sexta-feira, 14 de julho de 2017

Leituras do mês // Abril, Maio e Junho de 2017


Oi gentes, como estamos? Julho está passando muito ráaapido, se acalme aí que preciso saborear minhas férias! hahaha Hoje nós vamos conversar sobre as leituras que realizei nos meses de Abril, Maio e Junho, um número bem modesto na verdade XD 

Na Colônia PenalO Alienista
Na colônia penal - Franz Kafka
Enviado a uma colônia penal para dar sua opinião sobre os métodos nela empregados, um viajante descobre ali um sistema judiciário bárbaro. Ele assiste a uma execução em que o condenado é preso a uma máquina, que inscreve em seu corpo a sentença, até que a morte venha.
Além dele e do próprio condenado, participam da cena apenas um soldado e o oficial encarregado de ministrar a justiça, o que será feito com o auxílio da máquina, expressamente concebida para que cada condenado sinta na carne o peso e a especificidade da sentença que recebeu.
Com esse texto, que evoca O jardim dos suplícios, do escritor francês Octave Mirbeau, Kafka retrata uma humanidade covarde e indiferente à sua própria violência. Novela cruel e sinistra que foi bastante criticada na época de sua publicação, Na colônia penal nada perdeu de sua pertinência, revelando a atemporalidade da obra de Franz Kafka.
Leitura da faculdade. História tensa hein... Admiro muito nos escritores clássicos a capacidade de fazer da ficção uma excelente crítica social!
O alienista - Machado de Assis
Existem normas que definam o que é sanidade e o que é loucura? Pois a busca e a aplicação de tais normas são as principais razões da vida de Simão Bacamarte. Médico da provinciana Itaguaí, ele gera medo e veneração ao tentar fixar o parâmetro da normalidade. Em 'O alienista', Machado de Assis pretende mostrar, de maneira satírica, o funcionamento da ciência no Brasil do século XIX - e como a população é, no mais das vezes, instrumentalizada em nome dos que detêm o poder.
Releitura da faculdade. Quando eu li "O alienista" pela primeira vez, no fundamental, me lembro de ter achado um dos piores do Machado de Assis que já havia lido (e eu adoro o Machado!). E aí nessa releitura eu consegui curtir um pouco mais a história e compreendê-la. (Avaliação: 3,0)

Resultado de imagem para do lado esquerdo wattpadFlor de Cerejeira
Do lado esquerdo - Isadora Mello
Composto por 22 poemas, Do Lado Esquerdo fala do amor em suas mais variadas formas e épocas. Em seu segundo livro, Isadora Mello traz, através de uma escrita simples, pensamentos sobre o primeiro amor, o amor não correspondido, amor proibido, amor que sufoca, amor de amigo, de pai, mãe e filho, e, é claro, amor próprio.
   Você vai se ver nesses versos e sair com a certeza de que amor de verdade começa do lado esquerdo do peito e vai até o fundinho da alma.
Na verdade eu esqueci de incluir esse livro no Leituras do mês anterior, porque eu mantenho o controle disso no Skoob mas o livro ainda não está cadastrado lá, rsrs. Enfim, a obra é uma fofura e traz sentimentos puros e singelos, expressos na simplicidade da letra sincera, numa linguagem que todo lado esquerdo do peito, entende. Adoro a escrita da Isa, já resenhei outro livro dela aqui, e vocês podem ler "Do lado esquerdo" inteirinho e de graça no wattpad! (Avaliação: 4,5)
Flor de cerejeira - Alana Gabriela
“Qualquer um pode cometer um erro.”
Yoko tinha uma vida relativamente boa e estável. Participava da organização do Festival Cherry Blossom todos os anos, tinha amigos na escola, tocava violino e estava treinando para fazer parte da orquestra da Juventude de Macon quando tudo começou a dar errado. Seu pai causou um grave acidente e foi parar na prisão.
Em meio à dor da ausência, Yoko conhece Aidan Hirsch, um garoto que parece tão desestruturado, taciturno e solitário quanto ela, e que é capaz, acima de tudo, de não julgar, simplesmente ouvir. Aos poucos, um sentimento singelo e inefável ganha forma, surgindo uma história delicada de autoconhecimento, arrependimento, culpa e superação que poderá mudar a vida desses adolescentes se assim escolherem.
Um YA que eu adorei ler, já tem resenha aqui no blog! (Avaliação: 4,0)

Se eu ficar - Gayle Forman
A última coisa de que Mia se lembra é a música. Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... E o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.
É um livro bem sensível e a história é realmente comovente. Nunca tinha lido nada da Gayle Forman, a escrita dela é boa! Ela é uma das autoras confirmadas para a Bienal do Livro RJ, por isso adiantei essa leitura. Gostei também do tamanho do livro (224 p.), li rapidinho! haha XD A Mia e o Adam como um casal não me convenceram muito, confesso, talvez vendo o filme minha opinião sobre isso mude! (Avaliação: 4,0)
O milagre - Nicholas Sparks
Vestido de preto da cabeça aos pés e com a aparência de alguém sempre pronto para ir a um velório, Jeremy Marsh reflete em seu estilo uma forte vocação para encarar a vida de uma forma racional. Badalado pela mídia, respeitado pela comunidade científica, aos 37 anos o jornalista assina uma coluna na prestigiosa revista Scientific American - sem, contudo, emplacar um relacionamento feliz. A saída que Jeremy encontra para exorcizar o fantasma de um casamento desfeito é negar a existência de outros tipos de fantasmas: aqueles que arrastam correntes e aparecem sob lençóis.
Seu trabalho como freelancer já o fez viajar pelo mundo à cata de lendas urbanas como a do monstro de Losh Ness. Por isso, não se surpreende ao receber a carta de Dori McClellan, uma senhora com poderes divinatórios que o convida a investigar as misteriosas luzes de Cedar Creek, um antigo cemitério de escravos que teria sido alvo de uma maldição.
Acionando seu agente e um cameraman tatuado e beberrão, Jeremy deixa Nova Iorque e parte em direção ao sul dos Estados Unidos. Essa é a terra da sofrida Lexie Darnell - alguém que longe de ser uma mocinha ingênua do interior, se mostra vacinada contra os avanços de qualquer conquistador da cidade grande. Mas será que um forte sentimento pode ultrapassar as fronteiras que separam a fé da descrença?
Um romance entre um jornalista e uma bibliotecária tinha tudo pra eu amar, e eu sinceramente estava mesmo gostando, mas simplesmente acabei perdendo a paciência lá pro final do livro com a trama e os personagens (principalmente com a Lexie), parecia que o fim nunca ia chegar! kk Muitas páginas e enrolação, Tio Nick =/ O final foi bonitinho, mas não passou muito disso, faltou emoção... E PRA QUÊ UMA CONTINUAÇÃO, PELOAMOR! Se o Nicholas enxugasse ao máximo "O Milagre" e juntasse com o final da continuação "A primeira vista" (sim, já vi o spoiler), aí sim seria um final digno e um livro mara! Mas não, ele quis esticar e fazer 2 livros sem necessidade... -_-
Perdida - Carina Rissi
Sofia vive em uma metrópole e está acostumada com a modernidade e as facilidades que ela traz. Ela é independente e tem pavor à mera menção da palavra casamento. Os únicos romances em sua vida são aqueles que os livros proporcionam. Após comprar um celular novo, algo misterioso acontece e Sofia descobre que está perdida no século dezenove, sem ter ideia de como voltar para casa ou se isso sequer é possível. Enquanto tenta desesperadamente encontrar um meio de retornar ao tempo presente, ela é acolhida pela família Clarke. Com a ajuda do prestativo e lindo Ian Clarke, Sofia embarca numa busca frenética e acaba encontrando pistas que talvez possam ajudá-la a resolver esse mistério e voltar para sua tão amada vida moderna. O que ela não sabia era que seu coração tinha outros planos... 
O primeiro e único livro da Carina Rissi que eu tinha lido até então era "Procura-se um marido", e além de ter entrado na minha lista de histórias favoritas, foi onde me apaixonei pela escrita da Carina! Mas lendo "Perdida", deu pra perceber claramente que foi o primeiro livro que ela escreveu. Não só o enredo, mas a narrativa da autora me soaram bem clichês nesse caso. Outro porém pra mim foi a protagonista Sofia, ela não me cativou tanto... O livro no geral é muito bom, só não acho que merece esse pedestal todo em que o colocam! Estava esperando "o livro da minha vida" e ele não veio... Mas meus amigos, o Ian Clarke veio! Esse sim é o homem da minha vida, e definitivamente a melhor coisa de Perdida e do mundo literário de personagens masculinos! hahaha SPOILER no final quando a Sofia descobre como ele morreu, foi tãaaaao triste, meu coração quase teve um treco! kkk (Avaliação: 4,0)

Quais livros vocês já leram e o que acharam?
Beijinhos

18 comentários:

  1. "Se eu ficar" é um ótimo livro! Avaliei com 4 estrelas também rs. Agora sobre esse do Nicholas... É o que eu menos gosto. Infelizmente a leitura não fluiu tanto quanto eu esperava :(

    Beijos,
    * Blog PS Amo Leitura *

    ResponderExcluir
  2. Oi, Carol!
    Eu adoro "O Alienista", é um dos meus contos favoritos do Machado, hahaha. Inclusive, li um livro esses dias que é inspirado nele... E me apaixonei.
    Ahhhhh Carol! Eu amei cada pedacinho de "Perdida" ♥
    Um super beijo!
    Thami, Blog Historiar.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Ainda não li Se Eu Ficar, vi apenas ao filme e adorei! A história é realmente muito sensível e bacana. Choro horrores vendo!

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol! Quantas leituras em?! Me parece que foram boas para você, li Se Eu Ficar também no ano passado, mas ao contrário de muitas pessoas preferi o filme. rsrsrs Mas ainda continuo gostando da Gayle.

    Grande abraço,
    www.cafeidilico.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Adorei saber suas leituras! Quero muito ler "Perdida", deve ser muito bom...

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  6. Olá Carol,

    Gostei das sinopses dos livros lidos nos meses!! De todos só li o primeiro e foi bem na época da escola. rs xD

    Um beijo,

    My Pure Style x My Instagram x My Facebook 

    ResponderExcluir
  7. Hey, Carol!
    Ah, você acredita que ADOREI "Perdida"? Tudo bem, foi o primeiro livro da autora que eu li, mas eu AMO de montão! Principalmente a doida da Sofia! haha. Mas o Ian... <3
    Sobre "Se Eu Ficar", quase morri lendo! Não aguentei, nem suportei a Mia por uma página sequer! Mulherzinha mais robótica! Cruz credo... guentei não! haha. Já o segundo livro, narrado pelo Adam, é outra coisa viu? Apenas INDICO MUITO! haha. Sou louca para ler "Flor de Cerejeira", parece ser tão lindinho! Parabéns pelas leituras!! ^ ^
    Mil beijokas - Entre um Livro e Outro

    ResponderExcluir
  8. Amei !!!

    Estou amando ler seus artigos, sempre amei visitar seu blog e ler os artigos, sempre tem dicas e informações interessantes...

    Parabéns !!

    Samara Lima

    Colaboradora do resultadolotofacil

    ResponderExcluir
  9. Oi Carol, tudo bom?
    Menina a Bianca ia te abraçar muito por essa sua review de Perdida. Ela detestou a leitura UHASUHASUHASUHASUHASUHUHAS eu li faz tempo, então meu olhar crítico era bem diferente. Não releio exatamente por saber que concordaria com tudo que você e a Bibs pontuaram :P
    Dos outros livros citados infelizmente não li nenhum, mas algum dia pretendo conferir Se eu ficar! A hype da época de lançamento meio que me afastou dele ç_ç

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Carol,
    Sabe que eu estou começando a ter outra visão da Carina Rissi ultimamente? Eu adorei esse livro, 'Perdida', quando eu o li, mas depois das sequências (Destinado, principalmente) comecei a reavaliar e sim, não estou achando muito original e cativante :(
    Beeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi! Eu amei o milagre e achei maravilhoso ter uma continuação, apesar de doloroso o fim, o nicholas sempre nos conta histórias realistas, afinal nem todo romance precisa de um final feliz para ser lindo. E estou com curiosidade para ler algo da carina rissi. Bjos e parabéns pelas leituras. ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
  12. Oi
    3 livros desse eu não conhecia, flor de cerejeira é bom, também gosto de perdida, o milagre e se eu ficar.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Carol! Ao contrário de vc eu gostei muito mais de Perdida do que Procura-se um marido hehehehehe mas amo O Alienista, Machadão é demais! <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  14. Oi Carol
    Adoro Machado de Assis, mas nunca li o Alienista :(
    quero ler agora heheh
    bju
    Karina Pinheiro

    ResponderExcluir
  15. Oi Carol, tudo bem?
    Adorei sua lista de leituras!
    Quero muito ler Perdida, dizem que é ótimo e que a Carina Rissi escreve muito bem. :D
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  16. Olá Carol!
    Amei as suas leituras, continue lendo bastante... Mas cadê os livros da Lisa Kleypas, Sarah Maclean? Estou sentindo falta, hahaha. Ah, eu gosto bastante de "Perdida", a continuação que não me agradou, e gosto muito da adaptação do livro "Se eu ficar".
    Beijos!

    Http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Carol!

    Para começar eu adoro an Gayle Forman, á escrita dela é realmente maravilhosa *-*, nunca li nada da Carina, mas este mês vou ler quando a noite cai e espero gostar! Eu ainda estou devendo ler flor de cerejeira kkk, eu amo essa capa é a escrita da Alana.

    Beijinhos

    Resenha Atual

    ResponderExcluir

Querido leitor, deixe seu comentário, ele é muito importante pra nós! *-*
Vamos adorar visitar seu blog e retribuir, é só deixar o link ;D