terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Resenha // Miguel & Manuela (conto) - Tony Lucas

Miguel & Manuela


Conto: Miguel & Manuela
Autor: Tony Lucas
Publicação Independente
Formato: Digital
Gênero: Romance Jovem Adulto
Páginas: 52
Ano: 2016
Literatura Nacional
Volume: Único
Avaliação: 4,0
Onde comprar: Amazon





Sinopse
Miguel e Manuela são diferentes e aparentemente não tinham nada em comum. Mas quando Miguel vê um comentário deixado por Manuela em um videoclipe da banda MS MR, os dois percebem que não só têm gostos parecidos como também têm problemas iguais.
Mensagens serão trocadas, telefonemas serão dados e uma forte ligação surgirá entre esses dois.
Em uma narrativa embalada por MS MR e que intercala presente e passado, Tony Lucas mostra como a música pode mudar (para melhor) a vida de dois completos estranhos. 
A felicidade da pessoa em resenhar um conto do Tony não tem limites! Li em pouquíssimas horas e o que escrevi a seguir saiu facilmente. Se você por acaso não sabe de quem estou falando, dá um pulinho lá no blog dele, não vai se arrepender!
Eu já admiro muito o trabalho do Tony como blogueiro, mas sempre tive curiosidade em ler uma história escrita por ele. E aqui estamos!
Miguel & Manuela é um conto digital com 36 páginas (pdf), que será lançado na Amazon dia 11/01, mas já está em pré venda (aqui).
O que me chamou atenção logo de cara foi essa capa linda e o enredo da história. Música é algo apaixonante, que transporta e realmente tem esse poder de união, então achei o fato dos dois personagens se conhecerem por causa de um gosto musical em comum bem promissor. O conto consegue mostrar tudo isso de forma muito natural.
"Acho que  descobrir  outra  pessoa  que  tem uma história tão pessoal com a MS  MR  e  que  faz  do simples ato de ouvir  músicas uma  válvula  de  escape  nos conectou de  uma forma única."
Gosto de autores que escrevem sobre coisas que conhecem, isso torna as histórias muito sinceras. O conto do Tony se passa onde ele mora (RN), e se inspira numa dupla que ele gosta (a MS MR). A narrativa dele não é cheia de floreios ou drama; é simples e direta; reflexiva e romantizada nas horas certas.
E essa é a expressão chave pro conjunto da obra: dose certa. "Miguel & Manuela" é a prova de que você pode escrever algo bonito e romântico, mas sem sair da realidade; algo com o que as pessoas se identifiquem; sem grandes exageros e complicações.
"Conformar e seguir em frente. No decorrer dos meus vinte e um anos, estive sempre cercada por pessoas que têm como passatempo favorito me decepcionar. Não há lugar para mais uma pessoa assim."
A construção do conto ficou ótima e fez a diferença. Temos capítulos curtos e alternados entre o Miguel e a Manuela (todo o leitor ama quando isso acontece, né?); e que se alternam também no tempo, entre o presente e o período em que eles se conheceram.
Miguel e Manuela são personagens autênticos que se complementam em seus contextos e jeitos de ser. Isso fica claro no decorrer da história e justifica o amor dos dois. Não tem como não torcer por eles. O relacionamento que constroem nos é apresentado de forma bem calma e sem alarde; como tem que ser. Nos deixa uma sensação boa.
"Assombrado com o fato  de  eu já sentir  algo por uma pessoa que  eu conheci há menos de 24 horas, fico dirigindo e  pensando em como vou  fazer Manuela  acreditar  que  sou verdadeiro e posso, de fato, fazê-la feliz."
O que eu mudaria? Colocaria mais algumas cenas, talvez alguns amigos, relacionaria as letras das músicas com a história, aprofundaria os conflitos internos dos personagens... Talvez assim o conto teria um potencial ainda maior de ser marcante. Mas a simplicidade talvez fosse embora. Então, o que eu li foi satisfatório.
Mas aposto que o fato de mencionar tantas músicas sem colocar as letras foi proposital, só pro leitor ter a curiosidade de conhecer a dupla, rsrs. 

Por fim, quero parabenizar o Tony por essa história, cuja verdade tornou-a bela e com um poder de conquista enorme! Espero que tenham curtido também :)

17 comentários:

  1. Oi, Carol! Tudo bem? Ah, que maravilha começar o dia com uma resenha tão incrível como essa! <3
    Mesmo sendo estreante, acredito que a maior alegria que um autor pode ter é encontrar alguém que entendeu o que ele quis passar com sua história.
    Carol, você conseguiu capturar toda a essência do conto e a colocar em sua resenha! Tudo ficou muito lindo e tocante! <3 Adorei mesmo.
    Muito obrigado pelo carinho e apoio! <3

    PS: Só não adicionei mais personagens por causa do tamanho do conto, que já estava grande com poucos personagens! rs
    PS 1: A minha intenção ao só colocar os títulos das músicas era justamente essa! rs

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico tão feliz em saber disso Tony!
      Saiba que já estou no aguardo do livro então! Hahaha
      De nada, foi um prazer!

      Excluir
  2. Oi, Carol!
    Amei sua resenha! Está linda!
    Estou louca para ler esse conto.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Tenho ouvido falar muito bem desse conto! Acho que deve ser super dinâmica a leitura. Tenha um dia abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Fico tao feliz por o Tony estar recendo esse reconhecimento que merece! Ainda nao li o conto, mas to bem curiosa pra ler essa historia simples e bonita de amor :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogapot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Só por hoje w para sempre", vem conferir!

    ResponderExcluir
  5. Oi Carol!!
    Essa é a terceira resenha que leio hoje sobre o conto do Tony! ^^
    Não vejo a hora de ler também e conhecer sua escrita!
    Sucesso Tony!!!! :)
    Beijos,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ooooi Carol!
    Por mim, poderia ter mais páginas também. Gostei muito da dinâmica dos personagens. Sabe o que eu queria? Conhecer o irmãozinho da Manuela, iria ser bem divertido né?
    E eu não conhecia MR MS. Então foi mais uma novidade para mim.

    AH, vim te avisar que amanhã colocarei no correio os marcadores para você! Espero do fundo do coração que você goste!

    Beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ia ser divertido! Tbm n conhecia a dupla, dei uma olhada no youtube, mas acho q n é meu estilo, rs.
      Obg minha linda <3

      Excluir
  7. Ameeei sua resenha florzinha, ainda não conhecia esse livro! Adorei já coloquei na minha listinha de compras! Sucesso seu blog é um amor!
    Beijos xaráaa :*

    ResponderExcluir
  8. Eu sinto um orgulho muito grande quando um blogueiro consegu alcançar coisas tão bacanas como essa. Escrever um conto ou um livro é algo que nem todos conseguem fazer, e eu espero que ele, que conseguiu, tenha muito sucesso! <3

    Abraço com cheirinho de livro,
    literarizei.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdase Milena, muito legal de ver... Espero um dia conseguir tbm! Haha
      bjbj

      Excluir
  9. Oi, Carol, tudo bem?

    Cada vez que leio uma resenha do Tony sinto muito orgulho. Eu tive a oportunidade de ler a primeira versão, falei o que achei, o que gostei, o que não gostei tanto...aí depois ele fez algumas alterações, mas eu não li ainda.
    Ele tá no kindle me esperando! hahahaha
    Que bom que você gostou, fico feliz! \õ/

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  10. Ohh, postei resenha desse conto hoje também. Um amorzinho. Gostei, mas queria muuuito mais. *_* Fiquei curiosa.

    Beijos,
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Carol querida, não conhecia o conto, mas gostei do que li, achei fofo!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  12. Oi, Carol!
    Só por ler a resenha, eu já fiquei curiosa e continuei lendo enquanto ouvia as músicas. hahaha
    Adoro histórias que envolem música (tipo Se Eu Ficar), pq eu gosto de conhecer coisas novas.
    Amei sua resenha e tô morta de vontade de ler o conto.
    Beijo

    http://canastraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bom?
    Tony é um querida e tenho o prazer de tê-lo como amigo e parceiro. Eu li Miguel e Manuela e vejo que ele tem um potencial incrível de continuar e ser sucesso.
    Concordo com você sobre acrescentar personagens e se aprofundar mais neles, mas para um conto acho que foi o suficiente.
    Bjão.
    Adorei conhecer o blog, estou seguindo.

    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Querido leitor, deixe seu comentário, ele é muito importante pra nós! *-*
Vamos adorar visitar seu blog e retribuir, é só deixar o link ;D