13 de janeiro de 2019

Coleção de Citações // O Diário de Anne Frank

Sinopse
No auge da Segunda Guerra Mundial uma garota ganha em seu aniversário de 13 anos um caderno de autógrafos. Tinha um fecho, capa dura de tecido xadrez vermelho e branco. O nome da garota era Anne Frank e ela gostava muito de escrever. Por isso, transforma o caderno em um diário. Menos de um mês depois, Anne, a irmã Margot e os pais vão para um esconderijo secreto, onde passam mais de dois anos, com outras quatro pessoas, para não serem enviados para um campo de concentração.
Os nazistas acharam o esconderijo e o grupo não escapou do holocausto. Anne, que era judia, morreu pouco antes de fazer 16 anos. Porém, o diário onde foram narrados os momentos sobre a vida de Anne Frank e as acontecimentos vivenciados no anexo secreto sobreviveu ao tempo. Foi publicado pela primeira vez em 1947 e se tornou um dos livros mais lidos do mundo, traduzido para mais de 60 idiomas.
Já há muito tempo que eu protelava ler esse livro, mas estipulei que de 2019 não passava e acabou sendo a primeira leitura finalizada deste ano. Eu já li alguns outros livros que falam sobre a Segunda Guerra Mundial, mas é muito marcante em O Diário de Anne Frank o seu valor histórico e documental, a narrativa peculiar da Anne, e o fato de ser tanto uma autobiografia quanto um relato muito humano de sobrevivência. O diário é um contato angustiante com uma infeliz e cruel realidade, mas que em momentos consegue ser descontraído, esperançoso e até divertido. Me assustei um pouco com o quanto me identifiquei com a pessoa Anne e seus pensamentos, foi muito incrível conhecê-la. É difícil explicar a experiência que tive com esse livro, escrever esse parágrafo já foi de uma dificuldade enorme... Mas com certeza tornou-se um marco na minha vida de leitora, ainda que terminá-lo tenha destruído meu coração. Caso você ainda não tenha tido a oportunidade de ler o diário, acho muito importante que faça isso! Foram tantos quotes marcados que perdi a conta, seguem alguns (muitos) abaixo:
"O papel é mais paciente do que os homens."
"Mas a verdade é que se transformarmos o nosso esconderijo numa casa de luto, se ficarmos sempre melancólicos, não adiantamos nada, nem para nós nem para os que lá fora sofrem."
 "As pessoas comuns não sabem o quanto os livros significam para alguém escondido."
"Não temos outro remédio senão esperar, calma e serenamente, o fim de tanta infelicidade."
"[...] O amor não é coisa que se possa pedir a alguém."
"Certamente já percebeu que me encontro de novo num período de abatimento e de falta de coragem. E nem posso explicar porquê, pois não há nenhuma razão especial. Acho que é uma covardia que nem sempre consigo vencer."
"[...] uma pessoa pode sentir-se só, mesmo no meio de muita gente amiga, se souber que não ocupa um lugar muito especial no coração de alguém."
"Este diário é para mim de grande valor por ter se tornado o meu livro de memórias. Mas muitas das suas páginas poderiam ser riscadas ou escrever por baixo 'já passou'."
"Já cheguei a um ponto em que é indiferente viver ou morrer. O mundo não parará por causa de mim, e eu, pela minha parte, não posso também fazer parar os acontecimentos. Venha o que vier. Entretanto, estudo e trabalho e tenho esperança de que tudo acabará bem."
"Para qualquer pessoa que se sinta só ou infeliz, ou que esteja preocupada, o melhor remédio é sair para o ar livre, ir para qualquer parte, onde possa estar só com o céu e com a natureza, e com Deus. Então compreende que tudo é como deve ser e que Deus quer ver os homens felizes no meio da natureza, simples e bela. Enquanto assim for sei que há um consolo para todas as dores e em todas as circunstâncias. Acho que a natureza alivia os sofrimentos."
"Não preciso de admiradores, mas sim de amigos. Não preciso de adoradores em troca de um sorriso, mas sim de alguém que dê valor à minha maneira de ser e ao meu caráter. Sei que assim terei menos gente à minha volta. Mas não importa, o principal é que me fiquem algumas pessoas de caráter sincero."
"Aprendi uma coisa: você só conhece uma pessoa depois de uma briga. Só então, é possível julgar o seu caráter!"
"Aquele que é feliz, espalha felicidade. Aquele que teima na infelicidade, que perde o equilíbrio e a confiança, perde-se na vida."
"Mas não se esqueça: vivo numa época louca e em circunstâncias loucas. Que sorte a poder escrever o que penso e sinto. Se não fosse isto, ficava sufocada."
"Não acredito que esta guerra seja obra de políticos e capitalistas. Ah, não, o homem comum é integralmente culpado; caso contrário, os povos e nações teriam se rebelado há muito tempo! Há uma necessidade destrutiva nas pessoas, a necessidade de demonstrar fúria, de assassinar e matar. E até que toda a humanidade, sem exceção, passe por uma metamorfose, as guerras continuarão a ser declaradas, e tudo que foi cuidadosamente construído, cultivado e criado será cortado e destruído, só para começar outra vez."
"O espírito do homem é grande, mas seus atos são tão mesquinhos."
"Quando acabarão estas dificuldades? Mas, pensando bem, talvez seja melhor haver obstáculos a vencer, porque o final será mais belo ainda!"
"Sou eu mesma o meu crítico mais severo. Sei o que está bem ou mal escrito. [...] se não tiver talento suficiente para escrever livros ou artigos de jornal, enfim, sempre me restará escrever para meu próprio deleite."
"[...] tudo corre sempre mal se não soubermos reagir."
"Que venha o fim, mesmo que seja duro, mas, ao menos, que fiquemos sabendo se vencemos ou se morremos."
"Todos vivemos sem saber por que e para que, todos procuramos ser felizes, todos vivemos de um modo diferente e no entanto somos todos iguais."
"Eis a dificuldade do nosso tempo: mal começam a germinar em nós ideais, sonhos, belas esperanças, logo a realidade cruel se apodera de tudo isso para o destruir totalmente."
"Sei exatamente como gostaria de ser, sei como sou no íntimo, mas, infelizmente, só sou assim quando estou sozinha comigo."
"As pessoas seriam muito mais nobres e melhores se, no fim de cada dia, pudessem rever o próprio comportamento e pesar o que fizeram de bom e de mau. Automaticamente, tentariam melhorar a cada manhã e, depois de algum tempo, com certeza realizariam muita coisa. Todo mundo pode seguir essa receita: não custa nada e é utilíssima."
"É realmente inexplicável que eu não tenha deixado de lado todos os meus ideais, porque eles parecem tão absurdos e impossíveis de se concretizarem. Mesmo assim eu os conservo, porque ainda acredito que as pessoas são boas de coração. Simplesmente não posso edificar minhas esperanças sobre alicerces de confusão, miséria e morte. [...] posso sentir o sofrimento de milhões e ainda assim, penso que tudo irá se corrigir, que esta crueldade também terminará. Enquanto isso, preciso adiar meus ideais para quando chegarem os tempos em que talvez eu seja capaz de alcançá-los."

Até o próximo post!

25 comentários:

  1. Oi Carol, eu adoro citações, eu sempre marco com post it, os citações que acho válidas, mas sempre esqueço de postar.

    Das citações que você postou eu gostei mais dessas "Quando acabarão estas dificuldades? Mas, pensando bem, talvez seja melhor haver obstáculos a vencer, porque o final será mais belo ainda!"

    Belo post.
    www.depoisdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Carol!
    Esse livro está na minha estante há uns cinco anos e eu não sei o motivo de estar enrolando pra ler. Suas quotes me mostram que vou sofrer um pouco com essa leitura, mas espero que desse ano não passe!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol, um clássico que deve ser lido e relido, né? Esses quotes, maravilhosos!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oi, eu li duas vezes esse livro e gosto muito dele. A história da Anne e sua família é muito bonita. As citações são lindas demais, pra falar a verdade, grande parte dessas citações eu já tenho de cor haha de tando postar, falar pros outros e ver por ai.

    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  5. Oi Carol,

    Não Anne, mas está na minha lista de leitura faz um tempo.
    Sempre vejo diversos trechos por ai, só por isso já sei que é um livro marcante e reflexivo.
    Não o coloquei na meta de leitura esse ano, mas quem sabe?
    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  6. Até hoje não vi um comentário negativo sobre esse livro, sério. Tenho ele há muito tempo e nunca li, acredita? Vou mudar isso e começar ler hoje!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, xará!

    Adorei os quotes! Tenho muita curiosidade com esse livro. Gosto de ler a respeito da guerra, e o diário em questão é um relato próximo que sem dúvida alguma comove o leitor e o transporta direto pra aquela época. Deve ser inclusive uma leitura difícil, bem triste acompanhar tudo pelo que ela passou

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Que maravilhoso esses quotes. Minha mãe me deu de presente ano passado esse livro mas ainda não consegui ler. Todo mundo diz que é maravilhoso.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, Carol
    Os quotes desse livro chegam mexem com a gente né? Eu NUNCA quis ler O diário de Anne Frank por causa das emoções, do tempo que foi escrito, da dor e acho que hoje também não encararia, mas é notável o quanto uma garota de apenas 12 (ou era 10?) anos conseguia sentir ao passar por uma situação horrível.

    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, Carol.
    Adorei a postagem. Eu li esse livro quando ainda estava na escola e amei. Tanto que reli hehe. Acho que é mais impactante por saber que foi real. E o pior é que eu ficava torcendo para que as coisas dessem certo, mesmo já sabendo como ia terminar.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Olá, Carol.

    Esses quotes são tão singelos e profundos, que me faz repensar que uma pessoa na situação que Anne se encontrava, ainda poderia existir esperança. Pelo menos isso é algo que ninguém além de nós mesmo é capaz de nos tirar.

    São tantas barbaridades desde então, que será preciso muito empenho para que finalmente tudo seja reparado. Estamos mudando, mas não sei se é o suficiente em meio a tanta ignorância, guerra e miséria.

    Ótimos quotes!

    Tenha uma ótima semana :D

    Abraços.

    R.W.

    newsfallenbooks.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Carol. Como vai?
    Eu li este livro há muitos anos atrás. Apesar de ter amado, nunca mais reli, pois chorei e sofri demais com ele. Com certeza é uma ótima leitura.
    Bjus

    ResponderExcluir
  13. Oi, Carol!
    Eu amo demais esse livro. Nunca pensei que ele poderia mexer comigo de uma forma...
    Maravilhosos os quotes que você selecionou. Fica até difícil dizer qual é o melhor.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Concorra a quatro livros e mais um kit de marcadores no instagram

    ResponderExcluir
  14. Oi, Carol!
    Esse livro é muito marcante mesmo. Quando li não sabia que iria gostar tanto, mas no final entendi o motivo de todos falarem tão bem. Trouxe ensinamentos incríveis e fiquei bem emocionada. Adorei demais os quotes que você marcou, deu até vontade de reler hehe
    Beijos
    Our Constellations

    ResponderExcluir
  15. Olá, Carol!
    Adorei a seleção que você fez com as citações.
    Espero ler o livro um dia :D.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  16. Oi
    belos quotes, menina sempre vejo comentarem do livro ainda mais por ser real, mas acaba não lendo, ainda mais porque o preço dele é meio salgado, mas parece ser bem emocionante..

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi, Carol!

    Também sempre quis ler esse livro, mas a segunda guerra mundial é algo tão pesado que desde O Menino do Pijama Listrado que não leio nada sobre (Tõ com Codinome Verity aqui na estante esperando a coragem). Como você disse, por ser um diário/autobiografia é tão mais angustiante.
    Adorei as quotes que separou, dão uma boa ideia sobre o livro.

    bjs
    Queria Estar Lendo

    ResponderExcluir
  18. Oi Carol.
    Uns anos atrás li O Diário de Anne Frank e não curti tanto a narrativa. Apesar disso, gostei bastante dos quotes que você separou.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  19. Oi Carol livros que tem como pano a segunda guerra mundial sempre me emociona muito e com Anne Frank isso não foi diferente. Começou o ano bem.
    Beijos

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Carol, tudo bem?
    É um dos meus livros favoritos! Li há muito tempo mas também protelei um pouco porque sabia que ia sofrer muito e realmente sofri mas foi uma leitura que me mudou! Sempre leio livros que falam da segunda guerra mundial porque é algo que eu sempre me interessei muito por estudar, e com certeza o diário de Anne Frank foi um dos melhores!
    Beijos
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=CQMHdUwn1Ec
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  21. Hey Carol! Tudo bem?
    Eu sempre quis ler esse livro, mas nunca tive a oportunidade. Adorei os quotes dele.
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    ~ Blog Misto Quente
    ~ Siga no Instagram
    ~ Curta no Facebook

    ResponderExcluir
  22. Oi Carol!
    Eu tenho vontade de ler Anne Frank so por causa dessas citacoes lindas. É cada uma maia perfeita que a outra.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Hi, tudo numa nice?!
    Eu já estudei bastante a segunda guerra mundial e li muito sobre ela, às vezes acho que prefiro histórias sobre a primeira que é muito mais escassa. Nunca tive muito interesse de ler o livro de Anne Frank, apesar de reconhecer sua importância. Os quotes são realmente muito bons.
    XO XO
    Alana Gabrieal - Books and Stuff

    ResponderExcluir
  24. Como to louca pra ler Anne Frank, já tive a oportunidade na escola e não li.
    É uma história mesmo incrivel
    Aceita Café?

    ResponderExcluir
  25. Oiee!!

    Nossa, realmente citações muito marcantes e emocionantes.
    Eu já li o livro algumas vezes, mas gostaria de reler novamente, já que é um livro que nos traz tantas reflexões importantes.

    Bjão
    Início de Conversa


    ResponderExcluir

Querido leitor, deixe seu comentário, ele é muito importante pra nós! *-*
Vamos adorar visitar seu blog e retribuir, é só deixar o link ;D