domingo, 20 de março de 2016

Resenha Dupla // James Patterson



Clique em "leia mais" para ler minha opinião sobre esses dois livros (um policial, e o outro romance) do autor americano James Patterson *-* Se você ainda não o conhece, precisa fazer isso!


O Dia da Caça


Livro: O Dia da Caça
Autor: James Patterson
Editora: Arqueiro
Gênero: Policial
Ano: 2011
Páginas: 212
Literatura Estrangeira
Volume: #14 da Série Alex Cross
Avaliação: 5,0 ()

Sinopse
Alex Cross está diante do criminoso mais cruel que já enfrentou.
Quando o detetive Alex Cross é chamado para investigar um caso de assassinato, depara-se com a cena de crime mais terrível que já viu em toda a sua carreira: uma família inteira foi morta dentro de casa. Tudo fica ainda mais chocante quando ele descobre que uma das vítimas é Ellie Cox, sua ex-namorada dos tempos de faculdade.
Furioso, Cross decide pegar o assassino a qualquer custo. Logo depois outro crime acontece, novamente envolvendo uma família inteira, só que dessa vez alguns membros dela estavam nos Estados Unidos e outros, na África. A investigação leva a crer que o assassino, conhecido apenas como Tiger, viajou para a Nigéria. Sem hesitar, Cross vai atrás dele. O detetive entra numa caçada implacável, numa terra sem lei.
Ao chegar lá, Cross se vê diante de um terrível cenário de miséria, violência e guerra civil iminente. Sem nenhuma ajuda, ele se envolve numa luta contra a corrupção e contra uma conspiração que parece não ter fronteiras, que pode pôr em risco sua vida e a de todas as pessoas que ele ama.
Eu peguei esse livro pra ler sem expectativa nenhuma, sério mesmo. Tinha várias resenhas negativas no skoob, e como eu nunca havia lido nada do James Patterson e nem pretendia que esse fosse meu primeiro contato com o autor (acabei comprando bem barato nas lojas americanas); já estava condenando-o por antecipação. Além disso, eu achei que a temática também não ia me agradar muito, "caçada na África" e talz... Mas eu me enganei!
Em primeiro lugar, a narrativa do James Patterson é viciante, eu não queria parar de ler. Eu gostei do suspense, e também das partes em que ele falava da vida pessoal do detetive Alex Cross. A história é muito frenética! Apesar de já sabermos quem é o responsável pelos crimes desde o começo, o livro não perdeu a graça. Não mesmo.
Muitas conspirações, romance, momentos de tensão, reflexão... Eu realmente viajei nessa história. Aliás, Patterson retrata muito bem a África nesse livro, mais um ponto positivo.
Resumindo, pretendo ler muitos outros livros do autor. O curioso é que eu achei a história muito real, até as coisas que aconteciam com o Cross (não é aquele detetive que se safa de tudo, sabe? rs). O conjunto da obra é muito convincente. Já sou fã do Patterson e quero ler a série toda do Cross, hahaha (estou aceitando doações, porque a série é muuuito grande!).
E minha gente, esse livro daria um filme de ação muito show, podiam fazer! *-* Acho que já até disse isso numa tag, rs. Então, pra quem gosta do gênero policial e de muita ação, pode ler "O dia da caça" sem medo!
“Você acha que sabe o que vai acontecer na sua vida, mas nunca sabe de verdade. E, geralmente, as surpresas não são boas."
♥♥♥
O Diário de Suzana para Nicolas

Livro: O Diário de Suzana para Nicolas
Autor: James Patterson
Editora: Arqueiro
Gênero: Romance/Drama
Ano: 2011
Páginas: 224
Literatura Estrangeira
Volume: Único
Avaliação: 4,5 ()

Sinopse
Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente.
Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”.
Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas.
Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida.
O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou.
Senti vontade de resenhar esse livro assim que terminei de ler! O li bem rapidinho, pois os capítulos são curtos, e a narrativa do James Patterson tem um ritmo ótimo e que prende o leitor a história. Estava muito curiosa pra saber como tudo terminaria.
É um livro muito sensível, que traz mensagens muito bonitas, e mostra o amor de uma forma que você fica arrebatado, sinceramente. Parece que você está lá. Além disso, a forma que história foi construída tornou-a mais bonita ainda. Você tem partes alternadas entre a Katie no presente e o diário da Suzana, e assim tudo vai se entrelaçando e fazendo sentido.
Confesso que acabei me apegando mais a Suzana e ao diário; na verdade, o autor não deixou muito espaço pro leitor se conectar com a Katie também, infelizmente. E sobre o Matt... Nossa, que homem! kkk O sonho de toda mulher, definitivamente XD Ah, e se você está curioso: Nicolas é o filho de Suzana com o Matt (não é spoiler!). Impossível não se apaixonar por essas pessoas.
Durante a leitura, eu me lembrei muito do tipo de história que o Nicholas Sparks costuma escrever, realmente lembra. Só que sem toda aquela enrolação kkk. Engraçado que a Katie nasceu na Carolina do Norte também, muitas coincidências (a maioria dos livros do Tio Nick se passam nessa cidade dos EUA).
E aí preciso falar porque acabei pegando esse livro pra ler, quando nem estava na minha meta. Na verdade, de tanto olhar para ele na minha estante ao longo do tempo, já estava achando que não iria gostar da leitura, e não lembrava do motivo de ter me interessado pela história: por isso quis adiantar logo. Estava enganada, mais uma vez!
O autor me surpreendeu pela sua flexibilidade, e pelo fato de em poucas páginas ter conseguido fazer uma história de amor grandiosa. A gente ouve falar mais do James Patterson por causa de suas histórias policiais, apesar de agora ele estar enveredando por vários gêneros (fantasia, ficção cientifica), inclusive o romance.
Enfim, "O diário de Suzana para Nicolas", é um livro que se você não tiver cuidado, vai te influenciar, e vai te emocionar, com certeza. Achei legal que o autor conseguiu retratar "a vida como ela é" e passar a sensação de um final feliz, mesmo que ele não tenha sido literalmente e totalmente feliz.
Leitura mais que recomendada! (só não ganhou pontuação máxima por causa do desfecho apressado no presente, e pela questão da Katie que eu comentei).
"Minha vida está tão ligada a você que parecia impossível que alguma coisa ruim pudesse me acontecer agora. Mas acho que o amor nos dá essa falsa sensação de segurança."



18 comentários:

  1. Eu sou apaixonada pelos livros de James Patterson! "O diário de Suzana para Nicolas" é um dos meus preferidos. <3

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
  2. Olá Carol,
    Tive contato com o autor quando li Bruxos e Bruxas e gosto muito da narrativa dele ♥ são capítulos curtos e que nos prende muito facilmente.
    Bjs
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca consigo me prender aos livros do James Patterson. Dois eu abandonei e Bruxos e Bruxas eu li até o fim mas não me agradou. Não sei, talvez pelo fato de ele ter uma escrita semelhante a do Harlan Coben (que sou fã) mas sem conseguir transmitir a mesma emoção. Contudo, um dia ainda leio "O Dia da Caça".

    Visite: Cantina do Livro

    ResponderExcluir
  4. Ei Carol,
    Eu sou apaixonada nos livros dele, o primeiro q lo foi O diário e foi o primeiro romence q li e que chorei litros, e achei melhor que os do Spark, mesmo o autor nao dando muito espaço p Ketie no final eu so queria abraçar ela rs. Alex Cross é incrível e de todos os livros esse é o que mais gosto, o legal é q da p ler sem ser na ordem. Patterson é um os meus autores favoritos.

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  5. Oi Carol

    Não conheço o autor, mas gostei do fato da narrativa ser rápida e gostosa, estou fugindo ultimamente de livros muito enrolados, confesso rsrsrrs

    Bjs ,Michele

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Olá! eu me interessei mais por O diario de Suzana para Nicholas, tenho certeza que eu vou gostar! E como ele tem 200 e poucas páginas, acho que ele pode ser uma leitura fácil e rapida
    Beijos
    http://saboreandoasestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá,Carol, tudo bem?

    Menina nunca li nenhum livro do James, todos as pessoas que conheço falam mal desse autor, por isso nunca tive curiosidade de ler nenhuma de suas obras, apesar de que sempre me perguntava, se ele e tão ruim assim, por que faz tanto sucesso, até que resolvi compra um livro,e depois descobri que fazia parte de uma serie, fiquei p da vida por que precisava ler os livros anteriores, enfim esta empacada na minha estante, e não sei realmente quando lerei algo dele, mas me deixa feliz saber que a escrita dele te agradou, isso me trás esperanças.

    Beijinhos


    Te espero lá http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi querida,
    Já li dois livros do Pattterson, e achei como você que a escrita dele realmente é muito fluida. Estou curiosa em relação ao Zoo que e um dos novos livros dele que inclusive virou série se conseguir quero ler.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Carol, tudo bem?
    O policial foi o que mais me chamou a atenção!
    Já vi muitos elogios a esse autor nesse estilo e, particularmente, adoro um bom livro de investigação policial. <3
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  10. Oi :D
    Adorei a resenha dose dupla.
    Não li esses livros mas li outros do James Patterson e gostei muito. Quero terminar a série Mulheres contra o crime.


    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi
    desses eu só li O Diário de Suzana para Nicolas e gostei da leitura, emocionante mesmo, foi o primeiro livro do autor que li, agora o primeiro ainda não li apesar de parece interessante.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, Carol!
    Gente, o cara é muito versátil viu? Eu nunca li nada dele, mas fiquei curiosa sobre O Diário de Suzana para Nicolas.
    Os policiais eu fujo porque boa parte são séries.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio Mês das Mulheres em Dobro
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
  13. Oie Carol =)

    Li o Diário de Suzana para Nicolas e amei. Na verdade esse é o único livro do James Patterson que li em gostei até o momento rs...

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito da sinopse de ambos os livros!
    Muito bons.

    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Carol! Que bom que voltou!
    Nossa, eu preciso conhecer esse James urgentemente. Praticamente todo mundo rasga elogios quando ele é o assunto em questão.
    Adorei as resenhas.
    Beijo!

    Blog || Fan Page

    ResponderExcluir
  16. Oiii carol, tudo bem????
    Eu só li um livro do autor Zoo e até que curti bastante. Mas fui pesquisar mais sobre o mesmo e acabei me decepcionando. Sou meio que (completamente) contra o método de "escrita" que ele usa. Eu sou cricri, pode ser, mas para mim, o autor ainda é aquele que escreve cada uma das palavras :P
    Mas fico feliz por você ter curtido. É legal conhecer um autor e gostarmos tanto do trabalho. O diário é um que eu leria, só não lerei por causa disso mesmo :(
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Tenho dois livros da série Alix Cross aqui em casa porque os achei na Feira do Livro de POA por 10 reais cada e não resisti haha mas ainda não li nada do autor =/
    Gostei bastante da premissa do livro de romance dele.

    Abraço,
    omundodemis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oláá
    Eu tenho muitaaaaa vontade de ler algum livro do James Patterson, mas toda vez que vou comprar um dele para ler vejo um livro na promo que a tempos desejava ler e acabo traindo o James Patterson kkkkk
    Mas com a sua resenha agora já sei quais livros dele eu preciso ler com urgência. hahah
    Bjoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir

Querido leitor, deixe seu comentário, ele é muito importante pra nós! *-*
Vamos adorar visitar seu blog e retribuir, é só deixar o link ;D