20 de novembro de 2017

Resenha // Lugar de recomeço - Angélica Pina



Livro: Lugar de Recomeço
Autora: Angélica Pina
Editora: Upbooks
Gênero: Romance cristão
Literatura Nacional
Páginas: 230
Ano: 2017
Volume: Único
Avaliação: 4,5

Sinopse
Heloísa é uma jovem determinada, sonhando com uma carreira brilhante em sua área em uma das melhores empresas do país. Ela mora em uma cidade do interior com a mãe, os irmãos e o padrasto, mas está disposta a abrir mão de tudo para ir trabalhar na capital, Porto dos Atalaias. Em uma ida à cidade que pode transformar seu maior sonho em realidade, ela descobre um segredo capaz de colocar a felicidade de sua família em risco. Entre revelar a verdade e ser cúmplice daquela mentira, Helô vê a grande chance de sua vida escapar por suas mãos, e suas emoções entram em crise.
Eduardo é um workaholic assumido que sofre de ansiedade e síndrome do pânico. Ele só consegue um tempo para refletir sobre as escolhas erradas que tem feito quando perde uma pessoa de sua família. Durante muitos anos, ele estudou para assumir os negócios que acabou de herdar, mas agora ele tem novos objetivos. Edu decide que precisa ajudar outras pessoas a não repetir os seus erros. Então resolve transformar a fazenda dos pais em um “lugar de recomeço”.
Duas histórias de pessoas completamente diferentes, em diferentes fases da vida, capazes de mostrar como a fé, o arrependimento e o perdão são necessários para lidar com a culpa e o medo. E que, com Deus, sempre é possível encontrar um lugar para recomeçar.

Fiquei bem animada quando a Upbooks anunciou o lançamento de Lugar de Recomeço, cuja premissa me saltou aos olhos de primeira. Não conhecia a autora nacional Angélica Pina, e descobri que ela tem outros romances publicados, mas esse é o seu primeiro romance cristão.
[...] existem lutas que a gente enfrenta que não nos servem de nada, mas servem lá na frente para ensinarmos outras pessoas a como passar por coisas parecidas. [...] Eu vejo como um ciclo. Assim como posso te ensinar hoje por causa de alguma dor que já senti, alguém que já passou por outra vai me ensinar algo também.
O começo do livro não me fisgou, mas poucos capítulos depois já me vi verdadeiramente ansiosa em passar as páginas (e elas voaram!). Os capítulos curtos são um ponto positivo. A narrativa em terceira pessoa é algo com o qual preciso me acostumar mais, mas felizmente a autora consegue tocar o leitor e nos familiarizar com os personagens.

A escrita de Angélica Pina é fluída, inspiradora e exala talento. "Lugar de Recomeço" teve suas surpresas - assuntos como síndrome do pânico, depressão, ansiedade e automutilação são abordados de forma bem clara e informativa - e ao mesmo tempo foi exatamente o que eu esperava - e digo isso de forma super positiva!
- [...] Tenho medo de morrer, mas também tenho medo de viver.
- Por quê?
- Porque sei que muitas coisas ruins ainda irão me acontecer. Se quando eu me esforçava para ser uma pessoa melhor a vida não fez questão nenhuma de ser gentil comigo, imagina agora que já chutei o balde e deixei de ter esperança?

O livro é dividido em Parte I, II e III: a primeira traz o arco de Heloísa, a segunda o arco do Eduardo, e a terceira dá continuidade a esses dois arcos e os entrelaça.

Comecei a fazer um resumo da história, mas estava bem parecido com a sinopse, então desisti, rs. Vou falar sobre alguns aspectos que me chamaram atenção na trama.


A perda e seu "poder de destruição" é um assunto bem presente na história: Heloísa perde seus sonhos e a alegria de viver em família; Eduardo perde o pai e sua saúde mental. Assim como também o é o perdão e seu "poder de libertação":
Enquanto você não conseguir entender que perdoar é o melhor remédio para todos os males que sente, não vai adiantar a gente buscar caminhos alternativos.
Sobre a Heloísa, ela tem um modo de ser espontâneo, teimoso e impulsivo. Gostei do fato dela ser estudante de Produção Audiovisual. Já o Eduardo é aquele personagem que você inesperadamente passa a admirar e quer "protegê-lo a qualquer custo", rs.

Temos personagens secundários interessantes como o Lázaro (que mesmo em meio a uma situação delicada é bem fofo e apaixonante, quase um anjo na vida da Heloísa) e o Dr. Felipe (o sábio e companheiro psiquiatra do Eduardo).
[...] a gente sempre vai sofrer mesmo, porque não existe vida perfeita, mas somos responsáveis pela forma com que lidamos com o sofrimento.
Uma coisa que me encantou foi a ideia desse Lugar de Recomeço que o Eduardo planejou e executou no livro.
[...] eu quero criar um espaço de reabilitação das emoções e da mente, para pessoas que têm problemas na alma [...] quero ter uma equipe para trabalhar com terapia ocupacional e aconselhamentos psicológico e espiritual. A estadia lá seria uma desintoxicação de todas as partes, do corpo, da alma e do espírito.
Inclusive, minhas passagens favoritas do livro foram as que envolviam o Eduardo, porque ele me parecia ali a pessoa mais natural quando falava sobre Deus e sua transformação de vida.
[...] as flores são como pessoas: precisam de cuidado. Nós também fomos plantados por Deus aqui nesse mundo e somos sustentados pelo Seu amor, mas precisamos ser regados, cuidados e podados.
Esse aspecto da naturalidade nos diálogos e atitudes dos personagens eu acho importante - especialmente num romance cristão - porque torna a história mais crível e menos forçada. Teve uma personagem que me incomodou só um pouquinho nesse sentido, a Madalena (ela cuida da casa na fazenda que o Eduardo herdou), por vezes muito "conveniente" em suas aparições e nas "lições" que tinha pra dar aos outros. 

Poderia citar também o caso da Heloísa, pois o modo como ela encontra seu "recomeço" depois de tudo me pareceu apressado, de fato, mas como o próprio livro fala:
Deus tem sua forma de trabalhar com cada pessoa especificamente. E o tempo dEle é diferente do nosso, então não temos porque tentar entender nem definir quanto tempo é necessário para determinadas coisas.

A edição da Upbooks está linda e harmônica, desde a capa até os detalhes nas páginas. Não encontrei erros de revisão durante a leitura.

A autora se preocupa em colocar as referências bíblicas em nota, e se utiliza de trechos de músicas no início de cada capítulo. Vocês podem ouvir a playlist do livro no Spotify:


[...] eram o único resquício que a fazia se lembrar de que aquela felicidade que sentia agora não era algo que sempre teve. O melhor é que ela era suficiente para ofuscar tudo aquilo que ficou para trás.
Se o objetivo da autora era falar do amor de Deus através da trama e dos personagens, sem se prender à religião, e nos presentear com temas atuais e ensinamentos valiosos de forma leve e sincera: ela consegue isso com louvor. Esse é um romance cristão completo e em sua melhor forma!
Estava feito. Não tinha mais volta. O amor e o perdão haviam prevalecido.
Ps: Se alguém aí quiser me dar um Lázaro ou um Eduardo, estou aceitando viu? XD
Ps²: Sei que coloquei muitas citações nessa resenha, mas era preciso! rs

Booktrailer


23 comentários:

  1. Uma das resenhas mais lindas e completas que já li. Amei. Esta de parabéns querida. A Ange arrasa demais. ��

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bem?
    Ainda não conhecia esse livro, mas valeu pela dica, fiquei bem curioso para conferir.
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol,
    Não conhecia autora nem livro. Confesso que tinha o pé atrás com romances cristãos, mas depois de ler o livro da Neiva mudei de opinião sobre esse gênero, acredito que se tiver a oportunidade leria sim esse livro.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. que resenha linda, adorei, que vontade de ler esse livroooo!

    www.evelynsouza.com

    ResponderExcluir
  5. Linda resenha e, apesar de não ser cristã (ou fã de romances cristãos) gosto de dar uma chance a livros que pregam esses valores.
    Amei a capa também!
    Beijos!

    http://www.cafeidilico.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol, parece uma história linda! Adoro quando os autores colocam trechos de músicas, sempre fico curiosa pra escutar todas, ainda bem que tem playlist no spotify <3 adorei a dica.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Muito bonita a capa e ilustrações dentro do livro!
    Parece ser uma história emocionante.
    Assim como sua resenha!

    beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Carol,
    Estou de volta. A ideia do recomeço é muito bonita e quão mais fácil seria o mundo se todos que precisassem tivessem um lugar como esse para se reconstruir. Parabéns pela resenha.
    bjs.
    Pri.
    http://nastuaspaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Carol, tudo bom?
    Que capa maravilhosa! E a diagramação toda é sensacional, adorei o trabalho gráfico *-*
    Não é o tipo de livro que eu leria, mas que bom que a mensagem e o conteúdo são tão bons quanto a edição.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, Carol!
    Capa maravilhosa e a história parece seguir o mesmo caminho. Anotei a dica.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  11. Ameeei a ideia do livro! Fiquei bem interessada e que capa mais lindaaa!!!

    Beijosss
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bom?
    Achei o livro bem bonitinho e gostei da sua resenha.
    Beijos!
    5 O'clock Tea

    ResponderExcluir
  13. Amei, já quero ler esse livro. Sua resenha está linda, já anotei na minha listinha. Beijos

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Um livro que fala sobre perdas e lutas diárias.personagens cativantes e romance... muito bommmm.A resenha me fez querer ler o livro.Parabéns para o blog por trazer livros tão bons e para a escritora pelo seu trabalho muito sucesso bjuss

    ResponderExcluir
  15. Oi, Carol, que resenha completa! Parabéns! A autora Angélica Pina e a nossa querida editora UPBooks também merecem parabéns por mais um livro com capa linda, diagramação caprichada e mensagem edificante!

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pela resenha! Uma das mais completas e lindas que já li!! 😍😍😍

    ResponderExcluir
  17. Jesus, que resenha mais lindaaaaa! Fiquei apaixonadíssima pelo blog todo e deu ainda mais vontade de ler esse livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaawn, feliz com seu comentário, obrigada! ❤❤

      Excluir
  18. O Livro é muito lindo, nos emociona a todo momento... Indico a Leitura! Um trabalho muito bem feito.

    ResponderExcluir

Querido leitor, deixe seu comentário, ele é muito importante pra nós! *-*
Vamos adorar visitar seu blog e retribuir, é só deixar o link ;D