domingo, 24 de abril de 2016

Coisas de Leitor // Expressões do mundo literário


Olá colecionadores!
Essa é uma das novas colunas que eu prometi trazer aqui pro blog, e resolvi começar falando sobre algumas "gírias" e expressões que os leitores/bookaholics/blogueiros literários costumam falar, e às vezes nem todo mundo sabe o que significam, de fato. Espero que o post seja útil pra vocês :)

- Distopia
Livro que se passa no futuro e mostra um lugar/sociedade opressor, devastado, controlado, dividido; ou seja, traz críticas à sociedade e uma imagem pessimista do futuro.
- Chick-Lit
Romance leve e divertido que aborda questões relacionadas à mulher moderna. Autoras do gênero: Sophie Kinsella, Marian Keyes, Carina Rissi, Meg Cabot, etc.
- Young Adult (YA)
Livro com personagens na faixa etária de 14 a 18 anos, geralmente no ensino médio, que tratam de temas sérios como bullying, sexualidade, identidade, problemas familiares, doenças, etc. Exemplos: Eleanor & Park, A Culpa é das Estrelas, Lola e o garoto da casa ao lado.
- New Adult (NA)
Livro com personagens na faixa etária de 19 a 25 anos, iniciando a vida adulta e geralmente na universidade, que tratam de traumas diversos, transição, sexo, drogas, trabalho, independência, etc. Exemplos: Belo Desastre, Métrica, Easy.
- Sick Lit
Livro cujo tema central é uma doença (no geral). Exemplos: Extraordinário, Um amor para recordar, Por lugares incríveis, O lado bom da vida.
- Thriller
Inclui livros de suspense e mistério, terror psicológico, conspiração e tramas policiais. Exemplos: Garota exemplar, Caixa de Pássaros, E não sobrou nenhum, Não conte a ninguém.
- Spin off
Histórias derivadas de obras anteriores já escritas pelo mesmo autor. Exemplo: a trilogia Peças Infernais foi publicada depois da série Instrumentos Mortais (ambas escritas pela Cassandra Clare), e se passa no mesmo universo, porém cronologicamente antes e com protagonistas diferentes.
- Crossover
Duas ou mais histórias diferentes que "se cruzam" em determinado momento através da interação de seus personagens. Exemplo: Uma história em que Sherlock Holmes e o Dr. Watson (Arthur Conan Doyle) se encontrassem com Hercule Poirot e Hastings (Agatha Christie) para resolver um caso (super hipoteticamente falando, rs).
- POV (point of view)
Sob qual ponto de vista (personagem) a história está sendo contada.
- Plot twist
Uma reviravolta inesperada no enredo do livro.
- Fan fic
Quando um fã de uma história específica decide escrever outra história baseada na mesma: com os mesmos personagens, com o final diferente, uma continuação não oficial, etc. 
- Spoiler
Algo que geralmente os leitores não curtem muito, rs. Contar o final do livro ou detalhes cruciais que possam atrapalhar a experiência de quem ainda não leu.
- TBR
To Be Read. São os livros "parados" da sua estante que ainda serão lidos. Os blogueiros costumam fazer a famosa Book Jar com os nomes desses livros.
- Bookshelf
Quando alguém resolve fazer um "tour" pela própria estante de livros, apresentá-la detalhadamente para outras pessoas. Geralmente em forma de vídeo.
- Book tour
Acontece quando um autor resolve disponibilizar um exemplar de seu próprio livro, para "viajar" entre leitores. O primeiro leitor recebe o exemplar, lê e manda para o segundo leitor, e assim segue...
- Book trailer
Um vídeo feito com o objetivo de apresentar a história de um livro.
- Poser
É uma expressão depreciativa, usada para aquelas pessoas que se dizem/acham fãs de alguma coisa, mas na verdade tem pouca familiaridade com ela, são "falsos fãs".
- Shippar
Eu shippo FourTris! Essa expressão é usada pra dizer que você aprova/gosta muito de determinado casal.
- Fandom
É uma união de fãs específicos. Exemplos: Potterheads (Harry Potter), Iniciandos (Divergente), Semideuses (Percy Jackson), Tributos (Jogos Vorazes), Twilighters (Crepúsculo), Nerdfighters (John Green), etc.
- Geek
Um estilo de vida voltado para o universo nerd e da tecnologia.
- Hardcover
Livros de capa dura, que vêm junto com uma "jacket" (capa de papel removível). Esse tipo de edição é predominante nos EUA.
- Ghost Writer
Escritor fantasma. Presta serviço redigindo textos para terceiros, de forma que depois ninguém saiba de sua participação no mesmo.

16 comentários:

  1. Helloo, Carol! Tudo numa nice?!
    Eu gostei demais da iniciativa dessa coluna. Eu, por exemplo, quando invadi a blogosfera não conhecia um monte dessas expressões. TBR, Shippar - meio que descobri por causa das séries, Poser, Book Shelf, POV, Plot Twist. Algumas expressões eu entendia porque traduzia, tipo, plot twist. Mas esse tipo de post ajuda de verdade. Dos gêneros literários eu curto o YA e Sick lit.
    Beijin...
    Pieces of Alana Gabriela

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Gostei do post.

    Tinha uma ou outra expressão que eu não conhecia :)

    Beijinhos e ótimo domingo!

    Sala de Leitura

    ResponderExcluir
  3. Amei a ideia do post! Super útil. Muito bom pra conhecer alguns significados :)
    Bjs

    http://noveplanetas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Amei o post! Eu sempre fico boiando com essas expressões! Que ideia maravilhosa que você teve! Nossa, amei <3 Obrigada! Beijoos :**

    http://www.mar-de-ideias.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, obrigada amre, que bom q gostou, agora vc já sabe ;) bjs

      Excluir
  5. Oi Carol, tudo bem?
    Muito bacana e explicativa essa coluna!
    Realmente, nos deparamos com essas expressões o tempo todo hahaha!
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  6. Olá, Carol, tudo bem??

    Menina são tantos gêneros, confesso que já cheguei a pesquisar e não encontrei muitas informações sobre o assunto! Adorei o exemplo do crossover, tenho enorme curiosidade em ler livros da Shopie Kinsella, adorei saber de tudo isso,fica fácil de especificar caso seja preciso.

    Beijinhos

    http://resenhaatual.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  7. Oii Carol, tudo bom?
    Caramba, não conhecia muitos desses termos e olha que sou bookaholic como você, haha. Adorei saber o que era Sick Lit, TBR (esse ainda não conhecia e Plost Twist já tinha ouvido falar, mas não sabia do que se tratava. Post super bacana e informátivo! Adorei!
    Resenha Atual
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
  8. Ooi!
    Adorei o post, são tantas as expressões e palavrinhas complicadas que têm por ai no mundo da leitura que ás vezes me perco!

    http://lendocomela.blogspot.com.br/?m=0

    ResponderExcluir
  9. Que linda, muito legal o seu post! Acho bacana essa didática que muitos ficam perdidos, principalmente quem aind está se apaixonando pela leitura. <3
    Beijos

    EuVocê&oslivros

    ResponderExcluir
  10. Muito bacana a sua iniciativa de explicar essas gírias. Eu reconheci praticamente todas, mas sei que quem tá chegando agora na blogosfera não deve conhecer muito bem, então foi muito bacana mesmo <3

    Abraço,
    milenaschabat.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Carol!
    Eu adorei a ideia do post. Vejo muitos leitores sem saber, ao certo, o que muitas dessas gírias significam. Eu, particularmente, já sei todas. Haha
    Abraço!

    "Palavras ao vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, Carol.
    Foi ótimo você fazer esse post porque me esclareceu muitas dúvidas que eu tinha a respeito dessas gírias literárias. É curioso que a maioria sejam em inglês.
    Abraços.
    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em ter tirado algumas dúvidas! É verdade, curioso msm a maioria ser inglês!
      :*

      Excluir
  13. Adorei o post! Não sabia que existiam tantos termos kkkk Conhecia a maioria, outros nem sabiam que tinha um nome específico haha
    persuasaoliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oiii Carol, tudo bem????
    Adorei essa postagem :)
    Já conhecia todas essas expressões, mas nas primeiras vezes que eu vi por aí, fiquei super confusa e sem entender nada hahhaha.
    As vezes tô falando com meu marido, ele piraaaaa. Fala português guria kkkkkkkk
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Querido leitor, deixe seu comentário, ele é muito importante pra nós! *-*
Vamos adorar visitar seu blog e retribuir, é só deixar o link ;D