domingo, 15 de março de 2015

Resenha Premiada // Alma Menina - Camila Silvestre






Livro: Alma Menina
Autora: Camila Silvestre
Editora: Inmod
Gênero: Drama/Romance
Ano: 2013
Páginas: 227
Volume: Único
Literatura Nacional







Sinopse
Mari é uma garota simples, cercada por coisas simples: trabalho, família, faculdade, namorado. Tudo muito simples, simples demais. Tão simples, que Mari pensa não existir espaço em sua vida para sonhos e cores. Assim, pouco a pouco, a garota vai se extinguindo nesse mundo simples que tem pressa, muita pressa. Lentos são, apenas, os passos que a levam até o abismo. E é ali, espreitando com desconfiança a beirada do precipício, que um encontro muito imprevisto com um homem nada simples faz Mari ter certeza: já era hora de pular.

"Àquela hora, eu já deveria estar a caminho da faculdade, mas não tivera ânimo de enfrentar o ônibus cheio e o trânsito pesado. Também não tivera coragem de ir para casa, e isso me amargurava. Se não tinha vontade voltar para a minha própria casa, então para que lugar eu poderia ir? De verdade, o que eu queria mesmo era apagar às vistas do mundo."
Mais uma resenha nacional pra vocês! Quem acompanha o blog provavelmente já conhece, pelo menos de vista, o livro em questão. A Camila Silvestre é nossa autora parceira e não cheguei a comentar com vocês, mas essa é a primeira obra dela, publicada através de um concurso que ganhou: "ProAC - Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo". Achei isso muito legal, primeiro porque eles fizeram uma ótima escolha, trabalharam muito bem no livro e incentivaram a nossa literatura ;)
Acredito que esse também seja um livro que vocês estão curiosos para saber a minha opinião, então vamos lá! (tem #surpresa no final do post)

Em Alma Menina conhecemos a Maripaz, uma garota que mora com os pais no interior e está prestes a prestar vestibular. Seu pai sempre quis que cursasse engenharia ou medicina, mas Mari sentia que não queria nada disso, e no último momento, decidiu preencher o curso que queria: História. Seus pais não aceitaram muito bem a novidade, mas Mari foi estudar em São Paulo e morar na casa dos tios e primas (Júlia e Lili).
A partir daí várias mudanças começam a acontecer em sua vida, e uma delas foi conhecer Caio, um menino rico e encantador, e se tornar sua namorada. Mas erros cometidos, inseguranças e problemas a sua volta e também dentro de si mesma a fazem perder sonhos, esperanças e alegrias. Nessa história também conhecemos o Sérgio, que aparece nesse momento complicado na vida de Mari e a conquista, trazendo sua alma menina de volta.
“Eu não sabia lidar com números. Pensar em sangue me deixava enjoada. Não me via engenheira, nem médica. Nem qualquer das coisas que meu pai previa para mim. Queria estudar História, literatura, filosofia. Aprender a pensar o mundo, entendê-lo pelas idéias e pelas palavras!”

Eu gostei absurdamente desse livro, e vou tentar explicar o porquê nessa resenha, rs. Pra começar, a história é muito bonita e nos deixa uma ótima mensagem. O livro é poético e sensível na medida certa, acompanhado de uma narrativa limpa e cativante que, inevitavelmente, vai de encontro ao coração e sentimentos do leitor.
Algo que admirei muito foi o planejamento da autora pro livro, a ideia que ela conseguiu passar através da ficção e dos personagens a cada capítulo. A leitura foi diferente pra mim, considerando grande parte do que já li, e me prendeu.
À primeira vista, o livro tem cara de ser fofinho, até de ser uma história mais infantil. No entanto, vocês verão que não é bem assim... Parafraseando: "quem vê capa, não vê história" kk. Sério mesmo, eu não tinha a menor ideia do que me aguardava em Alma Menina!
“Acabou que eu desenvolvi uma certa cisma, um receio que tinha origem, mas não causa de ser. Uma esquisitice de achar que ninguém fazia cálculo do meu valor. Não só assim, do rosto de criança, mas das idéias, das palavras e da minha compreensão das coisas do mundo. A vida transformou-se em um eterno teste. Teste de filha, de aluna, de amiga. A todo momento, eu sentia ter que ser aprovada por alguém e fazer exatamente o que esperavam de mim. Assim, quem sabe através do mérito eu poderia descobrir o tamanho da minha importância.”
O que acontece: além da nossa protagonista Mari narrar a história dela, em algumas passagens nós vemos contos escritos pela própria personagem, que têm a ver com os momentos pelos quais ela está passando ali. E a Mari tem uma relação muito legal com a escrita, é interessante ver como ela se refugia nas palavras ao longo da história.
Alma menina é um livro que retrata o mundo jovem, que tem seus momentos tristes, porém sem deixar a esperança de lado. É muito fácil você se identificar com os sentimentos da Mari, torcer pelo bem dela, e depois comemorar seu amadurecimento.
A grande sacada do livro é que ele entra num tema pouco comum na literatura: a depressão. E apesar da protagonista apresentar alguns sintomas, não poderia dizer que o livro é depressivo: o tema é tratado de uma forma verdadeira, mas singela e especial.


Sobre os outros personagens, não gostei muito de algumas atitudes dos pais da Mari, ela foi pra São Paulo estudar praticamente sem nenhum apoio da parte deles. Talvez muitos filhos passem por isso hoje em dia, e acho que contribuem um pouco pra isso o pré-conceito e falta de informação (claro que existem outros fatores). No meu caso, meus pais sempre me apoiaram em tudo, até quando quis fazer Biblioteconomia, rs. Não é uma profissão conhecida, e é muito mais do que eu poderia pesquisar na internet XD E o salário não é ruim, a média é mais alta do que muitos cursos conhecidos por aí, pagam bem os bibliotecários (graças a Deus kkk).
Mas enfim, agora o namorado da Mari, Caio, tinha tudo pra ser o queridinho do livro, eu amei quando eles se conheceram e tal, e ele parecia ser legal. Só parecia.
Já o Sérgio, é um homem muito bom, que muda a vida da Mari. Não sei explicar, mas ele traz um sentido, uma paz para a vida dela. E também é um mistério, por motivos de "leiam o livro" ;) Mas ele foi demais, difícil acreditar que exista alguém assim hoje em dia (eu falo muito isso, né? Mas é gente, rsrs).
“Eu trabalhava muito, estudava muito, namorava bastante, mas me divertia menos do que eu queria e escrevia menos ainda, tão pouco que fui esquecendo como isso me dava prazer. O tempo tornava-se escasso para mim mesma, e aos poucos fui me deixando de lado.”
A capa do livro é uma fofura (acho que todos concordamos nisso *-*); a diagramação é bem feita, mas simples, e as folhas são brancas; contudo, acho que poderiam ter caprichado um pouco mais nessa parte interna. Os capítulos são curtos e encontrei poucos erros de revisão.
Sabem aquele final de livro que não é elucidante e "bem o que você queria", mas acaba sendo um bom final? Você não sente que a história realmente acabou: o leitor decide o significado do livro até ali, e o que vai acontecer depois. Fui clara? Acho que não, mas foi assim que me senti com Alma Menina, rs.
Assim sendo, um livro original, bem escrito, tocante, visualmente bonito... Que nota eu poderia dar além de 5 estrelas? E é a primeira avaliação máxima que dou para um nacional aqui no blog \o/
Não sei se consegui expressar bem tudo o que senti lendo-o, mas é uma história que fica marcada, um livro que você termina e precisa refletir por um tempo. Eu recomendo fortemente a todos, de coração :)
Obrigada por esse privilégio Camila, seu talento é único! Ansiosa por muitas mais histórias suas *-*
"A menina suspirou alto, um suspiro de profunda tristeza: o preço de um futuro era toda a coragem que ela não tinha.”

Avaliação
Excelente e favorito

♥♥♥

E eu fico muito feliz de que pelo menos um dos meus leitores terá a oportunidade de conhecer esta linda obra!
Isso mesmo, vamos sortear um exemplar de Alma Menina pra vocês! É só seguir as regras obrigatórias do raffle direitinho, e não esqueçam de conferir também os "Terms and Conditions" no aplicativo ;)




29 comentários:

  1. Já estou participando! A história parece emocionante, quero esse livro hehe.

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br
    @rs_juliete

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol!
    Ahh, parece ser um livro muito encantador :3 Que historia fofa e Mari parece ser uma personagem muito apaixonante. Ja estou participando e torcendo.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carol!

    Nunca havia ouvido falar sobre esse livro.
    Sua resenha foi muito sincera, deu pra ver que você gostou mesmo.
    Eu também fiquei com vontade de ler.
    Se eu tiver a oportunidade, certamente lerei!

    Beijo grande!

    www.oblogdasan.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Carol! Tudo bem? Ah eu acho esse livro muito lindo! Sou apaixonado por essa capa e morro de vontade de lê-lo. A história parece ser tão legal... Adorei a resenha e já estou participando da promoção! Espero muito ganhar o livro! *-*

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oieeeeeeee, tudo bem?Auuuunw,achei esse livro liiiindo <3
    Fiquei com vontade de ler,ahahahahha!


    beeijão ^^
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oláaa,
    Acho a capa desse livro uma graça, muito linda e fofa. Estou querendo ler esse livro faz um tempo, mas ainda não tive oportunidade- como sempre, fica até clichê falar isso. Achei a proposta muito legal. Percebi que o livro é simples, mas que traz uma grande história, adoro livros poéticos.
    Quero muuuito ler o livro!! Fiquei curiosa com o Sérgio... Com certeza irei participar do sorteio.
    Como sempre, adorei a resenha ♥♥
    Beijos,

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Carol, tudo bem???? Adorei sua resenha. Já tinha visto o livro aqui algumas vezes, só faltava mesmo a resenha né??? hhehehhe. Gostei de conhecer. parece ser uma história leve, bonita e com uma bela mensagem :)
    Vou participar do sorteio com certeza. vai que rola né??? hehhe
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Hey!

    Esse é um dos livros da União dos Autores, acabei de publicar a divulgação do mês de Março e vi a imagem que o autor deixou lá, achei bem legal!
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Nunca tinha ouvido falar desse livro e confesso que não me animei muito com a leitura, rsrs. Mas gostei da resenha e vou participar da promo, se tiver oportunidade de ler vou gostar!
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oii *-* já estou participando! Adorei a resenha ,o livro é muito fofo <3
    beijinhos! :*

    http://ericavillasky.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oiê!!!
    Vi essa capa em outro blog, e achei que fosse um livro fofinho... nem imaginava que falava sobre esse tema tão difícil, depressão...me interessei mais ainda!!!
    Quero muito ler...me interessei muito e já tô cruzando os dedos aqui pra participar!! =)

    Beijos, Bá.
    http://cafecomlivrosblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oie Carol =)

    Gostei da premissa do livro. Pela sua resenha deu para perceber que a história é bem delicada e encantadora.

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  13. Olá :)
    achei a capa uma graça mesmo e realmente passa a ideia de algo mais infantil. Gosto muito de histórias que passam uma certa doçura, ainda que enredem drama. Algo que tem me incomodado são os típicos triângulos (não que seja o caso do livro, já que o fato de haver mais de um cara não quer dizer que ela vá ficar indecisa e tal), porém algumas vezes o autor acerta em escolher personagens antagônicos, trazendo mais emoção, julgamento e, bem... romance! Se tiver oportunidade não tenho dúvidas de que lerei esse livro de uma xará, rs. :)

    ssentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Cara que resenha TOP!
    http://victor-reads.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Livros que nos passam uma mensagem bonita são essenciais para nossa vida de leitores. Com certeza vou participar! Tenha um dia abençoado, beijos.

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oie Carol, esse livro parece ser lindo, daqueles que tocam na nossa alma... A capa é tão delicada... Já gostei... Quem sabe eu ganhe.
    Bjs
    Amanda Nery
    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Carol, tudo bem?
    Como blogueira parceira do União, já me deparei com essa obra várias vezes e achei a premissa muito bacana. Antes de ler a sua resenha, realmente achei que fosse algo mais infantil, mas fico feliz de estar enganada.
    Não sabia que ela tinha ganhado um concurso.. Nossa, que máximo!
    Que haja mais projetos como esse!
    Beijos ♥

    Thati Machado;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  18. Oiie,
    já li algumas resenhas positivas sobre esse livro, estou muito interessada por ele.
    Amei sua resenha!

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá! Participando!
    Como você comentou Carol, olhando a capa do livro remete à uma história meiga e infantil, mas traz consigo verdades que muitos jovens passam quando saem de casa para estudar fora. Lendo a sua resenha acredito que o foco do livro seja a temida depressão e como Mari a enfrentou, e o mistério desse "amigo" Sérgio que a ajudou a seguir em frente. Fiquei Curiosa!
    Seguidora: Ferdi Reggae
    Fernanda Chaves
    flcferdi@bol.com.br

    ResponderExcluir
  20. Que fooofura!!!
    Gostei, a capa é lindaaa, fofa mesmo!
    Porém, confesso que me interessei mais por tratar de depressão. Gostaria muito de ler um livro (que não fosse auto-ajuda sobre este tema), afinal, hoje em dia quase tdas as pessoas passam por isso, e é inevitável deixar de pensar e conhecer mais a fundo este tema.
    Fico triste pelos personagens, assim como pelas pessoas que passam por todos esses preconceitos, mas infelizmente, tem muitos pais pensam que sabem sempre mais que os filhos - sim, pais são sábios inúmeras vezes.- porém, os filhos precisam seguir seu próprio caminho e quebrar a cara pra aprender mais até! kkk
    beijãoo,
    Ana
    elvisgatao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Carol!
    Muito bom poder compartilhar sua opinião sobre o livro conosco e ainda querer nos presentear com um exemplar, magnífico.
    Mari vice o que muitos adolescentes/jovens adultos vivem no cotidiano: querem fazer a faculdade diferente da vontade dos pais. Uma pena os pais não apoiarem...
    Ah! Quero saber sim porque Sérgio é tão maravilhoso!! Fiquei ansiosa, porque um homem para trazer equilíbrio e paz para uma mulher, deve ser bom mesmo.
    Depressão é o mal do século XXI e que bom que a utora aborda o tema.
    Quero poder apreciar a leitura desse livro.

    Participo e na terça sairá divulgação do sorteio no blog, ok?

    Rudynalva Correia Soares
    rudynalva@yahoo.com.br

    Final de semana com muito descanso e amor no coração.
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi!
    Faz um tempinho que vi a capa desse livro em algum blog e fiquei curiosa sobre a história, ainda que sem saber muito sobre ela... Imaginava algo mais fofinho mesmo, principalmente por causa da capa, mas quero ler, ainda mais sabendo que a autora conseguiu tratar de um tema complicado como a depressão de uma forma que o livro não ficasse cansativo. Ótima resenha =]
    Participando!
    Bjs
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Achei a história comovente e intensa quando li sua resenha. Não conhecia a obra ainda,mas gostei do que me foi apresentado aqui. Tem tudo pra me agradar e vou dar uma chance a este livro. espero gostar tanto quanto você. Valeu pela resenha. tive oportunidade de conhecer algo que me deixou encantada.
    Beijos.
    elizabethmsalles@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. Achei bacana, mas não sei se peguei bem o grande objetivo do livro. Mari parece estar passando por problemas que são muito comuns hoje em dia, espero que ela se dê bem =P (ps: não curti o nome da personagem)

    ResponderExcluir
  25. "Àquela hora, eu já deveria estar a caminho da faculdade, mas não tivera ânimo de enfrentar o ônibus cheio e o trânsito pesado." - Minha vida! Hahahah
    Curso História, também (e as outras ideias eram Psicologia e Letras)... No meu caso, ao menos, tive apoio da família. Entretanto, também não seria apoiada a cursar uma universidade fora da minha cidade, e penso que esse elemento da história da personagem seja absolutamente normal na vida de muuita gente (inclusive pais que não apoiam os filhos nos cursos que querem, o que acho um absurdo!).
    Outro absurdo é realmente a estrutura dos cursos universitários, que exigem tempo dos estudantes como se eles não precisassem fazer mais nada na vida além de ir às aulas e estudar... O trechinho que fala sobre ela "escrever menos ainda" afirma totalmente essa questão. Ficamos sem tempo de fazer as coisas que gostamos! Amo ler literatura, escrever, desenhar, pintar, instrumentos musicais e outras coisas, mas só tenho tempo para ler os textos da faculdade rs
    O livro deve ser ótimo! E, fora isso, a capa é um amor! :)

    ResponderExcluir
  26. Maripaz, a garota que sai de casa para fazer faculdade e encontra tudo novo e não consegue se adaptar. Normal para muitos jovens essa situação. Espero que no final do livro ela consiga se encontrar e curtir tudo de bom que a vida apresenta. Se tiver oportunidade vou ler.

    ResponderExcluir
  27. Me identifiquei com a situação da Maripaz. Também sinto que a vida está passando e eu deixando de fazer coisas, sem viver a vida na plenitude. Mas acho que muita gente se identificaria com isso. Realmente, parece um livro infantil, mas é bom saber que a capa engana, rs.
    pampaloni@ig.com.br
    Meu blog: www.historiamuda.com.br
    Beijos.

    ResponderExcluir
  28. Uma história singela sobre adolescentes e suas dificuldades perante um mundo. Não é difícil encontrar filhos que topam enfrentar o mundo sem apoio dos pais e jovens inseguros e que se sentem isolados e incompreendidos (acho que todo mundo passa por essa fase). Mas a autora conseguiu abordar a temática de uma forma leve e envolvente, o que sempre estimula a leitura.
    Só acho que essa linda obra poderia ser melhor divulgada, para mais gente conhecer nossos talentos da terrinha.

    ResponderExcluir
  29. Ganhei!!!!!! Amei.Muito obrigada.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Querido leitor, deixe seu comentário, ele é muito importante pra nós! *-*
Vamos adorar visitar seu blog e retribuir, é só deixar o link ;D