terça-feira, 4 de agosto de 2015

Resenha // Um Caminho de Volta - Larissa Oliveira


Livro: Um Caminho de Volta
Autora: Larissa Oliveira
Ano: 2014
Editora: Interagir
Gênero: Romance Juvenil/Drama
Páginas: 219
Literatura Nacional
Volume: Único
Avaliação: 3,5

Sinopse
Luíza é uma adolescente, assim como todas da sua idade. Mora com seus pais e é a melhor amiga de Frederico, um dos meninos mais pegadores do colégio, desde a sétima série.
Sua vida, normal até então, começa a se modificar após sofrer uma traição. Mas, o que parecia ser o maior dos problemas que ela enfrentaria, passa a ser o menor de todos após uma descoberta que faz sua vida virar de cabeça para baixo.
Relacionamentos, amizade, perdas, dor, amor, superação e descobertas.
Um caminho de volta mostra que por pior que as coisas sejam e por mais perdidos que estejamos sempre encontramos um jeito de voltar.

Luíza tem uma vida completamente normal, a não ser pelo melhor amigo pegador e destinado a perturbá-la pra sempre; uma recente traição; e a suspeita de que a mãe, que tem ido muito ao hospital ultimamente, está grávida. Mas ela não imaginava que algo ainda maior estava para acontecer, algo que iria mudar os rumos de sua vida para sempre.
Bem, não posso revelar muito sobre o enredo desse livro, estragaria a surpresa XD
Mas acontecem algumas situações pra que a Luíza cresça e amadureça como personagem na história, situações ligadas a relacionamentos e família, que a ensinam a lidar com a dor e a encontrar o lado positivo das coisas.
Milhões de coisas estavam em minha cabeça. Milhões de pensamentos martelavam em meu cérebro. Uma confusão que não sabia como controlar. Não sabia por onde começar ou o que perguntar [...] Fiquei imóvel deixando a água cair sobre mim. Irônico é que ao mesmo tempo em que ela caía sobre minha cabeça, caía também o mundo sobre ela.
Estou muito feliz por ter o privilégio de ser uma das primeiras parceiras da Larissa e poder ler seu primeiro romance! A Lari tem um blog, o Sonho de Leitora, e sempre foi muito simpática comigo, então foi um prazer conhecer um pouquinho mais dela através do livro, cedido com muito carinho para o nosso blog.
Um Caminho de Volta é um romance juvenil com um tom divertido e um pouco de drama, e traz uma mensagem muito bonita para o leitor. É um livro que fala sobre relacionamentos no geral, superação, amor; e demonstra muito bem a montanha russa que é a vida.
A autora faz umas descrições bem legais sobre coisas do nosso dia-a-dia sabem, o livro é bem atual. Ela tem uma narrativa um pouco mais direta e factual, sem deixar as coisas muito no subentendido. Como eu já disse, a história equilibra passagens engraçadas com momentos mais tristes e reflexivos, e ainda traz referências a músicas e poemas nacionais.


Acho que muita gente pode se identificar com os personagens e dramas desse livro. Infelizmente no meu caso, não tenho tido muita paciência com tramas adolescentes, mas é um problema pessoal meu, rs. Não consegui me conectar efetivamente com nenhum dos personagens, mas a protagonista Luíza conseguiu me conquistar um pouco mais que os outros, do meio pro final do livro.
A Luíza acaba se envolvendo com três rapazes até o final do livro (lembrando que o enredo do livro não é só isso). Ainda não decidi se fui muito com a cara do Fred, o melhor amigo dela, hahaha. Me senti enganada em relação ao Allan, que é o traidor da história XD Mas se pudesse dizer outro personagem que se destacou na história pra mim, foi o Caio (aparece num outro momento da história), eu gostei muito dele! E sim, faço isso de propósito pra vocês ficarem na dúvida de com quem ela realmente fica kkk.
Não dá pra resistir ao charme dos meninos. Eles são uma mistura de meiguice com safadeza que nos deixam completamente "na deles". Allan estava se comportando, mas nunca irei me esquecer que ele foi um sem vergonha comigo um tempo atrás. Acho que essa coisa safada é típica da raça masculina. Sei lá, só acho.
Não era o tipo de namoro que vemos em livros e filmes, onde o casal é completamente apaixonado e sentem borboletas no estômago toda vez que se beijam. Nunca senti essa coisa de borboletas no estômago. Nem com ele, nem com ninguém. Não faço a mínima ideia de quem inventou isso, mas acho uma coisa completamente estúpida. Quem vai querer sentir borboletas dentro de si? Pelo amor de Deus, né?!

Sobre a parte visual, o trabalho de diagramação e edição foi muito bem feito e o resultado ficou lindo! Já na parte escrita encontrei alguns erros de revisão. Meu ritmo de leitura pra esse livro foi um caso à parte... Levei praticamente 1 mês pra terminar, pois demorou um pouco até que eu realmente me empolgasse com a história. Foi um começo de leitura bem devagar, provavelmente pela junção faculdade + expectativas.
Quando eu já estava desanimando, as coisas mudaram e encontrei um motivo pra continuar avançando na leitura. Tanto que fiquei surpresa quando acabei me emocionando numa cena (um pouco dramática demais, mas tocante). É uma pena que não possa falar muito do que realmente gostei no livro porque é meio que spoiler, rs.
Não queria sentar perto dele, porque iria acabar colocando tudo pra fora, contando tudo o que guardei, e ainda estava guardando, tentando ser forte. [...] Odiava chorar. Chorar perto de alguém era pior ainda. Para mim, choro demonstra emotividade ou fraqueza, e eu não gostava de demonstrar nenhuma das duas coisas. Principalmente a segunda, que era exatamente o que eu estava fazendo agora. Ele não falou nada. Apenas me abraçou e permitiu que eu pudesse tirar de dentro de mim, o que estava segurando.
Cheguei a ter várias teorias sobre os rumos da história, mas nenhuma vingou, rs. Algo que não gostei, foi o fato de achar algumas explicações muito "rasas" para as atitudes de alguns personagens. Mas pode ser que as coisas realmente sejam assim hoje em dia e eu seja a "antiquada" da história XD
Minha avaliação no geral ficou em 3,5. O caso foi um pouco parecido com a última resenha que fiz do livro Os Sonhos de Rita: eu gostei do livro e sua proposta (do meio pro fim acabei me apegando mais a ele), mas não por inteiro. Como vocês puderam ver, alguns aspectos acabaram atrapalhando isso =/ Eu recomendo a leitura para o público mais jovem, e para pessoas que gostam de histórias mais dramáticas e com lições de vida ;)

Já adiei muita coisa na minha vida por achar que não estava preparada. Mas se aprendi uma coisa com tudo de ruim que aconteceu nesses últimos meses, foi que nunca vou estar preparada até ir e fazer.

32 comentários:

  1. Oie,
    não conhecia o livro, mas falou história mais dramática já me deixou com o pé atras.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Vanessa, o livro tem alguns momentos tristes, mas que levam a uma bela mensagem no final das contas. Bjs!

      Excluir
  2. Olá Carol,
    A história pareceu ser interessante, mas não sei se estou numa fase bacana para ler algo com Drama, me sinto, sei lá, triste ultimamente com livros dramáticos.
    De qualquer forma, vou adicionar esse livro ao skoob e, quem sabe, não lerei em breve!
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vdd Bruna, às vezes n estamos num momento muito legal pra histórias tristes, te entendo! Mas q bom q gostou da dica ;) bjs

      Excluir
  3. Olá, Carol!
    Não conhecia o livro, mas achei a capa bacana e pela foto que você postou, a diagramação parece bem feita. A história parece interessante, mas sei se o suficiente para me motivar a querer ler. Quem sabe numa outra hora... Mas pelo menos, faz referência a músicas e poemas nacionais, coisa que adoro ver em livros!
    Gostei bastante do seu blog! É minha primeira visita aqui e já estou seguindo!

    Beijos,
    Rebecca - http://comodevorarlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rebecca, é sim, achei muito bonita! Entendo sua posição, e tbm achei essas referências legais ;) Aaa, fico muito feliz amre, volte sempre! Bjs

      Excluir
  4. Oie, tudo bom? Primeira vez aqui no blog *-*
    Gostei muito da resenha mas foi a primeira vez que li sobre esse livro, curti bastante a premissa dele, beijos!

    http://meusdespropositos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alyne, que legal, seja bem vinda!
      Que bom que se interessou pela história, espero que tenha a oportunidade de ler ;) bjs

      Excluir
  5. Oii Carol, tudo bom?

    Eu acho que essa situação de ler livros adolescentes e se sentir deslocada, não conseguir ter paciência é meio que uma fase, conheço gente que passou por isso, deu um tempo desse gênero e depois voltou a ler, às vezes isso passa logo...rsrs, eu ando numa fase assim com livros policiais, me cansa toda aquela seriedade....rsrs
    Achei sua resenha muito boa, é minha primeira vez aqui literalmente invadindo seu blog, mas é super lindo, gostei muito, as resenhas, o layout, tudo. Parabens!

    Beijokas e fique com Deus

    Alice

    http://naprateleiradealice.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Alice, deve ser só uma fase msm, espero q passe logo, haha
      É msm? De livros policiais eu nunca enjoei n, gosto muito! Aaa puxa q legal, fico muito feliz com seu comentário, seja bem vinda e volte sempre! Bjs

      Excluir
  6. Adorei a resenha, me interessei muito neste livro!
    http://livronhos.blogspot.com.br/2015/08/resenha-insonia.html

    ResponderExcluir
  7. Oi, Carol! Tudo bem? O livro tem uma premissa até interessante, mas não sei se leria. Não sou o maior de romances juvenis e saber que a protagonista se relaciona com TRÊS rapazes diminuiu um pouco a minha vontade de ler o livro. Mas adorei a resenha e desejo sucesso para a autora! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo Tony! Então, a bem da verdade desses 3 ela só namora com dois, é como se fossem fases da vida dela sabe, cada um foi importante num momento específico ;)
      Obg, bjs!

      Excluir
  8. Ahhh Carol você foi fazendo a resenha e me deixou imensamente curiosa sobre o desfecho da história
    também achei muito bonita a diagramação
    bacana
    bju amore

    http://karinapinheiro.com.br/a-bagunca-no-coracao-que-ninguem-arruma/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karina, que bom que gostou, vale a pena cjegar ao final do livro, sabe? Eu tbm gostei! Bjs querida

      Excluir
  9. 1. Adorei a resenha.
    2. Linda capa.
    3. Lindíssimas fotos.
    4. AMEI o blog. hahahah

    Seguindo!
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, puxa, obrigada, fico feliz!
      Volte sempre <3

      Excluir
  10. Acho que eu estou na mesma situação que você... Sem muita paciência para dramas adolescentes.
    Acho que é porque já li muito sobre isso e tô meio saturada.
    Mas a estória parece legal, para um público mais jovem.

    Beeijo
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já n vostumava ler muito desse gênero msm Raíssa, minha vida de leitora começou com livros mais adultos msm, rs. Mas parece q a paciência está ainda menor, rs. Sim, eu tbm acho q agradaria mais a esse público ;) Bjs

      Excluir
  11. Olha que apesar da capar sem linda eu confesso que não estou muito pra dramas adolescentes não. Acho que também não me identificaria tanto com os personagens. Mais quem sabe né, acho que só saberia isso se realmente lesse o livro. :) Enfim...

    bju
    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Nathalia, isso vai depender muito do gosto de cada um. Te entendo! Bjs

      Excluir
  12. Oie!

    Oush, não gostei da sinopse '~' Não me foi chamativa e a primeira frase foi bem estranha, digo até desnecessária .-. Assim, não vou mentir: estou fugindo de romances, e talvez por isso o livro não me tenha chamado atenção... Mas parece uma boa pedida para os apaixonados do gênero. Gostei bastante da resenha e da sinceridade, haha. Sucesso à autora e, claro, a você tambem, blogueira! ^^

    Abs!

    Jhonatan | Leitura Silenciosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jhonatan! Te entendo tbm, e realmente, tbm achei essa parte clichê, haha. Apesar de ter romance o foco mesmo é no crescimento da personagem em relação a um problema familiar.
      Obrigada! Bjs

      Excluir
  13. Olá,
    Nem conhecia essa história, a capa é bonita e a sinopse é interessante, mas simplesmente não fiquei curiosa pelo livro, ele realmente não despertou minha atenção. Explicações rasas me irritam também.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi
    Parece ser um livro interessante,
    que namoradeira essa protagonista se envolver com 3 garotos, eu curto livros desse gênero e parece ser interessante, mais nem sei se leria ele.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise, e é msm! Se vc gosta do gênero acho q podia dar uma chance ;) Hahaha, na verdade com um deles ela nem chega a ter nada (mas eu queria q tivesse, haha). Cada um deles foi importante num momento específico! Bjs

      Excluir
  15. Ooi, Carol! Adorei a resenha. E não acredito que você não gostou do Fred! :O Você foi a única, viu? Todas as meninas que leram me disseram que viraram fãs dele, kkkk
    Gostei muito de saber a sua opinião sobre o livro.
    Beeijo, beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lari, obg por comentar! Que bom, e n é q eu n tenha gostado dele, mas o Caio me chamou mais atenção pessoalmente falando kk. O Fred é legal, fica tranquila XD bjs

      Excluir
    2. Eu até mudaria o jeito q falei dele, pareceu negativo msm =/

      Excluir
  16. Oi, Carol!
    A premissa do livro parece ser muito boa. E apesar de romance, drama e diversão ser muito bem dosado, assim como você eu tambem não ando tendo muita paciência para dramas adolescentes.
    Beijos

    www.construindoestante.com || Curta a fanpage
    Sorteio de Aniversário de 1 ano do blog. Particpe!

    ResponderExcluir
  17. Olá Carol
    Que peninha que o livro não te prendeu muito. Eu gosto de dramas e acho que gostaria desse, mas não sei se seria algo pra eu ler agora.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir

Querido leitor, deixe seu comentário, ele é muito importante pra nós! *-*
Vamos adorar visitar seu blog e retribuir, é só deixar o link ;D