15 de outubro de 2017

Meet&Greet // Carla Montebeler, escritora cristã e editora da Upbooks!

Olá colecionadores, tudo bem? A editora Upbooks lançou um desafio para nós, parceiros, entrevistarmos os autores da casa e assim, concorrermos a alguns prêmios! A melhor e a mais acessada entrevistas serão as vencedoras, então conto com a ajudinha de vocês ;)
Por isso a entrevista de hoje está um pouco diferente de outras que vocês já tenham lido por aqui... Minha convidada foi a Carla Montebeler! Ela é escritora de ficção histórica cristã, editora da Upbooks, pastora, teóloga, historiadora, professora, esposa, mãe... Ufa! Apesar de escrever desde os 15 anos, nunca levou a coisa adiante até desistir da carreira de bancária para se tornar escritora. E nós batemos um papo super interessante!

Sobre a autora 
Carla Montebeler é a filha caçula dos onze do Sr. Moacyr Januário. Veio de uma família de professores e músicos. Professora de Escolas Bíblicas Dominicais desde 1989, apaixonou-se pela história de Israel. Além de literatura, é apaixonada por fotografia, viagens, música e cinema. Hoje tem 41 anos e é mineira de Belo Horizonte, cidade que ama de todo coração, junto com o Clube Atlético Mineiro! Suas ambições são conseguir viver exclusivamente como escritora (viver, não só sobreviver!) e conhecer os lugares sobre os quais escreve nas Crônicas de Adulão. Vive em São Paulo (SP) com seu marido Wellington Fabiano e o filhinho deles, Guilherme.
Obras
Série As Crônicas de Adulão
(clique nas imagens para ler as sinopses!)
As Crônicas de Adulão contam a história do rei Davi como você nunca viu. Baseado em uma pesquisa histórica minuciosa, que vai de fatos arqueológicos aos costumes hebreus da Era do Bronze, este romance retrata o maior de todos os reis que já existiu. Pouco se escreveu antes sobre esse homem cujo carisma atrai a si um exército de desafortunados e transforma-o na maior força armada da história, mas também atrai a inveja e a vingança do seu soberano, de quem ele precisa fugir por sete anos. Davi não é apenas um guerreiro poderosíssimo, mas um homem apaixonado, um filho incompreendido, um servo fiel ao seu Deus.

Resultado de imagem para viagens fantasticas pela bibliaResultado de imagem para viagens fantasticas pela biblia
(clique nas imagens para ler as sinopses!)
Antologias de contos cristãos organizadas pela Carla

Entrevista

1) A vida da Carla resumida em:
-Um gif: Eita! Essa eu não sei não! Kkkkkk Mas se valer uma figurinha que eu uso demais:
-Um filme: O Retorno do Rei
Resultado de imagem para o retorno do rei filme
-Um livro: Este Mundo Tenebroso - Frank Peretti
Resultado de imagem para este mundo tenebroso
-Uma música: Aclame ao Senhor, Darlene Dzech
-Um versículo da bíblia:
"Ainda que meu pai e minha mãe me abandonem, o SENHOR me acolherá." Salmo 27:10
2) De todos os livros que você escreveu... (não se esqueça de dizer o motivo!):
-Qual é o seu “queridinho”? O Deserto de Maom (pela força das mulheres do livro! Me inspirei em minhas irmãs, que amo demais!)
-Qual te deu mais trabalho? O Bosque de Herete (porque nunca estive em Israel e tive que fazer muuuuuuita pesquisa para dar veracidade às viagens dos Valentes de Davi)
-Qual tem a melhor capa? Viagens Fantásticas pela Bíblia 2 – Merece um Oscar!
-Qual é sua cena ou trecho preferido?
“Aprendi com Davi que o poderoso nem sempre é quem vence a batalha, e que ser desacreditado por minha família não diminui o meu valor. Aprendi que gigantes tem a boca grande, mas a testa é ainda maior. Principalmente, aprendi que uma pedra com fé vale mais que uma armadura com arrogância.”
k
Adoro esse trecho, porque aprendi mesmo! kkkk
-Para qual você se transportaria? Para o Deserto de Maom, só pra participar da festa dos Tabernáculos!
-E qual personagem seria? Seria Adaliah, claro! Ela é meu Xodó.

3) Sua série “As Crônicas de Adulão” se passa em Israel, nos tempos de Davi. Por que escrever ficção sobre épocas, lugares e personagens bíblicos?
Foi a minha forma de despertar as pessoas a se interessarem pela história desses homens fantásticos! Eu sempre li ficção histórica, mas baseadas em realezas europeias. Achei que estava passando da hora de alguém trazer ficção para as histórias dos valentes de Davi. Como ninguém fazia, eu me aventurei!

4) E por que ler? Como tem sido a receptividade, o feedback dos leitores sobre suas obras?
É incrível! As pessoas se inspiram, e isso é tudo o que um autor poderia pedir! Os dramas dos personagens são comuns, então, é impossível não se identificar. E quando alguém me escreve contando como foi tocado pelas palavras dos livros, me sinto como se tivesse combatido um bom combate!

5) Carla, vamos imaginar que “O Vale de Elah”, o primeiro da série, fosse ganhar uma adaptação cinematográfica! Qual seria o seu cast do sonhos?
Eita! Samah: Colin O’Donoghue, Nazaré: Cara Delevigne, Adaliah: Lynn Collins, Davi: Chris Hemsworth – Já pensou?
Imagem relacionadaImagem relacionadaResultado de imagem para Lynn CollinsResultado de imagem para chris hemsworth

6) Diga pra nós algumas de suas qualidades como escritora, de acordo com as letras do seu nome:
orajosa
trevida
ealista
eal
mizade acima de tudo

7) Como você se tornou editora da Upbooks? O que isso exige de você e como está sendo essa experiência?
Foi através de um convite do diretor Enéas Francisco, que conhecia meu trabalho para divulgar o autor independente cristão. Tem sido maravilhoso porque, em apenas um ano, vários romances foram publicados e tivemos um crescimento maravilhoso. Tem sido desafiador selecionar o material de qualidade entre os manuscritos que recebemos para publicação, mas cada livro bom que publicamos, temos uma grande satisfação de ver o sonho de outro escritor se realizar! Esperamos que a editora Upbooks cresça para que os escritores cristãos nacionais possam crescer junto!

8) Sobre sua carreira na literatura, qual foi seu maior incentivo, sua maior dificuldade, e sua maior superação? 
Meu maior incentivo é meu marido, Fabiano, que tem acreditado no meu chamado e me abençoa incondicionalmente. Minha maior dificuldade foi lidar com o preconceito racial e religioso (tenho pouca diplomacia para lidar com a diferença que há no meio literário entre escritoras negras e os demais!) e até hoje alguns crentes torcem o nariz aos livros que publicamos, entendendo que crente não deve ler romance! Teve uma pessoa que me escreveu pedindo para trocar a palavra ‘romance’ por ‘parábolas’, para que ela lesse os livros, acredita? Minha maior superação foi atuar como editora e publicar o sonho de outros autores. Achava que era trabalho demais (realmente é!), mas eu consegui! Isso me realiza muito profissionalmente  e prova que Deus sempre nos sustenta quando nos atrevemos a fazer algo para a glória dEle, ainda que pareça grandioso aos nossos olhos.

9) Jogo rápido!
-Uma felicidade: Jesus
-Um sonho ainda não realizado: Conhecer Israel
-Uma mania recente: Séries
-Ninguém sabe que eu: Adoro revistas em quadrinhos
-Eu mudaria: a política do país
-Gostaria de aprender: tocar violino
-Todo dia eu: busco a presença de Deus para a minha vida
-Não escrevo se: não estiver com vontade! rsrsrs
-Uma dica: Insista! Não desista jamais!

10) Na sua opinião, onde que um romance cristão “ganha” de um romance tradicional?
No fato de não ter cenas ou posturas dos personagens que agridam nossa regra de fé e prática. Eu, particularmente, adoro ler um livro que me faça pensar mais em Deus e diferença que é a vida de quem tenta seguir a Palavra de Deus. Isso, pra mim, torna um romance ainda mais delicioso. Nas artes, os evangélicos são sempre retratados por pessoas que não o são e, na maioria absoluta das vezes, mal interpretados em suas motivações e caráter. Então, abrir um livro e encontrar um cristão que, apesar de imperfeito, vive situações onde tenta vencer com a força do Senhor e enfrenta os problemas com a ajuda do Espírito Santo é, na minha opinião, a representatividade que todos nós sempre buscamos. 

11) Pra você, qual é o caminho para ultrapassar as barreiras do desconhecimento e do preconceito com a literatura de ficção cristã? Temos avançado ou ainda falta muito? 
Avançamos demais! Antes as pessoas não davam a menor chance. Apesar de alguns ainda não entenderem do que se trata e terem medo de ser evangelizados nos livros, ou ter suas religiões atacadas, creio que o trabalho de divulgação que está sendo feito tem gerado uma mudança significativa. 

12) Deixe um recado para os leitores! 
Queridos, vocês são o motivo de todo o trabalho. O autor escreve para ser lido, então, vocês são a causa de tudo. Espero que as palavras de cada livro que temos publicado possa realmente abençoar as vidas de vocês!

Carla, foi um prazer te conhecer e ter você no ACDH! Parabéns pelo trabalho lindo!
E para os colecionadores que chegaram até aqui, meu muito obrigada <3 Beeeijos!

16 comentários:

  1. Oii Carol. Tudo bem?
    Eu realmente nunca li nada do genero. Apesar de gostar de contos cristães como parabolas, nao consigo me afundar em livros assim. Contudo, gostei bastante da entrevista com a autora. Ela parece ser bem divertida.
    Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  2. Oi, Carol!
    Eu não sabia muito da autora e nem do gênero, mas achei super legal. Achei a escritora muito simpática.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Olá! Tudo bem?
    Não conhecia essa escritora.
    Já estou seguindo seu blog, poderia seguir o meu tbm?
    Link ~> Misto Quente !

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol!
    Gostei muito da entrevista e simpatizei com a autora. Se ela fosse cruzeirense, seria perfeito! kkkkk
    Me interessei pelos livros, vou procurar mais sobre eles.
    Beijos!

    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  5. Olá, Carol
    Gostei muito da estrutura da entrevista e as capas dos livros são lindas, parabéns a autora e ao blog :)
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol!! Eu não aconheço a autora, mas super curti o enredo de s Crônicas de Adulão e achei a Carla Montebeler com um excelente bom gosto! Adorei a entrevista, muito criativa, parabéns!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Que sucesso de entrevista, xará! Adorei conhecer mais da autora, que aliás parece ter um talento enorme, ainda mais por pesquisar bastante as informações que coloca no livro. Parabéns, sucesso pra autora!!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Amei esse formato de entrevista! Parabéns pela criatividade, Carol!

    ResponderExcluir
  9. Oi Carol!

    Tudo bem?

    Adorei a entrevista, sucesso a autora e ao blog!

    Grande abraço!
    www.cafeidilico.com

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Não conhecia a editora, nem a autora, e nem os livros hahaha. Muito bom conhecer novos autores, e adorei a maneira como você abordou a entrevista!

    Beijos,
    Meise Renata.
    Viciadas em Livros
    Participe do Amigo Secreto Literário do Viciadas em Livros

    ResponderExcluir
  11. Olá, Carol.
    Eu sou evangélica e raramente encontro romances evangélicos para ler. Por isso amei conhecer a autora e seus livros. E que legal ela citar um livor que amo. Este Mundo Tenebroso foi o primeiro livro que comprei quando comecei a trabalhar hehe. E infelizmente emprestei para alguém e a pessoa nunca mais devolveu. parabéns pela entrevista, ficou ótima.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Muito show a entrevista, deu para conhecer mais da autora.
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Ai, a Carlinha é uma fofa! Amo demais poder trabalhar com ela e o pessoal da Upbooks, e amei mais ainda conhecer tanta coisa nessa entrevista linda!
    Arrasou, diva <3

    ResponderExcluir
  14. Oi Carol,
    Sempre bom saber mais sobre autores em gêneros novos. Eu respeito e muito a fé alheia e achei bem legal essa série dela. A segunda capa, adorei! Eu também adoro O Retorno do Rei.
    Adorei suas perguntas e as respostas. A autora é bem simpática e desejo muito sucesso.

    tenha uma ótima quinta.
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  15. Oi Carol,gostei da entrevista. Perguntas objetivas.Um bom livro começa pela capa e titulo. Uma pena que ainda não li nenhum livro da escritora,mas me interessei muito pelo Bosque de Herete

    ResponderExcluir
  16. Muito sucesso pro blog Carol, Perguntas e respostas muitoo Show!!!
    Eu amo ler. Amei a entrevista e a autora <3.

    ResponderExcluir

Querido leitor, deixe seu comentário, ele é muito importante pra nós! *-*
Vamos adorar visitar seu blog e retribuir, é só deixar o link ;D