5 de maio de 2019

Série // Romance is a bonus book (Dorama)

Resultado de imagem para netflix
Sinopse:
Cha Eun Ho (Lee Jong Suk) é um escritor genial e o editor-chefe mais jovem de sua editora. Ele é inteligente e tem boa aparência. Ele também é mal humorado no trabalho, mas tem um coração caloroso e uma personalidade razoável. Kang Dan Yi (Lee Na-Young) costumava ser uma redatora popular, mas agora ela está sem dinheiro e desempregada. Mesmo que ela tente encontrar um emprego, devido à sua carreira impressionante e excelente formação educacional, ninguém quer contratá-la. Finalmente, Dan Yi consegue um emprego na mesma editora de Eun Ho, porém mentindo sobre o seu passado. Eles começam a desenvolver sentimentos românticos um pelo outro.
Olá colecionadores! Quem diria que eu estaria aqui falando de um Dorama!
Há tempos que eu venho tentando começar a assistir alguns, mas nunca passava dos primeiros episódios... Finalmente encontrei Romance is a bonus book, que me conquistou de verdade, desde o primeiro episódio!
Vi a indicação no blog O que tem na nossa estante, e o que me chamou a atenção de cara pra conferir foi a ambientação em uma editora – não resisto a isso, confesso! 😍📚
Então minha recomendação hoje vai ser super especial, e vou torcer para que depois de lerem a crítica vocês decidam dar uma chance a essa história também!
Aproveito para relembrar a postagem Por que você deve se render ao mundo dos doramas, que a minha mãe escreveu aqui pro blog (ela sim, A Viciada em doramas, rs).

Resultado de imagem para romance is a bonus book gif
Resultado de imagem para romance is a bonus book gif

"Romance is a bonus book" ou Romaenseuneun Byulchaekboorok (2019) está disponível na Netflix e é um dorama com 16 episódios de 1 hora cada. Você pode esperar da trama um clima de romance doce e contagiante, muita demonstração de amor pelos livros, e vários momentos pra rir e chorar!

Dan Yi e Eun Ho na verdade são melhores amigos desde a infância, mas cada um seguiu seu caminho na vida. Dan Yi trabalhava com publicidade, até que casou-se e teve uma filha, dando uma longa pausa na carreira. Eun Ho tornou-se um escritor e editor de sucesso, com várias namoradas no currículo. Acontece que Dan Yi sofre uma traição de seu marido, que a larga com o coração partido e sem condições de sustentar a filha (que no momento estuda em outro país). Dan Yi passa mais de um ano fazendo entrevista atrás de entrevista, se virando para mandar dinheiro para a filha, morando em uma casa sem luz ou água prestes a ser demolida, e trabalhando escondida como doméstica na casa de Eun Ho (que não sabe sobre sua atual situação). A realidade é que as empresas são muito resistentes em dar nova chance a mulheres que pausaram a carreira. Mas um dia, Dan Yi vê um anúncio da Editora Gyeoroo, que não especifica idade e exige apenas o Ensino Médio para o trabalho. Dan Yi altera deliberadamente seu currículo e mais tarde, é contratada pela editora! As circunstâncias cada vez mais aproximarão novamente Dan Yi e Eun Ho, que ela vê como seu "irmão caçula". Será que a sintonia entre eles voltará com tudo e se tornará em algo mais?

O resuminho acima é um pedaço de uma história que vai muito além e guarda muitas emoções, mas acho que já dá pra perceber que o enredo é bem trabalhado, mesmo que construído sobre uma base clichê. Por isso sempre dizemos que a forma de contar a história faz toda a diferença, e é o que acontece aqui! O primeiro episódio já partiu meu coração, pois mostra toda essa situação da Dan Yi: primeiro, o casamento – e depois, a traição, a filha, a solidão, os perrengues, e as humilhações pra voltar ao mercado de trabalho... É muito triste! Mas vocês verão que Dan Yi é uma personagem feminina especial, determinada e que não se deixa abater facilmente!

O relacionamento entre Dan Yi e Eun Ho vai sendo desenvolvido aos poucos, do jeito que eu gosto. Li algumas opiniões dizendo que foi um casal sem química, mas não achei isso. Existe uma diferença de idade entre eles, e Dan Yi não consegue enxergar o Eun Ho de forma romântica tão facilmente. Aliás, o Eun Ho é um personagem que dá gosto de ver, intenso! Antes de eu perceber, ele já tinha me ganhado total! É um gentleman até na hora de dar um fora 😂 Esse ator Lee Jong Suk, é muito lindo, muito expressivo, estou apaixonada! 💘

Imagem relacionada

Os personagens secundários do dorama recebem até bastante atenção! Eu adorei todos porque são carismáticos, e como têm personalidades muuuito diferentes entre si, cada um te entrega algo. Foi bem legal ver as relações de amizade e outros casais se formando também. Outra coisa que adorei nesse dorama foram algumas discussões levantadas não tão comuns, como por exemplo, sobre diferentes dilemas que as mulheres enfrentam no mercado de trabalho, na maternidade, quando se divorciam, etc. Ah, e tem até um mistério na trama, gente! É sobre o desaparecimento de um escritor famoso, aparentemente ligado a um segredo de Eun Ho. Olhem, digo apenas que uma revelação no final me deixou no chão em posição fetal! 😭

E faltou mencionar aquilo que eu mais amei em "Romance is a bonus book": os livros são inspiração pra tudo, a vida se confunde com eles! O dorama é muito carinhoso, realista e atual ao retratar o dia a dia e as atividades em uma editora, as difíceis decisões, as alegrias, as m's que acontecem, os desafios, as tendências, o relacionamento com os escritores e leitores, o significado da literatura, o valor de uma publicação... Se antes eu queria trabalhar numa editora, agora eu PRECISO fazer isso, rs. Digo e repito que esse dorama é um deleite pra quem ama livros, só suspiros e suspiros!

Pra melhorar essa minha experiência já muito satisfatória, eu diminuiria o número de capítulos ou a duração de cada um para 40 minutos. Evitaria o que aconteceu: depois da metade dos episódios o ritmo da temporada perdeu um pouco o fôlego. Eu também daria um pouquinho mais de atenção e explicação a alguns detalhes. E os exageros presentes (que já sei serem características dos doramas em geral), até que me divertiram na maior parte do tempo.

Não posso deixar de destacar que o dorama é ainda muito feliz visualmente, desde o uso das cores quentes na fotografia, delicadeza na abertura/fechamento dos episódios, até a escolha dos lindos cenários. A trilha sonora é muito bonita e tomei nota de váaarias frases tocantes... Em suma, "Romance is a bonus book" foi uma total e grata surpresa pra mim, estou completamente encantada! Caso tenham indicações parecidas, estou super aceitando! 😉

Imagem relacionada

Frases ♥
"A ideia de ser salva por um príncipe encantado é forçada demais para eu acreditar. Prefiro escrever a minha própria história."
"– Não está com frio?
– Estou. Mas acho que a vida tem seus dias frios."
"– Não fale com orgulho sobre voltar de uma pausa na carreira. [...] Fico ofendida. Sabe o que fiz para manter o emprego? Como ousa vir procurar um cargo que levei anos para conseguir?"
"Não sabia que o mundo que me tratou tão bem foi tão cruel com a Dan Yi."
"Duas pessoas que passaram muito tempo juntas não precisam de palavras para se expressar."
"Há certas noites em que eu queria que ela soubesse o que sinto sem que precisasse contar."
"Somos livros esperando que alguém nos abra e nos veja por dentro."
"Foi lendo os livros favoritos da Dan Yi que aprendi mais sobre ela."
"Ele não perguntou do meu problema. Foi só uma conversa boba."
"Só preciso cuidar dela quando cair. Ela se levantará e seguirá adiante."
"Tudo bem se demorar a entender. Meu amor por você não muda. Como soube dele antes, espero. Quanto mais esperar, maior ele será."
"Eu leio poemas quando estou perdido ou quando quero desabafar."
"Quando algo acaba, deixa um vazio que você escolhe como preencher."
"Não acredito que apenas um livro seja capaz de mudar o mundo. Mas gostaria de aconselhá-lo a se tornar alguém que seja como um livro. Talvez um livro não mude o mundo, mas ele ainda pode deixar algo de bom no coração de alguém. [...] Quero que se torne um livro capaz de confortar os outros [...]."
Avaliação: 4,5 ()


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
⇒ Você já segue as redes sociais do blog? ⇐
 FanpageInstagram Twitter

18 comentários:

  1. Oi Carolzinha,
    Acho que tenho um problema... Não sei, ainda não consegui assistir um dorama que me prendesse.
    Mas se tem esse amor pelos livros, talvez me encante também, né? Vou arriscar *-*
    beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oii Carol.
    Nunca assisti um dorama e acho que nunca vou. O problema é que eles são sempre na Netflix e não é um streaming que eu goste, o que não me deixa pagar por ele. Entretanto, gostei da premissa. Talvez um dia veja com alguma amiga.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol, tudo bem?
    Achei o plot desse dorama muuuito legal. Já fiquei com vontade de conferir o dia a dia deles em meio aos livros.
    Mas já sei que preciso me preparar pros "dramas" dos doramas hahaha! Em geral, não curto muito.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  4. Oi, Carol!
    Eu quero muito assistir esse dorama, mas esse episódio de uma hora foi o que me matou no momento HAAHHAHAHAHAH
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  5. Oi Carol, não sou muito de assistir doramas, mas esse parece ser bem legal. =) E fiquei mais encantada ainda que sua mãe é viciada em doramas! S2
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol
    Eu gostei do único dorama que assisti e também vi essa indicação no blog da Mi. Não faz muito meu estilo mas eu sinto vontade de ver, o problema é o tempo e a preguiça.
    Beijo!

    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, Carol.
    Eu só assisti um dorama até agora, que amei. Estranhei quando vi a duração dos episódios e quantidade deles porque geralmente eles são bem mais rápidos hehe. Fiquei interessada em assistir por ver sua empolgação, por isso vou anotar aqui para assistir.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Oi Carol
    Vi um total de zero doramas e, até o momento, um total de zero vontade de assistir qualquer um deles. Já adicionei esse na minha lista e vou dar uma chance. vai que sou fisgada.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  9. OI Carol, estou precisando de uma série para chamar de minha e gostei de como você apresentou "Romance is a bonnus book". Vou começar a assistir para ver se gosto. Depois te conto.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook

    ResponderExcluir
  10. Amei sua resenha, nunca assisti nenhum dorama, até agora nenhum me chamou atenção.

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  11. Nunca tinha ouvido falar nessa série.
    Acho bem inteligente séries orientais e já me interessei por essa.

    Tenha uma ótima noite!
    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Carol,
    Já está na minha lista, só falta maratonar.
    Parece ser bem legal mesmo.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  13. Oi Carol,

    Eu estou querendo muito ver esse dorama, mas estou sem netflix no momento e não encontro ele em canto algum da net :(
    Parece ser uma história maravilhosa *-*
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  14. Oi Carol, tudo bem?
    Ainda não conhecia, valeu pela dica!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  15. Oi, Carol!

    Ai meu deus, eu apaixonei nesse dorama! Também amei a ambientação e as frases <3 Amo as comparações de pessoas com livros e, claro, tem o neném Jong Suk né? É sempre bom ver doramas assim sendo indicados, quem sabe o pessoal começa a falar e valorizar mais, né? Uma pena que agora vamos ficar 2 anos sem o JongSuk :(

    Adorei a sua dica!

    Beijos,
    Caverna Literária

    ResponderExcluir
  16. Oi
    eu adorei esse dorama ainda mais porque tem o ator Jong Suk que eu amo, achei legal retratar a parte editorial dos livros, que bom que curtiu apesar de alguns destaques que destacou que poderia ser melhorado.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Depois de um século sem doramas com nosso querido Jong Suk, veio essa benção da netflix kkkkk Ainda não terminei de assistir por que ainda não me agarrei a história, não me prendeu tanto, mas vale a pena só pelo elenco de ouro! Não vou desistir ainda!
    Nova seguidora, faça mais resenhas de doramas !
    https://sonhoemnuvens.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Querido leitor, deixe seu comentário, ele é muito importante pra nós! *-*
Vamos adorar visitar seu blog e retribuir, é só deixar o link ;D