terça-feira, 18 de julho de 2017

Batalha do Clichê // Triângulo amoroso em livros


Oi oi colecionadores! Vocês curtem livros com triângulos amorosos? Eu sinceramente não tenho nada contra, desde que sejam bem construídos e façam sentido dentro da trama! Mas infelizmente nem sempre é assim, não é? :P O problema dos clichês é que eles podem ser muito bons ou muito ruins... Acho que depende muito da escrita do autor e da identidade que ele vai imprimir no uso do clichê. Pois bem, esse post vai ser meio que uma Batalha do Clichê (podemos considerar como uma nova coluna por aqui), entre a Trilogia Estilhaça-me e a Trilogia Jogos Vorazes; e eu vou tentar explicar porque o triângulo amoroso existente em uma delas me conquistou, e na outra não. Preparados?

ATENÇÃO! ESTE POST CONTÉM SPOILERS SINALIZADOS!

Clichê: Triângulo amoroso

- Deu certo na Trilogia Estilhaça-me

Imagem relacionada
Adam - Juliette - Warner

Primeiro que o triângulo amoroso de Estilhaça-me não era óbvio (pelo menos no primeiro livro). Segundo que não é um triângulo solto só pra enfeitar a história, ele realmente faz parte dela e da evolução da Juliette. Terceiro que achei um triângulo "justo": não houve uma desigualdade gritante entre o Adam e o Warner no relacionamento deles com a Juliette, e os dois personagens são desenvolvidos igualmente. SPOILER Quarto, não me lembro de muitos casos em que a personagem tenha se apaixonado verdadeiramente pelo "vilão" e que ficasse tão bem justificado que esse vilão era per(feito) pra ela. Talvez poderia citar Elena e Damon em "Diários do Vampiro", mas não iria muito além. 

- Deu errado na Trilogia Jogos Vorazes

Resultado de imagem para trilogia jogos vorazes
Gale - Katniss - Peeta

Pra mim, Jogos Vorazes tem o mundo distópico mais original e bem construído que já li. Mas eu deteeesto o triângulo amoroso de JV! kkk A Katniss era tão maravilhosa sozinha, ela não ligava nem pro Gale e nem pro Peeta, e podia muito bem ter terminado o livro assim! Ela tinha uma personalidade e um posicionamento firmes quanto a isso sabem, e aí nas últimas (o quê, 3 páginas?) de "A Esperança" que a autora decidiu resolver toda a vida amorosa da Katniss... Sem falar que nem o Gale e nem o Peeta foram personagens masculinos maravilhoooosos pra mim, mas eu era #TeamGale, rs.

SPOILER Enfim, preciso admitir que tanto o Adam em "Incendeia-me" quanto o Gale em "A Esperança" não tiveram um desfecho decente. A diferença é que o Adam vai ter mais uma chance agora com mais 3 livros à caminho XD Mas o que me deixou com mais raiva foi a falta de consideração da Suzanne Collins com o Gale, fazendo ele simplesmente evaporar no final do livro e ninguém ligar pra isso! -_-

- Outros livros com triângulos amorosos:

Resultado de imagem para crepusculo livros
#TeamJacob!
Resultado de imagem para trilogia matched
#TeamXander!
Resultado de imagem para kiera cass livros
#TeamMaxon!
Resultado de imagem para diarios de um vampiro livros
#TeamDamon!
Imagem relacionada
#TeamDimitri!

Gostaria de fazer outros posts parecidos com esse, mas qual outro clichê vocês acham que eu poderia abordar?
Ps: E só por curiosidade: conhecem algum livro com triângulo amoroso entre 2 mulheres e 1 homem?
Me contem nos comentários! :*

27 comentários:

  1. Oi, Carol!
    Super concordo com a sua posição quanto ao triângulo em Estilhaça-me. Realmente casou com a história e foi importante para o crescimento da Juliette.
    Nossa, já em JV nem vou começar a falar o tanto que deu errado. Pelamor... pra começar que aquilo ali foi uma palhaçada sem fim. Deixava o Peeta sozinho mas não com a Katniss. Pra mim, ela sempre foi apaixonada pelo Gale, mas rolou todo aquele bafafá lá. Então, pra não ficar sozinha, sofrendo com as lembranças dos Jogos, ela ficou com o Peeta.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do Sorteio de Férias: cinco livros, um ganhador!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vdd Lu, o fato da Katniss ter ficado com o Peeta foi mais uma consequência dos Jogos do que qlqr outra coisa!
      Que bom que concorda em relação a Estilhaça-me! <3
      bjs

      Excluir
  2. Oi Carol,

    Menina sempre fui team Gale, Team Dimitri, Team Jacob e por ai vai.
    Em alguns livros acabei me sentindo deslocada, como em Jogos Vorazes, achei que era só eu que torcia para o Gale hahaha.
    As vezes é dificil lidar com esses triangulos amorosos rsrs.

    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Sou louca por um triângulo amoroso, mas realmente, nem sempre ele vai funcionar!
    Estilhaça-me está na minha lista de leitura, espero ler logo.
    TEAM MAXON FOREVER! Hahah.
    Tem aquele clichê instalove, onde os personagens se apaixonam no instante em que se olharam.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leeeeia Estilhaça-me sim, é mara! <3
      Maxon é vida! haha
      bjs

      Excluir
  4. Oii, Carol.
    Amei o post! Não sabia que alguns desses livros tinha triangulos amorosos.
    Ainda não terminei a trilogia "Jogos Vorazes", acredita? Parei no último livro e espero este ano voltar a ler.
    Sobre A Seleção eu até que gostei do triangulo amoroso, mas algumas amigas minhas ficaram bravas pq eu torcia pelo Aspen... Kkk Acontece.
    Beijos,
    Keth.
    Blog: www.parvataibooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm ficaria brava cntg Keth! Hahaha Desteeeeesto o Aspen!

      Excluir
  5. Oi Carol! Tentei ao máxima não ler os spoilers, mas alguns escapuliram rsrs não conheço mito dos títulos em questão, mas são interessantes suas colocações.

    Grande abraço,
    www.cafeidilico.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Carol!!

    Concordo plenamente com você sobre o Gale! Fiquei com ódio disso... Mas, no meu ponto de vista, era bem claro que a Katniss gostava do Peeta desde o primeiro livro, e eles terminarem juntos foi normal (pra mim, né rs). Só não dava porque aconteceu um monte de coisas que os distanciaram. E eu sou TeamJacob tbm hahahah Adorava quando ele aprecia =P Bjs,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, Carol.
    Eu não gosto de triângulos amorosos. E não gostei de nenhum dos das duas trilogias que você apresentou. O Gale só entrou de bobão na história. A Kat nunca nem olhou para ele dessa forma. Já o Adam foi injustiçado sim. Depois que o Warner apareceu na história a autora acabou com o Adam, só escrevendo coisas ruins sobre ele. Gostei bastante da coluna e não lembro de nenhum livro de 1 cara com duas mulheres. Acho que porque são as mulheres que escrevem hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil!
      Olha, no primeiro livro de Estilhaça-me eu nem tinha prestado tanta atenção no Warner, adorava o Adam! O momento em que a gnt descobre o lado ruim do Adam é em Fragmenta-me, e ali pra mim ficou claro o qnt ele prejudicava a evolução da Juliette. Não dava pra ele ser o mocinho perfeito até o fim. Por isso discordo um pouquinho de vc, rs
      bjs!

      Excluir
  8. Olha, é mesmo difícil triângulo amoroso entre 2 mulheres e 1 homem! A maioria é de 2 homens e 1 mulher, e odeio todos kkkk crepúsculo, jogos vorazes, blé, qual a necessidade disso né? A Katniss parecia gostar e ao mesmo tempo não gostar dos dois, parece que só se sentiu obrigada a ficar com um deles, sei lá. Nem um pouco romântico

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, gostei muito do post, já quero ler esses triângulos amorosos rsrs.

    submersa-em-palavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu confesso que não sou fã de leitura assim igual você mais deve ser interessante o assunto...porém nunca li um livro com triângulo amoroso....rsrsrs

    Beijinhosss ;*
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Adorei a postagem! Eu até gosto de triângulos amorosos, quando não são forçados demais, porque né... hehehe.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  12. Oi, Carol, tudo bem? Eu sou a louca dos triângulos hahaha, embora tenha acalmado um pouco nos últimos tempos. Eu amooo triângulos, mas para mim, eles precisam fazer sentido ali.
    A primeira trilogia apresentada, eu não conheço, não posso argumentar. Sobre a segunda... eu gosto do triângulo nos filmes. Acho que ele faz total sentido ali. Mas quanto aos livros, nem vou comentar, porque eu odiei os livros. E não gostei do desfecho da história no filme, justamente por ser igual ao livro hahaha. E olha, eu sou Team os dois ahhahaha
    Dos outros exemplos, só li Crepúsculo e não era team nenhum dos dois hahahha
    De duas mulheres e dois homens é foda. Porque quando tem, isso é visto de uma forma diferente. Uma é a vaca, traidora, vadia e a outra é a mocinha boazinha. Machismo gritando alto aí. Foi muito por isso que escrevi A Vadia.
    Beijoooos
    http://www.profissaoescritor.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gih, que bom te ver por aqui!
      Eu gosto muito dos filmes de JV, realmente foi uma pena terem mantido o final, concordo, hahaha. Gostei que pelo menos eles deram uma atenção maior pro fato do Gale ter ido embora e a reação da Katniss.
      É vdd o q disse, o problema seria saberem posicionar essas duas mulheres ao redor do homem sem cair na rivalidade e no machismo!
      bjs

      Excluir
  13. Oi! Adorei hahaha tem alguns triângulos amorosos totalmente desnecessários, concordo com jogos vorazes. Bjos <3

    Click Literário

    ResponderExcluir
  14. Oi Carol! Que tema bacana pra debater! Eu tb não tenho nada contra, mas às vezes realmente não dá certo como em Jogos Vorazes, eu super concordo com vc e outras vezes a gente torce errado pq eu confesso que no segundo livro de A seleção, A Elite, eu queria dar uns tapas no príncipe hehehehehehehe

    Adorei o post! <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei com raiva da Kiera Cass por ter tentado estragar o Maxon em A Elite, não tem como! hahaha XD

      Excluir
  15. Oie Carol =)

    Eu odeio triângulos amorosos, até por que sempre fica muito claro com que a mocinha ou o mocinho vai ficar.

    Mas de todos os livros que li o pior foi o da Saga do Tigre. Tanto que até hoje a Kelsey é a personagem que mais peguei birra rs...

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca me interessei muito em ler A Saga do Tigre, bom saber, hahaha ;)

      Excluir
  16. Oi Carol,
    Adorei o tema da batalha, apesar de alguns me irritarem. Tipo Bella x Edward x Jacob kkkkk tipo uns ficam muito na cara com quem a menina vai ficar então, muito dos dramas eu acho desnecessário.
    Não sei como é o Damon nos livros, mas na série de tv nunca suportei.

    tenha um ótimo final de semana =D
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vc consegue não suportar o Damon? kkk Eu amo ele! Mas pelo o que me lembro nos livros ele não muda muito como personagem não.

      Excluir
  17. Olá querida!
    Acho que você já sabe que concordo com tudo né? Exceto com o #TeamGale. O triangulo foi bem desnecessário, mas eu gostei dela ter ficado com alguém. Já em Estilhaça-me deu certo, mas ainda assim, não sou fã de triângulos de amorosos. Shippar o casal errado é decepcionante demais!
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá
    Eu não li a trilogia estilhaça-me, mas li Jogos Vorazes e concordo. O que mais me irrita no triângulo de Jogos Vorazes é que o mundo deles tá la´, todo fodido e o povo tá mais preocupado em saber se a Katniss vai ficar com o Gale ou o Petta. Sou time Gale também e odiei aquele final nada a ver. Nunca vi um triângulo amoroso com duas mulheres e um homem. Acho que triângulos já deram o que tinha que dar. Dificilmente fica bom.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Querido leitor, deixe seu comentário, ele é muito importante pra nós! *-*
Vamos adorar visitar seu blog e retribuir, é só deixar o link ;D