sexta-feira, 8 de abril de 2016

Uma amiga indicou // Nossas opiniões sobre Um Dia - David Nicholls


Olá colecionadores! O post de hoje inaugura aqui no blog a coluna "Uma amiga indicou", que terá sempre a presença ilustre da Alessandra (Estante da Ale)  Às vezes eu vou falar sobre algo que ela me indicou; às vezes nós duas daremos opiniões sobre a mesma coisa, que é o caso de hoje. Eu indiquei para a Ale o livro Um Dia, do David Nicholls, por motivos de: todo mundo precisa ler isso! rs. Ela já tinha visto o filme, ao contrário de mim que até hoje não assisti, mas enfim... Espero que gostem da nossa interação nesses posts. Continuem lendo!

Minha opinião

Não é fácil falar sobre um livro que acabou se tornando um dos favoritos da sua vida, mas, vamos lá.
Sabe aquele livro que só de ler a primeira página você já sabe que vai gostar? Foi assim comigo ao começar a ler Um Dia. Fazia tempos que eu não lia algo tão romanticamente bom.
O livro é dividido em partes e anos. Vai contando as vidas de Dex e Em de 1988 a 2007, sempre no dia 15 de julho. É interessante ver onde cada um está e o que estão fazendo a cada ano que passa, às vezes juntos, outras separados, realizando seus sonhos ou até destruindo suas vidas.
É tudo muito real. É a vida nua e crua. A prova de que cada ação nossa, cada escolha que fazemos, por menor e mais insignificante que seja, pode ser aquela que vai mudar nossa vida pra sempre, pode ser aquela que vai fazer você dizer "valeu a pena" ao olhar pra trás, pode ser aquela que vai trazer sua felicidade sem você saber.
Nosso problema, é que sempre achamos que vai ter uma coisa mais pra frente, mais pra frente, mais pra frente... Nunca estamos satisfeitos, nunca valorizamos o que temos, o presente. Sempre complicamos a vida ainda mais. Um Dia nos mostra isso perfeitamente.
Em e Dex formam um casal extremamente apaixonante!
“Você é linda, sua velha rabugenta, e se eu pudesse te dar só um presente para o resto de sua vida seria confiança.
Seria o presente da confiança. Ou isso, ou velas perfumadas.”
Eu me identifico um pouco com a Em. Engraçado, antes de ler este livro, se me perguntassem "tem algum personagem de livro parecido com você?", provavelmente eu não teria a resposta. Agora eu tenho, haha. Já Dex age como um canalha, mas por dentro é apaixonante, rs. E detesto personagens masculinos assim; acho que se o Dex estivesse em qualquer outro livro que não fosse Um Dia eu odiaria ele! Mas o contexto da história faz toda a diferença ;)
Amei o jeito de escrever do David Nicholls: de um modo simples e direto, mas também bonito e subjetivo. Ele foi genial ao escrever esta história. Como diz uma das críticas no livro "Todos os leitores vão se apaixonar por Um Dia, e todos os escritores vão desejar tê-lo escrito". Eu desejei, meu queridos. Definitivamente. E sei que não tenho "status" pra dizer isso, mas considero a obra um clássico moderno da literatura! (Avaliação: 5,0 )

Opinião da Ale

Emma e Dexter são melhores amigos desde 1988, uma amizade muito sincera e diferente do que vemos nos livros atualmente. Eles precisam lidar com a distância e um amor platônico difícil de realizar. Mas o que me encantou foi a forma como esse amor é construído. Foge totalmente do convencional!
O livro narra diferentes passagens da vida de ambos, todos no mesmo dia (15 de julho) e conforme os anos passam, o relacionamento é construído de forma muito harmoniosa (não consegui encontrar outro adjetivo, tudo é natural entre Emma e Dex), porém irritante. Sim, diversas vezes as atitudes dos protagonistas nos deixam pensando: ‘larga de ser burro e a agarra!’.
Eu já havia assistido ao filme e fiquei com medo de não me apegar a história pelo fato de já saber o final, mas isso não aconteceu. O epílogo conseguiu ser aquilo que eu queria que fosse. Não posso falar nada para não dar spoiler! Só digo que: leia e se emocione! Os diálogos e pensamentos são sinceros e envolventes. Não há perfeição e isso me encantou.
Sempre pensei que David Nicholls fosse quase um Nicholas Sparks, mas me surpreendi positivamente. Não chorei como esperava, mas foi bem tocante. Um enredo cheio de lições e aprendizado, com toda a certeza.
E acho super válido o filme também. Anne Hathaway e Jim Sturgess fazem uma Emma e Dexter perfeitos, não podia ser melhor. 


Minha Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ (5/5)
- Ale

12 comentários:

  1. Acho tão incrível essa coisa de termos quase a mesma visão sobre essa história... Será que era exatamente isso que o autor esperava dos leitores? Bom, acho que ele conseguiu nos cativar HAHAHAHA
    ADOREI o post e vou amar estar presente aqui mais e mais vezes.
    Beeeeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza ele conseguiu! haha
      Que venham muitos posts <3

      Excluir
  2. Oi Carol,

    Já passei lá no Estante da Ale e agora vim aqui.
    Fiquei ansiosa para ler.
    beijos

    http://tear-de-informacoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Eu li esse livro faz bastante tempo, mas eu amei! Assisti o filme recentemente e gostei bastante também. A história tem um entendo muito bom de romance e amizade. A divisão dos capítulos ficou ótima!

    Parabéns pela resenha!

    Books & Impressions

    ResponderExcluir
  4. Oi
    que bom que as duas gostaram da leitura, eu também curtiu e tinha partes que dava vontade de chorar, aquele final.
    O livro é bom mesmo.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olha, eu nunca li esse livro porque fiquei traumatizada com o filme, confesso. O que é aquele final, gente? Não aguento um negócio deses. kkkkk Por isso que fico adiando a leitura. Mas deu para ver que vocês gostaram bastante. Quem sabe um dia eu resolvo arriscar, né?
    Beijos!

    www.nemteconto.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Cecília, vale a pena! Sério, o final é aquilo né, mas o livro é uma experiência única, dê uma chance!
      bjs!

      Excluir
  6. Esse livro ♥
    Eu me incomodei com ele no inicio. Acho até que minha resenha não foi positiva, mas ele tem algo que acaba marcando a vida de qualquer leitor.
    Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  7. Ai esse livro, muito amor envolvido. Uma das histórias mais tristes que já li, terminei realmente abalada com os acontecimentos. É daquelas leituras que o livro termina mas não termina dentro da gente.
    Beijos.

    EuVocê&oslivros

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Eu li esse livro faz um tempinho e assisti o filme, é uma história que além de tratar de amor, envolve a amizade e o quanto os sentimentos permanecem vivos ao passar dos anos. Vale a pena a leitura <3

    beijos, beijos :*
    relicariodehistoriasma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu vejo tanta gente falar bem desse livro que acabei comprado, eu não tenho uma experiencia muito boa com esse autor e tenho um pouco de receio em ler. Outro ponto "negativo" que me assusta são as opiniões sobre o final desse livro, maaas terei que ler e tirar minhas próprias conclusões.
    Adorei essa coluna nova, estou precisando fazer algo do tipo no blog porque leio mais literatura clássica, preciso de alguém que me recomende livros jovens adultos.
    Já peço sua autorização para "copiar" sua ideia, rsrs.
    Seu blog é lindoooo, parabéns. Já estou seguindo. Fiz o meu agora a pouco, estou organizando, se quiser dá uma olhada: umaliterariaa.blogspot.com.br . Bjus!

    ResponderExcluir
  10. "Acho que se o Dex estivesse em qualquer outro livro que não fosse Um Dia eu odiaria ele! Mas o contexto da história faz toda a diferença"

    "Os diálogos e pensamentos são sinceros e envolventes. Não há perfeição e isso me encantou."

    SIM SIM SIM, para mim esses são os principais pontos dessa obra. É tudo muito real. Eu mesma já me vi na situação da Emma, ok, não por vinte anos, mas por alguns meses hahahahahaha. Fiquei completamente apaixonada pelos dois juntos. Isso. Pelos dois juntos. Talvez eu não tivesse me encantado pelos dois se estivessem em outros livros, vivendo coisas distintas ou sei lá. Mas o amor/amizade dos dois é lindo demais!!! É meu romance favorito, mesmo com o final, porque, novamente: é real. Tudo aquilo ali pode acontecer, e continua sendo lindo.


    Conhece o nosso blog? Estamos sempre retribuindo visitas e comentários de nossos amigos blogueiros :D
    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir

Querido leitor, deixe seu comentário, ele é muito importante pra nós! *-*
Vamos adorar visitar seu blog e retribuir, é só deixar o link ;D