domingo, 20 de setembro de 2015

Evento Literário // Bienal do Livro RJ 2015 (Parte I)

Parte I

E aí colecionadores, como estamos?
Como a maioria já sabe, aqui no Rio de Janeiro aconteceu a Bienal do Livro, dos dias 03 a 13 de setembro (período bem chuvoso aliás, mas não desanimou ninguém!). Eu estive no evento em quatro dias: 05 (o dia todo), 09, 11 e 13 (na parte da tarde). Minha missão impossível é contar tudo o que presenciei nesse post! hahaha
Eu registrei alguns momentos no instagram do blog, mas não todos XD Então, pra quem acabou acompanhando a saga por lá, pode ler o post também que vai encontrar partes exclusivas ;) Sem mais delongas!

Book Haul = 10 livros

Metade das minhas compras foram nacionais porque siiim, nossos autores estão bombando! *-* Uma coisa que me deixou muito feliz nessa bienal foi ter visto taaantos jovens participando do evento em si e prestigiando nossos autores. E é como eu estava conversando com algumas pessoas: na minha opinião, bienal não está valendo muito a pena pra quem só gosta de literatura estrangeira. Sinceramente, o melhor da Bienal é você poder conversar, prestigiar e conhecer os autores daqui. Pelo menos eu acho XD

Parte do estande da Novo Conceito
Parte do estande da Universo dos Livros
Espaço da Editora Sextante

Como sempre, as editoras capricharam no design dos estandes. Pra mim a Novo Conceito e a Companhia das Letras ganharam nesse quesito. Eu não tirei foto, mas filmei o estande da Companhia, depois vocês vão ver, haha. E #fikdik aí pra Intrínseca tentar aumentar o estande deles na próxima né, tanto nessa quanto na bienal de 2012 o estande foi muito pequeno e eles sabem que todo mundo passa lá kkk.
E já que falamos da Intrínseca, quero comentar um pouquinho sobre os preços em geral na bienal. Em relação a alimentação, peloamordedeus, tudo caríssimo! Desde garrafa de água por 5 reais até fatia de pizza por 15, um absurdo sem tamanho! kkk Sobre promoções de livros, no estande da Intrínseca tinham vários títulos por 5 e 9 reais; no estande da Guttenberg tinham livros por 5, 10 e 15 reais; a Melhoramentos tinha livros por R$5,50 e R$16,50; na Novo Conceito a maioria dos livros deles estavam por 15 e 20 reais; na Arqueiro tinham livros por 14 e 19 reais; fiquei surpresa também com a Record, tinham muitos livros bons em conta por lá; a editora Valentina estava com descontos cumulativos; vi muitas pessoas comprando livros na Zahar, os boxes estavam mais baratos e talz; na Universo dos livros tinha títulos por 10 e 20 reais... Até que essa parte não foi tão ruim assim, né? ;) Mas preciso fazer uma coisa aqui: eleger o estande mais caro da Bienal, rs. Na verdade é mais uma crítica, eu queria comprar especificamente 3 livros nessa editora e não pude, porque os 3 estavam 40 reais. Então, Novo Século, vocês me deixaram muito triste :'( #semmais


Como eu falei nas redes sociais, teve muita divulgação do blog na bienal. Fiquei muio feliz com a aceitação das pessoas, todos elogiaram os marcadores do blog, haha. Encontrei até leitores lindos!  Peço calma aos que não puderam estar lá, tem marcador pra todo mundo! kk
Aqui a Bienal acontece no Riocentro, que é um lugar muuuito grande, mas de "difícil" acesso. Mesmo indo em 4 dias, me perdi em todos eles (hahaha) e ainda estava descobrindo novos estandes no quarto dia XD Como eu fui tanto no fds quanto em dia de semana, percebi que o fds por incrível que pareça é melhor. Os dias de semana são muito cheios, pelo simples fato das visitações escolares. Você não consegue andar direito no meio das crianças! E tipo, no fim da tarde com todo mundo se juntando pra ir embora... Era uma confusão! kkk Tanto que depois da 17h você até respirava melhor :P Mas gente, não estou dizendo para as crianças não irem tá, muito pelo contrário!
Em relação ao "como chegar", esse ano não foi nada legal. Em 2012 os ônibus "de grátis" saiam da Alvorada (uma rodoviária que todo mundo aqui conhece e consegue chegar) e te levavam direto pra dentro do Riocentro. Esse ano, eles aumentaram 2 passagens pra todo mundo, desnecessariamente: uma da Alvorada até os ônibus específicos da bienal e mais uma porque esses ônibus específicos não eram "de grátis". Sem falar nos engarrafamentos monstruosos... Não foi nada legal.

Foto aleatória :P
Estande com "os menores livros do mundo", uma graça!
Parte do estande da Companhia das Letras

Toda a programação em si foi bem legal. O post que fiz sobre como seria minha bienal, não foi seguido a risca (não por falta de vontade: alguns autores que eu queria muuuito ver não consegui (~leia-se Julia Quinn, Colleen Hoover, Carina Rissi e Fernanda Belém); alguns livros desejados que eu queria comprar também não consegui (pelo contrário, acabei comprando livros que nem imaginava kkk). Mas isso faz parte da vida XD
No último dia da Bienal, compareci ao último evento no estande da Submarino, onde aconteceram vários bate-papos legais durante os dias. Esse bate papo que eu assisti era sobre "Young adults: você é o que você lê", e os participantes eram a Ana Beatriz do Leitora da Depressão, a Sofia Soter da Revista Capitolina, a Clara Mello do Blog da Clara e o Michel Uchiha do blog No meu mundo, sendo entrevistados pela Fabiane Pereira. Eles falaram um pouco do trabalho deles nessas mídias e como conciliam tudo, foi bem interessante.


No mais, só tinha gente linda e simpática nessa bienal! Sempre tinha alguém me acompanhando nos dias que fui, encontrei sem querer algumas outras pessoas... Fico torcendo pra que, se não tem Bienal no estado de vocês, tenham a oportunidade de estar em uma um dia. É cansativo: os pés doem, as costas também, às vezes você tem vontade de ficar largado no chão pra sempre, rs... Mas as experiências valem muito a pena!
As duas bonitas e cansadas no Café Literário aqui em baixo são eu e nossa colaboradora Caroline Ariel! *-* O Igor também foi a Bienal mas num dia diferente da gente. E Caroool, como não gravamos um videozinho? Esqueci completamente! kkk



Eu não cheguei a contar, mas peguei um número enorme de marcadores. Esses da foto são os que peguei pra mim, mas tem uma pilha aqui pra vocês! Nos próximos dias fiquem ligados, pois vou realizar vários sorteios ;) Só tenho a reclamar da falta de bottons, não foi nada fácil conseguir alguns =/ #xatiada
Nos próximos dias também, se Deus quiser, eu vou inaugurar o canal do blog \o/ e soltar um vídeo com recadinhos de várias autoras pra vocês *-*
A Parte II desse post vai ser postada logo. Vou falar mais dos autores que encontrei e junto com ela (se Deus quiser kkk) o vídeo, ok?
Espero que tenham gostado, tentei não escrever muito, rs. Doida pra ver os comentários de vocês!

9 comentários:

  1. Oi Carol,
    Esse post está tipo: "♥♥♥♥". Amei!
    As imagens estão lindas, realmente os autores nacionais estão bombando, gostei muito dos estandes e só aumentou minha vontade de um dia poder ir à Bienal. Pelo jeito, no geral, os preços estavam bons, com exceção da Novo Século :(
    Vou ficar de olho, quantos marcadores maravilhosooooooos! E oba, também vou esperar a inauguração do canal.
    Sucesso!
    Beijos - Tão doce e tão amarga.

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol!
    Não pude ir à Bienal, portanto adorei o post, e saber como foi! Com certeza é lindo vendo nossos autores ganhando tanto destaque <33
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carol, tudo bom?

    Adorei o post. Eu fui dia 6 e 7. Eu iria dia 12 e 13, mas estava chovendo demais e desanimei.
    O estande da Novo Conceito estava mesmo lindo, para mim foi o melhor. E concordo quanto ao estande da Intrínseca!
    Eu só achei tudo muito desorganizado, infelizmente eles não melhoraram nesse aspecto. No dia do autógrafo da Colleen quase saiu briga e tudo! Eu consegui conhecer ela! Ela é um amor e muitooo engraçada!

    Sobre preços, eu achei caro! Pelo menos os lançamentos...na Bienal de 2013 estava bem mais em conta. Eu não comprei praticamente nada pq sei que a Black Friday vai vir aí e que com o dinheiro que eu ia gastar eu vou poder comprar o dobro. Praticamente todos os livros que eu queria estavam na faixa dos 30/34/39...sem condições.

    Em relação aos marcadores, peguei mais de 200! hahahaha E bótons estavam escassos! Só consegui pegar na Arqueiro e olhe lá! =/

    Ótimo post! :)

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol,
    Como você viu lá pelo blog estive na Bienal nos dias 06,07 e 11. Uma pena não termos nos encontrado mesmo e que eu estava meio perdida por lá. Não conhecia o RJ então para mim esse esquema ai do onibus que tu falou realmente foi complicado saber qual ia ate aonde mesmo, além disso paramos na parada errada não sabia que eles entravam lá dentro uma loucura...rsrs. Concordo contigo em genero numero e grau Bienal e feita para conhecer autores, e eu aproveitei a minha com tudo posso dizer. Os preços realmente não estavam em conta não, por isso aproveitei comprar os livros dos autores que estariam por lá para dar uma força e prestigiar agora de livros internacionais realmente não estava valendo a pena não. Sobre as editoras achei simplesmente linda essa parte, fiquei meio abobada olhando o tamanho de cada uma. Agora realmente devo reclamar também da organização porque na sessão do Mauricio também deu alto barraco porque estavam distribuindo as senhas erradas. Mas apesar de tudo valeu muito a pena. Foi um sonho que realizei, para quem ama livros é a própria Disney um lugar como esse. Vou esperar próximo post.
    Beijos.
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Carol! Tudo bem? Nossa, pelo visto, você aproveitou muito, né? Queria muito ter ido na Bienal, mas infelizmente não deu para mim! :( Pelo que eu pude perceber, as estandes da Novo Conceito e da Companhia das Letras estavam incríveis! *-* Adorei o post e vou ficar aguardando ansiosamente a segunda parte dele! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/08/resenha-premiada-johnny-bleas-um-novo.html <- Tá rolando promoção do livro "Johnny Bleas - Um Novo Mundo" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
  6. Oiii Carol, tudo bem???? Que delicinha de postagem <3 Que invejaaaaaa kkkkkkkk
    Tenho muita vontade de ir a bienal (apesar de tumulto me cansar). Queria ter ido este ano, mas com tanta coisa que eu precisava fazer aqui não deu. Quem sabe no ano que vem né? É longe do meu estado, mas é bom viajar e conhecer tanta gente legal =D
    Eu fiz a festa comprando livros este mês, imagina só se estivesse na bienal, kkkk, marido me matava :(
    Fico muito feliz que você tenha aproveitado tanto =D
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Carol, adorei o post 😍, fui na bienal 2 dias, mas não gostei muito dos preços dos livros não, os que eu queria valia bem mas a pena comprando na Internet (a maioria das vezes vale mas a pena comprando pela Internet né rs), tanto que na bienal nesses 2 dias que fui só comprei 5 livros! Beijo

    ResponderExcluir
  8. Olá Carol! Já li esse livro Na Ilha é excelente, gosto muito de ler livros nacionais estou doida pra ler Sonhei que Amava Você e Não Pare! deve ser muito legal participar de uma Bienal queria muito ter ido, lindas suas fotos.

    ResponderExcluir
  9. Carol sua querida! Só coisas lindas acontecem nessa bienal, e você adquiriu coisas mais lindas ainda.

    Este ano não pude ir mas ano que vem me aguarde, já estou ansiosa desde agora!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir

Querido leitor, deixe seu comentário, ele é muito importante pra nós! *-*
Vamos adorar visitar seu blog e retribuir, é só deixar o link ;D