segunda-feira, 17 de abril de 2017

Resenha // De olhos fechados - Lavínia Rocha


De Olhos Fechados
Livro: De olhos fechados
Autora: Lavínia Rocha
Editora: D'Plácido
Gênero: Infantojuvenil/Romance/Mistério
Páginas: 253
Ano: 2014
Literatura Nacional
Volume: Único

Sinopse:
"Ignorar é a solução" foi o que pensou Cecília quando alguns papéis começaram a surgir no seu quarto, na bolsa e nos seus livros. O que seriam aquelas ameaças e informações sem nexo? Quem estaria mandando? Como se não bastasse, a cada que os lê, uma imagem passa em sua mente. Talvez isso pudesse ser menos estranho se Cecília não fosse cega desde o dia que nasceu.
Para desorganizar ainda mais sua vida, Tiago - o garoto novo da escola - começa a balançar seu coração e a faz com que sinta o que ela jamais sentiu. Sua dificuldade agora é acreditar no que sempre tentou passar às pessoas: ser cego não é sinônimo de limitação e tristeza.
Entre os desafios do dia-a-dia e da adolescência, Cecília se vê envolvida em um mistério que pode afetar sua vida e de todos os belo-horizontinos, e ela não vai descansar até descobrir - e entender - um grande segredo do passado da cidade que os livros de História jamais ousaram contar.
Olá pessoal, hoje vocês lerão a resenha da convidada Cássia Alves do blog Mãe Leitora sobre o livro De olhos fechados, mais um da autora Lavínia Rocha. Este livro foi uma cortesia originalmente cedida ao ACDH pela D'Plácido Editora. Aproveitem! ~Carol


Esse foi o meu primeiro contato com a escrita da autora e só posso defini-lo como emocionante. Quando eu vi a seleção para resenhar este livro no blog “A Colecionadora de Histórias”, não pensei duas vezes antes de tentar e fui levada apenas pelo título do livro, não li sinopse, nem procurei resenhas. Sabia apenas que precisava lê-lo.

O livro conta a história de Cecília, uma garota de 15 anos que perdeu a mãe há pouco tempo e é cega desde o nascimento. Esse foi o motivo pelo qual me interessei em ler o livro. Nunca li uma obra em que o protagonista sofresse de alguma deficiência e a experiência foi incrível.

Eu esperava encontrar um maior aprofundamento na deficiência dela, mas o livro mostra apenas uma adolescente que luta pra dar o seu melhor nas dificuldades que a vida lhe impõe.

O livro é uma mistura de romance e mistério. Vemos o desenrolar do surgimento de uma paixão entre Cecília e Tiago, um garoto novo na escola que se encanta pela nossa protagonista. Apesar de ser um romance fofo e leve, a Ceci tem algumas dificuldades em aceitar que o garoto se aproxime dela dessa forma, pois não quer “condená-lo” a cuidar de uma cega.

A mistura de mistério e ação deixa o final do livro empolgante. E eu simplesmente amei essa junção de romance + mistério.

A escrita da autora é leve e fluída. Você consegue ler o livro todo em apenas um dia e ele ainda consegue deixar aquele gostinho de quero mais. O que me incomodou um pouco foi a quantidade de falas das personagens. Às vezes parecia que o livro era apenas isso, mas não é algo que atrapalhe a leitura.

A edição é simples: folhas brancas, sem muitos detalhes. O tamanho das letras está agradável e a capa é bem fiel a obra. Eu achei simplesmente fofa.

É um livro leve, divertido e uma boa distração. Certamente procurarei outros livros da autora para ler. Recomendo a todos que gostam de um romance adolescente com uma pitada de mistério.

Visitem o Mãe Leitora!

11 comentários:

  1. Oi, Cássia!
    Eu até curto um livro com muita fala. Pra mim é mais fluído.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do #Sorteio1KSeguidores

    ResponderExcluir
  2. Fiquei curiosa com o livro,sério.
    Realmente não há muuitos livros com personagens com deficiências, por isso a experiência deve ter sido muito boa.E acho que o importante é mostrar a luta dela com o dia a dia mesmo né?
    E eu também curto esses livros com mais falas( se forem bem planejados, é claro), mas dá a sensação que o livro fica mais rápido pra ler ;)

    beeijão
    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Já li um livro em que a personagem tinha deficiência visual, porém não era de nascença. Adorei a resenha e fiquei curiosíssima para ler o livro!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Oi Cássia, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas gostei de saber que é um história leve, também nunca li nenhum livro assim e fiquei curiosa para saber mais da protagonista e dessa história que parece mto fofa *-*
    Parabéns pela resenha, seguindo aqui <3
    Beijos!
    http://linegoettems.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela oportunidade de ler essa obra incrível!
    Amei cada pedacinho e mal posso ver a hora de ler outra coisa da autora.

    ResponderExcluir
  6. Oi Cássia, tudo bem?

    Eu não conhecia o livro mas gosto da mistura mistério e romance e um tanto de ação tb rsrsrs Se a leitura é fluida melhor ainda! Adorei a resenha.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante
    Sorteio A guerra que salvou a minha vida

    ResponderExcluir
  7. Oi Cássia e Carolzinha,
    Estou sentindo falta de uma leitura rápida e gostosa, sabe?
    Achei uma boa dica, não conhecia!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, meninas

    Eu até já li um livro cuja personagem possuia uma deficiência, no caso era paraplegia. O nome do livro é The Year We Fell Down, infelizmente ele não foi publicado aqui.
    Não conhecia o livro, e apesar de achar a história interessante por abordar o assunto eu não o leria por agora.

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  9. Oioi!

    Adorei a resenha. Achei maravilhoso uma protagonista como uma deficiência, nos mostra que todos somos iguais e capazes de amar. A sinopse misteriosa me deu muita vontade de ler haha

    Beijão,
    www.cretinaliteraria.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, Cássia.
    Adoro livros que tem muitos diálogos hehe. Achei a premissa dele bem interessante e vou adicionar aqui na minha lista de futuras leituras.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Olá cassia!

    Não me lembro de ter algum livro que o personagem e deficiente visual, que bom que o livro e bem curtinho, a escrita da autora é leve e fluída, você gostou mesmo da estória, parece se super fofa e tocante, eu sou super fã de mistérios e eu adoro quando os autores abordam mais esses temas, e interessante a gente conhecer mais é saber entender essas pessoas.


    Beijinhos

    Resenha Atual

    ResponderExcluir

Querido leitor, deixe seu comentário, ele é muito importante pra nós! *-*
Vamos adorar visitar seu blog e retribuir, é só deixar o link ;D