quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Na Estante // O Sorriso da Hiena - Gustavo Ávila



Sinopse
É possível justificar o mal quando há a intenção de fazer o bem?
Atormentado por achar que não faz o suficiente para tornar o mundo um lugar melhor, William, um respeitado psicólogo infantil, tem a chance de realizar um estudo que pode ajudar a entender o desenvolvimento da maldade humana. 
Porém a proposta, feita pelo misterioso David, coloca o psicólogo diante de um complexo dilema moral. Para saber se é um homem cruel por ter testemunhado o brutal assassinato de seus pais quando tinha apenas oito anos, David planeja repetir com outras famílias o mesmo que aconteceu com a sua, dando a William a chance de acompanhar o crescimento das crianças órfãs e descobrir a influência desse trauma no crescimento delas.
Mas até onde William será capaz de ir para atingir seus objetivos?
Em "O sorriso da hiena", Gustavo Ávila cria uma trama complexa de suspense e jogos psicológicos, em uma história que vai manter o leitor fisgado até a última página enquanto acompanha o detetive Artur Veiga nas investigações para desvendar essa série de crimes que está aterrorizando a cidade.

Sobre o autor
Resultado de imagem para gustavo avila autor
Gustavo Ávila ingressou no mundo da escrita ao iniciar no mercado publicitário como redator, há mais de dez anos. Nascido em 1983, cresceu no interior paulista, trabalhou por anos em São Paulo, capital, e hoje vive em Florianópolis. Foram mais de três anos escrevendo O sorriso da hiena, que, em 2016, teve os direitos de adaptação comprados pela TV Globo.

O que achei
Uma experiência de leitura que vale muito a pena! A premissa desse livro é uma coisa sensacional. O Sorriso da Hiena é um livro extremamente realista, de dar medo! Mas não estou falando no sentido de "terror", e sim sobre o que o ser humano é capaz de fazer e o que o motiva.
Nesse caso ficou até perceptível que o autor do livro era um homem. Super bem escrito em terceira pessoa pelo Gustavo Ávila, temos cenas descritivas e detalhadas com personalidade, nem um pouco cansativas e com uma razão para estarem ali: as páginas passam voando!
Os personagens são bem construídos e justificados em suas ações. O que mais me chamou atenção foi o detetive Artur, que no livro possui a síndrome de Asperger. Foi curioso ver como ele agia nas investigações e na vida pessoal.
Inteligente, reflexivo e original, esse é o tipo de livro que você termina e tem que parar tudo para pensar no que leu desde o início... Só depois que fiz isso é que comecei a entender direito alguma coisa! hahahah O autor não deixa tudo mastigado para o leitor, há uma complexidade na história.
E se a trama não tivesse esse pano de fundo que questiona a moral, o bem e o mal; se não soubéssemos desde o início quem é o assassino e as verdadeiras motivações dele; iria ser só mais uma história comum de perseguição a um serial killer. Bom que aqui estamos longe disso.
Maaaaaaas
Fiquei procurando mais páginas no final, confesso! XD Não sabia o que pensar! Pra mim, faltou uma força e surpresa mais consistentes pra concluir o livro com chave de ouro... Quem sabe uma citação impactante de "Como se tornam adultos"? (quem leu vai entender) Enfim, tem um "divisor de águas" no livro que nos leva aos rumos do final, e eu achei que a partir dali o autor correu sem necessidade, um pouquinho mais de desenvolvimento não ia fazer mal nenhum, rs.
Pessoalmente eu senti falta de um aprofundamento maior nos estudos psicológicos do William. Percebi alguns "deslizes" ali na construção das investigações que acontecem no livro, não vou entrar em detalhes sobre, mas tem relação com algumas atitudes (tomadas ou não) pelos detetives; o que não tira o mérito da história, mas pode ser revisto.
Eu já tinha visto "O sorriso da hiena" em outros blogs, mas vou dar o crédito pra quem me contou a história na fila do bandejão na faculdade e me convenceu de verdade a ler, hahahah. Obrigada amiga Jeh Camargo! 
A leitura vai ser uma boa pedida pra quem já é fã de literatura policial e thrillers, e também para aquela pessoa que quer quebrar o preconceito com a literatura nacional. Espero poder ler outras tramas desse autor num futuro próximo, que já está de parabéns por essa obra!

Quotes
Superar é poder estar perto de algo que você decidiu largar.
[...] não vale a pena ficar com quem diz amar seus defeitos, essa pessoa nunca vai deixar você se tornar alguém melhor.
[...] não importava quantas vezes eu machucasse alguém, a minha dor continuava em mim.
[...] só uma pessoa boa é capaz de entender o mal.
Basta a vida acertar o lugar certo para despertar o pior em qualquer pessoa.
Sabedoria não tem nada a ver com idade, David. Tem a ver com o que o mundo te dá e o que você aprende com isso.
Um sorriso nem sempre quer dizer algo bom, detetive. […] Às vezes damos a impressão de que gostamos de alguma coisa, quando na verdade só estamos com medo, com dor, com fome.
A paciência é a característica mais perigosa que um inimigo pode ter.
A maioria não aceita muito bem quando a verdade é sobre elas mesmas?
Certas coisas nunca saem de você. Certas coisas nunca se consertam.
[...] é possível pensar que o bem nada mais é do que a evolução do mal para nossa própria sobrevivência.
Não vale a pena tentar salvar o mundo quando você acha que uma vida perdida é um preço aceitável a se pagar.
- [...] Toda hora alguém está levando um coice do mundo. Mas é justamente isso que faz cada momento de alegria tão precioso. É a fome que faz um prato de arroz e feijão ser a coisa mais gostosa do mundo.
O mundo sempre vira desculpa para quem acha que pode fazer o que quiser como compensação.
Booktrailer

Notícias
Sessão de autógrafos de "O sorriso da hiena" no dia 02, estande da Record!

Adaptação para a TV: o que esperar?
Estou curiosa pra saber como vai ficar a adaptação dessa história para a TV, já que os direitos foram adquiridos pela Globo! Na verdade, acho até que a história funcionaria melhor em filme mesmo, mas uma minissérie bem feita e com as correções necessárias pode dar muito certo também! E a trama merece sim uma visibilidade desse porte ;)

Pra quem leu (SPOILEEEER)
[selecione o texto] Vocês acham que a polícia conseguiu condenar o William por todos os crimes? Eu acho que não! kkk 

17 comentários:

  1. Oi, Carol!
    Eu também gostei muito do livro. Achei sensacional a história. E sobre o spoiler, eu acho que não. Nem sei se eles chegaram perto hahahha
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio de aniversário do Balaio de Babados e O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Oi, Carol! Olha a faca! hahaha Adorei a foto, ficou muito boa! E a resenha também! Sou doido pra ler O Sorriso da Hiena. O livro faz muito o meu estilo! <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol! Tudo bem? Leio muitas críticas positivas dese livro, o gênero não é bem meu preferido, mas ando saindo um pouco da minha zona de conforto e esse tipo de medo que o livro passa é sensacional! Quero conferir!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol,
    Esse é um livro que me intriga... Quero conhecer a obra, parece algo inteligente e diferente de tudo que eu já li.
    Aliás, acho esse título bem interessante. Claro que não escolheria a obra sozinha, preciso de indicações para chamar a minha atenção hahaha
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Carol.
    Sou louca para ler esse livro a muito mais, ainda agora que descobri que vai virar um minisérie.
    Ótima resenha.

    bjs

    http://www.auniversitaria.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, Carol.
    Respondendo sua pergunta no spoiler eu achei que sim hehe. Eu amei esse livro, foi um dos melhores que li no ano. Os personagens são a alma da história. E diferente de você gostei do final.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Xaráaa, resenha espetacular! Todos falam tão bem desse livro que é impossível não ficar curioso com a história. Adoro thrillers psicológicos e certamente vai ser uma leitura bem proveitosa. Sucesso pro autor! Ele aparenta possuir um talento enorme

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi
    a primeira vez que li uma resenha dele o livro tinha sido publicado de forma independente e de lá pra cá eu só li resenhas positivas, parece ser uma leitura bem inteligente e envolvente e mesmo com tantas noticias que vimos ler um livro assim ainda pode chocar. Que bom que gostou da leitura.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, Carol. Todo mundo está comentando sobre esse livro, eu não conhecia a sinopse até agora mas achei muito interessante esse negócio do autor questionar moral. Nas minhas aulas de direito tem muito disso também, sabe? Eu não sei se leria porque não é muito bem minha praia, mas acredito que a história encantada para quem gosta do gênero.
    Beijos
    http://www.leitoraencantada.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Carol!
    Esse livro parece ser muito interessante, adoro histórias de suspense!

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  11. Oi Carol, tudo bem?
    Comprei esse livro na Amazon e tô esperando chegar. Achei a premissa incrível e super envolvente. <3
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  12. Olá Carol,

    Não conhecia mas, fiquei interessada. Adorei os quotes e também o booktrailer.

    Um beijo,

    My Pure Style x My Instagram x My Facebook 

    ResponderExcluir
  13. Oi, Carol!!
    Sou doidinha pra ler esse livro *.*
    Tava vendo suas fotos da Bienal no instagram, arrasou ♥

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  14. Oiii Carol

    Esse livro coleciona elogios. Confesso que no começo não me chamava a atenção mas após ler tantas resenhas positivas já estou ficando curiosa.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oiii, Carol, tudo bem?
    Na primeira resenha que li desse livro eu fiquei mega com vontade de ler o livro. Mas depois com tantas resenhas positivas, fiquei com um certo receio. E pelos seus comentários, acho que eu até que estava certa nisso. Acho sim que ainda lerei, mas não estou ansiosaaaaaa hahah. Ah e sim, essa visibilidade sempre é bom. Para a obra, para o autor, mas também para a nossa literatura.
    Beijooos
    http://www.profissaoescritor.com.br/

    ResponderExcluir
  16. aaaaaaah, um ótimo representante da literatura nacional, livro incrível.

    Realmente é de fazer você terminar olhando pro teto e refletindo sobre a história, ao contrário de você, gosto de como é concluído (mesmo podendo acontecer umas coisas aí kkkk você sabe o que).

    Melhor indicação na fila do bandejão kkkk

    Eu mesma, Jeh Camargo ;*

    ResponderExcluir

Querido leitor, deixe seu comentário, ele é muito importante pra nós! *-*
Vamos adorar visitar seu blog e retribuir, é só deixar o link ;D