quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Resenha // O Fogo Interior - Ana Lúcia Merege (Conto)


Olá colecionadores! :)
Hoje eu tenho uma resenha especial pra vocês, de um dos contos da nossa última autora entrevistada, a Ana Lúcia Merege. Lembram que eu tinha prometido?
Primeiramente, porque eu estou resenhando um conto? Como vocês já sabem se leram a entrevista, a Ana possui uma série de livros de fantasia que começa em O Castelo das Águias. Como em todo livro, a história tem personagens principais e secundários. Pensando nisso e nos leitores, a Ana também escreve vários contos contando as aventuras de outros personagens, que não apareceram tanto na série de livros. Então ela queria muito alguém que divulgasse e resenhasse esses contos. É aí que eu entro, rs.
O conto que eu escolhi resenhar foi O Fogo Interior, que está disponível em 5 partes e gratuitamente aqui. E vamos a resenha!
Razek, Tarja e Gwyll, os três personagens que participam do conto, são meio-elfos e aprendizes do Segundo e Terceiro Círculo na Escola de Artes Mágicas do Castelo das Águias, mundo apresentado nos livros. Temos também a participação do Mestre Kieran, que é um dos personagens principais do livro.
Na verdade, o conto se passa um pouco antes de O Castelo da Águias. O foco é contar um pouco do passado de Razek. Razek é um menino com personalidade, que está descobrindo a força que tem e tentando controlá-la. É leal e companheiro, diz o que pensa e é impulsivo tbm. Nada nem ninguém o segura quando está com raiva... Principalmente de certa pessoa de quem ele gosta.
Tarja e Razek sempre foram amigos, mas nos últimos tempos têm estado afastados pelo fato de Tarja ter se aproximado dos alunos do Terceiro Círculo, e principalmente do bonitão e forte Gwyll. Ah sim, temos um triângulo amoroso aqui.
O "mistério" do conto é o seguinte: existe uma floresta próxima ao castelo, e os empregados percebem que algumas árvores e flores estão sendo danificadas, não se sabe como e por quem. E enquanto isso as atividades na escola vão rolando, os aprendizes demonstrando seus poderes para mudar de círculo (uma espécie de hierarquia dentro da escola). E aí é focado na dificuldade de Razek em especial, de controlar sua energia do fogo. E no final, Razek e nós somos surpreendidos e recebemos uma lição do Mestre Kieran.
Espero que vocês tenham entendido a história até aqui, mas é bem melhor que vocês leiam e descubram por si mesmos, rs. O conto é bem rapidinho de ler ;)
O fato de eu ter lido o conto sem ler o livro não me deixou desorientada ou atrapalhou minha compreensão. Tudo o que precisamos saber naquele momento é brevemente explicado.
O Fogo Interior é uma leitura leve e simples com um ritmo bom, onde ao final de cada parte fica aquele mistério no ar... Tanto que eu não consegui parar de ler, foi tudo de uma vez!
A narrativa da autora é muito boa e te prende. Além disso, é uma história que nos passa mensagens, que aborda a amizade, a moral, a coragem... Não é só fantasia.
Com personagens bem construídos e cativantes (que eu adorei conhecer), muitos detalhes e um mundo super convidativo para viajarmos; esse é o tipo de história que se uma criança pega pra ler, se apaixona e não quer mais saber de outra coisa. Me lembra a magia de Harry Potter. E fiquei encantada com a magia que a escrita e história da Ana me passaram. Isso só de ler o conto.
Fantasia nacional e de qualidade. Confesso que não tenho muita experiência com o gênero nas minhas leituras, mas eu sei reconhecer um enredo bom, uma boa escrita. E os livros da Ana só podem ser ótimos, porque foi isso o que o conto me passou. Leiam, não vão se arrepender ;)
Se você se interessou em ler o conto, recomendo que antes leia este post, que faz uma apresentação dos personagens ;)
Depois de ter esse gostinho da história com o conto, fiquei morrendo de vontade de ler os livros, e até ler mais fantasia! *-*

O que vocês acharam?
Avaliação
Excelente

*ilustrações e informações retirados do blog da autora

Ps: Devido a alguns comentários eu mudei a cor da fonte aqui no blog, ficou melhor pra vocês lerem?

16 comentários:

  1. Oii,

    Eu adorei saber um pouco da autora na entrevista e a resenha ficou otima, muito bom saber que alem de atenciosa, escreve bem.
    Gosto de ler contos para mudar um pouco a rotina :D

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Carol!
    Acho que não tinha ouvido falar desses livros não.. Mas acho super tudo quando o autor escreve contos pra complementar a história de personagens secundários - até porque eles costumam ser os meus preferidos!
    E o que eu mais gosto em contos, é que eles sempre me tiram da foça literária! Sempre tenho um livro de conto inacabado na estante em caso de emergência, no momento eu estou com Beijos Infernais (adoro essa série ç_ç)

    bjos,
    Bianca.

    www.blogsomaisum.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada, Carol! Fico feliz que tenha gostado e convido todo mundo a passear pelo universo de Athelgard, seja através dos livros, do blog ou de ambos! :)

    ResponderExcluir
  4. Oii Carol. Gosto muito de fantasia, mas confesso que não sou muito fã de contos. Gosto de histórias maiores, hehehhe. Mas achei muito legal da parte da autora criar esses vários contos complementares. isso é muito legal para os fãs da história. Gostei dessa ideia. E fantasia é tudo neh? ehheheheh. Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei conhecer este livro, pareceu mesmo ótimo. Adoro leituras leves e cheias de aventuras, esta parece ser uma boa dica. Bom saber que os personagens foram bem construídos. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br | Venha participar do sorteio que está rolando no blog, valendo um livro nacional incrível aqui!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Carol!
    Que bom que você curtiu o conto.
    Estava curioso para saber sua opinião e fico feliz que tenha gostado. Não me proponho a ler porque não leio e-book, infelizmente.
    Mas acredito que a autora escreva boas histórias mesmo.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  7. Gostei de sua resenha, vou aproveitar o fim de semana para tentar ler o conto! Tenha um fim de semana abençoado, beijos.

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. (Chateada que o blogger travou e apagou meu comentário, mas enfim)...
    Carol, adoreeei a resenha. Não conhecia nada da autora, e o fato de ter esse conto me chamou muito a atenção. é realmente uma forma ótima de fazer os leitores conhecerem a escrita e se interessarem pelo livro!
    Vou tentar separar um tempinho do meu dia pra ler, porque gostei mesmo... adorooo magia :D

    Bjs
    Leeh - Caverna Literária

    ResponderExcluir
  9. Que legal ver tanta gente interessada! Estou aguardando suas visitas e comentários. Leandro, o conto existe em e-book, mas também pode ser lido gratuitamente no blog, online, assim como você está lendo isto, viu? :)

    ResponderExcluir
  10. Oi Caaaaaarol!
    nossa para comparar com HP, deve ser realmente incriiiiiiivel! :)
    fiquei curiosa para conferir! :)
    Sabe se a autora tem o livro físico? estou tentando fugir dos e-books que meus olhos estão sofrendo... sabe?!
    E bom... livros fantasia... eu AMO!

    Te indiquei para uma TAG lá no blog viu?! :) Espero que goste!

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
  11. Olaaaaa!!!
    Adorei a resenha e estou curiosa para ler o conto!!
    Já tinha ouvido falar sobre a autora, a escrita dela deve ser ótima!!
    Beijosss

    Our-constellations.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Adorei sua resenha, parece ser incrível!!! Quero muito ler *O*

    Lindo seu blog! Já estou seguindo e curti a fanpage e te convido a conhecer e seguir o meu também!

    Até mais!
    Math // de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá linda tudo bem?
    É a primeira vez que estou passando em seu blog
    e sinceramente já me agradou bastante o seu conteúdo e espero passar mais vezes aqui para ver suas resenhas que na verdade no qual me chamou bastante atenção, porque percebi que vc escreve muito bem e quero te dar os meus parabens por isso viu?! Espero também que possamos ser boas amigas. Por isso, gostaria de te convidar a vim conhecer o meu blog também assim que puder ok?

    Ficarei bastante feliz com sua visitinha
    E se puder siga minhas redes sociais também que vou te seguir também tá?
    Se cuida linda e até a proixma visita
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Carol,
    Não conhecia o livro, mas por ser leve e simples gostei, as vezes preciso de um livro assim só para desestressar né?
    Adorei a dica!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Poxa, adorei esta ideia da autora de criar contos dando ênfase aos personagens que não apareceram tanto! Queria tanto que outros autores também fizessem isso, porque confesso, tenho uma queda por personagens secundários kkkkkkk Adorei os temas abordados além da fantasia! Vou dar uma chance às obras da autora!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  16. Olá pessoal! Esse conto está relacionado ao livro "O Castelo das Águias" da autora, cuja sinopse está na entrevista que fiz com ela ;)

    Oi Leandro, como a Ana disse, vc pode ler o conto em formato de posts no blog dela, assim não fica cansativo ;) O link está no post.

    Oi Lara, obg por ter me indicado! *-* O conto é digital mesmo, mas o livro O Castelo das Águias tem versão impressa sim! ;)

    ResponderExcluir

Querido leitor, deixe seu comentário, ele é muito importante pra nós! *-*
Vamos adorar visitar seu blog e retribuir, é só deixar o link ;D