quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Na Estante // Um amor, um café & Nova York 1 e 2 - Augusto Alvarenga


Sinopse
Em Um amor, um café & Nova York, Camila sempre teve um grande sonho: viver um grande amor, como um desses de cinema. Ela só não imaginava que teria isso e muito mais, logo que conheceu Guilherme. Na véspera do aniversário de 3 anos de namoro do casal, e do aniversário de 19 anos de Camila, Guilherme surge com uma surpresa que mudaria pra sempre o romance e a vida do casal: uma viagem de um mês para Nova York. O que ele não sabia é que esse era mais um dos grandes sonhos de Camila, que vai fazer de tudo para que essa seja a melhor viagem deles. Porém, Nova York possui brilhos demais. Poderia algum deles ofuscar o do casal? 
Na continuação dessa história Um amor, um café & Nova York 2, dois anos se passaram desde que Camila se despediu do Brasil. Vivendo seu sonho em NY com seus melhores amigos, ela pensa que este será um ano como os dois anteriores... Quando seus pais e amigos a convencem a voltar para casa, Camila se vê encurralada por lembranças do passado e o medo do futuro, sendo obrigada a enfrentar seus sentimentos adormecidos sem transparecer isso para as câmeras. Assim como em nossa própria vida, cada novo capítulo trará uma nova surpresa, novos personagens e novas emoções para essa história. Será que Camila está preparada para as consequências de viver seu sonho?

Sobre o autor
Augusto Alvarenga tem 20 anos e três livros publicados. Nascido no interior de Minas, mora hoje em Belo Horizonte e é viciado em histórias - lidas, escritas, vistas ou contadas. Apaixonado por romances e por histórias encorajadoras, pretende escrever mais palavras do que imagina.

O que achei
Eu literalmente viajei e mergulhei de cabeça na leitura de Um amor, um café & Nova York 1 e 2. Não tem como não se sentir assim. Parece que o Augusto acordou de um sonho, colocou tudo no papel e nos convida a sonhar junto também. E é uma sensação tão boa!
Os detalhes da diagramação e edição nas duas obras são fofos demais, a D'Plácido caprichou! São livros liiindos pra se ter na estante!
Além disso, preparem-se para encontrar entre as páginas ilustrações, letras de música, frases amorzinho, passeios por pontos turísticos, e várias referências ao mundo do entretenimento: tudo de uma delicadeza, cheio do que o povo gosta!
Os capítulos são curtos, e o clima da história é bem informal, se aproximando do leitor e o deixando à vontade. São livros pra passar o tempo, ler numa tarde livre sem grandes pretensões... Perfeitos pra quem curte romance, música, pro público juvenil, pros sonhadores de plantão... A escrita do Augusto Alvarenga é leve, gostosa e apaixonada!
Ah, também são pratos cheios pra quem gosta de Nova York! Um pouco antes de Um amor 1, eu tinha lido um outro livro que também se passava na cidade, e nele a autora jogava muitas informações sobre os lugares e costumes de NY sem se preocupar em trazer o leitor pra dentro, mas em promover: o que tornava a leitura cansativa, às vezes. Era um livro pra quem mora lá, a bem da verdade. Aqui em "Um amor, um café & Nova York" isso não aconteceu: houve um equilíbrio nas descrições e na hora de inserir a história e personagens brasileiros no clima de NY, foi mais natural. E o leitor se envolve com o entusiasmo da protagonista Camila em conhecer a cidade. A leitura é agradável tanto pra quem realmente curte a cidade, quanto pra quem é meio indiferente (como eu, rs). Mas nem só de NY a história é feita! Devo elogiar também a ambientação de Minas Gerais em Um amor 2, que ficou igualmente muito legal, na mesma qualidade.
Agora vamos falar um pouco de cada livro, separadamente. Um amor 1 é algo mais juvenil, cheio de amor envolvido e muita doçura. Poderia dizer meloso, até. Sim, essa é a minha crítica ao primeiro livro.
O relacionamento da Camila com o Guilherme é envolto numa aura de perfeição, elogios e realizações positivas; os diálogos entre o casal às vezes soavam um pouco infantis, para pessoas com 19 e 23 anos, respectivamente; o amor era tanto que em vários momentos era insinuado que eles mal se alimentavam durante a viagem, porque perdiam a noção do tempo juntos (sério! rs). Tudo bem, descobrimos como se conheceram, acompanhamos vários momentos incríveis dos dois, os admiramos juntos... E creio que a intenção do autor era justamente essa, mas não acho que precisava de tanto pra convencer o quanto o amor entre eles era grande e verdadeiro.
Outra crítica é que faltou um pouco de "enredo" nesse primeiro livro, que é, sem dúvidas, um clichê prazeroso de ler; mas senti falta de um impacto nele (não, aquele dramalhão desnecessário no final que me fez querer sacudir o casalzinho nem chegou perto!). Foi mais como uma contextualização do que estava por vir.
E tudo isso me fez pensar que muita coisa poderia ser explorada e melhorada no segundo livro, inclusive a aparente "dependência" da Camila para com o Guilherme, que me preocupou em alguns momentos: imaginei que ela iria aprender a lidar com isso na continuação.
Só posso dizer que foi muito bom já ter Um amor 2 em mãos e dar logo continuidade a história, fez toda a diferença nas minhas impressões. Em questões de avaliação, eu daria nota de 3,5 para o primeiro livro, e 5,0 () para o segundo. Pois é!
Logo no começo do segundo livro já percebi a diferença nos pensamentos da Camila e nos diálogos em geral: a maturidade. Foi gritante a evolução da história... Camila se torna uma personagem mais interessante, em conflito... Esse é o livro em que ela precisa se encontrar entre o sonho e a realidade. Acontecem muitas coisas, os papéis secundários crescem na história, e também é um livro que traz muito mais reflexões e mensagens pro leitor. Parabéns Augusto, você conseguiu!
Não tenho o que criticar em Um amor 2, foi maravilhoso e mais do que eu esperava. Quero terminar dizendo que vale muito a pena a jornada, desde Um amor 1 até, agora, Um amor 3. E sim, as divisões da história fazem sentido, por uma questão de "fases" da protagonista, e também de agilidade e encanto das leituras ;) Vão colocar na listinha? Digam que siiim! *-*

Quotes
Ele era o namorado dos sonhos e eu só agradecia por ele transformar os meus sonhos em realidade. Os meus e os de mais ninguém.
Tudo bem, agora era oficial: o Guilherme é a “coisa” mais próxima da perfeição que eu conhecia. Eu nunca seria capaz de retribuir tudo o que ele fazia por mim, mas ele parecia saber disso e não se importava. E eu simplesmente não tinha como negar. Era Nova York. E ele. O que poderia ser melhor?
Nova York só ficava melhor. Eu estava em uma montanha russa de emoções e a única coisa que eu não queria fazer era descer dali. Nunca.
"Eu queria tanto viver uma coisa dessas... Uma história dessas. Um beijo desses...", e, no mesmo instante, ele se virou e me beijou. Assim. Um beijo longo e calmo. Elétrico e magnético. Ficou claro que ele era o único cara pra mim.
- Seu coração está batendo forte.
- É porque você está perto...
- Ele não precisa se agitar tanto. Eu to bem aqui, bem em cima dele.
- Ele sabe. Ele só não quer que você saia daqui. Nem eu quero. Nunca.
Eu só queria que a minha história fosse daquele jeito. Que, quando estivesse tudo dando errado, algo desse muito certo. E, quando começasse a dar errado de novo, desse ainda mais certo.  Eu estava grata por estar tudo dando certo.
Ele estava me libertando, mas eu não queria voar.
Meu medo era que nós dois não conseguíssemos lidar com isso. E aparentemente, nós não conseguimos.
- Se prepare para o Brasil, filha. Lá ainda é a sua casa, mas nem tudo está como antes. Você também não é a mesma de antes, lembre-se disso.
[...] Eu não quero pensar no amor se não for assim. Não quero pensar no amor como algo temporário, que quando acaba se corrói e destrói tudo o que teve de bom. Não quero ser corroído. Quero viver a esperança do bom.
Eu sempre sonho com um pé atrás: querendo muito que algo aconteça e trabalhando para isso, mas com um medo de não dar certo e me decepcionar.
Meu coração estava a mil, e pela primeira vez em um bom tempo eu me senti perdida.
Playlists


Resultado de imagem para um amor um café & nova york


Continuação: o que esperar de "Um amor, um café & Nova York 3"? (pule se não quiser spoilers!)
O QUE FOI O FINAL DE "UM AMOR 2"? GENTE! :O Apenas quero o terceiro livro pra ontem!
E cara, se a Camila irritou um pouquinho no primeiro livro, no segundo definitivamente foi a vez do Guilherme, olha! Será que ainda há esperança pros dois depois de tanta burrada? kkk Sei que vai ser difícil tirar meu coração do #TeamPhelipe e voltar pro #TeamGuilherme, HAHAHAH XD
E "Um amor 3" deve ser o último livro né? Com certeza vai fechar com chave de ouro e muito amor

21 comentários:

  1. Amei essa resenha, fiquei louca pra ler logo esses livros HAHA
    Parabéns pelo blog, já estou seguindo para poder acompanhar as novidades <3

    www.papomoleca.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Carol. Tudo bem?
    Gostei da análise e como tenho vontade de ler os livros gostei de saber seu ponto de vista e essas observações.

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol!!

    Todo mundo fala super bem do autor e que bom que tem uma evolução da personagem! Estou pra ler Um amor, café & Nova York faz tempo, espero em breve conseguir ler!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Uau, amei a história dos dos livros! Eu adoro esse tipo de livro, fiquei com vontade de ler! Aliás, adorei sua resenha, parabéns :)
    Beijos,
    #fiquerosa

    Fique Rosa | Meu Canal YT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim amre, é o tipo de livro que eu acredito ser difícil de não gostar! rs
      Obg ♥

      Excluir
  5. Gostei de ler a resenha e a diagramação é muito boa mesmo!
    Bom final de semana.

    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Carol!
    Eu sou apaixonada pelas capas desses livros e tenho muito interesse em conhecer as histórias.
    Amei sua resenha.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São lindas msm, espero que tenha a oportunidade de ler! Obg ♥

      Excluir
  7. Oi, Carol! Sempre achei uma fofura essas capas e o título sempre me chamou a atenção. Sei lá, me lembra comédia romântica, coisa que adoro! Que bom que o segundo livro foi melhor que o primeiro.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembra sim Carla, não vou dizer que os livros têm muita comédia, mas são bem nesse clima msm de comédia romântica ;)

      Excluir
  8. Oi
    eu gostei bem mais do segundo livro do que do primeiro que foi muito meloso e por conta disso até demorei para terminar, fora que eu não consigo gostar do Guilherme, e estou torcendo para outra pessoa da história, mas os livros são fofos e como você falou o primeiro realmente falta um pouco de enredo.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordamos Denise!
      Eu até gosto do Gui, mas confesso que o Phelipe tbm roubou meu coração, rs

      Excluir
  9. Oiii! Eu não conhecia esses livros, mas agora já quero tê-los aqui!! Sou louca por romances e a sua resenha ficou ótima. E essas capas são lindas né?! Adorei o seu blog e já estou seguindo <3

    *Beijokas -Hellen Barros.

    www.apenasgiz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz Hellen, leia sim! Obg e volte sempre ♥

      Excluir
  10. Olá!
    Eu não conhecia o autor nem o livro, parece aquelas histórias leves e cativantes. Vou anotar a indicação! Ótima resenha!
    Beijos!
    Borboletas de Papel | Fanpage

    ResponderExcluir
  11. Oi Carolzinha,
    Eu sou LOOOOUCA para ler esses livros. A capa e a sinopse me atraem tanto. Uma pena que aqui só vende na Livraria Cultura, não tenho o costume de frequentar essa livraria por não ter muitas perto de casa.
    Então sempre vou adiando a compra. Mas está na lista!
    Beijos
    estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. SOCORRO, que livros lindos!!! <3
    Vou colocar na minha listinha sim, com certeza, óbvio!

    Beijos,
    milenaschabat.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Carol... O livros do Augusto so perfeitos!!!!
    E o vol. 3 já está sendo postado lá no Wattpad... corre lá!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiim Divino, já estou acompanhando por lá! ;) Obrigada pela visita, volte sempre!

      Excluir

Querido leitor, deixe seu comentário, ele é muito importante pra nós! *-*
Vamos adorar visitar seu blog e retribuir, é só deixar o link ;D