quinta-feira, 7 de julho de 2016

Resenha // Se Eu Ficar - Gayle Forman



Livro: Se Eu Ficar
Título Original: If I Stay
Autora: Gayle Forman
Gênero: Ficção / Romance
Ano: 2014
Páginas: 224
Editora: Novo Conceito
Literatura Estrangeira
Volume: 1 de 2
Avaliação: 4,0

Sinopse
Se Eu Ficar - Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.


Mia é uma musicista que está prestes a se formar no ensino médio. O meio musical que Mia cresceu foi do rock, tendo o seu pai como integrante de uma banda. Só que seu amor pelo violoncelo fez com que se tornasse, mesmo jovem ainda, uma grande musicista clássica. Mia tem então pais e amigos roqueiros, uma grande amiga Kim, e um namorado que toca guitarra em uma banda de rock. Vendo assim podemos até pensar que Mia é a ovelha negra por se tornar uma musicista clássica ao invés de seguir para o caminho do rock, coisa que seu irmãozinho pequeno já demonstra interesse também.
Só que de uma hora para outra, a sua vida muda tragicamente. Ela, que tinha uma família incrível, se vê sozinha tendo que lutar entre a vida ou a morte. O livro nos faz entrar em um mundo diferente, onde Mia relata para o leitor alguns acontecimentos, vezes marcantes em sua vida, e todo o seu ver do caso em que ela se encontra.
"Se Eu Ficar" é um livro que faz a gente perceber como estamos submetidos a qualquer imprevisto em nossas vidas. Que em um passeio que tinha tudo para ser alegre, feliz e em família tem um fim trágico e que ninguém espera passar um dia. Faz pensarmos também de que o cinto de segurança e a atenção na estrada ou até mesmo dentro da cidade são coisas muito importantes para a nossa vida.
“Não é incrível como a vida é uma coisa e então, de repente, torna-se outra? Sabe quando você tem momentos incríveis na sua vida em que tudo está dando certo e você até sente um medo de, de repente, tudo mudar? Muitas vezes, o vento sopra contra a maré e a nossa vida, que parecia ser um sonho, vira de pernas para o ar e a gente pensa que não vai suportar. A verdade é que os momentos bons jamais existiriam e seriam bons se não fossem os ruins, não é verdade? Acredito que precisamos passar por dificuldades e momentos dolorosos para darmos valor a cada momento que nos faz feliz e faz bater o nosso coração mais forte. Com a correria do dia-a-dia esquecemos de aproveitar cada segundo que temos porque a verdade é que nunca sabemos o dia da amanhã, o minuto seguinte, nosso próximo passo.”
Ainda não assisti ao filme para fazer nenhum comentário sobre ou fazer comparação dos dois, mas irei procurar assistir em breve.


13 comentários:

  1. Olá, Carol.
    Gostei das reflexões que você trouxe acerca da obra, mas não sinto muita vontade de ler este livro.
    Beijocas
    Historiar

    ResponderExcluir
  2. Olá Carol,
    Se eu Ficar é livro bastante interessante, gostei quando eu li ele também.
    Preciso ler a sequencia.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Li o livro há algum tempinho atrás, e lembro de ter gostado bastante. É uma leitura que nos trás bastante lições.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol!!! Estou lendo aos poucos em inglês, mas todo mundo gosta, é impressionante! Também quero ver o filme depois!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi, Carol!
    Eu só assisti ao filme, não li o livro. Achei bem bonito e emocionante.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  6. Oi
    eu me emocionei lendo o livro e assistindo o filme, gostei muito da história e é emocionante, achei o segundo e último livro bem melhor.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Carol 2,
    Eu li o livro e vi o filme. Confesso que não me emocionei em nenhum dos dois, porém eu gosto da história.
    Não sinto a necessidade de uma continuação, mesmo várias pessoas dizendo que a autora se sai melhor.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Carol e Carol! Hahahah

    Eu só assisti ao filme e não curti muito não. Depois tentei ler um outro livro da autora e não funcionou. Acho que é um problema com o tipo de história que ela escreve mesmo.


    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, que pena Tami!
      Pior q eu tenho Se eu ficar e Apenas um dia, espero gostar das duas leituras! Rsrs

      Excluir
  9. Oi, Carol!
    Para ser bem sincera, eu não sinto muita vontade nem de ler o livro e nem ver o filme... Os dois não me despertaram aquele interesse.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de aniversário do blog Crônica sem Eira

    ResponderExcluir
  10. Oi, Carol! Eu pessoalmente não gostei tanto desse livro... Não me identifico muito com a escrita da autora, e acabei achando a história monótona e sem emoção! Gostei mais do filme que do livro, acredita? Acho que você devia ver! Beijos, Jú (docurailusoria.blogspot.com)

    ResponderExcluir

Querido leitor, deixe seu comentário, ele é muito importante pra nós! *-*
Vamos adorar visitar seu blog e retribuir, é só deixar o link ;D