quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Resenha // A Árvore da Mentira - Frances Hardinge



Livro: A árvore da mentira
Autora: Frances Hardinge
Gênero: Mistério/Fantasia
Editora: Novo Século
Paginas: 302
Ano: 2016
Literatura Estrangeira
Volume: Único
Avaliação: 2,5

Sinopse
Na inóspita ilha inglesa de Vane, em pleno século XIX, os Sunderlys desembarcam, atraindo atenções e suspeitas. Quando o reverendo Erasmus, patriarca da família e proeminente estudioso de ciências naturais, é encontrado morto em circunstâncias obscuras, sua filha, a jovem e impetuosa Faith, está determinada a desvendar o mistério. Para isso, precisará de coragem não apenas para confrontar dolorosos segredos, mas também para desafiar as implacáveis tradições da sociedade em que vive. Investigando os pertences do pai em busca de pistas, ela descobre uma planta estranha. Uma árvore que se alimenta de mentiras sussurradas e da frutos que revelam verdades ocultas. Quando a espiral das sedutoras mentiras de Faith fica fora de controle, ela compreende que as verdades estilhaçam muito mais. Combinação de horror, romance policial e realismo fantástico, esta arrepiante história da premiada escritora britânica Frances Hardinge, autora de Canção do cuco, promete arrebatá-lo do começo ao fim.
 Faith sentiu-se como se tivesse sido atacada fisicamente. No fundo do coração houvera uma esperança frágil e tenra de que fosse ser compreendida e perdoada. Mesmo ali, perante os restos esmagados desse sentimento, a menina sabia que teria que implorar por absolvição. Entretanto, por algum motivo, não o fez. 
Minha primeira resenha negativa por aqui, rs. Me decepcionei bastante com esse livro, pois li uma resenha incrível sobre ele e fiquei curiosa, mas me arrependi. Achei a história muito "viajada", me lembrou muito o livro "A menina que não sabia ler", e achei até um pouco infantil a história. A minha decepção começou pela sinopse, acho que ela revela demais sobre o livro logo de cara, e não dá brechas para a imaginação fluir.

A personagem principal é bem construída, uma jovem de apenas 14 anos, muito determinada e corajosa, incompreendida pela mãe, tentando ter uma conexão com o pai que ela tanto admira, mas sem ter muito sucesso por ela ser mulher. O final da história também me surpreendeu, porém, a escrita não é muito fluida: os primeiros capítulos do livro são bem parados, o que deixou um pouco a desejar, dado o conteúdo revelador da sinopse. Não acho que todos os que lerem esse livro vão se decepcionar, pois já vi várias pessoas falando super bem dele, mas eu definitivamente esperava mais, dado tudo o que ouvi sobre. Eu talvez leia outros livros da autora, pra tirar uma segunda opinião sobre sua escrita, mas com certeza não entrarão na minha lista de desejos tão cedo.

Um beijo e até a próxima resenha. 

13 comentários:

  1. Oi, Ale!
    É terrível quando a gente se decepciona com um livro, né? Acho que é pior que decepção amorosa. hahaha
    Eu tive experiências terríveis com sinopses, então nem leio mais, justamente porque algumas revelam demais e isso me mata.
    Beijo

    Canastra Literária | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  2. também ficou muito decepcionada quando vejo uma sinopse e acho o livro muito legal.. agora mesmo li a sinopse deste livro e achei mara :)
    mas só lendo mesmo que sabemos a verdade não é mesmo?
    http://fallingflowersofficial.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Nossa a personagem principal é bem jovem mesmo..
    Pena que a estória não agradou, porque o enredo parece bem interessante..
    Apesar que de qualquer forma esse gênero não chama muito a atenção a não ser que tenha uma avaliação muito boa..

    Beijoos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que pena a obra ter sido tão decepcionante assim! A capa sempre me chamou a atenção, mas eu nunca o busquei pra comprar e ler. É tão chato quando a gente coloca muita expectativa em cima de uma história pra nada, né :/

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Alê, tudo bem? Eu não li ainda esse livro e nem sei se lerei, mas que pena que a leitura não foi boa e vc se decepcionou, infelizmente acontece.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ale!
    Que pena que você não gostou do livro.
    Pra ser sincera, mesmo falando bem dele, ainda não bateu a vontade de ler.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção seis anos de Caverna Literária

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Que pena o livro ter decepcionado, não curto muito a capa nem a sinopse e agora então acho que nem vou dar uma chance.
    Abraço!
    http://leituraforadeserie.blogspot.com.br/2016/11/3-anos-de-blog-sorteio.html

    ResponderExcluir
  8. Oiiii Ale

    Já li resenhas positivas e negativas desse livro, uma pena que a maioria é negativa. A premissa é boa, a capa é linda, mas parece que realmente o livro decepciona. Eu deixo essa passar.

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  9. Oi Ale, tudo bem?
    É a primeira vez que leio algo sobre esse livro. Infelizmente não faz meu estilo mas é muito ruim quando uma leitura nos decepciona.
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Ale,
    É... Não seria um livro que eu escolheria para ler agora.
    Na realidade, nem é a primeira resenha que eu leio e o critica, então prefiro ir adiando, rs.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu já vi esse livro em alguns lugares e sempre me deixou bem curiosa a história. Sua resenha só me deixou com ainda mais vontade de ler :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ale! Tudo bom?
    Uma pena, pois eu achei interessante a sinopse e a capa. Muito instigante. Mas a partir do momento que apenas a sinopse revela muito sobre o livro, já dá para ficar com o pé atrás.
    Comecei lendo a resenha achado que iria gostar, mas prefiro não me arriscar kkk
    Gostei bastante do blog XD
    Bjs!

    -Ricardo, http://lapsodeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi boa tarde,goste muito do seu blog, gostaria de te pedir tambem para estar seguindo meu blog:http://redetelenova.blogspot.com.br/
    Seguir:blogger.com/follow.g?view=FOLLOW&blogID=728384867269650044 …

    ResponderExcluir

Querido leitor, deixe seu comentário, ele é muito importante pra nós! *-*
Vamos adorar visitar seu blog e retribuir, é só deixar o link ;D