sexta-feira, 17 de março de 2017

Coleção de Citações // A cor púrpura - Alice Walker #MulheresdaLiteratura

Sinopse
Vencedor do Prêmio Pulitzer em 1983 e inspiração para a obra-prima cinematográfica homônima dirigida por Steven Spielberg, o romance A cor púrpura retrata a dura vida de Celie, uma mulher negra no sul dos Estados Unidos da primeira metade do século XX. Pobre e praticamente analfabeta, Celie foi abusada, física e psicologicamente, desde a infância pelo padrasto e depois pelo marido. Um universo delicado, no entanto, é construído a partir das cartas que Celie escreve e das experiências de amizade e amor, sobretudo com a inesquecível Shug Avery. Apesar da dramaticidade de seu enredo, A cor púrpura se mostra muito atual e nos faz refletir sobre as relações de amor, ódio e poder, em uma sociedade ainda marcada pelas desigualdades de gêneros, etnias e classes sociais.
Nunca pensei que leria este livro. Dia desses, vi que o ebook estava de graça na Amazon e baixei. Sabia que era um clássico muito elogiado, com uma história "pesada". Abri a primeira página, sem compromisso, e não consegui parar de ler A Cor Púrpura. Me sinto até mais leve kk. Achei que teria que criar uma coragem sobre-humana para lê-lo, mas a simplicidade e sinceridade da narrativa (e da narradora, Celie) me absorveram. Jamais faria uma resenha à altura do que essa obra significa, mas ela possui tantas passagens incríveis que tive de trazer pra vocês!
A incredulidade é uma coisa terrível. Como também é o mal que fazemos aos outros sem saber.
Toda minha vida eu nunca me importei com o que as pessoa pensavam de coisa alguma queu fizesse, falei. Mas no fundo do meu coração eu me importava com Deus. O que ele ia pensar. E  acabei discobrindo que ele num pensa. Só fica sentado lá na glória de ser Deus, eu acho. Mas num é fácil tentar fazer as coisa sem Deus. Mesmo se você sabe que ele num tá lá, tentar fazer sem ele é duro.
Quem você pensa que é? ele falou. Você num pode amaldiçoar ninguém. Olhe pra você. Você é preta, é pobre, é feia. Você é mulher. Vá pro diabo, ele falou. Você num é nada.
Tudo o queu posso fazer é num gritar. Eu fico que nem tábua. Eu falo pra mim mesma, Celie, você é uma árvore. É por isso queu sei que as árvore têm medo dos homem.
Mas eu num sei como brigar. Tudo queu sei fazer é continuar viva.
O problema com nosso povo é que logo que saíram da escravidão eles num quiseram dar mais nada pro branco. Mas o fato é que você tem que dar alguma coisa para eles. Ou seu dinheiro ou sua terra ou sua mulher ou sua bunda.
É um milagre como os branco conseguem afligir tanto a gente.
E eu num podia entender porque a gente vive se tudo que a vida faz na maior parte do tempo é fazer a gente se sentir mal.
Todos nós temo que começar de algum lugar se a gente quer melhorar, e é o nosso próprio ser que a gente tem pra segurar.
- Celie, diz a verdade, alguma vez encontraste Deus na igreja?
- Eu não, nunca. Só encontro um bando de tipos a esperar que ele apareça. Se houver um Deus na igreja é porque o levo dentro de mim. E acho que todos os outros tipos são assim. Vão a igreja para partilhar Deus, não para encontrar Deus. Algumas pessoas não têm para partilhar [...] só aqueles que o procuram dentro de si é que o encontram.
Eu comecei a imaginar por que a gente precisa de amor. Por que a gente sofre. Por que a gente é preto. Por que tem homem e tem mulher. De onde as criança vem mesmo. Num demorou muito pra discobrir que quase num sabia nada. E se você pergunta por que você é preto ou é um homem ou uma mulher ou uma moita isso num quer dizer nada se você num pergunta por que é que você tá aqui, pronto.
As pessoas acham que agradar a Deus é só o que Deus quer. Mas qualquer idiota que viva neste mundo pode ver que ele também está sempre a tentar agradar-nos. [...] Está sempre a fazer-nos pequenas surpresas quando menos esperamos.
- Queres dizer que Ele quer ser amado, exatamente como diz a bíblia.
- Sim, Celie. Tudo neste mundo quer ser amado.
*Os erros ortográficos são propositais na história!

Vocês já conheciam a obra? É importante encontrar temas como racismo e feminismo na literatura, não acham?

17 comentários:

  1. Oi, Carol!
    Eu não tenho muita vontade de ler esse livro, mas adorei todos os quotes! Difícil escolher somente um. Todos são maravilhosos.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Literário de Carnaval
    Sorteio Três Anos de Historiar

    ResponderExcluir
  2. OLÁ,

    sou seguidor desde muito tempo e a convido para visitar nosso blog HUMOR EM TEXTOS, conhecer toda a verdade sobre TATIANA a ex-amante do doleiro ALBERTO YOUSSEF e conhecer algumas opiniões isentas sobre ela.
    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  3. Oii Carolzinha,
    Infelizmente, esse livro nunca me chamou a atenção.
    Porém, se você faz um post dedicado a citações dele, devo olhá-lo com outros olhos, você tem crédito comigo, rs.
    Vou dar uma chance!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca diria que iria lê-lo e gostar Ale, então se der uma chance mesmo, tomara que supere as expectativas. Obg pelo voto de confiança, haha

      Excluir
  4. Quantas quotes lindas!
    Então, eu já ouvi falar da obra, mas não me chama totalmente atenção. Às vezes sim, às vezes não. Mas talvez um dia eu dê oportunidade para conhecê-la.

    Beijos, * Blog PS Amo Leitura *

    ResponderExcluir
  5. Oi, Carol! Tudo bem? Eu também baixei esse livro quando ele tava de graça haha Mas ainda nem tive a oportunidade de lê-lo. Espero fazer isso em breve, pois ele me pereceu ser ótimo.

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Já tinha ouvido falar desse livro também, mas nunca tive lá muita curiosidade em ler. Gostei dos quotes, e se você diz que é tão bom assim, acho que vale a pena arriscar né haha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Carol! Eu assisti ao filme há séculos, tanto que me lembro de pouca coisa, mas com certeza ainda quero conferir o livro. Achei algumas das citações bem impactantes!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Mi, o filme eu n sei se tenho coragem de assistir, haha. Visual deve ser bem mais forte... Sim, eu tbm as achei muito!
      bjs

      Excluir
  8. Oi
    muto bonitos esse quotes, sempre vejo falarem bem do filme e do livro, mas acredita que ainda não conheço a história.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi! Também baixei no Amazon o ebook e depois das citações fiquei ansiosa para ler logo. Bjos ❤


    Click Literário

    ResponderExcluir
  10. Oi, Carol! Eu não conhecia o livro mas fiquei tocada pelos quotes, ainda mais tão profundos quanto este. Achei linda as citações que tinham Deus no meio, acho maravilhoso quando alguns livros enaltecem tudo aquilo que Ele fez ou faz pela gente.
    Beijo! Leitora Encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Miriã, tomara que possa dar uma chance à leitura! Eu fiquei surpresa com fato de ver tantas passagens falando um pouco sobre Deus nele, tbm acho importante!
      bjs

      Excluir
  11. Oie Carol =)

    Já vi esse livro em alguns blogs, porém mesmo com os comentários positivo que li a temática dele não me chama a atenção. Uma pena ...

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  12. Oi Carol!
    Também aproveitei quando ele estava de graça e baixei.Já tinha ouvido falar,muitos elogios,muitos falando que é um clássico da literatura feminista...fiquei completamente interessado em ler.Ainda não sei por que não comecei,mas já amei as citações!
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que as citações o incentivaram um pouco Claúdio, acho que poderia dar uma chance para a leitura sim ;) bjs e volte sempre!

      Excluir
  13. Olá querida, tudo bem?
    Não conheça o livro, é a primeira vez que veja comentários sobre ele.
    Gostei dos quotes e curto bastante os livros que trazem uma reflexão e tal, mas não sei se leria.
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Querido leitor, deixe seu comentário, ele é muito importante pra nós! *-*
Vamos adorar visitar seu blog e retribuir, é só deixar o link ;D