sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Coisas de Leitor // Dicas para sobreviver à Bienal do Livro RJ



HAHAHAH, brincadeiras à parte, acredito que este post irá ajudar aqueles que pretendem ir à Bienal do Livro RJ e saírem de lá inteiros, felizes e satisfeitos, rsrs. Fiz uma lista com 12 dicas voltada para leitores, como se fosse um "manual de sobrevivência" com o que você precisa saber antes de ir ao evento. Clique em "leia mais"!
1 - Faça um favor a si mesmo e compre o ingresso antecipadamente! Especialmente se você quer conseguir pegar senha para ver algum autor. A fila para compra de ingressos no dia é gigantesca e demorada, perder tempo com isso é bem chato! Você pode comprar ingressos pela internet ou em postos de venda, e ele servirá para qualquer dia do evento! Lembrando que nesse ano de 2017 a inteira está 24 reais, e a meia, 12 reais.
So You Think You Can Dance dance fox celebrate foxtv GIF

2 - Vá confortável e leve sua alimentação. O local onde acontece a Bienal é enorme (de verdade!), e você vai andar muuuito. Pra ter uma noção, a travessia do primeiro pavilhão até o último (são 3: azul, verde e laranja) pode demorar uns 40 minutos, por causa da lotação de pessoas. Sem falar nas filas de compras, senhas, autógrafos e banheiro pra ficar de pé. Adicione também o peso dos livros que você vai autografar ou comprar: é cansativo! Então, atenção no calçado, na roupa, no que irá levar (e aonde), e no clima! Leve bebida e comida porque lá dentro até tem variedade, mas é tudo muito caro!

3 - Planeje-se! A Bienal tem uma programação oficial disponível no site, mas as editoras que têm estandes no evento também possuem suas próprias programações, então fiquem de olho! Curtam as páginas das editoras e autores no Facebook, a maioria das informações circulam por lá! (inclusive mudanças e imprevistos de última hora). Tenha um mapa do local (disponivel no site da Bienal), anote a localização dos estandes que quer visitar e os horários das atividades, especialmente se você só irá 1 dia, para não perder nada! Ficar perdido na Bienal é bem normal rs, e muitas vezes tem várias coisas legais acontecendo ao mesmo tempo e em diferentes lugares, por isso é bom se antecipar e escolher o que fazer.
Clasharama plan goblin clash clash of clans GIF

4 - O ideal é ir 3 dias ao evento, pelo o que constatei nas minhas últimas experiências. Em 1 dia infelizmente não dá pra explorar todos os pavilhões e estandes, ainda mais se você quiser ver algum autor. Em 2 dias dá pra ir em todos os estandes e fazer suas compras, mas não dá pra ver muitos autores ou ir em muitas atividades. Em 3 dias você consegue ficar satisfeito em ter feito um pouco de cada coisa! No quarto dia você já não está mais com aquele gás, mesmo que não tenha ido um dia atrás do outro, hahaha. Ir em mais dias é bom pra você não ter necessidade de ficar lá o dia todo e distribuir melhor o peso dos livros!

5 - Senhas. Alguns autores irão bater papo e autografar em espaços específicos da Bienal (como a Praça Copacabana, por exemplo), e outros no próprio estande de suas editoras. Se o autor for autografar pela Bienal, chegue cedo pela manhã (não importa o horário em que realmente será a sessão) e dirija-se até a central de distribuição de senhas. Correrias são comuns, rsrs. Se for no estande da editora, cada uma terá suas regras para a distribuição das senhas, mas será no estande, e não na central da Bienal.
 books literature haer lee literary tbr GIF

6 - Converse com as pessoas. Informação é tudo! Às vezes o amiguinho do lado sabe mais do que você ;) Aliás, aproveite pra fazer amizades, trocar marcadores, e quem sabe não rola um revezamento nas filas também? XD

7 - Transporte. Sinceramente, acho que o transporte público (metrô e BRT) é a melhor opção, porque os engarrafamentos na Barra da Tijuca - RJ são monstruosos, especialmente à noite!

8 - Compras. Tenha uma lista dos livros que quer comprar e faça uma pesquisa de preço antes de ir à Bienal. Muitas vezes não compensa comprar no evento. Fatores como frete, lançamentos, compra direto com o autor e desconto progressivo devem ser considerados. As editoras costumam fazer promoções na Bienal (dependendo do livro, eu considero até 20 reais uma promoção, rsrs), geralmente de livros não muito visados. No último dia de Bienal, às vezes rola uma queda de preços!
Imagem relacionada

9 - Visite os estandes das editoras mais de uma vez. Às vezes você pode encontrar um autor legal que não estava lá antes, um livro que não tinha visto/que ficou mais barato, ou o mais importante: mais variedade de marcadores e bottons! hahaha Ps: Indo nos primeiros dias de Bienal, você pode garantir brindes e livros legais que podem estar esgotados mais pra frente.
  books matthew broderick give it to me GIF

10 - Não tem wi-fi de grátis na Bienal, mas é essencial que você providencie uma forma de estar conectado lá dentro! Pra se comunicar com os amigos/familiares e, como falei lá em cima, saber das mudanças ou imprevistos de uma atividade ou autor.

11 - Finais de semana e feriados são bem lotados... Mas você já tentou andar em meio as crianças de escola nos dias de semana, tipo, umas 17h da tarde? Socorro! Elas ficam correndo e andando juntas em correntinhas! kkk Resumindo: todo dia é dia na Bienal, tenha paciência! (mas as manhãs são mais tranquilas, rs)

12 - Para os blogueiros: divulguem-se, procurem-se, ajudem-se, vão aos encontros, conheçam os leitores, autores nacionais e os profissionais das editoras. Esse é o melhor lugar!
 page news skate surf contest GIF

E pra todo mundo: vamos tratar de aproveitar o tempo em que estivermos lá e nos divertir, ok? =D
A quem interessar, os links dos posts que eu fiz sobre a Bienal RJ de 2015: parte I e parte II
Qualquer coisa, estou disponível para tirar dúvidas aqui nos comentários ou no meu facebook ;)
Beijinhos!

23 comentários:

  1. Oi Carol,
    Tudo? Quanto tempo?
    Depois de um belo tempo fora da blogosfera consegui voltar. Tive alguns acontecimentos na minha vida que fizeram com que eu desse uma parada, mas não consegui ficar muito tempo longe. Lendo esses posts da Bienal sempre me bate uma tristeza porque esse ano infelizmente não vou conseguir ir, moro muito longe(RS), então é necessário um planejamento maior para participar de algo assim, vou ter que ficar na vontade. Mas muito interessante suas dicas para o pessoal que vai poder participar, principalmente das senhas, é uma loucura mesmo.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi! Adorei as dicas, infelizmente esse ano não vou, mas com certeza essas informações vão ajudar. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carol!
    Eu amei o primeiro gif hahahahhaha
    Eu não vou e nem nunca fui pra Bienal, mas já fui em eventos parecidos e realmente essas dicas são essenciais.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Concorra ao livro Depois do Fim autografado

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol!
    Aquela inveja porque eu realmente queria ir, mas amei as dicas. Sempre vejo o pessoal comentar sobre a pesquisa dos livros. Eu faria mesmo. Levaria tudo anotadinho, preço e frete KKK. Pra não virar otario lá.
    Boa diversão

    Abraços
    David
    https://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oiii tentei entrar no seu blog mais deu errado deixo um oi no meu q te sigo bjus https://ketellecalumbi.blogspot.com.br/

      Excluir
  5. Oi, Carol. Que inveja que você vai pra Bienal e eu não, então aproveita muito em! Estou me programando para ir na de SP no ano que vem, então com certeza vou pegar suas dicas, achei-as essenciais.
    Beijos
    www.leitoraencantada

    ResponderExcluir
  6. Hey querida, tudo bem?
    Achei bem bacana o post e todas as dicas são válidas. Esse ano, não estou muito animada ( e não posso gastar muito esse mês) então acho que não irei 3 vezes, mas com planejamento acho que, no máximo dois dias, é suficiente. Também não pretendo pegar autógrafos, mas sei que tu vai...Então boa sorte!
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Muito bom saber que tem coisa boa pela net ainda.Sou nova nessa coisa de blogar mas te convido a visitar o meu blog te seguindo já bjs
    Aló galera saiu agora , Post novo!
    http://ketellecalumbi.blogspot.com.br/2017/08/o-que-e-preciso-para-se-dar-bem-na-vida.html

    http://ketellecalumbi.blogspot.com.br/2017/08/o-que-e-preciso-para-se-dar-bem-na-vida.html

    ResponderExcluir
  8. Oi Carol!

    Gente que post mais fofo, sério! Por que ninguém pensou nisso antes? Ou as veze até já pensou mais eu não procurei hahaha, eu nunca fui na bienal, e tipo inacreditável isso! Mas é verdade:(, enfim muita gente fala que é uma loucura mesmo, que já foi roubado,que já assinou coisa que não deveria e por ai vai hahaha, que os preços são absurdos! Então suas dicas foram muito mas muito bem vindas! Eu adorei todos os gifs, principalmente o the plan, super criativo da sua parte.

    Beijinhos

    Resenha Atual

    ResponderExcluir
  9. Oi Carol! Excelentes dicas!! Me sinto psicologicamente pressionada a ir nessa Bienal hehehehe mas sem condições, infelizmente, fico só babando!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. CAROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL
    MEU CORAÇÃO JÁ ACELERA!
    Que saudade da Bienal, mas esse ano é sua vez e só por isso não vou ficar brava,rs. Aproveita muuuuuuuuito por mim!
    Aliás, ótimas dicas!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá, Carol.
    Ótimas dicas. Quando fui a bienal passei sufoco na parte da comida. Era tudo um absurdo de caro e minha amiga que não comia carne não tinha opção. E também achei ruim não ter um mapa do local porque fui indo de corredor em corredor e não deu tempo de ir em todos.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Oi, Carol! Dicas excelentes e importantíssimas! Você vai???

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  13. Oi Carol, sua linda, tudo bem?
    Na última Bienal que fui eu vi as crianças, teve até confusão, risos... E realmente final de semana fica lotado, mas o pior foi ir embora, as filas de ônibus estavam levando horas. E para comer para mim foi um problema, e não foi muito pelo preço foi por ser difícil de encontrar algo que eu gostasse por lá, sou muito difícil para comer risos.. Ótimas dicas.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi
    as dicas são bem úteis para quem vai,
    sonho em um dia poder ir em uma Bienal, deve ser uma boa experiência e ainda poder conhecer outras pessoas.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Eu não gosto muito de multidão, então gosto de comprar meus livros em e-commerce mesmo.

    Se quiser participar e/ou divulgar, separei um presentinho ara uma leitora lá no blog: https://oblogdafenixx.blogspot.com.br/2017/08/sorteando-blog-esta-de-volta.html

    ResponderExcluir
  16. Oi Carol, tudo bom?
    MELHOR POST DA VIDAAAAAAAAA. Tô com credencial na mão, vou o mais confortável possível (carregar câmera e kits de livros é dureza ç_ç) e tô preparada pra muvuca. Porque sempre tem muvuca, ai misericórdia.
    Eu tô desesperada pelas senhas da Jenny Han e da Paula Hawkins, espero conseguir! Maior decepção a Bienal do RJ ter feito essa papagaiada de 'senha presencial'. Ano passado em SP foi tudo tão organizadinho com as senhas online :/
    Amei o post! Ansiosa demais por esse evento. Nos vemos lá <3

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?

    Cara, o gif que você colocou no início da postagem não poderia ser mais perfeito... fui na última Bienal do Rio, e só posso dizer que o sistema é bruto! Muito valiosas suas dicas! E quem estiver disposto a conseguir senhas para ver algum autor, se preparem porque a coisa costuma ser selvagem!

    Marcelo Brinker
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Carol,

    ótimas dicas! Se eu não tivesse feito uma lista do livros que eu queria comprar, teria deixado passar vários na ultima bienal, pois são muitas editoras e você acaba se perdendo com tantas opções.
    Esse ano infelizmente não vou poder ir, pois RJ fica meio complicado para mim, mas ano que vem em SP estarei la :D
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi, Carol

    Dicas maravilhosas! Eu estou super animada e já até fiz uma lista com as coisas que quero fazer aqui no bloco de notas do celular! Hahahaha
    Esse ano não quero muitis muito autógrafos, os autores não me interessam muito, então vou ficar curtindo o espaço e as atrações! \o/
    Nos vemos lááá!

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  20. Hey, Carol sua linda!
    Que post mais amor. Deu para sentir a empolgação e a adrenalina daqui! haha. Uma pena que eu ainda não consegui me organizar para ir em uma Bienal. Mas quem sabe ano que vem? haha. Dicas valiosas essas hein? Vou ficar com elas salvas, porque quando eu for, já saberei me virar por lá! ;) Aproveite por nós duas! haha.
    Mil beijokas - Entre um Livro e Outro

    ResponderExcluir
  21. Oi Carol,
    Ainda to no impasse de saber se vou esse ano ou não.
    Mas as dicas são muito válidas. Pena que só posso ir uma vez. Parece sempre uma viagem de dias ir daqui de Caxias para o Recreio kkkkkkkkk durmo o dia seguinte inteiro kkkk

    tenha uma ótima quinta.
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir

Querido leitor, deixe seu comentário, ele é muito importante pra nós! *-*
Vamos adorar visitar seu blog e retribuir, é só deixar o link ;D