sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Evento Literário // Semana do Livro Nacional - RJ


Olá colecionadores!
Não sei se vocês viram na fanpage do blog, mas eu tinha dito que iria nesse evento e postei até a programação. A SLN ocorreu no sábado passado (26/07), na Livraria Cultura aqui do centro da cidade. Aliás, eu nunca tinha visitado a livraria antes, e é enorme e muito linda, fiquei apaixonada *-*
AVISO: Eu ainda sou nova nessa coisa de tirar fotos, pessoal. A maioria que vocês vão ver infelizmente ficaram bem ruinzinhas =/

Eu, Vanessa e Isa do blog Ficcionalmente Real
O objetivo do evento é basicamente promover a Literatura Nacional e a interação entre autores, blogueiros e leitores. É uma iniciativa do projeto Eu Leio Brasil (saiba mais), e a edição RJ foi organizada pelos autores: Janaína Rico, Landulfo Almeida e Leonardo Barros, que também foram os apresentadores do evento.
Landulfo Almeida é um fofo gente, nosso John Green brasileiro! haha. E o Leonardo Barros caiu nas graças do público, hilariante, parecia que estávamos num stand up =D
Logo no início fomos apresentados a um projeto que eu não conhecia, uma rede social literária \o/: Novos Escritores. Entrem no site e na fanpage para conhecer ;)
Eu vou ser breve nas descrições, e farei outro post falando dos livros dos autores mencionados ao longo do post ;)
Essa foto foi um dinâmica de perguntas e respostas sobre os livros dos autores acima: Thayane Gaspar, Arauta Mistake, Benn Green, Janda Montenegro, Carolina Rocha, Lucas Borges, Marcos Archanjo e Marcos Moraes (chegou depois dessa foto). Os livros deles tem propostas bem interessantes, e a Thayane Gaspar acabou falando de um projeto dela que eu achei o máximo: Minha timidez dava um livro (saiba mais).
Depois a autora infanto-juvenil Patrícia Barboza falou sobre seus livros e projeto Leitura Nota 10, que atua incentivando a leitura nas escolas por todo o Brasil. (saiba mais)
Essa foto e a da Thalita Rebouças lá embaixo foram as piores #mybad
Conversa bem legal sobre o tema Como se conectar com o universo adolescente, com as autoras lindas: Carolina Estrella, Luciane Rangel, Adriana Brazil e Adriana Igrejas. Mediação por Monique Lavra.
Essa é a autora Yohanna Sanfer com seu livro de poesias Da boca pra dentro (muito bom por sinal). Ela fez duas leituras desse livro durante o evento, e posso dizer que todo mundo se apaixonou *-* Curiosidade: Acreditam que ela conseguiu torcer o pé na hora de sair de casa pra vir pro evento? =/
Essa parte foi bem divertida, uma dinâmica de apresentação dos livros e brincadeiras com as sinopses dos autores acima: Alexandre Vicente, Aurélio Simões, Vinícius Grossos, V. M. Macedo (não estão na ordem). Mediação por Leonardo Barros.
Depois a autora Lycia Barros fez uma palestra de 20 minutos (podia ser 1 hora) sobre sua experiência no Mercado Editorial, cheia de conteúdo e com muitas dicas importantes, inclusive para os autores que lá estavam.
Bate papo super legal sobre a Construção de Personagens Femininas, com os autores: Edson Gomes, Felipe Colbert e Maurício Gomyde. AAA, tão talentosos *-*
Tammy Luciano dando um show de atriz/escritora, falando um pouco sobre sua poesia de uma forma bem divertida =D
Dessa vez, debate sobre a Construção de Personagens Masculinos, com as autoras: Fernanda Belém, Marcia Rubim e Bianca Carvalho, lindonas também. Preciso conferir os livros delas *-* Mediação da Janaína Rico.
Essa foi a última conversa sobre a Literatura Fantástica Brasileira, mediada pelo Landulfo Almeida, com os autores: Max Mallmann, Jorge Lourenço e Renata Ventura. Bem interessante.
Acreditem, é a melhor foto dela -_-
E por último, a autora Thalita Rebouças foi homenageada pela sua contribuição ao incentivo da literatura nacional e recebeu o prêmio *-*
♥♥♥
Bem, as partes que mais gostei foram os espirituosos bate-papos sobre a construção de personagens femininos e masculinos; e a palestra maravilhosa da Lycia Barros sobre o mercado editorial.
Foi a primeira vez que conheci todos os autores pessoalmente (ah, menos a Carolina Estrella, conheci ela na Bienal ano passado, rs), e já sou fã de cada um! Se eu pudesse comprava todos os livros (acho que foi por isso que acabei saindo da livraria sem nenhum, não queria ser injusta XD). 

 Conseguimos tirar duas fotos com a Lycia Barros, mas essa foi a melhor, rs. Diva!

E esses foram os brindes que eu ganhei por lá, e peguei marcadores repetidos pra vocês ;) (será que vai ter sorteio? hahaha)

Gente, só sei que valeu muito a pena sair cedo de casa com frio e chuva pra conferir esse evento. A programação realmente estava imperdível, absorvi muitas coisas legais de todos os autores! Tudo o que foi falado só me deu mais vontade de ser escritora *-*
Também descobri muitos livros novos para a minha listinha de desejos, e como disse lá em cima, quero fazer um outro post com essas descobertas nacionais, vocês topam?
Beijos, e espero que tenham gostado. Comentem!

*todas as fotos são autorais do blog, dê os créditos.

18 comentários:

  1. Oi, como está?
    Simplesmente essa livraria é maravilhosa, conheci há pouco tempo também e fiquei encantado em como ela é enorme e toda organizada.
    Só não gostei muito do atendimento dos caixas.
    Esse evento parece que foi muito maneiro, uma pena que eu não fiquei sabendo :/

    www.enquantoestavalendo.com

    ResponderExcluir
  2. Oie.
    Ah, adoro eventos desse tipo.
    Tinha que acontecer mais eventos assim aqui no sul :(
    Landulfo Almeida é muito fofo mesmo!
    Eu tenho "Da boca pra dentro" da Yohanna, ainda não li, mas vou lê-lo em breve.
    Adorei seu relato.
    Esses autores são lindos e talentosos né? *-*
    Beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!!!!!
    Nossa Carol, que legal. Super bacana isso. Queria que tivesse essas coisas aqui onde eu moro, mas isso
    será impossível.
    Adoro essa livraria, fico encantada sempre que entro nela (só que a de Curitiba, haha)
    Não conhecia os autores, eu confesso. Mas irei procurar mais sobre, pois me interessei.
    Beijossss!!

    our-constellations.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Que chique. Gostaria que tivesse aqui aqui ondeeu moro, nunca tem, é chatooooo. E, "Minha timidez dava um livr" é a minha cara ...rsrs...vou ficar aguardando ansiosa os próximos posts. Beijokas!!!!

    ResponderExcluir
  5. Aiii que invejinha da foto com a Lycia Barros!!! E os marcadores são lindos! Também tenho alguns repetidos, mas fazer o quê.... Sorteia esses pra gente =P

    Beijos!
    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adorei Carol *-*
    Sabe tirar foto sim! Melhor que eu com certeza! haha
    Beijo
    Adoro o blog

    ResponderExcluir
  7. Aaah, que evento mara!!! Super queria conhecer os autores nacionais tbm. Acho que o nossos autores precisam de mais valorização!

    Quero marcadores o/ haauhauh

    Blog Subexplicado

    ResponderExcluir
  8. Eu acho um máximo esses eventos literários, queria conseguir participar mais deles, porém, sempre que tem na minha cidade nunca tenho como ir :( haha
    Beijos
    Na Minha Atmosfera

    ResponderExcluir
  9. Oláááá!
    aaaah que bacana! Adoro encontros literários, mas aqui em Curitiba tem tãããão poucos.. e os que tem são beeeeem menores! Mas fazer o que né?! =/!
    Deve ter sido incriiivel conhecer melhor nossos nacionais né?!

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
  10. Oi Carol, tudo bem?
    Deve ter sido super legal participar desse evento! Sou louca para participar de algum do tipo mas infelizmente não tive oportunidade até hoje, pois moro muito longe da capital do estado onde ocorrem boa parte dos eventos.
    Que legal ter ganhado tantos marcadores fofos! Adorei.

    Beijo.

    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  11. Que evento incrível Carol! Adorei o post dedicado a ele, queria ter ido, mas aqui em São Paulo logo logo terá a Bienal *-*
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Nunca fui em um evento assim, parece ser bem legal haha. Só não gosto desses marcadores que eles dão, gosto mais de fazer os meus, fica bem mais legais haha.
    http://luludeluxemburgo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Que legal, Carol!
    O evento parece ter sido super divertido! Aqui na minha cidade não teve nada que eu fiquei sabendo, mas fizemos uma SLN lá no blog e foi bastante divertido!

    bjos,
    Bianca

    www.blogsomaisum.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Foi muito bom!!! Quero mais eventos assim <3

    ResponderExcluir
  15. Oi Carol, gostei bastante do post. Queria muito ter ido, mas não sei o que houve que não deu para ir, além disso não tinha ninguém para ir comigo. Mas gostei de saber o que houve lá e nossa, fiquei ainda mais triste por não ter ido.

    Adorei os brindes!! :)

    Nunca fui a Cultura do Centro também, um dia vou lá conhecer.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  16. Oi Carol! Olha o marcador do Nem te conto! aí no meio *-* Que legal!
    Acho que a gente se cruzou por lá, né? Pena que não nos falamos..
    Não pude ficar até o fim do evento, mas adorei o que pude conferir.

    A livraria cultura do centro é uma das minhas preferidas.. Muito linda, né? *-*

    Beijo grande.

    Thati;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  17. Oi Carol,
    Eu adoro literatura nacional, adoraria ir a eventos como esse, mas infelizmente onde moro nunca tem nada! rs
    As fotos ficaram ótimas sim.
    Beijos
    Tão doce e tão amarga.



    ResponderExcluir
  18. Oi Marcello, tudo bem! Não é? Tbm achei o máximo, podiam ser todas assim! hahaha
    Acabou que eu não comprei nada lá, mas chato isso =/
    Ah, que pena que não ficou sabendo, foi ótimo, mas da próxima vc vai ;) bjs

    Oi Roberta! Eu gostei muito! Eu tbm acho que eles deviam ser mais "democráticos" em todo o país, muita gnt reclama disso =/ Ah, eu achei ele super fofo msm kkk. Eu quero muito o livro da Yohanna *-* Fico feliz que tenha gostado, sim, todos lindos e maravilhosos, haha. Bjs!

    Oi Ana, que bom que gostou! Ah, não seja tão pessimista! rs. Muito perfeita a livraria, espero que a de Curitiba seja tão bonita qnt *-* Pois é, procure sim e leia o post que vou fazer sobre alguns dos livroos deles ;) bjs

    Oi Celia! Hahaha, uma pena =/ Mas foi muito legal mesmo, fico feliz que esteja acompanhando o blog ;) Minha timidez dava um livro é a minha cara tbm kkk. Aproveite e conheça o projeto ;) bjs

    Oi Milena! Hahaha, ela é diva, um dia vc consegue uma foto com ela, tenho certeza ;) Gostei muito de todos os marcadores, vou sortear sim! ;) bjs

    Oi Ana Paula, fico muito feliz com isso! *-* Haha, se vc diz kkk bjs

    Oi Cah, tbm achei muito legal poder conhecê-los, eles precisam msm de mais valorização ;) Vou sortear sim kk =D Bjs

    Oi Carol, eu tbm! Nem sempre posso ir nos daqui, e tem váaarios (o que mais me irrita é que todos acontecem no sábado, que é o dia em que faço estágio, a semana tem + 6 dias! kkk) Mas pelo menos eles existem onde moramos XD bjs

    Oi Lara! Parece que esse é o problema de todo mundo kkk. São muito legais, amei msm conhecer todos os autores! bjs

    Oi Maiara, tudo bem! Foi msm menina, adorei! Uma pena que vc mora longe dos eventos (deviamos fazer uma petição, sabe?) =/ Adorei os marcadores tbm, eles foram generosos nesse aspecto, haha. bjs

    Oi Ale! Fico feliz que tenha gostado! Ain, essa Bienal de SP vai bombar, hein? Queria poder ir, haha. Bjs!

    Oi Ana Luiza, espero que vc tenha a oportunidade um dia, é ótimo! Hahaha, poxa, se eu soubesse fazer =/ Marcadores artesanais são lindos msm! bjs

    Oi Bianca, foi sim! Hahaha, poxa, nem vi isso =/ Deve ter sido divertido tbm! Bjs

    Oi Isa, eu também, e de preferência, em dia de semana! kkk ;)

    Oi Rafa, fico feliz! Que pena! É muitochato ir sozinha msm, eu não gosto =/ + não fique triste, terão vários outros! ;) Lindos os marcadores, né? Vai sim, é lindo demais! bjs

    Oi Thati, é verdade! hahaha. Cara, provavelmente, mas eu não sou de reconhecer as pessoas facilmente, e a timidez não ajuda kkk Da próxima nos vemos, o evento foi muito bom =D A livraria é perfeita! *-* Bjs

    Oi Thamiris, é uma pena isso, realmente. Tbm gosto muito da literartura nacional. Haha, obrigada! *-*

    ResponderExcluir

Querido leitor, deixe seu comentário, ele é muito importante pra nós! *-*
Vamos adorar visitar seu blog e retribuir, é só deixar o link ;D