segunda-feira, 14 de março de 2016

Filme // Mundos Opostos



Filme: Mundos Opostos
Título Original: Upside Down
Ano: 2012
Direção: Juan Diego Solanas
Elenco: Jim Sturgess, Kirsten Dunst, Timothy Spall, Heidi Hawkings, entre outros.
Duração: 107 minutos
Gênero: Romance/Ficção Científica
País: Canadá/França
Avaliação: 4,0

Sinopse
Adam e Eden se apaixonam ainda na adolescência. Um amor impossível, separado pela gravidade. Eles vivem em planetas com forças gravitacionais opostas: ele no mundo inferior, pobre; ela no superior, explorador. São brutalmente afastados quando um patrulheiro interplanetário os flagra, provocando um acidente aparentemente fatal para Eden. Dez anos se passam e Adam é apenas mais um cara normal tentando levar a vida, ainda abalado pela perda da amada. Mas eis que Adam vê Eden na televisão e descobre que ela está trabalhando num prédio que conecta os dois planetas. Ele agora fará de tudo para, finalmente, reencontrar o amor de sua vida.

Já imaginou viver num lugar onde "é possível cair pra cima e subir pra baixo"? Já pensou se apaixonar por alguém de um mundo diferente do seu, mas tão perto?
Partindo do pressuposto de que o universo esconde muitos mistérios desde sempre, em Mundos Opostos, dois planetas vivem em simetria, sob a influência de uma dupla gravidade oposta... Como um só mundo, divido em dois. Isso mesmo: o mundo inferior, e o mundo superior.



Não fugindo do tradicional, o mundo inferior é pobre e dependente do mundo superior, rico. Mas existe uma organização chamada Transmundo, que explora o petróleo do mundo inferior, e cujo prédio "une" os dois mundos (essa torre que aparece na foto acima).
Antes de tudo, vocês precisam saber as 3 leis da dupla gravidade:
- Toda matéria e todos os objetos são atraídos pela gravidade do mundo do qual se originam, e não do outro;
- O peso de um objeto só pode ser compensado com matéria do mundo oposto: matéria inversa;
- Depois de algumas horas de contato, matéria em contato com matéria inversa, se inflama (queima).

No filme, conhecemos Adam Kirk, do mundo inferior, e Eden Moore, do mundo superior. Eles se conhecem ainda crianças, nas "Montanhas Sábias".


O tempo passa, e os dois acabam desenvolvendo uma história de amor. Porém, num dos encontros proibidos entre eles, se veem cercados pela "polícia" e, na fuga, Eden acaba sofrendo um acidente.
Os dois ficam 10 anos sem se ver; Adam, achando que Eden havia morrido; e Eden, vivendo sem saber da existência de Adam, pois o acidente a deixou com amnésia. Só que Eden trabalha na Transmundo, e um dia, Adam acaba vendo-a pela televisão.
Durante os últimos anos, ele tem trabalhado num produto "anti gravidade" que, por exemplo, poderia rejuvenescer a pele de mulheres. Com a perspectiva de encontrar Eden depois de tanto tempo, ele resolve apresentar seu projeto para a Transmundo, e é contratado...
Se eu conseguir usar a Transmundo só pra dar pra minha vida alguma esperança, então eu vou fazer.

Bem, me demorei bastante na história pra que vocês ficassem curiosos em assistir esse filme. Descobri ele esses dias no youtube, logo me chamou a atenção.
Nunca tinha visto nada parecido! "Mundos Opostos" se utiliza da ficção científica, mas na verdade fica claro que o foco não é bem esse, e isso é reforçado tanto no começo quanto no final do filme. O foco não é "resolver os problemas dos dois mundos", mas explorá-los, uni-los em meio a injustiça. E isso acontece graças ao nosso casal e o amor que sentem um pelo outro. Eles lutam para ficarem juntos, e não contra os dois mundos.
Então já aviso: você não verá uma distopia cheia de política e rebeldia. Os personagens fazem coisas proibidas sim, e também não concordam com o sistema; mas não passa daí.

O filme é de 2012, estrelado por Jim Sturgess e Kirsten Dunst. Sempre achei o Jim um ator muito fofo, e sua atuação foi brilhante nesse filme. Kirsten é linda e não fica muito atrás nesse quesito também. Seus personagens são cativantes e a parte romântica é muito bonita.
A fotografia do filme é belíssima! E as cenas que misturavam os dois mundos foram muito bem feitas. Um show de efeitos!

Imagem de upside down

Apesar de se tornar um pouco cansativo pelas quase duas horas de duração, o bom é que não dá pra perder o interesse na história. A trama é complexa e cheia de detalhes, exigindo atenção de quem assiste.
O final te deixa com o coração na mão e emocionado; é um desfecho um pouco cético em relação ao cenário no geral, mas com uma pontinha de esperança. O filme cumpre o que promete, mas é claro que gostaria de ter visto um pouco mais de distopia. Um pouco mais de ação também faria bem.
Quanto ao resto, temos outros personagens secundários bem legais, muitas cenas de cabeça pra baixo, quedas, perseguições e policiais incompetentes kkk... O Adam é bem criativo e faz de tudo para encontrar a Eden! rs
Basicamente, a mensagem que Mundos Opostos deixa é de que uma história de amor pode mudar um mundo (de alguma forma).
Gostei muito e recomendo!


24 comentários:

  1. Olá, Carol.
    Eu tinha visto esse filme em um blog uns tempos atras e me interessado por ele. Mas acabei esquecendo do nome e agora vi aqui de novo hehe. Obrigada pela dica hehe. Assim que der vou assistir porque é bem diferente do que estou acostumada.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assiste sim Sil, que bom que te ajudou a lembrar! rs
      Dps conta o que achou ;)

      Excluir
  2. Oi[que bom que voltou, já vi falarem desse filme em vários blogs e sempre falo que vou assistir e esqueço, mas o enredo parece ser bem legal de se assistir.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. SOCORRO EU TÔ TREMENDO!! Já vi o começo desse filme na tv há algum tempo atrás e esqueci totalmente o nome, eu amei o começo desse filme PRECISO ASSISTIR <3 Obrigada você não tem noção de como eu precisava do nome desse filme, ele realmente não se parece com nada que a gente já tenha visto né,
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHA, é verdade Mandy! Que bom que se lembrou, de nada! rs
      Dps conta o que achou ;) bjs

      Excluir
  4. Oie Carol =)

    Seja bem vinda de volta!
    Confesso que essa é a primeira vez que vejo falar desse filme e já fiquei super curiosa para assistir. Será que tem o Netflix?

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te recomendo Ane, não tem na netflix mas tem completo no youtube ;) bjs

      Excluir
  5. Oi Carol!
    Não conhecia esse filme, mas a achei o enredo bem chamativo. Talvez o ponto negativo pra mim fosse essa complexidade. Se for bem explicada otima, mas se faltar algum detalhe eu sempre acabo me perdendo.

    Abraços
    David
    http://olimpicoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei bem explicado David, dá uma chance ;) bjs

      Excluir
  6. Oi Carol, tudo bem?
    Que enredo diferente! Nunca vi nada assim, e nem tinha ouvido falar desse filme.
    Gostei muito da dica, parece muito bacana! =)
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  7. Olá, Carol, tudo bem?

    Que bom que esta de volta, como foi as ferias? descansou bastante? menina nunca tinha ouvido falar sobre este filme, mas confesso que fiquei impressionar com esse universo, completamente o oposto do que gente já viu um dia, mas adoro filmes assim, cheio de fantasias e cenários incríveis, alias me lembrou bastante a capa de mil pedaços de você, adorei a estória principal do filme, pretendo assistir.

    Beijinhos

    Te espero lá http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem sim!
      Foram boas, haha. Acabei saindo mais (o que não era o meu objetivo kk), e escrevendo menos (meu computador ficou 1 mês sem funcionar, rs), mas curti, haha.
      Que legal, n tinha parado pra pensar nisso mas realmente parece com a capa de Mil pedaços de você :)

      Excluir
  8. Filmes que passam uma bela mensagem e possuem uma bela fotografia, certamente me fascinam. Esse ainda não conhecia, sem dúvidas vai entrar na minha lista. Tenha um dia abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, Carol!
    Não conhecia o filme e fiquei super interessada nessa premissa.
    Ultimamente estou fugindo de filmes longos, mas acho que vou dar uma chance a esse.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio do livro Marianas | Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
  10. Adorei! Vou procurar assistir!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Saber que o filme é uma distopia que apesar de unir elementos de ficção científica não é parecido com o que estamos acostumados a ver atualmente me deixa mais curiosa para assistir esse filme.
    Amei saber que o foco não é resolver o problema dos dois mundos mas sim de unir eles.

    Valeu a dica! :)

    bju
    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu tbm achei isso super interessante! Assista sim, dps conta o que achou ;) bjs

      Excluir
  12. Nossa, adoro filmes assim e estou surpresa que nunca tenha ouvido falar... me sinto muito desatualizada hahah Vou agora mesmo anotar o nome para tentar assistir no final de semana.
    Obrigada pela dica =D


    bjos
    Just Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha, mas eu tbm nunca tinha ouvido falar XD Que legal, dps conta o que achou ;) :*

      Excluir
  13. Oi Carol,
    nossa que filme maravilhoso :O
    Não conhecia e agora fiquei louca para ler.
    Nossa já estou até imaginando os efeitos.
    Bjs
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    A primeira vez que eu li algo sobre esse filme pirei completamente, achei genial DEMAIS. Sério, morro pra ver esse filme, tinha até esquecido ele, mas seu post veio em um bom momento pra eu lembrar.
    Beijos.
    Nasci Gabriela - www.nascigabriela.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, não perca mais tempo Gabi, assista ;)

      Excluir
  15. Nossa, que filme! Eu nem assisti e já o adorei hahaha a premissa parece realmente promissora, viu? Só não entendo como, de 2012 pra cá, eu só tenha ouvido falar dele agora... =/
    Vou, com certeza, assistir com o meu namorado (ele sair da realidade com os filmes haha)

    Abraço,
    omundodemis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Carol, Tudo bem?
    Já assistir esse filme e amei <3 o final é realmente surpreendente!!

    ResponderExcluir

Querido leitor, deixe seu comentário, ele é muito importante pra nós! *-*
Vamos adorar visitar seu blog e retribuir, é só deixar o link ;D