sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Resenha // Um Sonho de Amor - Hezaro Viana

Um Sonho de Amor
Livro: Um Sonho de Amor
Autor: Hezaro Viana
Editora: Upbooks
Gênero: Romance cristão
Páginas: 250
Ano: 2017
Literatura Nacional
Volume: Único
Avaliação: 4,0

Sinopse
Uma linda jovem. Um sonho. E uma mãe amargurada.
A mãe de Louise, uma fanática religiosa, não consegue aceitar seu sonho de se tornar uma modelo famosa. Seguindo a promessa de entrar no mundo da moda, a jovem foge da perseguição e julgamento da mãe e paga um grande preço, caindo nas mãos de perigosos criminosos.
Em seu maior desespero, o empresário Olavo e o policial Esdras virão em sua ajuda, mas Louise não tem um lar para onde voltar, sua mãe a expulsou de casa, fazendo com que sua única alternativa fosse morar na casa de Esdras, que lhe declara seu amor.
Uma emergência familiar leva a família de Esdras para a pequena cidade de Aurora e Louise não estava preparada para as surpresas que a aguardavam ali. Vamos acompanhar a saga desta moça corajosa, que enfrentou vários problemas e sofrimentos, conseguindo nunca abrir mão de seu sonho de amor.

Um Sonho de Amor, romance cristão do escritor nacional Hezaro Viana, exemplar cedido pela Editora Upbooks

Louise é uma jovem moça que mora em uma cidade do interior com seus pais, o irmão e a irmã. Louise sempre sonhou em ganhar as passarelas com sua beleza sendo modelo, mas seus pais religiosos eram totalmente contra isso. Num belo dia, um estranho chega à cidade e conquista Louise, prometendo que saindo daquela cidade iria transformá-la na modelo que sempre sonhou. Louise ignora os alertas que recebe e foge de casa com o estranho... Mas seu ato de desobediência não acabou nada bem: ela foi parar em uma casa de prostituição.
- Louise, não é hora de pensar em honestidade, santidade, seja lá o que for que você tenha aprendido na igreja. Aqui é outra história, você precisa de grana. Depois que estiver livre, peça perdão.
Lá, cobravam uma dívida sem fim dela, além de ameaçarem sua família, obrigando-a a fazer programas para conseguir dinheiro, que nunca era suficiente para libertá-la. Em uma noite, ela conhece Olavo, um homem lindo e rico que a pede para acompanhá-lo, mas ele só queria mesmo uma companhia e não sexo, pois a esposa amada estava muito doente no hospital. Louise também conta sua história a ele, e no dia seguinte, com a boa quantia em dinheiro que ele lhe deu e a ajuda de uma amiga da casa, consegue fugir.

Ela chega a ser capturada novamente pelos criminosos, mas é salva da quase morte pelo jovem policial Esdras. Ele é cristão e a abriga na casa de seus tios e primo, já que a família de Louise (especialmente a mãe), agora a rejeitam. Louise, agora trabalhando para a família de Esdras, precisa se mudar com eles para outra cidade chamada Aurora, e é lá onde Louise terá a oportunidade de sonhar de novo e... Bem, essas são só as primeiras 50 páginas, é melhor lerem o resto! ;)
- Deus, me ajude, não quero errar de novo.
Detalhes da edição: A primeira página de cada capítulo é nesse tom cinza, as demais são brancas.

Vamos falar sobre a minha experiência de leitura? A capa desse livro é bem linda e chamativa, e mostra a sensibilidade e inocência da jovem que iremos conhecer na história, a Louise. Já no primeiro parágrafo, foi uma leitura que me intrigou e prendeu a atenção por seu potencial. E o livro como um todo tem uma trama realmente interessante, com um certo suspense no ar.

A escrita do autor é bem limpa e clara. Feita em terceira pessoa, não exagera nas descrições e assim, acompanhamos sem dificuldades a caminhada de sonhos, erros, consequências e redenção de outros personagens além da protagonista. Contudo, não é uma escrita muito poética ou cheia de frases marcantes, uma característica que eu costumo sentir falta numa leitura, ainda mais dentro de uma premissa dramática como a de "Um Sonho de Amor".

Antes de ler, eu não tinha procurado saber muita coisa sobre o enredo, então tive algumas surpresas no caminho... Por exemplo, não estava esperando um triângulo amoroso nesse tipo de história, rs; então, já os deixo de sobreaviso. Não sei se curti muito isso, especialmente porque minha torcida estava para o lado "errado", hahaha.
Queria amar, e amar ao infinito. Esse sempre fora seu sonho: amar e ser amada.
Algumas ideias e elementos do enredo conseguiram sair do simples e clichê, especialmente por serem abordados num romance cristão (destaque para os temas de prostituição e alcoolismo), mas o desenvolvimento deixou um pouquinho a desejar. Basicamente, ele começou a me incomodar quando os personagens se mudaram para uma cidade pequena: a história ficou meio que num marasmo, não sem nada a acontecer de fato, mas sem nada de relevante acontecendo.

Não acho que o livro se estendeu desnecessariamente em suas 250 páginas. Minha conclusão sobre o que aconteceu é o que vou chamar aqui de um "problema de distribuição e duração dos acontecimentos", e que resultou nesses "altos e baixos". Ao chegar na página 169, vi uma luz no fim do túnel, e estava certa! Percebi que o autor estava praticamente guardando tudo pro final kkk A partir daí a leitura fluiu mais rápido e houveram muitas (e boas) reviravoltas. Foi como uma volta aos trilhos, bem a tempo.

- Só você mesmo, Louise, para ainda conseguir fazer graça com tudo o que está vivendo. Por isso que nós amamos você, é uma guerreira.
A parte que mais me empolgou foi no começo do livro quando Louise fugiu do lugar onde estava, e a que mais me emocionou foi no final quando o Alessandro (primo de Esdras) tem um encontro verdadeiro com Deus. Eu senti falta de mais momentos que me tocassem intimamente.

Todos os personagens tiveram sua devida finalização; e com a "volta por cima" da narrativa (ainda antes do final), eu fechei minha nota de avaliação em 4,0.

Inclusive, caso você tenha se interessado pela trama e não seja cristão, a narrativa não força e nem se prende somente a falar sobre religião ou Deus.

Mas o que a obra positivamente deixa para o leitor nas entrelinhas, é que Deus não olha para um ser humano do modo como nos olhamos uns aos outros. Ele perdoa e usa quem Ele quer, porque tem um plano para cada um de nós. Louise, apesar de tudo o que passou de ruim, não perdeu a fé no Único que poderia mudar os rumos de sua vida, e continuou na busca por seu sonho de amor.
O momento da verdade chegaria, sabia disso, até lá, viveria um dia de cada vez e permitiria que somente os sonhos de Deus se realizassem em sua vida.

18 comentários:

  1. Oi MIGA! Tudo bem?

    Aprecio a delicadeza da capa, apesar de não gostar de personagens explícitos na capa e preferir idealizar no pensamento, até que eu gostei, mas não apreciei do mesmo modo a premissa.Contudo sua resenha está bem interessante.

    Grande abraço,
    www.cafeidilico.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Carol!
    Essa capa é linda...
    Apesar do triângulo amoroso e eu não ser acostumada a ler obras cristãs, fiquei interessada. Apesar dos altos e baixos, ela tem cara de ser uma boa história.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Concorra ao livro Depois do Fim autografado

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carol! Tudo bem? Eu sou cristão, mas não sei se gostaria muito de ler um livro cristão. Nunca li, sabe? E pelo que vi em sua resenha... Não sei se iria gostar tanto assim... Mas quem sabe, né?

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena Tony! Eu já li alguns do gênero e geralmente dão bastante certo cmg, n custa nd tentar né? Bj

      Excluir
  4. Oi, Carol. Eu nunca li um livro cristão, qual seria realmente a diferença dos outros livros? Mas acho que leria porque gostei muito da sinopse e da capa, que é linda, mas detesto triângulos amorosos, aff.
    Beijos
    http://www.leitoraencantada.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miriã! A maioria dos livros cristãos publicados hj no Brasil são voltados para o estudo bíblico ou auto ajuda. Mas aí temos os romances cristãos que estão em fase de crescimento no nosso país, onde as histórias são ficcionais assim como em romances normais, porém a ambientação, os personagens ou a mensagem da história tem alguma ligação com temas bíblicos ou religiosos! Fui clara? haha
      Estou pensando em fazer um vídeo sobre esse assunto!

      Excluir
  5. Oi, gostei muito da sua escrita e da resenha. Fiquei impressionada com esse livro, não é sempre que encontramos um assim. Gosto de triângulos amoroso, apesar de me deixarem nervosa, quando o livro não é muito bom a curiosidade me faz ler até o fim rs.

    Beijos
    Vinte Outonos

    ResponderExcluir
  6. Ótima resenha, xará! Mostrou bem todos os pontos positivos e negativos da obra. Eu já fiquei com um pé atrás ao saber que existe triângulo amoroso. A premissa parece tão pesada, que não caberia um romance no meio dela, quanto menos um triângulo. Uma pena que o livro possua ressalvas, mas é importante para o autor saber no que se dedicar mais nos próximos livros.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá Carol! Essa capa é linda,mas a premissa dele não me atraiu muito. Sua resenha ficou ótima!

    Beijos

    Vivian
    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
  8. Hey, Carol!
    Essa capa é realmente linda! Estava aqui toda animada com a resenha, principalmente com o aparecimento desse bem feitor que ajudou a protagonista, mas quando você mencionou triângulo amoroso... Não dá. Principalmente, porque eu costumo torcer sempre para o lado errado do triângulo haha. Mas a resenha, além de ótima, está super instigante. Deu mesmo vontade de ler.
    Mil beijokas - Entre um Livro e Outro

    ResponderExcluir
  9. Oi Carolzinha,
    Sabe que eu não tenho o costume de ler romances cristãos, mas é algo que vem chamando minha atenção ultimamente.
    Li um uma vez e foi uma ótima experiência!
    Vou anotar aqui sua dica.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Carol!
    Eu não curto quando o livro parece ter esse problema de distribuição de tempo. Sempre acaba me parecendo que foi mais longo do que deveria. Sofro lendo os da Sarah J Maas pq tem hora que ela exagera. Mas confesso que a temática desse livro também não me chamou atenção, infelizmente.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Que capa linda, amei! Adorei a resenha e fiquei curiosa para ler o livro, o enredo me pareceu bem interessante...

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  12. Olá, Carol! Tudo bem?

    Faz tempo que não consigo passar aqui, que saudade das suas resenhas! ❤

    Menina, eu ainda não tinha ouvido falar desse livro. A capa é muito bonita, né? Amei!

    Achei a premissa muito interessante, apesar de não ser muito o meu tipo de leitura.

    Apesar da sua resenha tão empolgante, eu passar a indicação.

    Ah! Não se sinta mal pelo triângulo, eu também sempre shippo errado, hahaha.

    Beijos e até!

    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Carol! Eu nunca li um romance cristão, mas eu gostei da sinopse e apesar dos altos e baixo parece ser muito bom!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  14. Oi Carol, tudo bem?
    Fiquei chocada com o que acontece nas primeiras 50 páginas. =O É muita coisa hahaha!
    A história parece bem tocante. Gostei da resenha!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  15. Hey querida, tudo bem?
    Eu ainda não li nenhuma história cristã, acredita? Mas acho que isso se deve ao fato de eu não ler muitos livros nacionais. Não conhecia o livro resenhado, mas gostei da história, me lembrou até o começo de uma novela aí...Só não gostei do triangulo amoroso, mas acho que vale a pena dá uma chance.
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Carol,
    Tudo?
    Então não conhecia esse livro e quando comecei a ler sua resenha fiquei intrigada porque tudo que você contou no início parecia ser a história inteira,mas eram apenas 50 páginas. Fiquei triste ao perceber que em uma altura parece que a leitura se torna um pouco arrastada pelo que entendi,mas parece que o final compensa. Enfim, mas um livro que conheci que se tiver a oportunidade vou ler com certeza.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Querido leitor, deixe seu comentário, ele é muito importante pra nós! *-*
Vamos adorar visitar seu blog e retribuir, é só deixar o link ;D