terça-feira, 6 de setembro de 2016

Resenha // Ame o que é seu - Emily Giffin



Livro: Ame o que é seu
Autora: Emily Giffin
Editora: Novo Conceito
Gênero: Romance
Ano: 2012
Páginas: 312
Volume: Único
Literatura estrangeira
Avaliação: 2,0

Sinopse
Esta é uma história para quem algum dia já se perguntou: Como amar de verdade a pessoa que está comigo, se não consigo esquecer alguém que ficou no passado?
O casamento de Ellen e Andy não parece perfeito, ele é perfeito. São inegáveis a profundidade da devoção mutua e o quanto um desperta o melhor no outro. Mas por obra do destino, certa tarde, Ellen revê Leo pela primeira vez em oito anos. Leo, o que revelou o pior nela. Leo, o que partiu seu coração sem se explicar. Leo, o que ela não conseguiu esquecer. Quando o reaparecimento dele desperta sentimentos há muito adormecidos, Ellen se põe a questionar se sua vida atual é de fato como ela queria que fosse. 
Essa resenha estava guardada no meu computador há anos, e aí eu pensei: nunca postei uma resenha totalmente negativa (spoiler! kk) lá no blog... Por que não publicar?

Eu resolvi ler um dos livros da Emily Giffin depois que soube que ela viria dar autógrafos na Bienal do Rio em 2013, e Ame o que é seu foi o meu escolhido.
[...] o amor é uma soma de nossas escolhas, o vigor do nosso compromisso, o laço que nos une.
Não gostei. Na verdade, meu sentimento por este livro foi bem perto de odiei eufemizando. Tanto a leitura quanto a protagonista são cansativas e te enrolam pra chegar num final nada surpreendente, totalmente óbvio e clichê. Até porque é uma história que nem deveria ter começado, pra falar a mais pura verdade.

Em algumas partes, quando eu achei que o rumo da história ia mudar e que a coisa ia melhorar... Não acontecia nada. Tudo na mesma. É um daqueles livros que dão voltas no mesmo assunto até as últimas páginas, quando o autor tenta resolver da (melhor?) forma possível o que “surpreendentemente” o personagem não conseguiu o livro inteiro.

Tudo começa quando a Ellen reencontra seu ex-namorado, Leo, já casada com o seu atual marido, Andy. Ela começa a imaginar como seria se tivesse continuado com o Leo e não se casado com o Andy, fica em dúvida se realmente ama o marido dela, se envolve com o Leo... Ou seja, faz uma confusão total com a vida dela.

Gente, não tinha absolutamente NADA de errado com o marido dela, até gostei dele. Ela conseguiu virar a melhor amiga contra ela por causa disso. Enfim, a protagonista me irritou profundamente. Chata, cega, e indecisa ao extremo. Como você nunca viu nenhuma personagem ser tão.

Com esse livro descobri que o tema “ex-namorado reaparece, fico confusa sobre meus sentimentos e remoendo as boas lembranças antes da traição” DEFINITIVAMENTE não é a minha praia.

E sinceramente? Ellen devia ter ficado sozinha no final. Sério mesmo.

Não pretendo ler outros livros da autora, porque não só a história, mas a escrita dela também não me agradou, envolveu ou surpreendeu.  E os outros livros dela giram em torno desses temas de relacionamento mesmo, então... Se por acaso vocês gostam desse tipo de enredo e de ser enrolados, fica por conta e risco XD Mas eu realmente não recomendo o livro.

Já conheciam?

11 comentários:

  1. Oi, Carol! Tudo bem? Não conhecia o livro ainda não e pelo que vi, era melhor ter ficado sem conhecer rsrs Adorei a resenha sincera! <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu te entendo. Ainda não li esse livro da Emily, porém li "questões do coração" e peguei uma certa empatia pela escritora. Após esse livro, não tenho muito interesse em ler outros da escritora, mesmo lendo por aí muitas coisas positivas. Sinceramente, não é para mim rs.

    Beijos. | * Blog PS Amo Leitura *

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bom?
    Adorei o fato de você ter feito uma resenha sincera, na verdade escrevemos resenhas para expressar a nossa opinião, mesmo que ela não seja como a dos outros. Nunca li nada da autora, mas quero arriscar.

    Bjux ;)
    http://entrelinhasalways.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol,
    Confesso que só li um livro da Emily e não foi tudo isso, aí eu desanimei em continuar a ler.
    Também tenho um certo preconceito com livros que vivem em promoção no Carrefour, rs. Parece que nunca são livros bons, então vou deixar passar.
    Beeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Carol!

    Eu só li um livro da autora, Primeiro e único e não gostei da protagonista. Acho que esse tb não é muito pra mim rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oi, Carol!
    Menina, eu tinha um livro dessa autora aqui, mas passei pra frente.
    Que louca essa Ellen.. Procurando cabelo em ovo... Não dá pra mim.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de aniversário do Balaio de Babados e Postando Trechos
    Participe da promoção 1 Ano de Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  7. Nossa, que chatice essa protagonista, não sabe o que quer da vida kkk eu tenho um livro da autora aqui, mas que tô enrolando há séculos pra ler. É enorme e parece que a história vai ser uma encheção de linguiça enorme.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Carol.
    Eu também não gostei desse livro. Os personagens não são cativantes e não gostei do tema. Mas a grama do vizinho é sempre mais verde igual diz o ditado. Eu gosto muito de O noivo da minha melhor amiga e Presentes da vida da autora.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Oiii Carol

    Ainda bem que a resenha é antiga então já deu pra superar o trauma...rsrs.
    Depois dessa opinião vou é passar bem longe desse livro. Pra dizer a verdade sempre me pareceu açucarado demais, mas agora tenho certeza que realmente não é meu tipo de leitura não...rsrs
    Obrigada pela super sinceridade, adorei a resenha e como vc explica os pontos que não te convenceram.

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  10. Oii Carol,
    Infelizmente já vi comentários negativos sobre esse livro.
    Uma pena que a leitura foi ruim para você :(
    Honestamente as sinopses dos livros da autora nunca me chamaram tanta atenção. Mas, não descarto conhecer a escrita dela.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  11. Oi
    eu tenho vontade de ler esse, pena que não curtiu a leitura ele parecia ser um livro interessante, eu li dois livros da autora e gostei apesar de que a personagem de um dos livros me deu nos nervos, gostei da sinceridade.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir

Querido leitor, deixe seu comentário, ele é muito importante pra nós! *-*
Vamos adorar visitar seu blog e retribuir, é só deixar o link ;D