quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Resenha // Guardiões: A Escolhida - Monique Lavra

Livro: Guardiões: A Escolhida
Autora: Monique Lavra
Editora: Igmo
Ano: 2014
Páginas: 230
Volume: 2 de 2
Gênero: Romance Sobrenatural
Literatura Nacional
Link: Skoob

Depois de descobrir os segredos mais obscuros de sua família e se tornar uma caçadora de vampiros, Alice pensava que nada mais poderia surpreendê-la. Contudo, aquilo parecia ser apenas o começo... Vendo-se perseguida pelas consequências de seus erros e recebendo novas e estranhas habilidades, ela terá que enfrentar seu maior adversário, o primeiro e mais forte dentre todos os vampiros está na cidade de Londres, e Alice é o seu alvo principal. Em meio a sentimentos de culpa, ela toma uma decisão que pode acabar com seu relacionamento com Christiaan e afastá-la de seus amigos... Será que ela conseguirá encarar mais esse desafio?

"Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro. Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você." - Nietzsche
Mais uma resenha pra vocês, dessa vez do livro que recebi como cortesia da Igmo Editora, parceira do blog. Ele acabou de ser lançado e é o segundo volume da Série Guardiões, escrita pela autora Monique Lavra. Aqui você pode ver a sinopse do primeiro volume.
Um dos motivos para eu ter me interessado na parceria com a editora, realmente foi esse livro. Ele logo me chamou a atenção: capa linda + nacional + vampiros = *-* Achei uma história que tinha todos os elementos para dar certo, e até criei algumas expectativas. E de fato, não me decepcionei com a leitura.
Primeiro de tudo, tenho que parabenizar o trabalho da editora com a diagramação desse livro, tudo perfeito e bem detalhado. Encontrei alguns erros de revisão, mas nada que atrapalhasse negativamente a leitura.

Vampiros são monstros. Nós somos a solução para acabar com eles. A natureza é perfeita! Não haveria uma criatura tão poderosa se não houvesse outra para destruí-la.
A protagonista do livro é Alice, que há pouco tempo atrás (no primeiro livro) era uma humana comum, mas acabou descobrindo que vampiros existiam, e se transformou em uma caçadora desses "monstros", criando assim, os Guardiões.
Mas nesse livro ela vive um dilema: depois de fazer uma de suas rondas noturnas, encontra um vampiro e o mata. Até aí, nada de estranho, não fosse ela encontrar logo ali a filha de dez anos do vampiro, acusando-a de ter matado seu pai. Como ela iria explicar a menina que ele era um monstro? E se ele não fosse, afinal? Será que ela mesma estava se tornando um?
Além disso, ela ainda precisa descobrir se é mesmo uma dhampir (vampiro+humano) ou não, e se não, o que ela é? Como se já não bastasse, Londres recebe a "ilustre" visita do vampiro original, o mais forte de todos os vampiros... Como será que Alice e seus amigos Guardiões irão lidar com todas essas revelações que nos aguardam em A Escolhida? (esse é um resumo bem do começo do livro, acontece bastante coisa além disso #evitandospoilers)

A narrativa da Monique é bem leve e gostosa de ler. Às vezes um pouco clichê, mas realmente boa, é um elemento que faz parte do estilo dela. Apesar desse ser o segundo livro de uma série, não tive grandes dificuldades para compreender a história em si. Só não consegui entender bem algumas referências no começo e queria saber mais sobre o relacionamento entre alguns personagens. A editora irá relançar o primeiro livro, e quando isso acontecer, com certeza lerei e resenharei para vocês ;)
Decidi não ir direto para casa. Gostava da sensação de estar dirigindo, me acalmava. Levantei a capota e deixei que o vento ajudasse a levar os meus problemas para bem longe. A estrada era cercada por uma densa floresta, e sentir o cheiro da natureza também me fazia bem. Sentia como se aquilo me desse energia.

Confesso que não consegui mergulhar na história logo no começo, mas nada como uma reviravolta inesperada, né? haha. Pois é, depois de um certo acontecimento, consegui manter um ritmo melhor na leitura e ficar empolgada pra terminar o livro.
Falando dos personagens, a Alice é uma protagonista bem interessante, com personalidade forte, determinada, bem humorada, e também com seus dramas; mas não irrita o leitor com eles, rs. Pelo contrário, torcemos por ela.
Temos também o Christiaan, guardião e namorado da Alice. Eu achei ele um personagem masculino meio apagado, não sei porque mas ele não conseguiu chamar a minha atenção como par da Alice, isso foi um pouco anormal pra mim. Sou colecionadora de maridos literários! rsrs. Mas infelizmente foi o que aconteceu, o jeito dele não me despertou nada, talvez pelo fato de eu não ter lido o primeiro livro, não sei =/
Já outros despertaram a minha curiosidade, como o Allan, um dhampir bonitão que aparece na história meio do nada e acho que acabou sendo mal explorado pela autora. Achei o mistério por trás dele insuficiente para explicar algumas atitudes, ele podia ter sido utilizado melhor na história.
E o personagem que me conquistou e fez o livro valer a pena foi o Willian *-* Ele foi o primeiro vampiro que a Alice matou no final do primeiro livro, e durante o segundo livro ela acaba se sentindo muito culpada por ter feito isso sem dar uma segunda chance a ele, que dizia estar disposto a mudar por ela. Quer dizer, o Willian nem vivo estava e eu consegui simpatizar mais com ele do que com o Christiaan, rs. Ficamos sabendo dos sentimentos de Willian pela Alice através de um diário dele. E assim, apesar de supostamente ele ser o vilão, me apaixonei por ele! Olhem os dois próximos quotes ;)
Nunca senti nada parecido antes. Meu coração parecia ter vida própria. Como uma humana podia ser tão linda? Mais linda do que qualquer mulher ou vampira que eu já vira em toda minha longa vida (...) Seu cheiro era diferente de tudo o que já senti. Era um perfume que misturava todos os elementos da natureza em um só. Era suave e envolvente. Seus olhos transmitiam tanta dor, que aquilo me deixou abalado. Não conseguia saber o que estava acontecendo. Por que o sofrimento de uma simples humana estava mexendo tanto comigo?
Aliás, as partes mais intensas do livro são narradas muito bem pela Monique, diria até que é o ponto forte dela. Quando começaram essas leituras do diário de Willian, achei até que não era a Monique escrevendo, rs XD Eu pensei: Caraca, porque o livro todo não é assim? Muita paixão. E sexy, como a autora Bianca Carvalho diz na contracapa.
Uma crítica que eu tenho é a seguinte: no livro temos momentos de narração da Alice, outros de Christiaan, e no final até um do Willian. Mas na verdade, eu percebi que não houve muita diferença na narração entre eles. É um ponto que a autora deveria trabalhar mais. Se ela não dissesse que era o ponto de vista do personagem fulano, eu não perceberia a mudança, era como se fosse a mesma voz, acabei sentindo isso.
Olhando a trajetória do começo do livro até o fim, até que as coisas tomaram um rumo interessante, o final foi bem legal. Tirando um romance um pouco inusitado e talz, gostei bastante, rs. Apesar de ter ficado com a impressão de que a solução de tudo e a batalha final foram um pouco fáceis demais.
Definitivamente, eu não sou o mesmo. Jamais pensei ser capaz de ter sentimentos como esses. Meu interesse pelas mulheres sempre se resumiu em satisfazer as necessidades do meu corpo. Mas com ela é diferente. É claro que a desejei assim que a vi, mas não se resumiu a isso. Quero estar ao seu lado, protegê-la, vê-la feliz. ELA TEM QUE SER MINHA.
Bom, esse livro fala de dampiros, vampiros originais... Uma mistura de vários elementos do universo vampiresco que vemos nas histórias por aí (me lembrei de VA, TVD e Crepúsculo enquanto o lia). A boa notícia é que a autora conseguiu fazer isso muito bem e com originalidade.
Vi em outro blog (não lembro agora qual) que existe a possibilidade de um terceiro livro! \o/ Estarei ansiosamente aguardando.
Enfim, recomendo o livro para quem gosta de histórias sobrenaturais, e também para quem não gosta mas tem curiosidade em ler alguma, acho que é um livro que vai despertar seu interesse pelo gênero.
Eu ri com meu pensamento. Acho que era o meu senso de humor me ajudando a manter a sanidade diante de tantos absurdos.

Avaliação
Muito Bom


Ps: Pessoal, desculpem o intervalo de tempo nas postagens, cuidar do blog nas férias era muito fácil... hahaha. Mas estou tentando, rs. Não me abandonem! XD

Tem sorteio rolando na fanpage do blog até o dia 12/09, participe! ;)

20 comentários:

  1. Ah parece ser ótimo! Deu vontade de ler!
    Beijinhos ;*
    Tenha um ótimo fim de semana!
    oktobonita.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. que capítulos lindo beijos
    já estou seguindo:)
    livro-azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha, bem detalhista. Seu blog é muito lindo, bjs ♥ http://sobangulos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. OI Carol
    quanto tempo!
    saudades
    andei meio ausente, mas to de volta.
    Adorei o livro, sou apaixonada por histórias de vampiros.
    Me fez lembrar uma das minhas séries favoritas the vampire diaries ;)
    beijo

    http://karinapinheiro.com.br/cronica-parte-4-a-primeira-vez-que-te-vi/

    ResponderExcluir
  5. Oie! Se não estou enganada tenho algum livro da autora no meu app kindle! E que capa mais linda!!! =D
    Bjs, tem promoção no blog http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/08/promocao-de-aniversario-do-amor.html
    se puder comentar nesse post ajudará muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/08/semana-eu-amo-nacionais-dia-7-leitores.html
    Nay =D

    ResponderExcluir
  6. Que interessante! Não conhecia a editora nem a autora e sempre me interesso por livros sobre vampiros. Sua resenha me despertou mais interesse ainda <3 Entrou pra lista de desejados!

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro nem a autora, mas meio que tenho um receio em ler livros sobre vampiros, sabe? Já tentei duas vezes e não deu muito certo.
    http://aposasreticencias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Carol, a capa é mesmo muito linda! Parabéns pela sua resenha que está ótima, pois é tão completa! Me interessei por esse livro e não costumo ler livros sobre vampiros.
    Beijão
    Tão doce e tão amarga.



    ResponderExcluir
  9. Oi Carol, tudo bem?
    Eu adorei a resenha! Ainda não conhecia o livro, mas parece ser super interessante. E o fato de a autora ser nacional me anima ainda mais. Também adoro histórias de vampiros...Haha.
    Fico feliz que tenha gostado do livro e espero futuramente ler a série.

    Beijão :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  10. gostei da resenha, o livro parece legal

    Beeijos, ♥

    http://www.paaradateen.com
    http://www.facebook.com/PAARADATEEN
    INSTAGRAM: @luannaandrade_

    ResponderExcluir
  11. Olá Carol!!!
    Adorei a resenha e fiquei muuuuuito curiosa para ler esse livro, ainda mais quando eu estou procurando mais livros nacionais do que internacionais.
    A capa é linda, e pelo que me parece a diagramação do livro deve ser bem boa!!!
    Espero ter oportunidade para ler esse livro mais para frente!!!
    Beijos

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Caroooool!
    aaaaaaahh que resenha! meu caramba!
    acho que eu sou uma fã de livros que abordam o tema sobrenatural... Um nacional que aborde isso... deve ser sensacionaaaaaal! :)
    fiquei super curiosa!
    e essa capa... também é linda! Super chamou minha atenção!

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
  13. Auuuunw, eu gostei da resenha, ficou muuito boa *_* E eu sempre fico animada quando vejo autores nacionais, mas cara, enjoei de vampiro HSUAHSU. Sério, depois de Crepúsculo, sei lá, não consigo mais ler <3

    Mas amei a resenha mesmo assim,ehehehehe.

    beeijão flor :)

    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Me interessou bastante esse livro! Parabéns pela parceria também ;)

    Beijão!
    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Carol. Esse livro parece ser be interessante. Sua resenha me encantou. Quando vi a palavra vampiro, pensei em parar de ler a resenha (resultado de muitas histórias vampirescas iguais), mas continuei lendo e não me arrependi. Essa história parece ser muitoooo diferente. Adorei os quotes e a parte da dúvida da mocinha, se estaria virando uma vilã. Não conhecia o livro, vou dar uma olhadinha e conhecer mais,
    Beijoos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oii,

    A sua resenha está incrivel, totalmente completa, adorei!!!
    Não é o meu tipo de livro favorito, pois trata de vampirismo, não sou muito fã. Mas adorei a sua resenha e leria sim, por isso.

    Parabéns pela resenha e ler livros nacionais é ótimo *-*

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  17. Amo romances sobrenaturais! Já tinha lido sobre o primeiro e gostado e com esse não foi diferente. Acho que vou adicioná-los me minha lista! Tenha uma semana abençoada, beijos.

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?
    Esse livro me encantou!
    A capa é linda, a sinopse é linda, tudo é lindo. Também adorei o fato da obra ser nacional.
    E a resenha abriu meu apetite literário!
    Beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Carol! A história parece ser boa!
    Fiquei com vontade de ler... amo livros nacionais, ainda mais sobrenaturais!
    A resenha ficou ótima, parabéns!

    Beijos
    Carolina
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Hello! Gostei de sua resenha, está dando muitas características do livro, mais acho que ficou um pouco extensa sua resenha. Sem contar que a cor da fonte faz com que o leitor fique desconfortável para le-la. Está muito claro. (Claro, é minha opinião) Acho que preto ficaria melhor.

    Eu ainda não li nem o primeiro livro de Guardiões, mas estou bastante interessada, e o segundo parece trazer algumas informações sobre a personagem principal.
    Temos que dar força também para a literatura brasileira.
    Mesmo assim, gostei da sua resenha!
    bjos

    Leitura de Ouro - leituradeouro.blogspot.com
    @LeituraDeOuro

    ResponderExcluir

Querido leitor, deixe seu comentário, ele é muito importante pra nós! *-*
Vamos adorar visitar seu blog e retribuir, é só deixar o link ;D