terça-feira, 20 de outubro de 2015

Resenha // Quando o Amor Acontece - Thaís S. Lurco

Finalmente saiu, meus amores! Sei que vocês estão ansiosos por essa resenha, então sem mais delongas!

Livro: Quando o Amor Acontece
Autora: Thaís S. Lurco
Editora: Charme
Ano: 2015
Gênero: Romance/Jovem Adulto
Literatura Nacional
Páginas: 200
Volume: 1 de 3
Série: Serial Lovers
Avaliação: 5,0

Sinopse
Ser adolescente é complicado, mas para Alex é ainda pior. Crescer sem o pai por perto, uma mãe que vive bêbada e à sombra da irmã mais velha perfeita são apenas alguns dos motivos que a levaram a odiar aniversários. Mas é exatamente no dia em que completa 17 anos que a sorte começa a sorrir para ela. Ou não. Quando Jake aparece na pequena cidade de Chestertown, ela vê um novo motivo para acreditar no mundo em meio ao caos. Mas se entregar a sentimentos tão conflitantes não é tão fácil quanto parece... Como confiar em alguém que você nem conhece quando não é capaz de confiar em si mesma?

Alexandra Marie Carter, ou simplesmente Alex, tem vários motivos pra odiar a vida que tem. Uma mãe que vive bêbada, um pai ausente, uma irmã com a vida perfeita, o trabalho numa loja falida, a melancolia e solidão que sente nesse deprimente dia em que faz 17 anos... Mas ela não contava que esse dia ainda lhe traria algo bom: Jake. 
Alex tem mania de não acreditar em si mesma e nos outros; Jake é um nerd fofo que pacientemente destrói suas defesas e seu lado racional. Ela acaba percebendo que não está tão sozinha e abandonada assim, e também não é a única a ter problemas... Juntamente com os dois personagens, o leitor descobrirá a simplicidade e o poder do amor.
Quando o amor acontece se passa numa cidadezinha dos EUA chamada Chestertown, e ao contrário do que podem pensar, é muito bem ambientada pela autora nacional.
Tudo o que eu penso é que ele acabou de derrubar a parede invisível que construí em volta do meu coração machucado, sem que eu estivesse pronta. Fecho os olhos e minha mente vaga para um período de tempo onde eu decidi que nunca mais iria me apaixonar.

Aparentemente clichê, aparentemente leve e fofinho, aparentemente previsível. Garanto que só aparentemente.

O livro é simples, então, a resenha será igualmente simples. E com "simples" não quero dizer "sem conteúdo" ou qualquer outra coisa do gênero: quero dizer que os personagens e as mensagens que o livro passa são claras e fáceis de entender, porque o livro aborda medos e dramas que todos já tivemos um dia, e é escrito de uma forma que sorrateiramente vai tocando seu coração.
Ela também sorri e segura as minhas mãos em sinal de agradecimento. De alguma forma, a dor aproxima as pessoas. Todo mundo já passou por algum momento difícil na vida e precisou de alguém para ajudar a superar.
Apesar disso, ainda acho que "fofo" é a melhor palavra pra descrever o conjunto da obra! É uma história muito especial, que fala do amor de uma forma pura que poucos conseguem fazer hoje em dia; e também fala sobre relações familiares e de amizade, retratando muito bem o universo jovem adulto. Achei que houve um ótimo equilíbrio entre os momentos de romance e os dramáticos.

"Quando o amor acontece" não vai agradar quem valoriza personagens perfeitos, se é que alguém valoriza: com pessoas e dramas reais, dá um show de sensibilidade.
Adorei TODOS os personagens do livro, ponto. Os secundários acabam contribuindo pra que a história não fique só no romance. Uma que eu não mencionei lá em cima e vai encantar quem ler, é a Annabel. Ela trabalha junto com a Alex e é aquele tipo de amiga iluminada, sabem? *-*



Preciso dizer também que sou apaixonada pela escrita dessa menina (diva!) Thaís S. Lurco, gente. O que eu gosto em tudo o que a Thaís escreve é a verdade palpável, singela. E peloamor, esse livro tem os quotes românticos mais lindos dos últimos tempos! Em meio ao romance, ela ainda arrumou um jeito de colocar nas entrelinhas o que acredita também, e admiro essa capacidade nos escritores.
Tenho quase certeza de que vai me beijar, mas de súbito o movimento para e ele permanece apenas me encarando.
- O que foi? - pergunto. Meus lábios estão tremendo e não tenho certeza se ele me ouviu.
- Já quis congelar um momento e nunca mais sair dele?
E sim, fui leitora beta do livro. Sim, acompanho os contos da Thaís desde sempre. Sim, somos amigas. Como a Iza (Brincando de Escritora) disse na resenha dela sobre o livro, quando você já conhece a história e acompanha a pessoa por trás do livro há muito tempo, é ainda mais encantador ler e ver a alma dela ali. E ainda mais, eu diria, fazer uma resenha à altura e sem parecer que estou puxando o saco de alguém (e eu detesto deteeesto puxa-sacos), rs.
Estar com ele é como andar de montanha-russa: de uma hora para outra estou pulando de cabeça, sentindo aquele frio na barriga de excitação. Mas, quando começo a me acostumar com a sensação, sou despejada num looping de 180º e volto a sentir medo.
A editora Charme definitivamente está de parabéns pela edição do livro. Ele tem um diferencial nas folhas que não dá pra ver pela foto acima, mas elas tem leves "listras" escuras ao fundo, e gostei do detalhe, ficaram parecendo folhas de jornal.

O livro é curto, dá pra ser lido em um dia e vai te deixar com um sorriso bobo no rosto, com toda a certeza!
Muito provavelmente a história será uma trilogia. Esse primeiro livro é bem concluído, não se preocupem: a autora apenas deixou uma abertura para um próximo volume.

E só posso terminar essa resenha deixando um conselho: leiam!

- Você acredita em Deus? – ele pergunta repentinamente.
Penso por um instante.
- Sim. Mas não sei se Ele acredita em mim – soo fria, distante. Lembro de uma Alex menina pedindo ao Papai do Céu que trouxesse meu pai de volta. Mas isso nunca aconteceu.
- Eu acredito – ele diz com um sorriso triste. – Acho que Ele coloca as pessoas certas na nossa vida. Na hora certa. E também as tira na hora certa, por mais que isso pareça ruim.

14 comentários:

  1. Oi Caroool!
    Eu adorei essa capa e a premissa.
    Sério mesmo, eu preciso ler. Faz totalmente meu estilo.
    E vou atras da resenha da Carol nº02 para saber o que ela disse sobre Orphan Black, rs.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Carol! Tudo bem? Ah, adorei a resenha do livro! Eu acho a capa dele tão bonitinha e sua resenha me deixou bem empolgado para lê-lo! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/10/resenha-premiada-muito-mais-que-5inco.html <- Tá rolando promoção do livro "Muito Mais Que 5inco Minutos" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
  3. Quantos quotes lindos, ai meu deus <3
    Eu vi alguns blogueiros citando esse lançamento (acho que na bienal), mas não dei muita bola, tinha tantos livros que é difícil prestar atenção em um só, né? hahaha mas com essa resenha eu mudei de ideia e tô desejando muito um exemplar só pra mim, sério. No começo pareceu um "mais do mesmo", mas pelo visto é um livro pra se morder a língua hahaha

    Beijos,
    literarizei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Não sabia que esse livro era trilogia e que máximo ser leitora beta do livro!!! <3
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho muita vontade de ler esse livro, sempre vejo coisas boas sobre ele, e a capa é muito linda eu adorei

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ Blog Livros com café

    ResponderExcluir
  6. Olá Flor
    Que Gracinha Gente, me apaixonei perdidamente ^^
    adoro essas Romances leves e Fofinhos!
    o Fato do Jake ser um Nerd Já me faz querer ler o livro, estou atrás de romances assim, mais tranquilos e fofos que nos sentimentos super leves com a Leitura, adoro isso! e Premissa e linda, já adicionei na minha listinha!Parabéns Pela Resenha.
    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. AMEI OS QUOTES! <3 E a resenha ficou muito boa, Carol! A história parece ser bem no estilo que eu gosto, já quero ler! haha
    Nas férias vou querer esse e Alma Menina emprestados ;)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi,
    Então fiquei curiosa para conhecer mais esse livro nacional parece realmente ser fofo como você escreveu, porém fiquei pensando porque a autora fez o livro passar no exterior, porque pelo que li ele podia tranquilamente passar aqui no Brasil, infelizmente ou felizmente sou do tipo de pessoa que levanta a bandeira da nossa cultura então apenas esse detalhe me deixou meio assim. Mas se puder quero conhecer sim.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Heey!
    Esse livro não é bem do tipo que eu gosto, mas parece ser bem interessante =D
    Adorei a resenha, esse livro vai entrar para a minha lista de desejados ^^
    Abraços!
    http://desbravando-o-infinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie!! A capa desse livro é muito fofinhaaa! :3
    bjs, se puder comentar nessa resenha ajudaria muito http://resenhasteen.blogspot.com.br/2015/10/almanegra.html

    ResponderExcluir
  11. Oi, Tudo bem?
    Ah, adorei a resenha! *-* Achei o livro com uma premissa super fofa. Com certeza eu iria adorar a leitura!
    Beijo

    mundoemcartas.blogspot.com.br
    Sorteio de "Quem é você, Alasca?" -> http://goo.gl/Zz25B0

    ResponderExcluir
  12. Acho o máximo quando os autores conseguem escrever sobre o amor dessa maneira simples como ele é. É o máximo ver relacionamentos inocentes e puros assim.Adorei!
    Beijos!
    Quer falar de livros?

    ResponderExcluir
  13. Awon Carol, que postagem tão linda <3
    Eu já tinha vontade de ler esse livro e agora fiquei com mais vontade ainda :)
    Adoro romances fofinhos <3 E essa capa hein? É a coisa mais linda do mundo =D Dá uma vontade imensa de ter na estante hehehhe
    Curti demais <3 Muito sucesso para a autora e espero poder ler um dia =D
    Beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Divaaaaaa! Meu computador me impediu de ver essa resenha MARAVILHOSA antes, mas, cara, que coisa linda! Sério mesmo ♥
    Sem vocês ~minhas betas lindas~ com certeza não teria livro (já pensou que triste? hahaha)
    Muuuuito obrigada pelas palavras, eu AMEI <333

    ResponderExcluir

Querido leitor, deixe seu comentário, ele é muito importante pra nós! *-*
Vamos adorar visitar seu blog e retribuir, é só deixar o link ;D