Mas ainda acho que a Igreja Católica realmente deve ter algo como o Setor de Lendas XD Outra coisa foi o foco não só no lado histórico das coisas, mas o acréscimo da ficção científica também.
Sabem aquela hora no livro ou filme em que os personagens estão tentando desvendar algum enigma, e aí eles começam a falar um monte de coisas que você não consegue acompanhar o raciocínio, mas têm lógica no final? hahaha Então, admiro quem cria esse tipo de coisa (e cara, imagina a pesquisa por trás disso? :O), e o Luiz faz isso muito bem no livro, ele parece ser muito inteligente e gostar muito de matemática. Dito isso, apesar da "menina de humanas" aqui ter ficado perdida em alguns momentos, a história é muito interessante e te deixa curioso pelas resoluções.
Sobre os pontos negativos, começo falando das descrições. Eu tenho um lado totalmente pessoal que não gosta de páginas e páginas descrevendo um lugar (sendo exagerada) nos livros, o que também afeta meu lado "escritora": faço ótimos diálogos mas sou super objetiva nas descrições, rs. Mas isso é de cada leitor. O problema desse livro é que ele já é descritivo por natureza, mas ainda tem um elemento a mais: as descrições numéricas. Coloquei um exemplo abaixo e isso acontece em vários momentos do livro, principalmente no começo. Enfim, achei um pouco exagerado e acabou me incomodando =/
"As estantes eram dispostas em quatro lances principais de dois metros e meio cada, subdivididas em cinco fileiras de meio metro. Começavam a partir de três metros do piso, totalizando treze metros de altura."
Quanto à edição, A Lenda foi publicado através da Amazon (acho que o Luiz foi um dos primeiros autores a publicar por lá, assim que anunciaram o serviço). O livro tem as páginas amareladas \o/, e a diagramação é simples, com duas falhas que podem ser consertadas na próxima edição: a falta de numeração das páginas e o corpo do texto não-justificado. A capa do livro eu acho condizente com a história, mas igualmente simples. Também encontrei alguns erros no texto.
Já os personagens foram um caso à parte. Como já foi citado existem vários padres na história, e também criaturas estranhas. Eu não consegui me conectar ou me identificar com os personagens do livro, até o doutor Watters e seu companheiro Sahij aparecerem. Foram dois personagens com os quais simpatizei muito, e a partir da entrada deles a história ficou melhor ainda e mais divertida. Acredito que se eles não existissem o livro não seria o que é.
Segundo ponto, muito curioso: a ausência de personagens femininas na história :O Pra não dizer ausência total, tem uma sábia chamada Fratter Tercanjullus que aparece rapidamente, e depois a integrante do grupo chamado "Los Sinistros"(sem explicações spoilerentas kk) chamada Janis B Smith, que é mencionada no final do livro e provavelmente será explorada no segundo, assim como esse grupo. Sei lá, nunca tinha lido um livro com tantos homens e praticamente nenhuma mulher XD
Segundo ponto, muito curioso: a ausência de personagens femininas na história :O Pra não dizer ausência total, tem uma sábia chamada Fratter Tercanjullus que aparece rapidamente, e depois a integrante do grupo chamado "Los Sinistros"
Legal num livro é que quando você pensa que as coisas estão se
resolvendo, vem uma reviravolta e mostra que só estão começando. Por esse
primeiro volume deu pra perceber que ainda tem muitas descobertas pela frente,
foi um livro mais introdutório mesmo. O final te deixa muito ansioso para ler a sequência, até porque
nem um terço dos problemas foram resolvidos ainda.
Fazendo uma retrospectiva geral da leitura, fiquei com a impressão de que faltou algum elemento para
encantar "de uma vez por todas" o leitor, mas não sei dizer exatamente o quê. Considerando minhas observações e dando crédito pela história super criativa, retirei 1 estrela da avaliação.
Luiz, muito obrigada pela oportunidade de ler seu livro e
desculpa a demora da resenha, sucesso!
Pra quem se interessou pela leitura, o autor está
organizando um Book Tour de A Lenda, é só comentar nesse post lá no facebook ;)
E por hoje é só meus amores, beijos e preparem-se para A Jornada (vol. 2)!
"Eles começavam a se movimentar. A possibilidade de descobertas deixava o ambiente como que eletrizado. Parecia haver bem mais que os onze padres."
Avaliação
Muito bom
Oi!
ResponderExcluirEstou curiosíssima para ler esse livro do Luiz.
Desde que participei da semana de lançamento, me interessei pela premissa. E parece ser um livro incrível mesmo!
Espero ter a oportunidade de lê-lo em breve.
Beijos
>> Vem participar do top comentarista do mês. Está valendo um vale presente e um livro surpresa!<<
Construindo Estante || Facebook
Eu adoro histórias com essa temática, sempre me encantaram!
ResponderExcluirA lenda parece ter uma boa premissa, gosto desse clima de mistério. Fiquei com vontade de ler *-*
Beijo.
http://www.tendadoslivros.com.br
Oii Carol, tudo bem? O Luiz parece ser super querido mesmo, pelo que vejo na facebook. Adorei a sua resenha pq tipo, super me identifiquei hahha. Também tenho problemas com livros muito descritivos e isso também se reflete na minha escrita. E vc já deve ter percebido isso, hehehhe.
ResponderExcluirEsse trecho numérico é de matar, kkkkk
Eu acho estranho livros sem mulheres. Li um assim esses dias e isso me incomodou bastante :( , mas é algo pessoal, ahhaha
Beijooos
http://profissao-escritor.blogspot.com.br/
Oláa Carol, como vai??
ResponderExcluirEsse tipo de leitura não faz muito bem o meu gênero, mas como você disse: "A Lenda foi um livro que me ajudou a ver além das minhas preferências de leitura.", então acho que eu daria uma chance sim, porque parece ser muito bom! Achei legal-talvez-, do fato de não ter quase nenhuma mulher, nunca li um livro assim >.< E esse trecho numérico? Meu deus! hahahaha
Beijos,
http://our-constellations.blogspot.com.br/
Ja ouvi falar desse livro, mas nunca li !
ResponderExcluirAdorei a resenha, e a foto perto da torre eiffel ficou linda.
Beeijos, te espero lá no meu blog ♥
http://www.paaradateen.com
http://www.facebook.com/PAARADATEEN
Bem interessante o enredo do livro, me lembrou Dan Brown mesmo. Gostei que você pontuou os pontos bons e 'ruins' do livro, da história até a diagramação ><
ResponderExcluirBeijos
http://mon-autre.blogspot.com/
Olá,
ResponderExcluirNão conhecia o livro e confesso que nem me interessei muito em ler a história, mas parece ser bacana pra quem curte. Esse negócio de ter mais personagens homens é complicado mesmo!
Beijos.
Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com
Olá!!
ResponderExcluirPrimeira vez que visito o blog de vocês! Adorei!!
Amei o jeito com que escrevem, o layout é uma fofura!! Já estou seguindo!!
Com relação ao post, ainda não conhecia os livros e nem o autor, mas já anotei a dica... e pelo que li lembra mesmo O Código da Vinci... gosto de livros que abordam esse tema!
Parabéns pela resenha!!
Beijos, Bá.
http://cafecomlivrosblog.blogspot.com.br
Esse tipo de história é uma das minhas favoritas. Adoro um bom mistério, e esse ritmo de ir descobrindo as coisas ao longo do livro deixa tudo mais interessante!
ResponderExcluirBeijos, O Outro Lado da Raposa
Oie Carol =)
ResponderExcluirSempre que visito o seu blog fico conhecendo um livro novo *-*
A premissa desse parece ser ótima! Adoro livros que me surpreendem que que a cada novo capítulo traz um fato novo.
Dica mais que anotada!
Beijos;***
Ane Reis.
mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
@mydearlibrary
Oi, Carol! Ainda não conhecia o livro, mas achei ele bem interessante! Super curti a premissa da história e adorei a capa do livro! Ótima resenha! :)
ResponderExcluirAbraço
http://tonylucasblog.blogspot.com.br
Oi, tudo bom?
ResponderExcluirAinda não conhecia o autor, mas achei o tema do livro interessante.
Adorei sua resenha, ficou muito clara.
Beijos,
Juh
http://umminutoumlivro.blogspot.com.br
O livro me pareceu de assuntos que eu amo, então super me interessei! Gosto de livros que possuem reviravoltas, dá um gostinho diferente na leitura. Tenha um final de semana abençoado, beijos!
ResponderExcluirBlog Paisagem de Janela
http://paisagemdejanela.blogspot.com
Que linda a capa, um ótimo texto e um enredo surpreendente. Já estou correndo pra encontrar esse livro. Amei!
ResponderExcluirhttp://mundo-restrito.blogspot.com.br
Olá! Tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia o livro ainda, mas achei que o enredo é bem bacana... Deu até curiosidade de ler... hehe
Beijão
albumdeleitura.blogspot.com.br
Oie!
ResponderExcluirJá tinha ouvido falar desse autor, e "A lenda" já está na minha lista, principalmente depois dessa resenha!!!
Obrigada pelo comentário lá no blog!
Bjos!!!
naoeaterradonunca.blogspot.com
Esse livro me pareceu bem interessante,achei o enredo bem legal...Deu uma certa curiosidade de Ler.
ResponderExcluirBeijos
http://bibliotecadesajeitada.blogspot.com.br
Que interessante!
ResponderExcluirNão conhecia esse e achei bem legal, além de achar linda essa capa!
Também não sabia que havia edição física do Amazon... enfim, vivendo e aprendendo (conhecendo outros blogs e aprendendo, rs). :)
ssentrelivros.blogspot.com.br