13 de setembro de 2019

Evento Literário // Bienal do Livro RJ 2019


Olá colecionadores! Demorou, mas saiu! O pedido e aguardado post sobre como foi a Bienal do Livro RJ 2019 😍📚🎉

Sei que alguns de vocês acompanharam a #coberturaACDH do evento pelo nosso instagram, foi a primeira vez que usei tanto os stories! hahah (e teve recorde de visualizações, + de 100❣, nunca achei que chegaria esse dia kkkk) Achei uma forma legal e prática de deixar vocês por dentro do que estava rolando, espero que tenham curtido! Está tudo registrado lá nos Destaques (Bienal RJ/19 Parte 1, 2 e 3).

Se eu soubesse fazer estrelinha ia ficar perfeito!

Bem, esse ano eu estava pretendendo ir apenas 1 dia na Bienal, pois era o que minha situação financeira permitia, rs. O ingresso estava caro e ainda não tenho o registro de Bibliotecária para conseguir a gratuidade. Mas acabou que eu consegui a credencial de blogueira (vocês acreditam que eu perdi o prazo? kkkk me inscrevi 1 dia depois, ainda bem que deu certo!). E aí, dando um jeitinho, estive lá em 3 dias (03, 05 e 07/09). Nunca consigo ir em dias seguidos, é bem cansativo! rs Gostaria de ter ido em um dos primeiros dias (30 ou 31), mas não deu 😕

No dia 03 foi minha irmã que inventou de ir 😆, e ficamos lá por apenas 3h, porém foi nesse dia que aproveitei mais para tirar fotos nos cenários (aliás, esse ano teve uma organização melhor de filas para tirar fotos!); era fim de tarde e dia de semana, então não estava tão cheio. Nesse dia acabou que eu não comprei nenhum livro...

No dia 05 eu acordei com a mensagem da minha amiga Pâmela chamando pra ir com ela e a mãe dela, e fomos! 😅 Ficamos da manhã até a noite por lá. Foi o dia que eu aproveitei mais para olhar o preço dos livros e fazer as comprinhas, rs. Comprei 3 livros e um marcador personalizado 😍
Raio de Sol - Kim Holden foi R$16, Horror na Colina de Darrington - Marcus Barcelos foi R$10,90; e comprei para a minha mãe Orgulho e Preconceito - Jane Austen por R$10, e o marcador personalizado deste por R$10.

Ainda no dia 05, chegaram em casa os 2 livros que eu comprei poucos dias antes numa promoção do site Submarino (que considero parte do #bookhaul da Bienal também):

E por fim, no dia 07 (que era o que eu tinha determinado de ir mesmo, rs), era sábado/feriado e o Riocentro ficou lotadíssimo. Não tive saco pra fazer muita coisa nesse dia, mas fiquei lá de 11h até umas 19h 😁 Foi o dia que eu aproveitei para encontrar com algumas amigas (Esther, Jeh, Carol Ariel e Gih 💕), blogueiras e autoras. Nesse dia eu também não comprei nenhum livro, porém ganhei 7! 😍 Foi uma emoção, melhor coisa é ganhar livros na Bienal, hahah:
Romance com o Duque - Tessa Dare ganhei da minha amiga Esther, Ninguém Nasce Herói - Eric Novello ganhei do Felipe Neto 😎, O Vale de Elah/O Bosque de Herete/O Deserto de Maom/A Fortaleza de Jebus/O Vale do Sal - Carla Montebeler ganhei da própria autora ❤

Agora falarei sobre alguns assuntos específicos:

#Arrependimentos
- Gostaria de ter olhado com mais calma os estandes do Submarino, Grupo Alto Astral, Editora Coerência, Editora Charme, os estandes gospeis...
- Não consegui parar para assistir nenhuma palestra, nem ir em algum dos encontros de blogueiros/leitores 😭
- Acabei desencontrando da Karina Pinheiro, colecionadora e autora parceira, que eu queria tanto conhecer pessoalmente! 😢

Estandes e Cenários
- Tirei váaaarias fotos!
- O estande da Intrínseca na minha opinião  foi o mais bonito esse ano! 😍
- Gostei dos estandes da Valentina, do Submarino e da Faro Editorial também.
- Uma coisa que eu gostei no estande da Universo dos Livros, foi a opinião dos blogueiros parceiros sobre os livros do próprio catálogo deles passando no telão, uma valorização bem legal que merece ser copiada!
- Esse ano não teve estande da Saraiva... 😕 Mas teve da Livraria da Travessa, creio que foi a primeira vez deles!
- A Darkside teve um espaço dedicado dentro do estande do Submarino.
- E teve o Boulevard do Livro, um espaço feito com pallets de madeira e de menor custo para as editoras. Era lá que estavam os livros da Novo Conceito, Plataforma 21...

Visitei o Anexo Secreto da Anne Frank que montaram no estande do Grupo Editorial Record, em homenagem aos seus 90 anos. Deu uma pontinha de tristeza, mas valeu a experiência (apesar de ter sido meio relâmpago, pisquei e já era pra sair de lá kkk). Já falei pra vocês lerem o livro? ❤

Preciso elogiar a organização do Credenciamento esse ano! E a Sala de Imprensa ficou beeem melhor e mais confortável com as divisões!

Sobre marcadores, fiquei com a impressão de que não teve tanta variedade e distribuição por parte das editoras esse ano. Trouxe pra casa esses da foto abaixo, e estou com uma sacola de repetidos aqui que preciso sortear, rs. E sobre bottons? Cadê? Nem vi, que pobreza! 😂

Autógrafos
Esse ano pra mim só rolou a sessão de autógrafos da Carina Rissi: peguei a senha tranquilamente na parte da manhã, e ela começou a autografar por volta das 15:30h. Eu fiquei praticamente no final da fila, então quando chegou minha vez já era umas 18h.
Sempre quis conhecê-la (é uma fofa 😍)! Procura-se um marido foi o primeiro livro dela que li e é meu favorito! Foram páginas que passaram voando e me fizeram rir, suspirar e emocionar ❤

Esbarrei na Bienal
Conheci a Luciane Rangel (autora de Guardians e Tenshi - que eu ainda não li, mas quero) e ela escreveu um conto muito bom que me surpreendeu no final chamado Se você puder me ouvir, já falei dele aqui no blog!
No estande da Upbooks, conheci também a Ellem do blog Colecionando Primaveras (que eu fico babando nas fotos que ela posta no instagram); a simpatia em pessoa Carla Montebeler (autora e editora da Upbooks - eu já entrevistei ela aqui no blog e estou bem curiosa para ler seus livros!); e a Arlene Diniz (autora do "Uma viagem nem um pouco sonhada" - que foi resenhado pela minha mãe aqui no blog).
Também conheci pessoalmente a Hanna do blog Mundinho da Hanna (que é muito legal e adoro acompanhar os passeios que ela faz pelo RJ e posta no blog).
E gravei recadinhos no instagram com alguns autores que estavam por lá divulgando seus livros: Silvano Coli, autor de O Herdeiro Supremo; Bruna Mazzali, autora de O Plano Quase Perfeito; e Saulo Baruc, autor de Avenida Vieira Souto.

Promoções
- Fiquei um pouco decepcionada com os estandes de 10 reais esse ano, não vi muita coisa que eu realmente quisesse. E também era meio difícil procurar pelas lombadas, com tudo revirado e ainda com a muvuca.
- Tinha livros por 10 reais nas Lojas Americanas.
- A Intrínseca, Arqueiro, Grupo Record, Rocco e Grupo Autêntica tinham estantes promocionais com livros de 15 reais pra baixo.
- Também tinham livros de 20 reais pra baixo na Universo dos Livros, Faro Editorial, Planeta, Grupo Pensamento, The Gift Box, Bezz editora...
- A Valentina, a Globo Alt, a Novo Conceito e a Harper Collins tinham toda ou boa parte do catálogo por 20 reais.


E esse foi o resumo da minha ida a Bienal!
Mesmo com as filas, muvuca, cansaço, censura, BRT cheio e falência financeira; essa festa literária também proporcionou muita coisa legal e sempre vai ser um dos meus programas favoritos, minha disneylândia! hahahah
Beijos e até o próximo post!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
⇒ Você já segue as redes sociais do blog? ⇐
 FanpageInstagram Twitter

27 comentários:

  1. Oi Carol!

    Acho que deu pra aproveitar bastante viu?
    Ano passado foi minha primeira bienal e eu fiquei doida com tanta coisa pra fazer.
    Fui dois dias e não consegui tirar foto nos estandes :(

    Ótima cobertura!

    Beijos

    https://tear-de-informacoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Que bom que conseguiu aproveitar bem essa bienal!! Também fui porém em só dois dias e aproveitei bem também! Que bom que conseguiu ganhar vários livros
    Beijos!!
    https://focadasnoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Através do seu post, percebi que não vi nada...Até esqueci da Novo conceito,então mais livros que não conferi. :( Mas foi muito bom reencontrar vocês e que na próxima, possamos ir num dia mais calmo. Agora, vê se não demora muito pra ler o livro da Tessa, haha.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Carol.
    Eu vi suas postagens no instagram e só fiquei babando hehe. Deu para você aproveitar bem a bienal. Acho que vale é a experiencia mesmo porque livros baratos a gente compra na internet hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi Carol! A Intrinseca sempre é criativa nas Bienais, um dos melhores estandes para tirar fotos. Eu não pude ir e agora aguardo ansiosa a de SP. Deu para ver que você aproveitou bem. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol
    Eu fiquei louca com as fotos do insta de todos os que foram, morri de inveja. Mas pretendo ir na próxima. Ficar apaixonada por esses stands e as promoções é o que me move! Eu super indico Raio de Sol, é um livro lindíssimo... e também quero muito ler Confesse.
    Beijo
    Capítulo Treze
    INSCREVA-SE NO CANAL
    Sorteio de Todas as pequenas luzes
    Sorteio de aniversário dos blogs O que tem na nossa estante e Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  7. Acho que não tinha estande da Saraiva por que ela faliu não foi? Alguém tinha me dito que a empresa havia falido, tanto que algumas lojas dela que existiam aqui na minha cidade agora são outras. Só tem loja online agora.
    Enfim, gostei muito de saber como foi seus dias no evento, queria muito ter grana para viajar até o Rio e participar de alguma Bienal, deve ser uma feira mágica.
    Lindo seu marcador Orgulho e Preconceito, mas uma pena que as empresas não focaram em bons marcadores esse ano, haha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  8. QUE DEMAISSSSS
    ANO QUE VEM EU VOU DE NOVO, UHULLL
    Puxa, Carol... Que pena que não tinha muitas promoçoes, mas QUE ÓTIMO que voce conseguiu encontrar muitas autoras, encontrou amigas e novos amigos/gas!
    Adorei o seu saldo
    COMO ASSIM CONFESSE POR 8 REAIS!!!!

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  9. Oi Carol! Eu tb nunca consigo ir em eventos em dias seguidos, achei que fosse a única rsrsrs Mas que bom que vc conseguiu ir, adorei as fotos!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Oi
    que bom que foi boa a experiência, apesar de ser cansativo, legal que ganhou 7 livros, espero que aproveite e as leituras.
    Confesse é um bom livro.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Ai, que lindezura! AMEI o tanto de indicações de obras que recebi durante o seu relato e as tantas reflexões importantes que ficaram. Ia como autora e é maravilhoso sentir que compareci um pouquinho somente através de imersões como as suas. Amei.

    semquases.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Carol!
    Esse ano foi a minha primeira Bienal e foi uma experiência incrível! Pretendo voltar mais vezes e já quero a de SP ano que vem.
    Só é uma pena que a gente não se encontrou.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio de aniversário Balaio de Babados e O que tem na nossa estante. Participe!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Carol!
    Essa bienal rendeu bastante coisas legais, hem?!
    Adorei acompanhar um pouco sua experiência e as fotos ficaram ótimas.

    Beijos
    Construindo Estante || Instagram

    ResponderExcluir
  14. Oi Carol,

    Acompanhei seus stories e fiquei encantada com tudo!
    Esse ano não deu para mim ir, mas já estou começando a me organizar para ir no ano que vem aqui em SP.
    É um evento muito gostoso, mas bem cansativo rs.

    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  15. Oi Carol, tudo bem?
    Adorei o relato, você parece ter aproveitado muito!
    Mas pra mim o que mais chamou atenção nessa Bienal foi a censura descabida da prefeitura do Rio. Menina, que medo de estar vivenciando esse tipo de situação. :( Adorei a atitude do Felipe Neto.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  16. Oi, Carol! Tudo bem?
    Bienal é tudo de bom, não é? E parece que o saldo dessa aventura foi positivo e ficarei ansiosa para saber sobre as novas leituras.
    Eu consegui ir uma vez na de São Paulo e amei.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
  17. Oi Carolzinha,
    Ver seus stories me deixou mais perto desse evento maravilhoso!
    Não vejo a hora de começar as prepações para a Bienal de SP. Quero me programar e ir para aí em 2021! *-*
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Nossa, que invejinha! Espero conseguir ir na próxima Bienal porque é meu sonho. Tu tirou cada foto linda, que mds. Já vou começar a juntar meu dinheirinho para o meu bolso me permitir estar na próxima. Foi um passeio e tanto pra ti, que bom uqe se divertiu.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  19. Oi Carol,
    Eu fui no dia 7, empurrada pelos meus pais, porque achei realmente que não fosse ir. Acabei machucando meu pé lá, mas olhei bastante do que queria. Uma pena que não nos encontramos.
    Nem sei se vou compartilhar algo, pois nem comprei muita coisa kkkk.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  20. Olá...
    Eu sou completamente louca para um dia poder ir na bienal, tenho certeza que é um evento incrível e a cada post que algum blogueiro faz minha vontade aumenta... Só que moro em MG e fica um pouco caro viajar assim.
    Amei sua cobertura do evento <3
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Oi, xará!

    Ahhh que demais ver como foi a Bienal! No ano passado a Saraiva também não foi, a crise deve estar bem tensa mesmo, muito triste e inesperado isso :/ acho que eu não conseguiria ir 3 dias, em um só eu já fico mega cansada e irritada com o tamanho das filas e de gente, mas imagino que você tenha ido e ficado digamos que pouco tempo também né, eu quando vou acabo ficando o dia todo pra aproveitar haha
    Adoreei suas fotos e as com os autores também! Olha só a Hanna aí! Um dia vc tem que vir pro de SP pra gente se conhecer também ein! E imagino que você vai adorar Confesse e Horror na colina Darrington, eu pelo menos adorei! E já desejo ótimas leituras pra você!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Oi, Carol

    A gente mora tão perto que é até vergonhoso que a gente não marca essas coisas, mas enfim. hahahaha
    Esse ano eu fui em apenas dois dias, no dia 31 e no dia 8. Queria muito ter ido dia 7 para ver a Jessica, mas era dia de feira e eu não podia faltar.
    Eu também achei que esse ano foi pobrinho de marcador, realmente não teve variedade.
    E eu nunca visito a sala de imprensa mesmo com a credencial. hahahahah

    Beijo
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  23. Queria tanto ter ido!! Adorei as fotos de como foi.

    Beijo
    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  24. Oi Carol!
    Já bateu uma nostalgia aqui!
    Gente essa Bienal foi muita loucura mesmo.Era tanta coisa ao mesmo tempo que mesmo indo a todo ano que tem no Rio acabei ficando meio perdido kkkkkkkkk
    Achei que era só eu que tinha ficado decepcionado com os stands de livros a R$10,00.Comprei só 3 livros por lá,não tinham tantas variedades assim.
    Corri muito pra conseguir ir de um evento pro outro hhahahahhahha
    Mesmo com tanta correria já estou com saudades!
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Oi
    raio de sol parece ser um bom livro, espero que goste e traga uma resenha por aqui.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir

Querido leitor, deixe seu comentário, ele é muito importante pra nós! *-*
Vamos adorar visitar seu blog e retribuir, é só deixar o link ;D